Terrier

Espécie de terrier

Espécie de terrier
Contente
  1. Classificação
  2. Descrição de raças médias e grandes
  3. Pequenas variedades
  4. Quais são as cores?

Os terriers são conhecidos em todo o mundo como uma raça versátil. Algumas variedades desses cães se distinguem por qualidades únicas de caça, outras servem como excelentes cães de guarda ou companheiros, e ainda outras são extremamente populares devido à sua aparência extraordinária. Neste artigo, você conhecerá os tipos comuns de terriers, bem como as características externas desses cães.

Classificação

Todas as variedades modernas de terrier pode ser dividido de acordo com dois fatores:

  • tipo de lã;
  • país de origem.

Algumas das raças apresentadas podem ser igualmente criadas ativamente em dois territórios e também podem ter um tipo diferente de lã, dependendo do padrão dentro da mesma raça.

Por tipo de lã

Deve-se dizer desde já que a grande maioria dos terriers criados na Grã-Bretanha tem um tipo de pelagem resistente que não requer cuidados específicos. Terriers em todo o mundo são caracterizados como tipos universais de cães no que diz respeito a todas as características do exterior. A maioria dos terriers não precisa de um corte de cabelo radical, no entanto, para manter a aparência elegante da pelagem dos terriers de pêlo duro, terriers galeses ou terriers checos, eles precisam comparecer aos procedimentos de aparagem pelo menos uma vez a cada seis meses.

  • Variedades de pêlo liso e pêlo curto: Toy Terrier Inglês, Boston Terrier, Terrier Brasileiro, Manchester Terrier, Staffordshire Bull Terrier.
  • Raças de pêlo duro: australian terrier, border terrier, norwich terrier, norflock terrier.
  • Animais de estimação com tipos cacheados e com arame: Lakeland Terrier, Kerry Blue Terrier, Fox Terrier.
  • Cabelo comprido: Australian Silky Terrier, Terrier Tibetano, Skye Terrier.
  • Calvo: American Hairless Terrier.

Por local de origem

Muitos criadores acreditam que a Inglaterra sempre será a verdadeira pátria de todos os terriers. Foi no território deste estado que se desenvolveu o trabalho mais ativo de criação destas raças caninas. No entanto, com o tempo, os terriers ganharam uma popularidade incrível, o que os levou a se espalharem pela Europa e Estados Unidos. Esses cães foram ativamente usados ​​na seleção e criação de muitas raças modernas e, portanto, seus descendentes podem ser encontrados hoje em todo o mundo. A classificação dos terriers de acordo com seu local de origem é descrita a seguir (algumas raças serão indicadas em dois países, pois foram criadas ativamente em ambos os territórios).

  • Inglaterra moderna. As seguintes variedades de terrier foram criadas ou cultivadas aqui: Yorkshire, Jack Russell e Parson Russell, Airedale Terrier, Fox Terrier, Norwich Terrier, Bull Terrier, Toy Terrier Inglês, Border Terrier, Welsh Terrier (País de Gales), Dandy Dinmont Terrier, Lakeland, Manchester , Norfolk Terrier, Sealyham Terrier (País de Gales), Staffordshire Bull Terrier.
  • Escócia. Entre os cães locais mais famosos estão o Scottish Terrier (ou Scotch Terrier), West Highland White Terrier, Border Terrier (criado em todo o Reino Unido), Dandy Dinmont Terrier, Cairn Terrier, Skye Terrier.
  • Irlanda. Parentes próximos dos primeiros terriers ingleses: Glen of Imaal Terrier, Kerry Blue Terrier.
  • Alemanha. Apenas uma variedade é popular - o jagd terrier (ou cão de caça alemão).
  • América. Seguidores de terrier da Inglaterra: American Pit Bull Terrier, American Staffordshire Terrier, American Hairless Terrier, Boston.
  • Austrália. As seguintes raças são conhecidas aqui: Australian e Australian Silky Terrier.
  • Tcheco. A única raça oficial é o Terrier Tcheco.
  • China. Terrier tibetano.
  • Brasil. Apenas uma variedade popular é o Terrier Brasileiro.
  • Japão. O Terrier Japonês é uma raça de cão extremamente rara e cara.

Até o momento, a ICF aprovou até 32 raças terrier completas com características individuais de padrão e comportamento. Cerca de 20 dessas raças foram criadas na Inglaterra e na Escócia., 4 raças foram criadas no território da Irlanda, as demais espécies foram criadas com base nelas. Pode parecer incrível, mas mesmo raças tão diferentes como Toy Terrier e Bull Terrier têm os mesmos parentes.

Além das 32 raças estabelecidas, alguns países têm seus próprios padrões oficiais, que indicam variedades individuais de terriers (algumas raças russas e japonesas são um excelente exemplo).

Os terriers são famosos em todo o mundo por sua conformação forte, delgada e musculosa. Esses cães têm excelentes qualidades de trabalho e, portanto, são freqüentemente usados ​​como vigias e assistentes na caça.

A raça recebeu o nome da palavra latina "terra" - terra. Um fato interessante: inicialmente, absolutamente todos os cães eram chamados de terriers, que, devido ao seu tamanho pequeno, mandíbula forte e mente afiada, podiam rastrear animais peludos e lutar contra eles no subsolo (com raposas, texugos ou guaxinins). Além da caça, os terriers mostraram-se excelentes na proteção de casas, rebanhos de pequenos ruminantes e na erradicação de roedores.

Descrição de raças médias e grandes

Entre as variedades de terriers, encontram-se representantes de raças pequenas, médias e grandes.

Terriers airedale

Alguns criadores chamam esses cães de "reis dos terriers", esse nome foi formado devido ao tamanho significativo desses cães - entre os terriers eles são considerados os mais maciços e os mais altos. Alguns indivíduos desta raça podem crescer até 61 centímetros na cernelha e ganhar até 30 kg de peso. Esta raça é nativa do Vale Eyre, em Yorkshire. (Reino Unido).O objetivo original da criação de Airedale Terriers era criar uma raça de cães robustos e musculosos para caçar mamíferos aquáticos.

Esses cães diferem de seus parentes por excelentes esportes e qualidades de trabalho, graças aos quais foram ativamente usados ​​durante as hostilidades da Primeira Guerra Mundial. Esses cães transmitiam mensagens entre os quartéis-generais e ignoravam até as batalhas mais brutais com tiros de metralhadoras e bombardeios.

São conhecidos casos em que os Airedale terriers resgataram grupos inteiros de pessoas, entregando mensagens no momento mais crítico. Freqüentemente, esses cães sofreram vários ferimentos e morreram, mas graças à sua coragem e heroísmo, eles se tornaram conhecidos no mundo inteiro.

Criadores experientes consideram esta raça perspicaz, calma e alegre em mãos competentes. Além de excelentes habilidades de orientação em qualquer terreno, os indivíduos modernos desta raça caracterizam-se por um caráter amigável e equilibrado, o que os torna companheiros ideais.

Externamente, esses cães lembram muito os famosos fox terriers: pelagem ligeiramente crespa, orelhas médias com pontas caídas, uma barba característica com bigode, bem como uma cauda pequena e ereta, ligeiramente curvada; com uma exceção - no exterior desses cães há uma cor exclusivamente bronzeada: manchas zonais vermelhas nos membros, tórax e focinho, e um corpo preto.

Bull terrier

Uma variedade bastante popular de terriers na Inglaterra. Por algum tempo, a posse desses cães foi considerada de elite - todo professor que se preze em universidades inglesas tinha que ter um bull terrier de raça pura. Inicialmente, esses cães foram criados apenas para atividades de luta - sua conformação poderosa e mandíbulas fortes os tornavam um competidor invejável entre outras raças de cães. Com o tempo, a moda dos fossos de luta passou, e então o padrão desses cães foi modificado para atender às necessidades modernas dos criadores. Os cães ficaram mais magros, mais equilibrados e brincalhões.

Esses cães têm uma conformação única, que se expressa em uma estrutura especial de focinho em forma de ovo com uma larga ponte do nariz e a ausência completa de um pé. (transição pronunciada da testa para o focinho do cão). A constituição destes cães é incrivelmente forte e musculosa, os membros são fortes, paralelos entre si. No que diz respeito à pelagem, estes cães pertencem ao grupo dos pêlos lisos. Os bull terriers crescem até 35,5 centímetros na cernelha (de acordo com os requisitos da norma), quanto ao peso, a norma não limita os bull terriers nesta. A principal condição é que o corpo do cão pareça harmonioso.

Apesar do tamanho impressionante e do pedigree de luta, os bull terriers modernos nas mãos certas são caracterizados por um caráter extremamente lúdico, alegre e empático. São cães muito leais, prontos para proteger absolutamente todos os membros de sua família até o último suspiro.

A criação desses cães requer mão firme, além de muito tempo e paciência, pois para o pleno desenvolvimento de touros é necessária atividade física regular.

Staffordshire bull terrier

Outra raça desenvolvida no Reino Unido. Comparado com outras raças, Staffordshires são uma raça bastante jovem - eles foram criados apenas em meados do século XIX. Inicialmente, seu potencial era utilizado exclusivamente na caça de grandes animais - ursos, alces e até touros, mas no futuro esses cães passaram a ser cada vez mais utilizados em atividades de luta. Com a diminuição da popularidade das rinhas de cães, o padrão desses cães foi ligeiramente ajustado, o que levou à criação de indivíduos bastante adequados para se manter em casa.

Esses cães têm uma conformação muito poderosa e obstinada, caracterizada por grupos de todos os músculos notavelmente desenvolvidos., uma cabeça larga e grande em um pescoço pequeno e forte, membros retos e bem espaçados, bem como uma pelagem extremamente curta sem subpêlo.Em relação às cores, esses cães podem ser vermelhos, pretos, brancos e até azuis (também existem as cores oficiais de dois tons). Em termos de tamanho, esses cães dificilmente podem ser chamados de muito grandes: eles geralmente não crescem mais do que 40,5 centímetros e raramente ganham mais do que 17 kg.

Infelizmente, muitos criadores inexperientes consideram erroneamente Staffordshires como uma raça agressiva e desequilibrada - esse estereótipo se formou com base na rica história desses cães, bem como em sua aparência assustadora. Em mãos certas e experientes, esses cães se comportam como crianças de verdade: eles adoram correr, brincar e brincar ao ar livre.

Esses cães simplesmente precisam de uma mão firme para uma educação adequada, bem como caminhadas regulares com muito exercício.

Fox terrier de arame

Esta raça, assim como os fox terriers de pêlo liso, foi criada pela primeira vez no Reino Unido para caçar animais de pele. Esses cães diferiam de outros parentes em sua resistência, bem como na habilidade de desenvolver altas velocidades para perseguir animais em áreas pantanosas. Além disso, esses cães, graças ao posicionamento único da junta do jarrete, conseguem pular muito alto, o que facilita a caça de alguns animais.

O exterior desses cães é semelhante ao exterior do Airedale. Eles podem crescer até 39 centímetros de altura, o indicador de peso ideal para os machos é de 8 kg. O exterior do Foxes dificilmente é musculoso - é bastante esguio e atlético. Uma característica distintiva desses cães é um focinho retangular coberto por uma longa barba e bigode, além de orelhas pontudas e meio caídas. As pernas desses cães são muito fortes e retas. Em fox terriers de pêlo duro, a camada de lã apresenta-se na forma de um subpêlo e um pêlo duro e crespo, geralmente bicolor ou tricolor (preto e branco ou preto e branco com manchas vermelhas) .

Como durante a criação da raça, Os fox terriers continuam a ser companheiros maravilhosos com um caráter equilibrado, amigável e calmo... Apesar de esses cães serem considerados incrivelmente inteligentes e de raciocínio rápido, em treinamento e treinamento eles são capazes de mostrar um alto grau de desafio, o que irrita a maioria dos criadores. Esses animais de estimação precisam de uma abordagem especial para o treinamento, onde quaisquer manifestações de obstinação e indulgências sejam completamente suprimidas.

Não é recomendado ter Fox Terriers em famílias onde já existe outro animal de estimação adulto - esses cães não toleram competição e lutarão destrutivamente para chamar a atenção do dono.

Pit Bull Terrier Americano

Esta raça de cão é um representante clássico das raças de luta - os pit bulls têm um físico musculoso extremamente poderoso, mandíbulas mortais, um peito largo e membros muito fortes e espaçados. Esses cães foram criados especificamente para participar de lutas de cães, mas com o tempo, o padrão da raça sofreu algumas mudanças.

O exterior do American Pit Bull Terrier é caracterizado por um corpo poderoso e musculoso, uma grande cabeça em forma de cunha e um crânio largo que se alarga nas orelhas curtas e eretas. Os pit bulls têm um tipo liso muito curto (completamente sem subpêlo) - é por isso que eles não podem ser mantidos ao ar livre. Se avaliarmos seu tamanho, os maiores machos dos Pit Bull Terriers americanos cresceram até 49 centímetros na cernelha e ganharam até 30 kg de peso.

Até à data, esta raça de terriers não é reconhecida pela Federação Cinológica Internacional e também é proibida para reprodução privada na maioria dos países europeus. Apesar disso, em muitos outros países, por exemplo, na América e na Rússia, esses cães são frequentemente usados ​​como cães de serviço - eles se mostram muito bem na aplicação da lei ao prender criminosos especialmente perigosos. Além do mais, os pit bulls têm um olfato único que lhes permite detectar com sucesso substâncias narcóticas ou explosivas.

Sobre esses cães, entre o público inexperiente, também se formou uma opinião consagrada a respeito dos animais sanguinários e ferozes que não poupam ninguém em seu caminho e correm sem avisar a quem passa. Esses cães realmente precisam de um dono experiente, mas nunca serão agressivos e mal-humorados com ele e sua família.

No círculo de pessoas que o amam, os pit bulls americanos se tornam verdadeiros favoritos que adoram atenção geral, carinho e guloseimas.

Pequenas variedades

Entre as variedades modernas de terriers, são as raças de cães pequenos e anões que são mais comuns. Os mais populares e brilhantes deles podem ser encontrados abaixo.

Yorkshire Terrier

Estes cães são considerados uma das raças decorativas mais populares do mundo. Tudo graças à altura e ao peso insignificantes desses cães: até 20 centímetros e 3 quilos. Apesar de sua popularidade, Yorkshires tem uma história muito curta, embora rica - eles foram criados na Inglaterra no final do século 19 e conseguiram entrar no mercado dos animais de estimação decorativos mais cobiçados e populares em apenas 100 anos. Hoje, esses cães são ideais para famílias com crianças, idosos ou outros animais de estimação. O pequeno tamanho destes animais permite que sejam mantidos até no menor apartamento, e a sua natureza bem-humorada e lúdica torna-os participantes na diversão das crianças.

Características externas desses cães pequenos: uma cabeça pequena e um focinho achatado curto, coberto por uma espessa camada de pêlos na barba, sobrancelhas e maçãs do rosto, um corpo pequeno e delicado, ossos leves, o dorso é reto, como os membros. Em relação ao tamanho da cabeça, esses cães têm orelhas bastante grandes e eretas.

O principal orgulho destes animais de estimação é o seu casaco de lã macio, gracioso e sedoso. Naturalmente, a pelagem desses cães deve ser tão longa que caia até as extremidades. No entanto, muitos criadores cortam esses bebês por razões estéticas, o que também facilita muito sua liberdade de movimento e oferece espaço total para brincar. A principal vantagem da pelagem desses cães é que tem estrutura semelhante ao cabelo humano, o que os torna hipoalergênicos. A cor de Yorkshires também é bastante incomum: a cabeça e o focinho, assim como os membros, são cobertos por pêlos castanhos e ruivos, e o próprio corpo, junto com a cauda, ​​é azul e cinza.

São crianças incrivelmente vulneráveis, ativas e curiosas, interessadas em tudo o que acontece ao seu redor. Em seus donos, esses cães não acalentam a alma e, embora às vezes se comportem de maneira teimosa e caprichosa, sempre permanecem leais e confiáveis. Ao contrário dos cães maiores, os cães Yorkshire vivem muito mais tempo - em casos raros, até os 17 anos.

Boston terrier

Acredita-se que a terra natal desses cães seja os Estados Unidos, conforme indicado pelo nome da raça, derivado da cidade de mesmo nome. Como no caso do Yorkshire Terrier, esses cães surgiram recentemente - no início do século XIX. Muitos indivíduos de cães de briga se tornaram os criadores da raça. Isso levou à criação de um exterior único: os Boston Terriers são caracterizados por um tipo de focinho lutador (como os buldogues típicos), mas a constituição esguia e atlética é característica de qualquer terrier.

Os Boston Terriers têm um focinho largo e quadrado, com uma testa bem definida e um pé na cabeça. As orelhas são pequenas, mas inseridas largas e muito altas. As mandíbulas são poderosas, mas não particularmente largas. As pernas desses cães são grandes e maciças, como as próprias patas. A pelagem é curta e lisa, sem subpêlo, o que significa que esses cães não devem ser mantidos em um cercado ou ao ar livre.As cores dos Bostons são predominantemente bicolores, na maioria das vezes há indivíduos do tipo preto-e-branco ou preto-marrom, mas às vezes também são encontrados representantes da cor tigrada. Os Bostons raramente crescem mais de 30 centímetros na cernelha ou ganham mais de 10 kg de peso.

Hoje, o Boston Terrier é considerado uma das raças mais populares da América. Em 1979, "Boston" foi até oficialmente reconhecido como o símbolo de um dos estados americanos (Massachusetts).

Por natureza, são muito amigáveis ​​e brincalhões, especialmente amigáveis ​​com as crianças, nas quais se sentem "sua alma gêmea".

Em boas condições de manutenção e com alimentação adequada, esses cães vivem em paz até os 16 anos.

Scottish Terrier ou Scottish Terrier

É considerada uma das raças de cães mais populares da Escócia. Como muitas outras variedades de terrier, esses cães foram originalmente usados ​​para a caça. As primeiras menções a esses animais surgiram no século 16 - antes de serem companheiros apenas de nobres nobres, mas com a disseminação da raça passaram a ser ativamente usados ​​como companheiros e ajudantes.

De acordo com o padrão, scotch terriers não crescem mais de 28 centímetros de altura e não ganham peso mais do que 10,5 quilos... Externamente, esses cães se parecem com filhotes de Schnauzer Gigante, mas, neste caso, um corpo denso e bastante forte está localizado em membros muito curtos com patas grandes. A ponta da fita é bastante grande, mas proporcional ao corpo, os olhos são ovais, de tamanho pequeno, as orelhas também não são particularmente grandes - triangulares e eretas. Uma característica distintiva da raça é justamente a sua pelagem dura, que forma uma barba e bigode característicos no focinho, além de sobrancelhas expressivas e exuberantes acima dos olhos. Devido ao comprimento curto dos membros, a pelagem desses cães é rebaixada até o chão.

Apesar de seu tamanho real, os Scotch Terriers simplesmente adoram entretenimento, esses cães são incrivelmente ativos, adoram qualquer jogo e dicas do dono sobre eles.

Com a educação correta, são animais de estimação muito dóceis, persistentes, calmos e afetuosos, que, no entanto, não se relacionam muito bem com outros animais e crianças.

Norwich Terrier

Os representantes desta raça às vezes também são chamados de Norwegian Terriers, o que é fundamentalmente errado.

No início do século 19, na Inglaterra, havia um grande problema com os ratos, que não só roubavam grãos e estragavam comida, mas também espalhavam doenças perigosas entre o gado. Apesar das inúmeras perseguições, esses animais continuaram a desenvolver ativamente sua população em todo o Reino Unido, qual foi a razão para a criação de raças especiais de cães apanhadores de ratos. Uma dessas raças é o Norwich Terrier. A estatura baixa, os hábitos de um caçador e mandíbulas poderosas desempenharam um papel importante - logo esses cães começaram a ser encontrados em quase todas as casas. Eles podiam entrar habilmente até nos menores buracos e lidar com pragas maliciosas. Além de caçar ratos, os Terriers de Norwich têm servido como excelentes companheiros para pescadores e caçadores.

O padrão desta raça é bastante primitivo para todas as raças de anões: bem unidos, embora não sejam de constituição grande, o corpo e o pescoço são cobertos por músculos desenvolvidos. A pelagem é extremamente dura, de cor vermelha, dourada ou de trigo.

Em termos de caráter, esses cães são autossuficientes, independentes e equilibrados. Em brigas entre outros animais de estimação (devido ao ciúme), eles freqüentemente superestimam suas capacidades, o que pode levar a ferimentos graves.

Quais são as cores?

Os terriers se distinguem por uma incrível variedade de cores e cores de pelagem.

  • Monocromático. Isso inclui tons monocromáticos de preto (tibetano), dourado (japonês, australiano e Lakeland), cinza e azul (Kerry Blue Terrier), branco (Bedlington, Cairn Terrier).
  • Dois tons. Isso inclui raças de terrier com pêlo preto e marcas avermelhadas em todo o corpo (Jagd Terrier, Manchester Terrier, Welsh Terrier, Inglês Toy Terrier). Existem também as seguintes variações de cores em dois tons: preto e branco ("boston"), branco-marrom (Brazilian terrier), cinza-branco (dândi-dinmont-terrier).
  • Cores tricolor ou tricolor. Isso inclui raças de terrier com três tons de cor: o australiano sedoso terrier (tons de cinza, vermelho e branco), fox terrier de pêlo duro e liso (tons de vermelho, branco, preto).

A dificuldade em estabelecer tal classificação é que pelo menos 2 cores oficiais distintas são permitidas para cada raça de terrier independente.

Para as características da raça Russian Toy Terrier, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa