Como afiar um ralador em casa?
O ralador precisa ser afiado não menos do que outras ferramentas domésticas. Contanto que essa ferramenta seja nítida e funcional, você não deve ter medo de que ela o decepcione.
O que você pode afiar?
Os raladores de nitidez para vegetais são os seguintes. Se o modelo for ligeiramente opaco, você pode amolá-lo por fora com um simples amolador de pedra. Mas se o ralador também estiver fosco por dentro, será necessário afiá-lo dos dois lados. Para isso, são usados apontadores - dispositivos especiais que são vendidos em lojas de ferragens. Você também pode afiar o ralador com uma lixa, uma pedra em uma retificadora em forma de círculo. Alguns artesãos conseguem afiar o produto mesmo na trituradora, mas esse método tem desvantagens: cada uma das microlâminas perfuradas deve ser afiada, e as amarrotadas devem ser endireitadas com qualquer pino que possa ser inserido nos orifícios.
Dentre as ferramentas disponíveis, utiliza-se o fundo de um prato ou caneca, facas com lâmina finamente canelada, lixas e limas. O principal é não exagerar e não estragar o produto.
Métodos de afiação
Você pode afiar o menor ou maior ralador para vegetais em casa, dividindo o processo em duas fases: processamento interno e externo. A afiação do ralador em casa é feita por fora com lixa, por dentro com lima redonda.
Na frente
Para afiação externa da estrutura, faça o seguinte.
- Primeiramente, retire a placa de metal do corpo do produto, com a qual o ralador foi fixado nele. Se não houver placa e a ferramenta for uma peça metálica fixada no corpo, esta é removida imediatamente.
- Com o auxílio de "quarenta" (lixa de grão médio), a parte cortante é afiada com movimentos de cima para baixo, mas não vice-versa, contra o curso das lâminas. A lixa pode ser substituída pelo verso (rebordo inferior) de uma placa de porcelana ou cerâmica. Esses materiais são capazes de afiar lâminas, além de embotá-las, por exemplo, ao cortar alimentos diretamente no prato.
- Usando uma lixa de grão mais fino, lixe a pastilha de corte para uma condição quase perfeita, uma vez que partículas de pó de aço podem sair de bordas grosseiramente afiadas, que são capazes de entrar no corpo, sendo esfregadas em canudos.
Insira o ralador de volta no local do corpo onde foi fixado. Se o modelo não for dobrável, uma nova moldura pode ser feita de madeira para ele. No caso de hastes inicialmente indissociáveis com rebites estendendo-se além das bordas do corpo (na área da ranhura ou recesso do assento), sua montagem reversa é acompanhada apenas por restauração, substituição daqueles rebites sobre os quais a peça de trabalho foi realizada.
Se os rebites não puderem ser reparados, então conexões aparafusadas com cabeças de parafuso alisadas são usadas.
De dentro
Para afiar o ralador por dentro, é aconselhável usar uma lima. Se sua mão rastejar para dentro do espaço interno, essa ação será executada com uma lixa. Os movimentos são iguais aos de fora (não contra a direção das lâminas).
Afiar o ralador por dentro não está mais associado a afiar as lâminas propriamente ditas, mas sim alinhá-las, mais precisamente, puxá-las para cima para que se projetem mais no lado oposto (externo). Isso significa que uma lima de cinzel redondo é usada para o nivelamento, aproximadamente igual ao diâmetro do furo. Ao mesmo tempo, ele afia apenas ligeiramente as lâminas e não atinge quase o estado de um cortador de navalha.
Dicas úteis
Afiar utensílios de cozinha é um processo delicado e cuidadoso. Para fazer o seu utensílio de cozinha durar muito tempo, siga algumas regras simples.
Os raladores produzidos na última década perderam aquela resistência insuperável inerente ao verdadeiro aço inoxidável, que pode durar várias décadas. O material de uma folha sólida se transformou em um aço inoxidável simples revestido com o mesmo aço inoxidável ou metal não ferroso (uma liga semelhante ao cuproníquel). Antes de afiar as lâminas, verifique o quanto elas são pressionadas. Os raladores dos tempos da URSS não eram pressionados com as pontas em direção ao avião, mas os atuais bens de consumo chineses, infelizmente, muitas vezes pecam com isso.
Endireite as microlâminas para fora antes de afiá-las.
Se você descobrir que frutas e vegetais cozidos não são palha, mas mingau, pare de trabalhar, lave o ralador e dobre as lâminas afundadas para fora, a seguir afie-as. Não tente moer um produto cuja estrutura seja muito dura. Filés de peixe congelados, por exemplo, ainda podem ser triturados, mas uma tentativa de fazer em um ralador, por exemplo, uma aparência de farinha de osso vai levar ao fracasso: existe um moedor-moedor elétrico com a potência necessária para isso.
Nos raladores modernos, o aço inoxidável não forma toda a espessura do componente de trabalho, mas é feito na forma de pulverização. Depois de mil esfregadas, essa camada pode começar a descascar, e como resultado o ralador enferruja. Uma ferramenta enferrujada é geralmente perigosa para cozinhar e é descartada, sendo comprada uma nova para substituí-la. Será um grande sucesso adquirir uma raridade feita numa época em que talheres e pratos de inox eram feitos por várias gerações, e tal ralador pode ser afiado até que sua parte útil se torne tão fina que o produto eventualmente se quebre durante a operação.