Thermopot

Elemento de aquecimento para termopot: como verificar e conectar?

Elemento de aquecimento para termopot: como verificar e conectar?
Contente
  1. Visão geral da espécie
  2. Como verificar o elemento de aquecimento?
  3. Conexão

O elemento de aquecimento é a parte mais importante de um termopô, como qualquer aquecedor. Periodicamente, a cada 2-3 anos, ele se decompõe. Com o artigo, você aprenderá como verificar o elemento de aquecimento de um termopô, como conectar um novo elemento de aquecimento de fixação com uma potência de 750 W e outros aquecedores.

Visão geral da espécie

Conveniente se a água quente estiver sempre à mão. Para isso, foi criado um termopô - um dispositivo que lembra uma chaleira e uma garrafa térmica ao mesmo tempo. Ele tem 2 tarefas:

  • aqueça a água até ferver;

  • manter a temperatura na região de 75-95 ° С.

Para facilitar o derramamento da água, uma bomba é embutida no dispositivo. Pressione o botão e você terá uma xícara cheia de chá ou café quente.

Esses dispositivos são fabricados por empresas conhecidas:

  • Zojirushi - modelos de elite caros;

  • "Delta" - ofertas simples e acessíveis;

  • "Mais quente" - dispositivos de médio alcance.

E muitos outros. Mas os designs desses dispositivos são quase os mesmos.

O volume interno do corpo é diferente - de 2,5 a 8 litros. Os mais populares são os modelos de 5 litros.

Diferentes materiais corporais são usados:

  • plástico resistente ao calor;

  • copo;

  • metal;

  • cerâmica.

Os modelos cerâmicos são os mais compactos e confiáveis. E também amigo do ambiente. Eles aquecem a água em 5-10 segundos. Claro que depende do poder.

A potência de tais dispositivos é de 600-1000 watts. Quanto mais, mais pessoas um termopô será suficiente. Mas comprar um dispositivo para uso ocasional não vale a pena - muito dinheiro será gasto em eletricidade.

Mas um termopô é mais conveniente do que uma chaleira elétrica, porque tem muitas funções adicionais:

  • Display LCD com exibição de modos;

  • cronômetro;

  • notificações sonoras;

  • início retardado (chegar do trabalho e a água já quente);

  • opções para encher o copo - totalmente ou pela metade;

  • todos os tipos de proteção e muitas outras funções úteis.

É claro que apenas os modelos caros oferecem tais opções.

E para facilitar o despejo da água, os termopares são equipados com bombas. Caro - elétrico, com uma tensão de operação de 12 V. Orçamento - uma bomba manual.

Outra vantagem de dispositivos caros é um elemento de aquecimento duplo. Uma parte (potente) ferve a água, a outra (fraca) mantém apenas uma determinada temperatura.

E não há diferenças fundamentais no design do aquecedor. O elemento de aquecimento de um termopot é um aquecedor elétrico tubular, dentro do qual um fio de nicrômio é colocado em voltas. Existe uma camada de isolamento (geralmente feita de mica) entre o fio e o tubo, que evita que o dispositivo seja eletrocutado.

Como você pode ver, o design é simples, para que todos possam verificar por conta própria.

Como verificar o elemento de aquecimento?

Antes de desmontar o potenciômetro térmico, certifique-se de que é o elemento de aquecimento que está com defeito. Se o aquecedor demorar para aquecer ou desligar muito cedo, verifique se há depósitos de calcário. E é possível identificar uma avaria do aquecedor por suas características.

  • A panela térmica não ferve a água, a lâmpada de aquecimento está acesa.

  • A água demora muito para esquentar. Talvez o elemento de aquecimento da fervura tenha quebrado e apenas o aquecimento funcione.

  • O dispositivo é frequentemente alterado para o modo de fervura. Elemento de aquecimento com defeito.

Se você tiver esses problemas, é hora de começar a reparar. Desmonte o dispositivo para acessar o aquecedor.

Importante! Capture o processo com uma câmera, para que depois seja mais fácil de montar.

  1. Desligue o potenciômetro térmico da rede e escoe a água.

  2. Existem vários parafusos na parte inferior. Desaparafuse-os.

  3. Parte do fixador está oculta por um anel de plástico. Use uma chave de fenda para remover o anel e desparafuse os fechos.

  4. Remova o palete inferior.

  5. Desconecte as mangueiras da bomba e remova-as. Tenha cuidado, pode derramar água para fora deles. Não a deixe entrar na eletrônica.

  6. Vire o dispositivo de cabeça para baixo para maior comodidade. Mova a placa de circuito para o lado. Trabalhe com cuidado para não quebrar laços e fios.

  7. Há uma tampa sob a placa que esconde o elemento de aquecimento. Normalmente, 8 parafusos o prendem. Desaparafuse-os e remova a tampa.

  8. Desmonte o aquecedor.

Não remova o elemento de aquecimento imediatamente. Verifique se os fios estão bem conectados a ele. Às vezes, resolver um problema é mais fácil do que parece.

Este manual é adequado para a maioria dos modelos. E se você tiver alguma dificuldade, não arrisque e entre em contato com os profissionais.

Agora você pode começar a verificar. Mas primeiro, alguns cálculos.

O objetivo principal do teste é medir a resistência do elemento de aquecimento com um multímetro. Pode ser calculado preliminarmente usando fórmulas bem conhecidas.

Digamos que a potência nominal do termopot seja 900W. A tensão de trabalho na rede é de 220V. Então, a força atual será:

900W / 220V = 4,1 Amps.

Agora calcule a resistência:

220 V / 4,1 A = 53,7 Ohm.

Para um elemento de aquecimento com potência de 2 kW, a resistência deve ser de 24 Ohm.

De acordo com tais fórmulas, qualquer aquecedor é calculado - tanto a braçadeira como a fita, e outros.

Para uma verificação completa, preste atenção ao diodo de baixa potência através do qual a parte fraca do aquecedor é alimentada. Ele reduz pela metade a tensão de operação. Chame-o de testador. A corrente deve ir apenas em uma direção e na outra - resistência infinita.

Para ligar qualquer aquecedor, prossiga nesta sequência.

  • Defina o multímetro para medir a resistência mínima. Em seguida, toque um terminal do multímetro na caixa e o outro em cada um dos fios. A resistência deve ser infinita.

  • Aumente ainda mais o limite de medição e repita a operação. O resultado deve ser o mesmo. Se a resistência for igual ao infinito, não há curto-circuito na caixa e o dispositivo pode ser verificado posteriormente.

É necessário aumentar gradualmente a faixa de medição para que o multímetro não queime em caso de um possível curto-circuito. Se você está confiante no dispositivo, defina o limite de medição para MΩ imediatamente.

Em seguida, meça a resistência entre os contatos do elemento de aquecimento. Deve corresponder aproximadamente aos dados calculados.

Importante! Certifique-se de que o contato entre as pontas de prova do multímetro e os terminais do elemento de aquecimento seja bom, caso contrário, os resultados da medição serão imprecisos. Antes de medir, é aconselhável limpar os eletrodos com álcool.

Se a resistência for muito menor do que a calculada, então é um curto-circuito, e se for infinito, a bobina de aquecimento queimou. Nesses casos, os reparos são necessários.

Um elemento de aquecimento quebrado pode ser "revivido" se for desmontado e as voltas em espiral forem conectadas mecanicamente. Mas este é um trabalho delicado e complexo, nem todo mestre o fará. E é quase impossível fazer você mesmo, porque o isolamento elétrico dentro do tubo é muito frágil. Portanto, um aquecedor quebrado é mais fácil de substituir. Além disso, é barato - o elemento de aquecimento de fixação mais comum, com uma capacidade de 750 W, é oferecido por lojas por 500-600 rublos.

Conexão

O esquema de trabalho de montagem é o mesmo da desmontagem, mas na ordem inversa. E para que não haja problemas, siga os conselhos de especialistas.

  • O elemento de aquecimento da braçadeira deve se encaixar perfeitamente no reservatório interno do potenciômetro térmico.

  • Os parafusos de fixação da resistência, da placa e do resto devem ser apertados uniformemente. Se houver vários deles, aperte os parafusos na diagonal oposta.

  • Antes de ligar o dispositivo após o reparo, meça sua resistência. Para fazer isso, conecte os fios de teste do multímetro aos terminais do plugue. A resistência do potenciômetro térmico deve ser maior do que a resistência do elemento de aquecimento. É aconselhável certificar-se de que não haja curto-circuito no gabinete. Se tudo estiver bem, fique à vontade para conectar o dispositivo a uma tomada. Portanto, pelo menos não haverá um curto-circuito.

  • Imediatamente após a troca do aquecedor, é aconselhável conectar o termopô através de um wattímetro para medir o consumo de energia. Idealmente, deve corresponder ao declarado.

  • Quando a água estiver fervendo, abra a tampa e veja se o aquecimento está uniforme. Isso pode ser visto nas bolhas de vapor, elas devem aparecer uniformemente ou em forma de anel.

  • Verifique os modos de operação do potenciômetro térmico.

E por último, não permita o aparecimento de detalhes "desnecessários".

O vídeo a seguir apresenta as características do cheque TENA.

sem comentários

Moda

a beleza

casa