Variedades de raladores e sua escolha
Já se foi o tempo em que as pessoas comiam comida simples e apenas um ou dois raladores eram suficientes para moer a comida. Hoje em dia, a cozinha tornou-se mais diversificada, para a preparação de alguns pratos (cenouras coreanas, batatas fritas) são necessários utensílios especiais. Hoje, muitas donas de casa têm raladores não apenas para frutas e vegetais, mas também para queijo, gengibre, nozes, chocolate e raspas de casca. No artigo, falaremos sobre a rica variedade de ferramentas de esfregar, mostraremos como escolhê-las corretamente e como cuidar delas.
O que é isso?
Um ralador é um dispositivo especial de cozinha para cortar vegetais e outros produtos alimentares. Na versão clássica, é uma superfície coberta com muitos orifícios com arestas ou dentes afiados. Dependendo de seu tamanho e tipo, um grau diferente de moagem é obtido.
Este assunto simples está sendo constantemente aprimorado. As pessoas procuram obter resultados máximos com o mínimo esforço, ou seja, desejam esfregar os alimentos com facilidade, rapidez e em grandes quantidades. Agora, as superfícies planas são equipadas com caixas, pratos. Alguns modelos de raladores tornam-se como moedores de carne - basta girar a alça e o processo já está em andamento.
Hoje, você ainda pode encontrar produtos simples com uma ou mais opções de corte. Mas também existem outros mais complexos, universais, com um grande número de acessórios removíveis.
Como resultado de seu trabalho, os seguintes tipos de produtos podem ser ralados:
- legumes e frutas para fazer purê de batata, saladas, molhos;
- o queijo não é apenas esmagado em migalhas, mas também cortado em fatias;
- o chocolate é esfregado para polvilhar ou recheio para produtos de panificação;
- nozes raladas são utilizadas nos mesmos casos que o chocolate;
- alho, gengibre, noz-moscada podem ser finamente moídos e adicionados para melhorar o sabor dos pratos;
- as raspas de limão, lima, laranja são usadas em confeitaria e assados;
- raladores permitem que você obtenha biscoitos para empanar;
- e até mesmo amassar manteiga congelada.
Visualizações
Na cozinha moderna não se encontra nenhum tipo de auxiliar de fricção: ralador de tambor com cabo giratório, frente e verso, quadrilátero, redondo, cacheado, broca com parafuso giratório, dobrável, com amolador a laser. Eles são grandes famílias industriais e pequenas.
Mas, em geral, todos os raladores modernos podem ser divididos em duas categorias: mecânicos, elétricos. Muitos especialistas também incluem dispositivos portáteis no primeiro grupo. Também combinaremos a revisão de raladores convencionais de 1 a 4 lados com mecanismos mais avançados que funcionam sem eletricidade, usando a força de nossos músculos.
Mecânico
Os raladores mecânicos, ao contrário dos dispositivos elétricos de finalidade semelhante, são leves, móveis, acessíveis e compactos. Os dispositivos são independentes de eletricidade, não precisam ser afiados e não ocupam muito espaço de armazenamento.
Os aparelhos mecânicos modernos podem conter grandes recipientes para coletar alimentos ralados. Como regra, os aparelhos são equipados com cabos ergonômicos e confortáveis. Graças à base emborrachada ou às ventosas a vácuo, são muito estáveis durante a operação.
Considere vários tipos de dispositivos de fricção mecânica que diferem uns dos outros no método de trituração de produtos.
Simples
Um ralador comum está localizado em um plano. No momento da operação, é instalado diagonalmente, apoiando a extremidade inferior na placa.
Como o aparelho não possui facas removíveis, na hora de comprar é preciso adquirir imediatamente a opção de que você precisa: para cenoura, batata, queijo.
Orifícios grandes são adequados para esfregar muitos alimentos.
Multifacetado
Este produto é uma versão ligeiramente sofisticada do ralador plano. Os planos de corte são montados em uma única estrutura, que pode ser de três, quatro ou até 6 arestas. Graças a isso, o aparelho tem estabilidade vertical, não precisa ser apoiado em ângulo com a placa - basta colocá-lo sobre ela. Cada borda é equipada com um tipo específico de superfície de atrito e é usada para produtos diferentes.
Rotativo
Este já é um produto mecânico do tipo tambor mais complexo. Buracos de corte e fricção de vários tipos estão localizados em tambores removíveis. Eles são instalados em um dispositivo de mesa que se parece com um moedor de carne. O dispositivo é aparafusado a uma mesa ou seguro na superfície por ventosas. A trituração é obtida girando a alça.
Existem também raladores de tambor de mão, compactos, baratos, mas é mais difícil de trabalhar com eles, porque você tem que segurar o aparelho com uma das mãos e girar a alça com a outra.
Disco
Este tipo de ralador é caracterizado pela presença de elementos de corte em discos removíveis. O próprio dispositivo pode ter uma aparência diferente.
- Colocado acima de uma placa com pernas.
- Tenha sua própria tigela. A fricção do produto ocorre com o auxílio de um movimento de rotação da alavanca localizada no topo da estrutura.
- O produto contém discos montados verticalmente e uma alça de rotação na parte traseira do instrumento. Não há contêiner para este modelo.
pressione
Este tipo de picador é adequado para alho. O método de ação é extremamente simples: usando pressão física, a superfície de corte empurra o alho, transformando-o em mingau. Alguns tipos de prensas são usados para moer ovos ou cebolas, como um ralador de crocodilo.
Golpeie
Um dispositivo interessante que opera com base no princípio de ação da bomba. O dispositivo move-se pressionando para baixo, como uma prensa, mas o corte ocorre devido às facas rotativas. As partículas a serem cortadas ficam menores a cada prensagem. Os acessórios raladores ajudam a atingir o padrão de corte desejado.
O produto é universal, adequado para vários tipos de produtos: vegetais, frutas, queijos, nozes.
Ralador em forma de V
Um ralador manual com uma faca em forma de V, dependendo do fabricante, tem um número diferente de acessórios. As marcas alemãs se provaram bem, falsificações baratas podem ser inúteis. O aparelho tem facas afiadas, desfia rapidamente o repolho, corta as batatas.
Elétrico
As donas de casa devem recorrer a aparelhos elétricos, que muitas vezes e muito precisam cozinhar.
A técnica facilita significativamente o trabalho e economiza tempo. Com sua ajuda, você pode preparar refeições rapidamente para um grande número de convidados ou lidar facilmente com os preparativos de inverno.
Famílias pequenas também estão adquirindo ajudantes elétricos para a cozinha, pois não querem perder muito tempo preparando a comida, querendo guardar para a família e outras coisas úteis.
Os aparelhos elétricos domésticos para cortar e ralar alimentos vêm em três categorias.
- Um dispositivo elétrico orçamentário simples que tem as funções de ralador, triturador, picador. O aparelho é capaz de aparar vegetais com pratos, fatias, cubos, lascas e frações menores.
- Cortador de legumes com capacidade de esfregar e cortar produtos, combinado com picadora de carne. Este dispositivo custa o dobro de uma multi-fatiadora elétrica tradicional. É adquirido caso a família não possua picador de carne autônomo.
- As ceifeiras-debulhadoras são consideradas ajudantes universais na cozinha. Têm um cortador de legumes com um grande número de raladores. Pode ser combinado com liquidificador, picador de carne, batedeira, espremedor de sumos ou aparelho para fazer embutidos caseiros.
Isso não significa que a colheitadeira inclua todas as funções de uma só vez, durante a compra é necessário estar atento aos modelos com opções específicas (necessárias para você).
Ao escolher um dispositivo com a capacidade de cortar e esfregar produtos, é importante considerar a frequência de seu uso. Se o aparelho for necessário para cozinhar refeições na mesa festiva e durante o enlatamento de legumes para o inverno, você pode adquirir um processador de alimentos multifuncional. Tem muita potência, muitos componentes funcionais que servem em diferentes ocasiões domésticas. Mas esse tipo de dispositivo ocupa muito espaço de armazenamento e é mais difícil de usar e lavar. Para cada dia, é melhor adquirir um aparelho elétrico mais simples e compacto.
Materiais (editar)
Para a fabricação da parte cortante dos raladores, utiliza-se metal, plástico ou cerâmica. Cada material tem seus prós e contras, falaremos mais sobre eles.
Metálico
O metal é o material mais procurado para a produção de raladores de qualquer tipo. É utilizado em dispositivos mecânicos e elétricos, na fabricação de superfícies planas, de tambor e de fricção de disco.
Os raladores são feitos de aço inoxidável. Ao contrário do plástico e da cerâmica, o metal confere ao produto resistência e durabilidade. Possui propriedades anticorrosivas, mas cada marca possui seu próprio grau de proteção. Com o tempo, alguns raladores de ferro, reagindo com os alimentos, começam a oxidar. Isso leva a uma violação do sabor dos pratos e até mesmo de sua segurança.
Um flutuador de qualidade contém entalhes de aço duro que não se desgastam sob a influência do atrito diário. Na produção, sua resistência é obtida por endurecimento.
Raladores gastos não podem ser afiados, então você precisa comprar imediatamente um produto de alta qualidade.
Plástico
O plástico rígido de qualidade alimentar é utilizado na produção de raladores. A ferramenta é totalmente feita disso, até mesmo os dentes da superfície de atrito. Este tipo de plástico é absolutamente seguro, não oxida e não confere sabor metálico aos produtos.
Você pode comprar um produto frente e verso, como o BABY-GRATER para obter funcionalidades adicionais. Um pano de dentes finos é usado para preparar comida de bebê, esfregar maçãs, bananas, kiwi e vegetais cozidos e transformá-los em purê. Um ralador de plástico com dentes ásperos tritura vegetais em lascas, pode lidar com alho, queijo, chocolate e cascas de frutas cítricas.
Manuseie o flutuador de plástico com cuidado: a pressão excessiva pode causar a explosão do corpo.
Cerâmica
As borrachas de cerâmica têm uma aparência diferente.
- Você pode encontrar um produto totalmente cerâmico, incluindo dentes afiados na superfície de trabalho. O dispositivo é apresentado em forma de placa de porcelana com dentes na parte inferior. O conjunto inclui uma escova para limpar a superfície de atrito. O ralador é usado para moer especiarias, gengibre, chocolate, grãos.
- Dispositivo cerâmico com suporte e lâmina desenhado para descascar frutas, utilizado como ralador de batatas e cenouras.
Os raladores de porcelana ecológicos não estão sujeitos à oxidação e, ao serem friccionados, preservam o sabor natural dos produtos.
Como escolher?
Ao escolher um ralador, em primeiro lugar, você precisa ter uma ideia para que finalidade ele é necessário. Quanto aos utensílios de cozinha, podem ser profissionais e caros ou bastante orçamentários (para o uso diário).
Na maioria das vezes, os consumidores estão interessados em dispositivos vegetais, mas você também pode prestar atenção a dispositivos altamente especializados para preparar pratos específicos.
- Os gourmets podem precisar de um cortador de trufas. Com a ajuda dele, o cogumelo é cortado em placas finas, quase transparentes.
- Há uma faca raladora em espiral para ajudar a fatiar espaguete de vegetais. Girando, as cenouras são dissolvidas em tiras e usadas para saladas coreanas. Aliás, o mesmo produto é adequado para cortar abobrinhas e berinjelas em tiras.
- Muitas donas de casa na cozinha têm um ralador de peixe que ajuda a derrubar até escamas densas.
- Você pode comprar um dispositivo especial para esfregar nozes, chocolate, frutas cítricas.
- Nem todo ralador consegue moer o queijo, pois ele gruda e se estrutura em grumos. No varejo, você precisa pedir um ralador de parmesão.
Se a tarefa é comprar um produto para todas as ocasiões, escolha um dispositivo universal com um conjunto de acessórios diferentes. Os dentes nas placas de inserção variam em tamanho e podem ser grandes, médios ou pequenos.
É importante comprar um item de marca - equivalentes baratos geralmente se comportam mal no trabalho.
Avaliação dos melhores
A abundância de raladores de diferentes categorias dificulta a escolha do consumidor. Depois de analisar as avaliações e estudar o grau de popularidade de muitos modelos, compilamos uma classificação dos melhores deles.
Principais ferramentas WMF
Artesanato profissional feito de aço de primeira classe, não oxida, tem um cabo confortável e se completa com uma bandeja removível. O produto é forte e durável, adequado para uso diário ativo. Pica legumes, tritura, adequado para fazer purê de batata.
Regent Inox Presto
Ralador de 4 faces com boa estabilidade. A lâmina de corte de aço é revestida com uma camada protetora antiaderente, o que facilita muito a manutenção. Silicone antiderrapante é usado para o suporte. As laterais têm funções de triturador, triturador, esfregando com frações grosseiras e finas.
Augustin Welz "Mini Rotor"
Ralador mecânico com duas facas extra-afiadas para o desbaste grosso e fino. Instalado acima da placa. Compacto, pode ser guardado na bancada para ter sempre à mão. Fácil de desmontar e limpar. Próprio para máquina de lavar louça.
Salada Gourmet TK 0029 BRADEX
Ralador de legumes com grande número de acessórios. Fabricado em aço e plástico de alta resistência. O conjunto inclui uma tigela com volume de 1,5 litros. O aparelho esfrega rapidamente frutas, vegetais, chocolate, faz purê de batata para a criança.
VL53-159 "Multidom"
Cortador de legumes rotativo multifuncional. O conjunto se completa com 12 anexos (3 exemplares de cada tipo). Fixa-se facilmente na mesa empurrando a alavanca. Pica e tritura os alimentos rapidamente. Você pode trabalhar com vegetais e frutas, queijo, chocolate, nozes, croutons.
Dicas de cuidados e uso
Antes de começar a esfregar os alimentos, você pode untar o lado de trabalho com óleo: isso tornará mais fácil deslizar e os alimentos ficarão menos na superfície.
É mais fácil usar um flutuador se ele tiver um revestimento antiaderente: a poeira não se deposita sobre ela, a sujeira não se forma, os pedaços de comida não grudam. O produto pode ser facilmente lavado em água corrente ou na máquina de lavar louça.
É melhor lavar as superfícies de esfregar feitas de qualquer material imediatamente após o uso, antes que os resíduos de alimentos tenham secado. Se perder o momento, molhe o ralador em água morna e depois de um tempo limpe-o com uma esponja de dureza média. Para casos graves, experimente uma escova de dentes com bicarbonato de sódio.