Toy Terrier: descrição da raça, educação e treinamento, conteúdo
O Russian Toy Terrier é uma raça de cachorro decorativo em miniatura que não perdeu sua popularidade ao longo dos anos. Animais de estimação travessos e engraçados desempenham um excelente trabalho no papel de um companheiro sincero e amigo leal e, se necessário, de um protetor destemido.
História de origem
A história do surgimento do Toy Terrier Russo remonta aos anos 50 do século passado, quando os criadores russos começaram a criar uma nova raça decorativa. Toy terriers ingleses de pêlo liso foram usados como pais, que foram considerados excelentes caçadores de ratos em sua terra natal e foram trazidos para a Rússia czarista em meados do século XIX.
Foram os descendentes desses cães aristocráticos que foram usados para o trabalho de criação para formar uma nova raça.
Os cães gostavam da nobreza russa e logo se tornaram a personificação da riqueza e da posição na sociedade. Porém, devido aos acontecimentos de 1917, os toy terriers ingleses, como tudo burguês, perderam sua relevância e foram duramente criticados pelo sistema soviético. Com o tempo, a raça perdeu sua pureza de sangue, e os cães que foram lançados na criação 30 anos depois apenas se pareciam vagamente com seus ancestrais de raça pura.
Como resultado, o gado resultante tinha pouco em comum com os verdadeiros terriers de brinquedo ingleses, o que, entretanto, não deteve os entusiastas.
No decorrer do cruzamento dos indivíduos selecionados, nasceram filhotes de pêlo excepcionalmente liso, e apenas em 12 de outubro de 1958, o primeiro bebê de pêlo comprido nasceu de um par de toy terriers de pêlo liso Johnny e Daisy.Por causa da pelagem fora do padrão, o cachorrinho foi rejeitado e teria ficado desconhecido de ninguém, se por acaso não tivesse acabado nas mãos do maior especialista da seção Moscow Toy Terrier Zharova EF Foi com este cachorrinho, apelidado Chikki, que a história da formação da raça começou terrier de brinquedo de pêlo comprido.
Um fato interessante é que representantes da raça de pêlo comprido, que até 1966 geralmente pertenciam à categoria de grupo experimental de raças, receberam reconhecimento oficial e registro muito antes de seus "pais" de cabelos lisos. E já no final de 1966, Zharova conseguiu obter a aprovação do padrão para seus animais de estimação - terrier de brinquedo de pêlo comprido de Moscou. A formação completa do Russian Toy de ambos os tipos como raça independente foi completada em 1969, e no final do ano mais de 300 cães com pedigree foram registrados.
Considerando a juventude da raça e a baixa fertilidade das ninhadas, o número impressiona.
Nos anos 60 e 70 do século passado, o custo dos cachorros toy terrier russos era bastante acessível. Nesse sentido, os aposentados muitas vezes se tornavam donos de cães, que tomavam o animal apenas para a alma e não estavam absolutamente interessados na criação. Além disso, após a queda da Cortina de Ferro, representantes de outras raças em miniatura invadiram a Rússia, e o Toy Terrier Russo foi praticamente perdido. A raça já foi suplantada por competidores estrangeiros de última geração, e os donos do rebanho remanescente pararam de assistir às exposições.
No entanto, no final dos anos 1980, Zharova, junto com outros entusiastas, começou a reviver o brinquedo russo. Foi muito difícil fazer isso, pois os ex-rebanhos puros envelheciam e seus descendentes estavam em outros clubes. Mas passo a passo, literalmente do zero, a raça ainda foi restaurada, e já em 1996 foi inaugurado na capital o Clube Nacional da Raça Russian Toy Terrier. No ano seguinte, o clube organizou a Primeira Exposição da Raça All-Russian, que despertou grande interesse nos criadores de cães e atraiu muita atenção para a raça.
A raça foi oficialmente reconhecida pela FCI somente em 21.02.2006., quando a reunião da Comissão de Criação aprovou a decisão de atribuir-lhe a norma oficial n.º 352. A pedido da Federação, ambas as variedades - os Toy Terriers de pêlo comprido de Moscovo e de pêlo liso russo foram combinados numa única raça e receberam um nome comum - Russian Toy Terrier. No entanto, a princípio a raça tinha o status de "temporariamente reconhecida" e não tinha o direito de reivindicar títulos internacionais importantes. Uma licença permanente foi emitida apenas em 2017, o que permitiu que os cães de brinquedo russos, em igualdade de condições com outras raças, reivindicassem títulos de campeões mundiais e europeus.
Descrição da raça
O Toy Terrier russo, que muitas vezes é chamado de "Toychik" na vida cotidiana, é um cão pequeno, elegante e muito ativo. Os adultos são caracterizados por músculos magros, ossos finos e dimorfismo sexual mal expresso, claramente visível apenas no comportamento dos animais.
- A cabeça do Brinquedo é arredondada, a transição entre o focinho e a testa convexa é bem pronunciada. As protuberâncias occipitais com arcos superciliares são pouco visíveis.
- O focinho tem formato pontiagudo com bochechas finas e, segundo o padrão, mede 1/3 do comprimento da cabeça. Dentes pequenos e muito afiados que se fecham em uma mordedura em tesoura regular, as mandíbulas são leves, com lábios finos firmemente presos a elas.
- Os olhos grandes e redondos são colocados bem separados e, de acordo com o padrão, são sempre de cor marrom escuro.
- O nariz é pequeno, pigmentado para combinar com a cor ou preto.
- As orelhas eretas têm uma forma triangular, inseridas altas, bastante largas em relação à cabeça.
- O pescoço é longo, graciosamente arqueado, inserido muito alto.
- O tórax não é muito largo, tem formato oval e é um pouco profundo.
- O abdômen é esgalgado, sem barriga pronunciada.
- O dorso cai visivelmente em direção à cauda e se distingue por uma cernelha bem visível.
- A cauda geralmente é cortada, mas o comprimento natural também é permitido.
- As pernas são retas, finas e longas. As patas são arqueadas, ovais, os dedos bem fechados.
- Os movimentos são livres e muito confiantes, o que, junto com o tamanho em miniatura, parece muito harmonioso.
Quanto à lã, então Existem dois tipos de terrier de brinquedo russo - de pêlo liso e de pêlo comprido. Nos cães do primeiro tipo, a pelagem é curta, colada ao corpo e sem subpêlo. Nos representantes do segundo tipo, o corpo é coberto por pêlos lisos ou levemente ondulados com 3-5 cm de comprimento.Apesar do comprimento do cabelo suficiente, os contornos naturais do corpo não ficam ocultos. Na cabeça e na frente das pernas, o cabelo é bastante curto, enquanto na parte de trás dos membros há penas. As patas também são cobertas por pêlos longos, que escondem completamente as garras.
Nas orelhas, o cabelo também tem comprimento suficiente e cai em franja, como na crista chinesa.
A cor dos toy terriers russos é preto e castanho, azul, roxo, vermelho (dourado), com flor preta ou marrom ou sem. As características desqualificantes incluem as cores branco, preto e preto e preto, bem como a presença de manchas brancas, grandes marcações e zoneamento. Além de uma cor não padrão, um toy terrier pode ser rejeitado por uma pelagem fina e manchas carecas em espécies de pêlo liso, por pêlos muito longos ou encaracolados em uma variedade de pêlos longos e também se o filhote tiver orelhas caídas , de pernas curtas ou com mordedura irregular.
No entanto, as características do Russian Toy Terrier serão incompletas se você não considerar as vantagens e desvantagens da raça. Portanto, as vantagens desses cães pequenos e atraentes incluem mobilidade, energia, boa índole, disposição alegre, discrição, obediência e falta de agressividade.
Além disso, possuem um caráter equilibrado, muito sociável, inteligente e bem treinado.
Entre as desvantagens, nota-se a excessiva "tagarelice", que muitas vezes causa a justa indignação dos vizinhos na entrada, vulnerabilidade ao calor e ao frio, teimosia, gula e machos presunçosos. Além do mais, são muito frágeis e requerem um tratamento cuidadoso, principalmente na relação com os filhos... Portanto, se houver uma criança pequena em casa, é melhor dar uma olhada em alguma outra raça mais forte e não expor o filhote ao perigo de se comunicar com a criança.
Por que é chamado de anão?
A principal diferença entre os cães anões e outras raças pequenas é sua altura e peso. Então, Os machos do Toy Terrier russo de ambos os tipos crescem até 28 cm e as fêmeas até 25... O peso dos animais varia de 2 a 3 kg e depende do sexo e da idade do animal. Se a altura de um adulto não ultrapassar 20 cm, e seu peso for inferior a 1 kg 800 g, esse cão é considerado um mini-terrier de brinquedo, e "micro-cachorros" são freqüentemente encontrados na ninhada dos pais de tamanhos padrão.
Os pequenos animais de estimação costumam agir como cães domesticados e são uma espécie de decoração e indicador do alto status social de seu dono. No entanto, de acordo com criadores profissionais, não é desejável usar não apenas mini, mas também cães anões para tais fins. Isso se deve à mobilidade e atividade geneticamente inerentes aos brinquedos e à necessidade de movimento e brincadeira constantes.
Quantos anos os cães crescem?
Os terrieres de brinquedo russos, incluindo os mini terrieres de brinquedo, crescem ativamente até 4-5 meses. Ao atingir essa idade, o crescimento acelerado cessa e o animal gradualmente ganha massa muscular. Deve-se notar que durante o intenso desenvolvimento físico do filhote, sua atividade cerebral também está se desenvolvendo ativamente. Como resultado, um bebê de 4 meses não é de forma alguma inferior em desenvolvimento mental a um cão adulto.
No entanto, deve-se notar aqui que esses dados são bastante médios, uma vez que não só a genética, mas também as condições de manutenção, alimentação e cuidados afetam o crescimento do filhote. Portanto, esses pontos devem ser atentados e, principalmente, monitorar a presença de alimentos protéicos no cardápio do pet. Além disso, a atividade física excessiva, assim como um passatempo sedentário, pode prejudicar a formação do tecido ósseo e levar a doenças do sistema musculoesquelético.
A formação final do esqueleto e do conjunto de massa muscular é concluída em 9-12 meses.
Traços de caráter
Os Toy Terriers russos são cães excessivamente brincalhões e enérgicos que se dão bem com outros animais de estimação e pessoas. mas devido à psique lábil e suscetibilidade ao estresse, não é recomendado levar tais animais para locais barulhentos... Pela mesma razão, o Brinquedo Russo não deve ser mantido em uma casa onde vivam crianças barulhentas e barulhentas, caso contrário o cachorro latirá muito e ficará em um estado de estresse constante, o que acabará afetando negativamente sua saúde mental.
Além disso, devido à atividade excessiva dos cães, a raça não deve ser levada por idosos, já que o animal travesso exigirá brincadeiras e não permitirá que os donos descansem totalmente.
Além de ser ativo e lúdico, a marca registrada do personagem do brinquedo é a dependência completa e o apego excessivo ao seu dono. Há casos em que os toy terriers, incapazes de resistir à separação de seus donos, caem em forte depressão, adoecem e morrem. Além disso, não se pode deixar de falar sobre a coragem e destemor desses cães pequenos. Não é incomum ver situações em que um pequeno defensor avança ameaçadoramente contra cães enormes. No entanto, esse comportamento costuma ser completamente irracional, e o brinquedo beligerante começa a intimidar e sem ele.
Nesses casos, os donos devem dedicar mais tempo à criação do animal, pois o comportamento agressivo pode provocar reações em cães de grande porte e levar a consequências graves e, às vezes, irreparáveis.
Quanto à atitude para com os estranhos, o Brinquedo Russo se comporta de forma muito cautelosa com eles e olha a reação do dono. Se ele for calmo e tiver uma disposição benevolente para com um estranho, o cão se comportará com ele da mesma maneira. Rapidamente entra em contato com os convidados que passaram por sua casa, se deixa ser acariciado e levado em seus braços. Na adolescência, ela não tem aversão a roer as pernas de móveis e sapatos, o que se complica pelo tamanho diminuto e pela capacidade de penetrar nos cantos mais inacessíveis do apartamento. Portanto, para evitar danos materiais, a liberdade de movimento do filhote deve ser limitada a um cômodo, do qual seria desejável remover todas as coisas desnecessárias.
Outra característica do Toy é que ele permanece ativo por toda a vida. Muitas vezes você pode ver um animal de estimação de idade avançada, incansavelmente correndo atrás de um pedaço de pau ou de uma bola. Em vista do passado de caça de ancestrais diretos - terriers de brinquedo ingleses, o cão não tem aversão a perseguir gatos e pássaros vizinhos. Nesses momentos, o cão fica tão empolgado com a perseguição que não vê nem ouve seu dono.
Estes pontos devem ser levados em consideração e medidas devem ser tomadas para que o cão não corra muito e não se perca.
Também deve ser notada a alta segurança e qualidades de proteção dos brinquedos, no entanto, o tamanho em miniatura não permite que eles sejam totalmente realizados. Então, ao ver o perigo, aquele seio sobe para proteger o dono e avança sem medo para o agressor... Visto de fora, tal visão parece muito engraçada, no entanto, o desejo do cão de salvar o dono é tão sincero que os agressores às vezes não suportam sua pressão e recuam.
Como escolher um cachorrinho?
É melhor comprar um filhote de cachorro Toy Terrier Russo em um canil ou de criadores de boa reputação, pois a compra "de mão" não pode garantir a total conformidade do animal com as qualidades da raça.Esses toi costumam ter anomalias de comportamento, que se manifestam em covardia excessiva ou, ao contrário, em agressividade injustificada. Além do mais, ao comprar um toy terrier em um berçário de uma raça, você sempre pode conhecer os pais do filhote, ver a história de suas doenças e observar seu comportamento... Outra vantagem de tal compra será a presença de um cartão de cachorro e um passaporte veterinário com marcas no calendário de vacinação.
Quanto à idade do bebê, então não é recomendado comprar cachorros com menos de 2 meses de idade, e a melhor opção seria comprar um animal de estimação de 3 a 4 meses. Nesta idade, os desvios no exterior já são bem visíveis, pelo que os riscos de dar de cara com uma “fake” são muito menores. Recomenda-se também a escolha de um filhote em um canil mono-racial, já que em um canil multi-racial há chance de abate.
Em relação ao custo dos toy terriers, podemos dizer o seguinte: o preço de um cachorro da classe pet começa em 20.000 rublos, para uma classe de raça - a partir de 30.000 rublos, e uma classe show - a partir de 40.000 rublos (dados de 2019) . Deve-se ter em mente que cachorros de cruzamentos não programados que não possuem documentos são 70-80% mais baratos do que cachorros com documentos, e os proprietários de genes de elite com pais medalhistas, pelo contrário, são 20% mais caros do que o custo médio. A cor do brinquedinho também afeta o custo final: os cachorros chocolate e azul são muito mais caros do que os bebés pretos.
O mesmo com o tamanho: por um mini-brinquedo terá de pagar muito mais do que por um cachorrinho de tamanho normal.
Manutenção e cuidados
O Russian Toy Terrier é um cão exclusivamente doméstico e deve viver com calor e conforto. Ao comprar um filhote, você precisa cuidar do local de dormir e comprar antecipadamente uma cama macia e confortável com laterais baixas. Coloque o cachorro "para a noite" deve ficar longe de aparelhos de aquecimento e correntes de ar. É aconselhável colocar o seu animal de estimação em um local isolado, onde ele possa descansar com calma e ao mesmo tempo não atrapalhe a movimentação dos familiares pelo apartamento. Os cachorros pequenos precisam de brinquedos com os quais passarão muitas horas à espera de um passeio. Os Toi gostam muito dos seus brinquedos e mesmo em idade avançada brincam com eles com prazer.
Para que o jogador que joga o brinquedo não fique pendurado sob os pés da casa, ele pode cercar uma pequena área e cobri-la com grama artificial.
O brinquedo russo precisa de caminhadas ativas, portanto, atenção especial deve ser dada à atividade física. Um estilo de vida ativo ajudará a prevenir a obesidade, à qual a maioria dos brinquedos está propensa, e permitirá que seu animal de estimação libere a energia acumulada durante o dia. Os cães gostam muito de correr sem coleira, no entanto, só podem ser soltos se estiverem firmemente convencidos de que são amigáveis. Se o cão está constantemente intimidando os cães, não é recomendável soltá-lo da guia em locais públicos. Quando sair para passear com tempo frio, deve-se usar roupas, pois os cães não toleram bem o resfriado e pegam resfriados rapidamente.
Na caminhada, é preciso garantir que o toy terrier não arraste nada do chão para a boca, já que muitos bebês têm esse hábito. Nesses casos, o treinamento do animal de estimação ajuda bem e, em casos extremos, um focinho. É muito importante não permitir que ela salte de uma altura e supere vários obstáculos: o cão tem ossos muito frágeis e pode ser ferido por qualquer movimento descuidado. Assim que o filhote entrar em casa, ele deve ser imediatamente treinado para fazer as suas necessidades com uma fralda absorvente ou bandeja. No futuro, esse hábito eliminará a necessidade de caminhadas no frio e ajudará a manter a ordem no apartamento.
Quanto ao cuidado de um brinquedo russo, é bastante simples e inclui vários procedimentos obrigatórios.
- O brinquedo de pêlo curto é penteado semanalmente com uma luva de borracha, enquanto o brinquedo de pêlo comprido é penteado todos os dias.
- Recomenda-se dar banho em cães peludos a cada 2 semanas, cães de pêlo curto - uma vez por mês.
- As garras devem ser cortadas à medida que crescem, cerca de uma vez a cada 2 meses. Não vale a pena esperar que o cão os triture sozinho: tenho muito pouco peso, por isso mesmo andar no asfalto não resolve o problema.
- As orelhas devem ser tampadas com algodão durante o banho e limpas com uma solução anti-séptica uma vez por mês. Em indivíduos de cabelos compridos, é necessário monitorar a condição do cabelo nas orelhas e, se ele crescer fortemente, corte-o com cuidado. Além disso, as orelhas devem ser examinadas diariamente em busca de infecção, e mesmo com pequenas secreções, mostre imediatamente o animal ao veterinário.
- Os olhos do terrier de brinquedo também precisam ser inspecionados e removidos diariamente as secreções ressecadas.
- Recomenda-se escovar os dentes uma vez por semana usando uma pasta de cachorro e uma escova miniatura.
- Se o animal não participa da reprodução, você pode castrar ou esterilizar o animal. Este procedimento é realizado a pedido do proprietário ou por razões médicas aos 6-12 meses nos machos e nas fêmeas - até o primeiro estro, mas não antes dos 5 meses de idade.
Com os devidos cuidados e ótimas condições de manutenção, os toy terriers russos praticamente não adoecem e vivem facilmente até 15 anos.
Alimentando
Você pode alimentar o brinquedo russo tanto com comida natural quanto com comida pronta. Este último método de alimentação é considerado a opção preferível, uma vez que não requer um cardápio balanceado e o uso adicional de complexos vitamínicos e minerais. Todos os componentes da ração são selecionados levando em consideração sua compatibilidade e nas quantidades necessárias para o animal.
Os especialistas recomendam escolher alimentos de qualidade premium para cães pequenos ornamentais.
Se for decidido alimentar o brinquedo com produtos naturais, o cardápio deve ser desenvolvido levando em consideração que 40% da porção total deve ser carne magra (bovina ou de frango) ou miudezas. Os 60% restantes devem ser cereais (40%) e vegetais (20%). Algumas vezes por semana, você precisa oferecer kefir com baixo teor de gordura, leite fermentado e queijo cottage, bem como peixes do mar cozidos com ossos selecionados, frutas da estação e gema de ovo. Além disso, com um método natural de alimentação, o animal deve receber suplementos de vitaminas e minerais. Com qualquer método de alimentação, o brinquedo deve ter livre acesso à água potável.
Alimentos proibidos que em nenhuma circunstância devem ser dados à Russian Toy incluem doces, alimentos gordurosos, condimentados e fritos, bem como picles e doces. Quanto ao número de mamadas, os cachorros até aos 3 meses são alimentados 5-6 vezes ao dia, aos 4 meses são transferidos para 4 refeições ao dia, aos 6 meses - 3 vezes ao dia, ao ano - 2 vezes a dia. Em nenhum caso você deve superalimentar o Toy, pois a raça tem alta predisposição à obesidade. Nesse sentido, você não deve alimentar o cão da mesa e deixar comida em locais acessíveis para ele. Assim, cachorros de 1-3 meses recebem 50-70 g de mingau de leite líquido, bebês de 3-6 meses - 100-150 g de alimento ainda líquido, e de 6 a 12 meses - 250-300 g de alimento sólido. Para brinquedos com mais de um ano, o peso da porção não deve ultrapassar 500 g.
Educação e treinamento
O Toy Terrier Russo é um cão muito inteligente e de raciocínio rápido que se presta bem ao treinamento. Os animais de estimação entendem perfeitamente o significado de muitas palavras, então não há problemas com a execução de comandos. Mesmo os iniciantes que não têm essa experiência podem treinar um brinquedinho. A única condição para criar um cão é a regularidade e consistência do treinamento. Essa exigência se deve ao fato de donos inexperientes muitas vezes se confundirem com o físico frágil e a aparência charmosa do animal, razão pela qual, ao invés de começarem a educar o mais cedo possível, passam a mimar o cão desnecessariamente.
Como resultado, aquele rapidamente se sente permissivo e impunemente e literalmente se senta no pescoço de seu dono. O cão começa a ter acessos de raiva no sentido literal da palavra e não se acalma até conseguir o que deseja. Esses bichinhos muitas vezes arrastam comida da mesa, latem alto, exigindo doces, demonstram agressividade e dormem onde querem, inclusive na cama do dono.
Logo o proprietário percebe que cometeu uma omissão grosseira na educação, mas acaba sendo tarde demais.
O cão mimado e rude não vai melhorar em nada e com o passar dos anos só se torna mais teimoso e rebelde. Portanto, você não deve seguir o exemplo desses cachorros fofos, e desde os primeiros minutos do aparecimento do bebê na casa, você deve começar a criá-lo imediatamente. O brinquedo russo é treinado de acordo com o esquema clássico, usando um sistema de recompensas e punições. Uma voz severa e grito devem ser usados como uma reprimenda. Em nenhum caso você deve bater e chutar seu animal de estimação.
Não é necessário realizar o curso geral de treino com o brinquedo, mas o cão deve conhecer os comandos básicos. Você precisa começar a treinar aos 3 meses, ou seja, imediatamente, assim que o animal se acostumar com seu nome e dono. Além disso, é necessário socializar o brinquedo o mais cedo possível, especialmente para machos excessivamente arrogantes.
Para isso, com o bebê é preciso caminhar com mais frequência em locais lotados e permitir que ele brinque na companhia de outros filhotes.
Críticas do proprietário
Os proprietários falam muito positivamente sobre seus animais de estimação e os amam muito. Todos como um observaram as boas habilidades mentais dos cães e sua alta inteligência. Toy terriers muitas vezes entendem seus donos literalmente à primeira vista e tentam de todas as maneiras possíveis agradar e merecer elogios. Porém, apenas cães exemplares se comportam dessa forma, cujos donos cuidaram de sua criação a tempo.
Mas reclamações sobre o comportamento de Toy também não são incomuns. Em vários fóruns de "cães", frequentemente há comentários sobre pegadinhas e teimosia de pequenos animais de estimação. É um péssimo hábito dos cachorros virem até o dono na cama e serem muito teimosos ao tentar mandar o cachorro para o seu lugar. Muitos reclamam do latido alto e muitas vezes irracional de brinquedinhos, o que causa grande inconveniente quando uma criança nasce em uma família. No entanto, existem muito mais críticas positivas sobre os cães. Os proprietários simplesmente adoram seus amigos leais e confiáveis e não trocarão o Brinquedo Russo por qualquer outra raça.
Para esta raça de cachorro, veja o próximo vídeo.