Características do corte de fox terrier
Fox Terrier é um cão de caça enérgico e imprudente com excelentes qualidades de luta. Junto com isso, é um animal compacto com uma aparência decorativa magnífica. Graças ao corte de cabelo, adquire um aspecto nobre, que faz parte da imagem standard da raça.
Diferenças entre animais com pelagem lisa e dura
Raposas com pelagem lisa e grossa compartilham as mesmas raízes genéticas. O terrier (preto e castanho) tornou-se seu progenitor. Ambas as espécies foram criadas por cruzamento com um bull terrier, um beagle, também acredita-se que com um galgo. No início, os indivíduos de cabelos lisos eram dominantes, mas logo seus oponentes com uma pelagem rígida, possuindo qualidades predominantes, acabaram por estar no auge da popularidade.
Ao mesmo tempo, foi desenvolvido um corte de cabelo especial para tornar o aspecto externo do cão irresistível.
As diferenças entre os dois tipos de Fox Terrier residem em várias nuances.
- Cabeludo os indivíduos têm cabelos extremamente duros, sendo que os pêlos protetores são finos na base e mais grossos na parte externa, semelhante em textura a um fio de arame, indireto, de até 4 cm de comprimento. No rosto do cão, também se destacam o bigode, as sobrancelhas e a barba pelo cabelo duro. Além disso, o Fox tem um subpêlo espesso, mas macio, bem ajustado ao corpo.
- Qualidades distintas animais de pêlo liso - Pêlo reto, bastante duro, curto e espesso, alongado na região da cauda.
Com base nestes dados, os “smoothies”, via de regra, são cortados, prestando-se especial atenção à zona do pescoço, cauda e patas traseiras, os pelos do abdómen e do focinho são encurtados com tesoura.
No que diz respeito aos fox terriers de pêlo duro, apenas o aparamento é relevante, as principais áreas de processamento são o pescoço, orelhas, bochechas, peito, costas e lados.
A necessidade de processar o casaco
O aparamento constante do fox terrier é um acontecimento relevante não apenas para enobrecer a aparência. Se o cão tem pêlo duro e ao mesmo tempo um subpêlo macio e impermeável (e é encontrado não só em Foxes, mas também em outras raças), o procedimento também é necessário para preservar a saúde do animal:
- o processamento permite estimular o crescimento de lã nova;
- melhora a circulação sanguínea;
- o pêlo fica ótimo mesmo sem a escovação diária, tornando-o fácil de cuidar.
O aparamento é realizado com a ajuda de ferramentas especiais e é uma arrancada cuidadosa da lã velha e morta, após a qual novos cabelos crescem. Se você não fizer essa remoção, logo o cabelo protetor e o subpêlo ficam emaranhados, causando muitos problemas:
- a aparência de emaranhados;
- a incapacidade de acessar o ar para a pele, o que pode causar irritação e dermatite;
- acúmulo de umidade sob os cabelos, provocando a reprodução da flora patogênica.
Como resultado, o cão pode desenvolver doenças inflamatórias e até infecciosas, que é mais sensato prevenir do que tratar.
Vantagens adicionais do procedimento são a proteção do fox terrier de pequenos ferimentos, mordidas, repulsão de sujeira e água devido à qualidade da lã.
Quando cortar?
A raça necessita de aparas periódicas, não só porque a higiene é importante para o animal - sem o corte de cabelo, o cão pode ser desclassificado de acordo com os padrões de aparência estabelecidos.
Você pode determinar se seu animal de estimação precisa ser aparado agarrando uma pequena mecha e puxando-a levemente. Se o cabelo ainda está em suas mãos, é hora do tratamento.
Com que frequência o procedimento é realizado:
- pela primeira vez um cachorro deve ser “cortado” aos 4 meses ou um pouco mais tarde, porque nesta altura a pelagem do cachorro é substituída por uma adulta, e então - à medida que o pêlo volta a crescer;
- é permitido processar um animal de estimação uma vez a cada 6 meses, mas então ele se parecerá um pouco com um cão com pedigree - isso requer aparar uma vez a cada 3 meses;
- a raposa completamente padrão pode parecer com depenagem mais frequente - então seu pêlo parece especialmente bem cuidado.
Acontece que o aparamento pode ser feito 2 a 3 vezes por ano, mas para que o animal fique perfeito, é melhor fazê-lo uma vez a cada 1,5-3 meses, é durante esse período que o pelo do animal tem tempo para renovar e crescer novamente.
Um evento completo geralmente é realizado em um salão, onde profissionais de beleza estão envolvidos nele.
No resto do tempo, é permitido que você mesmo faça a pinça. Após os primeiros tratamentos, ficará claro para o filhote qual será a frequência de corte.
Esquema do primeiro corte de cabelo para cães de pêlo duro
Pela primeira vez, você pode aparar o filhote com as próprias mãos em casa, mas para isso é preciso ter paciência, pois esse processo é bastante demorado.
Para trabalhar, você precisará de ferramentas:
- tesouras com pontas arredondadas para não ferir o animal;
- pente frequente para pentear os cabelos mortos;
- uma escova com cerdas duras para limpar o cão;
- máquina de barbear necessária para remover pelos individuais no final do procedimento;
- faca de aparar, que é uma ferramenta comum de aço resistente com uma extremidade afiada e pontiaguda e pequenos entalhes em um dos lados;
- para animais de estimação adultos, use dois pentes aparadores com uma alça confortável.
O Fox Terrier é um pequeno animal que pode ser colocado em uma mesa estável onde o procedimento é realizado.
Preparação:
- pré-lave o cão com shampoo, nos locais onde a lã tiver tempo de ficar embaraçada, desmonte-o manualmente e faça as mechas, usando um óleo ou loção especial;
- pentear o animal com uma escova dura, removendo os pelos mortos;
- antes de começar a aparar, desinfete os instrumentos.
Procedimento para processamento:
- o animal se vira para si mesmo e começa a tirar os pelos do pescoço aparando, deixando um comprimento de 1 cm;
- no corpo, o comprimento do cabelo deve ser de 1,5 cm;
- em seguida, você precisa remover brevemente o cabelo das coxas até o jarrete para que os músculos e as patas pareçam expressivos;
- nas patas dianteiras, o cabelo não é removido, mas constantemente penteado para cima para o volume externo;
- corte curto deve ser feito na testa, bochechas e orelhas, o cabelo é cortado sob a máquina de escrever perto das orelhas;
- a cauda no topo é arrancada, na parte inferior - corte com uma tesoura romba, não toque na ponta se esta parte do corpo for curta;
- no peito e nas laterais do pescoço, é aconselhável cortar os cabelos curtos da mesma forma que nos ombros, o que ajudará a enfatizar seu alívio;
- no abdômen, os cabelos são removidos pelas laterais e a transição de uma parte do corpo para outra deve ser suave.
Você pode acostumar seu filhote ao procedimento por volta de 1,5 a 2 meses.
Para começar, ele deve ficar calmamente em um pedestal ou mesa, dependendo do processamento que será feito no futuro.
O cão pode ser colocado em uma plataforma elevada por 1-2 minutos, evitando quedas. Quando o medo de altura passar, você pode começar a treinar para escovar, pentear, certifique-se de encorajar o animal. Você precisa pentear as costas primeiro e, à medida que se acostuma, o rosto e as patas.
Proprietários experientes, em primeiro lugar, simplesmente aparam o filhote com aparas e só então procedem com cuidado ao tratamento padrão. A principal tarefa nesta fase é a remoção completa dos pelos do cachorro.
Para que o animal não fique nervoso, pela primeira vez pode fazer pausas para o seu descanso, distraia-o com uma ligeira massagem. No futuro, Fox se acostumará com o procedimento e se comportará com calma.
Em cães adultos de pêlo duro, apare o peito, as laterais, as orelhas, as bochechas, as costas e o pescoço o máximo possível. Também é importante arrancar o cabelo nas almofadas e entre os dedos dos pés. Nas patas traseiras, o cabelo é deixado até os joelhos, mas o focinho deve manter a quadratura característica dos terriers, portanto, é necessário aparar regularmente atributos como sobrancelhas, barba e bigode. Claro, pode haver alguns pequenos desvios com base nas características do exterior de cada animal.
Como aparar um fox terrier em casa, veja abaixo.