Thermopot

O que são termopotes e como são?

O que são termopotes e como são?
Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Descrição das espécies
  5. Top models
  6. Como faço para escolher uma boa chaleira térmica?
  7. Como usar um termopô?
  8. Recursos de reparo

Os termopôs surgiram recentemente no mercado de eletrodomésticos, mas já ganharam popularidade entre os compradores. Com o material deste artigo, você aprenderá o que são, o que são. Além disso, mostraremos como escolher o melhor modelo e repará-lo em caso de avaria.

O que é e para que serve?

Uma chaleira térmica é um dispositivo que combina as funções de uma chaleira elétrica, um samovar e uma garrafa térmica. Este é um aparelho de cozinha que aquece constantemente a água. Ele é projetado para aquecer o líquido até a temperatura desejada e mantê-lo por um longo tempo.

A escolha da temperatura é definida nas configurações e pode ser 60, 80, 95 ° C.

Dispositivo e princípio de operação

Um termopô é um dispositivo cujo circuito consiste em vários elementos estruturais. A chaleira térmica consiste em um recipiente colocado em uma caixa feita de diferentes materiais. O aparelho possui paredes duplas e um tipo de frasco removível. O frasco pode ser retangular ou semicilíndrico. O elemento de aquecimento está localizado na parte inferior do dispositivo. O dispositivo é complementado por uma conveniente alça, equipada com dispositivo para despejar água, chaves e indicação.

Algumas modificações são complementadas com filtros, iluminação, a opção de preparar chá ou café. O dispositivo é alimentado por uma rede elétrica. Devido ao baixo consumo de energia, a água na panela térmica aquece mais lentamente do que em uma chaleira convencional. O pacote inclui um cabo de alimentação. O circuito do potenciômetro térmico possui uma placa de controle, um relé de tempo, um termostato, elementos de aquecimento e um painel de controle.

O princípio de operação do dispositivo é o seguinte. A água é despejada no frasco e, em seguida, o botão liga / desliga é pressionado. À medida que a água ferve, a chaleira desliga-se automaticamente. Água fervida é colocada em xícaras usando uma bomba manual embutida. O dispositivo não é inclinado ou levantado, o que exclui a possibilidade de capotamento acidental e ferimentos.

Dependendo do tipo, o aparelho pode ter não apenas vários modos de aquecimento de água, mas também a opção de acionamento retardado. Outras versões possuem absorvedor de som, opção de autolimpeza e dispositivo de rotação ajustável em função do estande.

Na venda existem modificações com um bloqueio do enchimento de líquido quando o botão liga / desliga é pressionado acidentalmente em um tanque vazio. Essa opção estende a vida útil do produto e aumenta seu custo.

Vantagens e desvantagens

Os termopôs têm várias vantagens. Os principais são a economia de capacidade, energia e tempo. Eles são mais econômicos do que uma chaleira elétrica: o consumo mensal de eletricidade de um modelo de 1200 W é de 27 kW, ou aproximadamente 95 rublos. A maior parte da gama está equipada com 3-4 modos de aquecimento de água (menos frequentemente 5 e 6). O usuário pode definir o valor desejado a seu critério. Os dispositivos são funcionais, fáceis de operar, manter e seguros para os usuários.

A superfície do case não esquenta do lado de fora. A bomba manual ou bomba automática funciona independentemente da ligação elétrica.

Os termopotes têm várias desvantagens, além de suas vantagens. A chave é preço, que ultrapassa o preço de uma chaleira elétrica clássica. Além disso, os dispositivos ocupam mais espaço durante a instalação. Eles têm baixo poder... Em comparação com os bules convencionais, eles fervem a água por muito mais tempo. Além disso, devem ser constantemente descalcificados.

Descrição das espécies

Os termopotes podem ser classificados de acordo com vários critérios. Por exemplo, de acordo com suas características, são clássicos e profissionais. Os produtos do primeiro tipo são usados ​​na vida cotidiana, os modelos profissionais são equipados com um conjunto de funções adicionais. Eles são mais poderosos, mais práticos e mais duráveis.

Além do mais, os produtos são simples e "inteligentes", comuns e fluidos. Variedades com display são equipadas com controle de temperatura, modo de operação. Versões de bomba manual são opções de orçamento e desatualizadas.

Análogos com uma bomba automática despejam água no termopô por conta própria após pressionar o botão desejado.

Por material corporal

Na maioria das vezes, o corpo das estruturas é de plástico, metal e combinado. O tipo de matéria-prima utilizada determina a estética e a praticidade do produto. Os modelos com caixa de metal não estão sujeitos a danos mecânicos. Eles não se desgastam com a limpeza constante da superfície. Eles podem ser prateados clássicos ou coloridos.

Os análogos de plástico não são tão inertes a danos mecânicos. Esses modelos podem ser pintados em qualquer cor. Além disso, podem ser transparentes, decorados com elementos decorativos. As desvantagens do material são a perda de uma aparência atrativa durante a operação e a aparência de fragilidade.

As opções de corpo de vidro são lindas e esteticamente agradáveis. No entanto, essas estruturas precisam de limpeza constante e manutenção cuidadosa.

Modelos combinados na maioria das vezes consistem em metal e plástico.

Por tipo de elemento de aquecimento

As modificações modernas são equipadas com diferentes tipos de elementos de aquecimento. Ze às custas de um deles a água ferve, graças ao outro, mantém-se uma temperatura elevada. O tipo de elemento de aquecimento pode ser espiral ou disco. O dispositivo de tipo aberto funciona rapidamente, aquecendo o líquido e não emitindo ruídos estranhos. Essa espiral está localizada no interior do dispositivo. É barato, mas precisa de limpeza constante para remover depósitos de grande escala.Para um funcionamento estável do elemento de aquecimento, é necessário um certo volume de água (deve cobrir a superfície).

A visão fechada do elemento de aquecimento está localizada na caixa sob o disco. É bom porque permite que você use um mínimo de água para ferver e aquecer. No entanto, os próprios aparelhos são barulhentos e precisam de mais consumo de energia elétrica. Eles têm proteção contra incrustações, mas são mais caros do que os equivalentes do tipo aberto.

O melhor dispositivo é aquele com um elemento de aquecimento fechado ou disco. É desejável que o termostato de passo tenha pelo menos 4-5 modos.

Por volume

O volume de água em um frasco termopot é menor do que o de um samovar, mas maior do que o de bules comuns. Os dispositivos mais simples armazenam 1,5-3 litros. São modelos para solteiros e famílias sem filhos. Chaleiras térmicas de tipo universal são projetadas em média para 3-4,5 litros de água. São opções para famílias que usam muita água quente (para beber, lavar louça).

À venda encontram-se produtos com volume de frasco de 5 a 6 litros ou mais. Esses dispositivos são relevantes para uso em chalés de verão ou durante celebrações. Existem também aparelhos para 10 litros, utilizados em pontos de restauração e escritórios de grandes empresas.

Top models

Muitas empresas líderes estão envolvidas na produção de termopotes domésticos e profissionais. Além disso, cada uma das empresas possui modelos com boas características de desempenho. Vale a pena observar várias opções para termopotes que receberam o maior número de avaliações positivas dos clientes.

  • O Polaris PWP 3620D de 680W comporta 3,6 litros. O dispositivo está equipado com um indicador de inicialização e uma tela. O frasco é embalado em uma caixa de aço e possui um aquecedor espiral tipo fechado. Devido às paredes duplas, a chaleira térmica não aquece e não faz muito barulho durante o funcionamento. Possui termostato embutido com 5 modos de aquecimento e está equipado com indicação do nível do líquido.
  • REDMOND RTP-M801 com um volume do tanque de 3,5 litros é um pouco mais potente (750 W). Equipado com frasco metálico interno, invólucro metálico e duas bombas (manual e automática). O design inclui filtro, tela, indicador de inclusão, volume de líquido, cronômetro. Possui luz de fundo, 3 modos de operação. É caracterizado por um desempenho estável e um design espetacular.
  • O Kitfort KT-2502 é uma versão pequena, mas poderosa (2600 W) para 1-2 usuários. Equipado com resistência de bobina fechada, tipo electrobomba. A caixa do dispositivo é combinada (metal-plástico). O aparelho ferve e aquece água rapidamente, tem 4 modos de funcionamento. Possui indicador embutido de inclusão e volume do líquido.
  • Limme LU-299 - uma versão universal com frasco de metal, com pouco mais de 3 litros de volume e baixa potência (750 W). Possui 2 tipos de bomba (manual e automática). Aquecedor espiral fechado. O corpo é em metal, a termo-chaleira tem paredes duplas.

O aparelho possui um bloqueador para funcionamento sem água e um bloco PU. Devido a isso, a chaleira térmica é segura para famílias com bebês.

  • Panasonic NC-EG4000 - uma opção clássica para famílias numerosas. O volume do tanque é de 4 litros, a potência é de 750 watts. Possui uma tampa com fechadura segura, 4 modos de funcionamento. O pacote inclui indicadores de inclusão e volume de líquido e um cronômetro de economia de energia. O modelo tem um design bacana, o preço do aparelho é mais caro do que outros análogos.
  • Tesler TP-5055 - modificação com capacidade de 5 litros. Modelo bastante potente (1200 W), projetado para uso em grandes famílias e escritórios. O frasco é embalado em uma caixa de plástico. O modelo de tampa removível fornece controle de toque. É considerado um dos mais seguros, possui 6 modos de operação.
  • Oursson TP4319PD - um dispositivo amplo com um volume de reservatório de 4,3 litros, um cronômetro embutido, um display, um botão indicador para ligar e o volume de líquido. Aquecedor espiral fechado. O termopô possui um corpo de plástico, 5 modos de temperatura de aquecimento.Além do temporizador de economia de energia, o dispositivo está equipado com um bloqueio para crianças.
  • Sinbo SK-2395 - um dispositivo de média potência (730 W) com um volume de 3,2 litros. Possui 2 bombas (automática e clássica), design atraente, corpo metálico com paredes duplas. Equipado com um conjunto clássico de opções. Desliga quando não há água no interior, equipado com bloqueador de bomba. Tem um custo orçamentário em comparação com análogos de outros fabricantes.

Modelos bastante bons são fornecidos ao mercado interno pela marca Philips. Os produtos das marcas Zojirushi, Rommelsbacher, Caso, Bosch distinguem-se por um preço elevado e funcionalidade melhorada. Modelos caros são equipados com purificação de água na entrega, sinais sonoros sobre prontidão, início retardado.

Como faço para escolher uma boa chaleira térmica?

Ao comprar uma opção específica para uma casa ou escritório, vários critérios devem ser considerados. Além do volume desejado do tanque, é preciso prestar atenção à taxa de ebulição. Depende da potência do dispositivo e está indicado no passaporte ou nas instruções de uso. Normalmente o fabricante indica 2 indicadores. Um valor maior indica a taxa na qual a água é aquecida a uma determinada temperatura. Menor - indicadores da termostática do líquido aquecido. Idealmente, é melhor comprar um dispositivo com uma potência de pelo menos 800 watts.

Dispositivos modernos de alta qualidade são equipados com um indicador de nível de água. Isso é conveniente de usar, pois elimina a necessidade de monitorar constantemente o nível de fluido dentro do dispositivo. Ao escolher uma opção específica, você precisa estar atento à presença de um filtro. É necessário reter os depósitos de calcário ao usar água da torneira.

A presença de um filtro excluirá a entrada de impurezas prejudiciais no chá ou café.

O número de modos de operação é selecionado de acordo com as necessidades dos clientes e seu número. Por exemplo, para uma família grande, é mais conveniente comprar uma opção com 5 modos de aquecimento. Isso torna mais fácil controlar o aquecimento da água até uma temperatura específica. Esses modelos são recomendados para famílias com crianças pequenas e são convenientes para preparar comida para bebês. Não faz sentido para aposentados e solteiros adquirir modelos com um grande número de modos de operação. Existem modificações suficientes com 3 tipos de suporte de temperatura e uma opção de autolimpeza.

A escolha correta do material do frasco é importante. Pode ser metal, vidro, plástico. As variedades do primeiro tipo são mais práticas: são duráveis, inertes a altas temperaturas e fáceis de limpar. O tipo de gestão é selecionado com base no orçamento e nas suas próprias preferências. O microprocessador é considerado mais conveniente. Se algumas funções não forem necessárias, não há necessidade de pagar a mais. Nesse caso, é melhor escolher a opção simples.

Na hora de escolher, preste atenção à qualidade da conexão entre o corpo e a tampa. Sua trava deve funcionar automaticamente. A abertura forçada está excluída. É importante considerar o grau de estabilidade do dispositivo. Além disso, você precisa observar que o termopô tem uma escala de medição clara com divisões e números. Se você comprar um modelo com PU, ele deve ser o mais simples e intuitivo possível para todos os usuários.

Não é apenas a velocidade de fervura que é importante. Você precisa prestar atenção à duração da preservação de uma determinada temperatura. Esse é um dos destaques na compra de um aparelho. O enchimento do copo é quase o mesmo para todos os dispositivos.

Como usar um termopô?

A instrução clássica de uso consiste em várias etapas sequenciais.

  • O aparelho é instalado em um local permanente na cozinha.
  • A água é despejada no reservatório, despejando-a primeiro em uma concha.
  • A tampa do termopô está bem fechada, o dispositivo está conectado a uma tomada.
  • Pressione o botão Ferver para definir o valor máximo de aquecimento.
  • Assim que a água ferver, o aparelho muda para o modo de controle de temperatura desejado. Para fazer isso, pressione a tecla "Selecionar".
  • Para despejar água fervente em um copo, coloque-o sob um orifício especial e pressione o botão de abastecimento de água.

Recursos de reparo

Você pode consertar pequenos defeitos do produto com as próprias mãos, sem recorrer à ajuda de especialistas. O tipo de trabalho depende da causa da avaria. Freqüentemente, são problemas com o elemento de aquecimento. Motivos comuns: a chaleira térmica não acende, os indicadores não acendem. Para restaurar a funcionalidade do dispositivo, é necessário verificar o cabo de alimentação do dispositivo, certifique-se de que os fios estão devidamente conectados. Além disso, o módulo de controle, o fusível e o termostato podem ser verificados.

Quando o aparelho não despeja água no copo, a causa deve ser procurada na bomba. Se a ebulição secundária não acender, o aparelho não aquece a água, verifique o módulo de potência no quadro elétrico.

Se o aparelho não ferver água, e a indicação indicar o contrário, é necessário desmontar a caixa e verificar os elementos. Quando apenas o aquecimento está funcionando, o problema está no elemento de aquecimento.

Acontece que o aparelho não funciona corretamente, por exemplo, não desliga após ferver a água. O problema está no mau funcionamento do circuito localizado na placa de controle. Certifique-se de que não há vazamentos no frasco. Além disso, o problema pode estar no cuidado irregular do dispositivo. Nesse caso, você precisa ferver a água várias vezes, adicionando bicarbonato de sódio comum a ela.

Se o potenciômetro térmico não ligar e o painel de controle não acender, verifique se os fios e as conexões estão quebrados. Além disso, um fusível ou regulador de temperatura pode ser a causa. Se o termopote não liga, os contatos também são verificados. Se houver algum defeito no cabo de alimentação, substitua-o por um novo. Inspecione as conexões do interruptor térmico.

A fervura constante sem desligar é um problema com dispositivos baratos com um único termostato. A solução para o problema será substituir o switch.

Se a chaleira térmica desligar antes da fervura, significa que a placa bimetálica perdeu suas propriedades. É necessário dobrar os contatos ou substituir a chave. Quando a chaleira não bombeia água, isso indica uma falha na chave de abastecimento de água. Isso acontece quando o sistema está entupido. Se limpar a superfície da escala não mudar nada, verifique o enrolamento do motor. Acontece que o motivo está no mau contato do botão com a conexão do fio da bomba. É necessário verificar se há interrupções no circuito. Se o segundo aquecedor estiver quebrado, a bomba não pode ser fornecida com a tensão necessária.

Para desmontar o termopô, é necessário desconectá-lo da fonte de alimentação, drenar a água, virar de cabeça para baixo e desparafusar os parafusos existentes. Em seguida, usando uma chave de fenda, você precisa remover o anel de plástico do suporte. Desaparafuse os parafusos sob o anel. Em seguida, retire o palete, abrindo o acesso à bomba. Agora as mangueiras estão desconectadas dele, removendo as braçadeiras. As mangueiras são removidas dos bicos e a tampa superior é removida. O dispositivo é instalado de cabeça para baixo, a placa é desparafusada e removida para o lado. Remova a junta após desapertar os parafusos. Retire a palete, desaperte os últimos parafusos que prendem a tampa. Em seguida, desparafuse a proteção. Desconecte o elemento de aquecimento. Verifique o desempenho. Todos os elementos também são testados. Inspecione a caixa para ver se há rachaduras. Depois que a quebra é eliminada, os termopares são coletados na ordem inversa.

No próximo vídeo, você encontrará os 7 melhores termopots de 2021.

sem comentários

Moda

a beleza

casa