Regras para o cuidado e manutenção de um terrier de brinquedo
Cada cão é único à sua maneira, pelo que o dono pode adquirir a raça que lhe agrada. Como a vida do homem moderno é muito intensa e com muito pouco tempo livre, cada vez mais eles têm cachorros pequenos com os quais é conveniente passear e, se necessário, podem ficar em casa o dia todo. Toy terriers são apenas essas raças. Para aqueles que desejam ter um amigo de quatro patas, você precisa descobrir o máximo possível sobre os traços de caráter, o cuidado e a educação desse cão.
O que você precisa para manter os cães?
O Toy Terrier é uma das menores raças de cães, o que é um fator importante na escolha de um animal de estimação para manter em apartamento. Esta variedade é conhecida desde a antiguidade e ainda é popular devido às suas interessantes características externas, caráter amigável e boa saúde. As características de um terrier de brinquedo são as seguintes:
- pequenas dimensões e peso corporal não superior a 3 kg; as variedades em miniatura pesam de 1,5 a 2 kg;
- altura - de 18 a 15 cm;
- viver cerca de 10 anos;
- o comportamento de indivíduos de sexos diferentes é muito diferente;
- por natureza, a raça é gentil, amigável com as pessoas e outros animais de estimação;
- custam entre $ 200 e $ 700.
A raça mais popular é o Russian Toy Terrier. Muitas vezes é criado em famílias com crianças ou aqueles que desejam passear com seu animal de estimação em todos os lugares, incluindo lojas e outros locais públicos.
Para que a vida de um pequeno animal de estimação seja confortável em uma nova casa, é importante comprar tudo o que você precisa antes que ele apareça.
A casa deve ter os seguintes acessórios:
- uma casa para um toy terrier, adaptada às dimensões do futuro animal de estimação; é melhor comprar um modelo dobrável ou que pode ser transformado se necessário;
- Fronha de algodão para descanso e sono confortável do cão;
- tigela para comida, de preferência de cerâmica; além disso, vale a pena comprar um tapete embaixo da copa;
- pentes: um deve ter dentes longos e cabo alto, o segundo deve ser de metal;
- escova de massagem e tesouras de ponta cega;
- Pinças para cuidar dos cabelos das orelhas;
- shampoo para os cabelos do toy terrier;
- limpador de ouvido;
- secador de cabelo para cuidar de um animal de estimação em clima frio e após os procedimentos de rega;
- um conjunto de brinquedos de borracha;
- pequena bandeja;
- uma escova de dentes de látex e pasta de hortelã, bem como ossos para ajudar a prevenir o acúmulo de placa;
- alimento seco;
- roupas para as estações frescas e frias, feitas com tecidos naturais;
- colar do comprimento e largura corretos, é desejável que seja antibacteriano;
- medicamentos para parasitas.
Ao planejar a compra de um filhote, você precisa ter todas essas coisas em casa, o que será suficiente para cerca de 2 meses. Cuidados adicionais irão variar ligeiramente, mas adaptações adicionais podem ser necessárias. Ao pensar em qual indivíduo vale a pena comprar, você precisa conhecer as características de um menino e de uma menina para fazer sua escolha conscientemente. A descrição do homem é a seguinte:
- cão mais alto e maior;
- muito ativo e alegre;
- adora longas caminhadas.
As características distintivas de uma garota são as seguintes:
- na maioria das vezes comprado para criar esta raça;
- mais fiel, leal e obediente;
- faz bom contato, se dá bem com crianças;
- durante a gestação e o estro é proibida a participação em exposições.
Comprar meninos é mais lucrativo, pois são um pouco mais baratos, não precisam procurar nenhum par, podem se defender. Dentre as desvantagens, vale destacar o caráter combativo, a fraqueza pelo estro do sexo oposto e o pouco contato com os filhos. As meninas da raça Toy Terrier são adquiridas para famílias com filhos ou quando se deseja ter um cão dedicado, leal e obediente.
Dos pontos negativos, podemos notar a necessidade de acasalamento, que ocorre durante os vazamentos de 1 a 2 vezes por ano. As meninas são mais caras do que os meninos.
Cuidado com a aparência
Para cuidar adequadamente de um filhote, você deve ser capaz de realizar todas as seguintes atividades:
- limpar os olhos com algodão em caso de secreção;
- limpeza das orelhas, para a qual também é melhor usar discos em vez de palitos;
- manicure, se as garras cresceram ou começaram a enrolar;
- limpeza das glândulas anais.
Para que o toy terrier more confortavelmente no apartamento, vale a pena reservar um local para ele brincar, além de um espaço para descanso e alimentação. Como esses animais são muito ativos, eles correrão e se divertirão muito, o que deve ser levado em consideração. É importante andar fora com ele, pois é bom para a saúde dele. É melhor ir a uma área tranquila e espaçosa, onde o animal possa correr sem medo de nada ao redor. Andar na coleira com esta raça não é possível, pois os terriers amam a liberdade.
Para promoção da saúde é importante passar tempo com o cão ativamente, jogar um pedaço de pau, uma bola, pedir todos os tipos de tarefas... O ciclismo cross-country é um bom treino. A velocidade deve ser moderada e a distância deve começar em 1–2 km e aumentar gradualmente para 5–7 km. O melhor é dividir a caminhada em partes, com pausas obrigatórias e mudança de atividades.
Uma característica especial de cuidar de um terrier de brinquedo é sua gentileza. Esta raça tem ossos frágeis, por isso é importante brincar com ela com cuidado, proibir pular de morros, subir em um sofá e outros objetos altos. O cuidado desta raça consistirá em banhos, que costumam ser feitos duas vezes por semana se a raça tiver pêlo curto.Para os indivíduos que participam de exposições e se submetem a procedimentos estéticos, o banho torna-se uma rotina diária. Sem a necessidade, você não deve se deixar levar por procedimentos com água, pois isso afeta negativamente a qualidade e o estado da pelagem, que se torna quebradiça, desbotada e pode ocorrer eczema.
É muito importante cuidar da saúde do seu animal, protegendo-o com vacinas. Os cães adultos são vacinados uma vez por ano, os cachorros precisam de profilaxia mais frequente. A primeira vacinação ocorre aos 2 meses, a seguinte aos 7 meses e a última a um ano. Se o animal for naturalmente muito fraco e frequentemente doente, pode ser injetado um soro especial, que aumenta a resistência do corpo e ajuda a combater infecções e situações perigosas que ameacem a saúde. Não vacine apenas grávidas ou doentes, noutros casos é apenas benéfico.
Cuidar de um toy terrier não é difícil, mas leva tempo, pois vale a pena cuidar do estado do pelo, se estamos falando de uma raça de pêlo comprido, verifique o estado das unhas e das orelhas. Após cada caminhada, é necessário limpar o pelo do animal para retirar a poeira e microorganismos que podem danificá-lo. Essa tarefa pode ser feita de forma rápida e eficiente com o auxílio de lenços umedecidos, que limpam o pelo do cachorro. Para evitar que o cão pegue pulgas, durante o banho, deve-se usar shampoos anti-pulgas e usar coleira antiparasitária na rua.
Para manter o pêlo com aspecto saudável e sedoso, é importante alimentar o animal de forma correta e completa.
Cuidar de um toy terrier é cuidar dos olhos do cachorro, que às vezes pode começar a lacrimejar. Esse problema ocorre devido a qualquer doença: conjuntivite, problemas com crescimento de cílios, contaminação ocular, trauma. Você pode ajudar seu animal em situação semelhante com a ajuda de uma ferramenta especializada que se vende em farmácias veterinárias, ou com a ajuda de um chá forte, caso o medicamento necessário não esteja disponível. Em caso de contaminação dos olhos com poeira ou detritos, enxágue com água corrente. Em caso de processos inflamatórios frequentes, deve-se consultar um médico.
Cuidar de um amigo de quatro patas será incompleto se suas orelhas permanecerem sujas. O Toy Terrier precisa remover todo o excesso de cera e manter a higiene dos canais auditivos.... A melhor opção seriam os chumaços de algodão, que possibilitarão a realização de todos os procedimentos necessários e não causarão ferimentos nas orelhas do animal. Os especialistas também podem usar cotonetes, mas nas mãos de um criador de cães inexperiente, esse é um equipamento inadequado, pois pode danificar a orelha do animal. Outro ponto importante é massagem, que forma da base das orelhas ao topo, o que ajuda a manter a forma correta e protege contra o enrugamento.
O nariz do animal também é digno de nota, você deve examiná-lo várias vezes ao dia para se certificar de que está limpo. Se isso não for feito, cotão e resíduos finos entrarão no trato respiratório pelo nariz, o que piorará significativamente a saúde do animal. Ainda mais importante é o atendimento odontológico, que deve ser feito o tempo todo. No cão adulto, é necessária a remoção da placa bacteriana, que só o veterinário pode tratar, enquanto o filhote precisa de ajuda para quebrar os dentes de leite, já que eles próprios não caem.
O toque final no cuidado de um toy terrier é aparar as unhas, o que deve ser feito se elas começarem a enrolar, caso contrário, as pernas do animal começam a se dobrar.
Como se alimentar?
Comer um toy terrier é um assunto especial, pois, apesar do tamanho modesto deste cão, a comida é o seu ponto fraco. Para não prejudicar a saúde do cão, é importante ser capaz de formular adequadamente uma dieta e alimentá-la por um número estritamente definido de vezes. Recomenda-se alimentar um filhote de até dois meses de idade, no máximo 6 vezes ao dia. O processo de crescimento requer uma diminuição no número de mamadas, portanto, aos quatro meses, restam apenas três refeições, e o animal come apenas duas vezes por dia por ano. Depois de um ano, você pode mudar para a alimentação única, se o cão for capaz de suportar tal programação.
Como alimento, esta raça deve receber ração e não cozinhar sozinha., visto que é extremamente difícil encontrar os produtos ideais, para equilibrar proteínas, gorduras e carboidratos, vitaminas e minerais na proporção e quantidade certa. Para a alimentação, o melhor é comprar rações premium de alta qualidade, preparadas com matérias-primas naturais e enriquecidas com todos os elementos necessários para o desenvolvimento saudável e pleno do cão. Alimentos secos podem ser usados tanto para adultos quanto para filhotes. Se o filhote foi comprado de um criador ou de outra família, é importante saber o que exatamente ele foi alimentado ali para continuar dando a mesma comida.
Se você quiser agradar seu animal de estimação, você pode dar a ele vegetais cozidos, peixe cozido ou carne magra cozida no vapor. Saborosos e saudáveis serão ossos e enchidos especializados, que ajudarão a fortalecer os dentes e a deliciar a mascote. Você não pode superalimentar o cão e também não deve dar-lhe comida quando solicitado, pois isso vai levar à obesidade e problemas de saúde. A base da dieta deve ser a proteína, para que o cão, pequeno em tamanho, cresça e se desenvolva ativamente, não adoeça e não tenha problemas de saúde. Vale a pena dar-lhe carne, exceto cordeiro e porco.
Produtos lácteos fermentados e ovos cozidos podem ser adicionados à dieta principal. Você não deve alimentar o cão com leguminosas, e também tratar alimentos condimentados.
Treinamento
Para que a convivência com um toy terrier seja agradável e confortável, é muito importante treiná-lo corretamente, caso contrário um cachorro travesso pode se tornar um verdadeiro pesadelo para seu dono. O processo de treinamento deve começar desde o primeiro dia em que o cão chega à nova casa. Inicialmente, você precisa dar a ela um apelido e ensinar seu animal de estimação a ela por várias semanas ou até meses. Para que o processo não pare apenas no nome, vale gradualmente a pena conectar-se a ele comandos básicos como:
- "Para mim";
- "Sentar";
- "Voz";
- "Dê sua pata";
- "Um lugar";
- "Dormir".
A cada etapa bem-sucedida do treinamento, é muito importante elogiar e tratar o toy terrier para reforçar seu desejo de adquirir novos conhecimentos. É melhor dar aulas em casa num ambiente descontraído, quando o cão não se distrai com nada.
É muito importante dirigir-se ao animal com carinho, não gritar ou levantar a voz, caso contrário o cachorro ficará assustado, só terá medo do dono.
Assim que certos comandos começarem a funcionar, vale a pena consolidá-los, repetindo-os usando uma técnica como:
- afaste-se do cão um pouco;
- dê um comando;
- ao fazê-lo, elogie o animal de estimação ou trate-o;
- se o problema não for resolvido, tente novamente ou volte ao treinamento;
- uma ação bem-sucedida deve ser consolidada várias vezes, e ao aprender cada novo comando, é necessário iniciar e encerrar a aula com uma ação já conhecida e memorizada para que o cão saia do treino de bom humor.
O processo de treinar um toy terrier consiste também em explicar as regras de comportamento do cão na rua, bem como os locais de ida ao banheiro dentro do apartamento. Esta raça se recusará a dar um passeio se chover fora da janela ou se ficar muito frio, por isso terão que atender às suas necessidades dentro de casa. Para evitar que esse processo cause transtornos, é importante ensinar o filhote a usar uma bandeja ou fralda, onde esvaziará o corpo. O trabalho com o cão deve ser feito constantemente, pois as espécies em miniatura não conseguem cuidar de si mesmas, o que significa que é importante prepará-las para o mundo que as cerca.
Cachorros grandes costumam andar na rua, crianças correm, andam de bicicleta e de carro, há muito barulho e confusão, um cachorro despreparado pode se assustar e fugir, o que vai animar muito o dono.Para proteger o pet, é importante andar com ele apenas na coleira, vale a pena aumentar gradativamente a duração das saídas a fim de preparar psicologicamente o animal para o novo ambiente.
De vez em quando, vale a pena apresentar o seu cachorro aos animais vizinhos, certificando-se de que estão saudáveis e têm todas as vacinas necessárias.... Os membros da família e parentes devem se comunicar ativamente com o animal, brincar com ele, gritar, acariciar, o que faz com que o cão entenda que as pessoas não são perigosas e não há necessidade de reagir agressivamente a elas.
Se o cachorro começar a morder, deve ser interrompido imediatamente. Para treinamento, comandos como:
- "Cale-se";
- "É proibido".
Você precisa treinar seu pet na mão, mostrando os dedos e dando o comando. Se o cachorro obedeceu e fechou a boca, é preciso observar e elogiar o animal. Se o processo de aprendizagem não for muito rápido, deve-se levar um brinquedo de borracha, que é dado ao cão com as mãos juntas para que não se machuque. O comando deve ser falado de forma clara e alta para que o cão entenda a seriedade da entonação e nem tente fazer o que foi pretendido.
O próximo comando mais bem ensinado é o controle da casca. Se o cachorro fizer muito barulho ou com frequência, você precisará ordenar "Feche a boca". Se o bichinho fez isso, você precisa elogiar, se não, ensine novamente. Esta raça pode reagir violentamente a qualquer coisinha e latir sem motivo. Você pode reagir ao latido de maneiras diferentes, mas é melhor controlá-lo. Se você tem um cachorro em casa, existe o risco de papel de parede arranhado e móveis danificados, portanto, os comandos "Não fazer" e "Fu" devem ser os próximos no processo de aprendizagem. Assim que o animal tentar fazer o que não pode, é necessário pará-lo de forma clara e alta. A cada reação correta, recompense o cão e, em caso de erro, repita o processo de treinamento.
Outro fator importante no treinamento do toy terrier é afirmação da autoridade do proprietário. O cão deve entender que só há um dono na casa, e não é ele. Ao voltar para casa depois de um passeio, o dono primeiro cruza a soleira e depois o cachorro entra. Para ganhar o respeito e o amor do seu animal de estimação, você precisa tentar alimentá-lo sozinho. O mesmo princípio funciona para o treinamento, o próprio dono deve estabelecer contato com o cão e ensinar-lhe todos os comandos necessários.
Andando
Toy Terriers têm poucos dados antropométricos em comparação com outros cães, mas a essência de sua rotina diária permanece a mesma. Esta raça também precisa de caminhadas diárias, pois contribuem para o seguinte:
- cargas regulares, o que permite que o esqueleto e os músculos do animal se desenvolvam corretamente;
- a liberação de energia que se acumulou durante o tempo passado na casa;
- comunicação com representantes de outras raças e animais que possam se encontrar no caminho;
- descarga do animal nos níveis emocional e mental;
- melhorando o metabolismo do corpo do cão;
- saturação de oxigênio do sangue.
Fazer longas caminhadas ajuda seu animal a se sentir melhor, mais alerta e mais confortável. Com essa rotina diária, os animais aprendem melhor, e o processo de treinamento é muito mais rápido do que os cães que têm maior probabilidade de ficar em casa. Como os toy terriers são pequenos e não gostam de mau tempo, vale a pena comprar fantasias adequadas para eles e tentar sair mesmo em condições adversas.
Se o cão percebe o ambiente normalmente, não há sentido em mantê-lo na sala. Se o animal está claramente pedindo para ir para casa, então é melhor deixá-lo lá até que as condições climáticas melhorem. Após cada caminhada, deve-se lavar bem as patas do cão e, em seguida, enxugá-las bem para que o animal não resfrie.
Os procedimentos de higiene são importantes para os toy terriers, pois são essenciais para a saúde e longevidade destes animais de estimação em miniatura.
No próximo vídeo, você encontrará regras detalhadas para cuidar de um toy terrier russo.