Sealyham Terrier: tudo o que você precisa saber sobre a raça
O Sealyham Terrier é uma raça de cão Inglês que evoluiu de um bravo caçador para um amigável e alegre companheiro humano. Hoje, esta raça do País de Gales é conhecida muito além das fronteiras da Grã-Bretanha. É escolhido por estrelas de cinema e celebridades, adquirido por membros de famílias reais. Manter filhotes e Sealyham Terriers adultos não cria muitos problemas para o proprietário - eles são inteligentes o suficiente, acostumam-se facilmente a manter a ordem em casa e estão sempre de bom humor.
Para a Rússia, a raça ainda é considerada exótica - o rebanho oficialmente registrado é de pouco mais de cem indivíduos.
História de origem
O Sealyham Terrier deve sua origem ao amor excepcional dos habitantes das Ilhas Britânicas pela caça em tocas. Para pegar o animal, além dos cães grandes batedores, era necessário um cão compacto que pudesse seguir o predador até o subsolo. Aqui os terriers eram especialmente valorizados - cães com excelente tenacidade, paixão e destemor. No território do País de Gales, a caça de texugos era um entretenimento particularmente popular, e aqui os criadores dos séculos XVIII e XIX experimentaram com bastante ousadia criar raças de cães adequadas para esses fins.
Um dos problemas que precisava ser resolvido era a furtividade da maioria dos cães pequenos. Freqüentemente, eles sofriam com seus próprios irmãos - no calor da caça, cães grandes se lançavam sobre os terriers, não os distinguindo da fera. Um conhecido criador da época, John Tucker Edwards, começou a buscar uma solução. Ele decidiu criar um cão branco com pelagem dura e tamanho compacto. Mas as primeiras tentativas não tiveram sucesso - um cruzamento entre Cheshire Terriers e Welsh Corgi gerou uma prole muito instável e heterogênea na aparência.
Mas John Edwards, mesmo quando falhou, foi persistente em suas buscas. Como um criador experiente, ele trabalhou muito nos erros e foi capaz de encontrar uma combinação de sangue mais correta. O trabalho de criação também se tornou mais rígido - cães com sinais de casamento foram retirados da criação.
Os resultados positivos não demoraram a chegar: o gado resultante possuía destemor, entrava facilmente no buraco para procurar um texugo e tinha um fenótipo pronunciado.
Após a morte de Edwards, seu negócio não foi abandonado - a filha do criador, Victoria, estava envolvida em mais procriação. Graças a ela, os Sealyham Terriers ganharam um visual mais moderno. Os genes de West Highland White Terriers, Fox Terriers, Bull Terriers foram adicionados ao sangue de Cheshire Terriers e Welsh Corgi. O gado resultante consolidou as qualidades pelas quais esta raça é famosa hoje: uma pelagem branca como a neve com uma tonalidade madrepérola, a excitação de um caçador, lealdade, falta de medo, crueldade para com o animal.
A primeira demonstração do Sealyham Terrier no show ocorreu em 1891 no País de Gales. A raça ganhou anéis próprios em 1903, tendo se difundido em sua terra natal. Depois de mais 5 anos, os amantes dos Sealyham Terriers formaram seu próprio clube. O American Kennel Club avaliou e classificou os novos cães de companhia em 1911. Mas o padrão internacional oficial para os fãs de Sealyham teve que esperar muito tempo - foi adotado apenas em 1954.
Descrição da raça
De acordo com a classificação FCI, a raça recebe 74 números. Ela pertence ao grupo dos pequenos terriers, não sujeitos a testes de trabalho. A última versão da norma foi adotada em 2009. Filhotes e Sealyham Terriers adultos são descritos como cães ágeis, ativos e compactos, com um físico equilibrado e um corpo alongado.
A raça é caracterizada pelos seguintes parâmetros:
- uma cabeça com um crânio largo, uma coroa ligeiramente convexa, um focinho alongado e poderoso, maçãs do rosto suavizadas;
- mandíbulas fortes, grandes, quadradas, com dentes longos, fechadas em tesoura;
- orelhas são médias, caídas, com pontas levemente arredondadas, localizadas nas laterais;
- o nariz é preto, brilhantemente pigmentado;
- os olhos são castanhos escuros, arredondados;
- o pescoço é musculoso, bem definido, bastante longo e grosso;
- membros retos e curtos na frente, longos atrás, com músculos pronunciados;
- as costas são retas, de comprimento médio;
- o tórax é claramente definido, profundo;
- a cauda é curta, curvada na ponta, dirigida para cima;
- altura na cernelha - 30-31 cm, peso - 8,2-9 kg.
Os Sealyham Terriers têm uma pelagem incomum.
O cabelo da guarda superior é duro, "duro", um tanto longo. Abaixo está um subpêlo macio de branco puro. Os cães não são propensos a derramamento abundante. Sua lã não causa reações alérgicas, é desprovida de um cheiro específico.
A cor da pelagem implica um predomínio do branco com tonalidade perolada, sendo permitida a presença de manchas nas orelhas e na cabeça. O tom de marcação desejado é cinza-azulado, zoneado, fulvo, marrom, creme. Preto é aceitável, assim como manchas, mas é considerado indesejável para fixação na prole.
Personagem
Sealyham Terriers são considerados excelentes companheiros - eles são benevolentes, responsáveis, tentando proteger o dono da atenção de outras pessoas. Apesar da sua pequena estatura, são bastante móveis, podendo fazer companhia durante as caminhadas. Mas Sealyhems não são cães dóceis. Possuindo o caráter obstinado de um terrier clássico, mostram teimosia ao tentar treinar. Mesmo conhecendo perfeitamente os comandos, eles sempre tomam decisões sobre sua própria execução.
A inteligência desenvolvida dos Sealyham Terriers muitas vezes não é gasta de maneira muito racional, gastando habilidades mentais inventando truques e diversão.Sua necessidade de movimento, comunicação e brincadeira é muito maior do que a de outras raças. Inventores incansáveis, os sealyhems não vão deixar o dono ficar entediado, eles vão se tornar participantes plenos da diversão das crianças. Em uma situação difícil, o cão também encontrará uma saída, usando sua própria engenhosidade.
As qualidades de cão de guarda da raça são altamente cotadas. O compacto Sealyham Terrier tem uma voz alta, é sensível e alerta para qualquer fonte de perigo. Com um tal vigilante, você não pode ter medo de que um estranho entre no território sem ser notado. Além disso, os cães têm um sentido de território desenvolvido - numa quinta ou numa casa privada, tornam-se guardas indispensáveis, evitando o ataque de raposas, martas e outros pequenos predadores.
O amor pelas crianças é outra característica marcante do Sealyham Terrier. Esse animal de estimação se tornará um companheiro insubstituível para crianças e adolescentes, terá o prazer de participar de qualquer diversão, jogos e entretenimento. Um bichinho ágil permitirá que você pegue uma criança hiperativa e nunca a ofenderá. Mas com outros cães, os Sealychems não se dão muito bem, os cães mostram agressividade para com parentes maiores, eles são bastante arrogantes.
A educação correta ajudará a lidar com o temperamento do terrier.
Vantagens e desvantagens
O Sealyham Terrier é uma das raças mais queridas no País de Gales, mas informações contraditórias estão circulando sobre ele fora da Inglaterra. As opiniões concordam que este cão tem muitas vantagens:
- tamanho compacto;
- aparência espetacular;
- escassez;
- coragem e coragem;
- orientação humana;
- bom contato com crianças;
- alto nível de atividade física;
- sociabilidade e simpatia.
Sealyham também tem desvantagens suficientes. Ele se deixa levar facilmente e rapidamente perde o interesse, obstinado, rebelde. Mas, em geral, um cão pequeno e leal é um excelente animal de estimação, capaz de agradar seu dono por muitos anos.
Vida útil
A média de vida do Sealyham Terrier é de cerca de 15 anos, mas muitos representantes da raça se distinguem pela longevidade e podem comemorar seu 17º aniversário. Entre as ameaças à saúde de um cão pequeno estão:
- alto risco de obesidade;
- desenvolvimento de doenças oculares (catarata, glaucoma, atrofia retinal);
- reações alérgicas a picadas de insetos sugadores de sangue, dieta desequilibrada;
- surdez como malformação congênita.
O resto dos Sealyham Terriers são extremamente saudáveis. Os cães têm forte imunidade, não têm medo do frio, são ativos e vigorosos até a velhice.
O que alimentar?
Em nutrição, os Sealyham Terriers são despretensiosos, mas existem alguns pontos que vale a pena lembrar. O animal deve receber ração hipoalergênica de alta qualidade, permitindo-lhe repor suas reservas energéticas durante o dia. Se uma dieta pronta for selecionada, vale a pena dar preferência a rações holísticas sem aditivos de grãos ou à base de arroz.
Alimentos naturais também são aceitáveis. Recomenda-se combinar carnes magras, vegetais, aveia ou grumos de arroz na dieta. Os cães recebem queijo cottage para repor os estoques de cálcio. O regime de alimentação ideal é duas vezes ao dia, sem distribuição adicional de guloseimas durante o dia. Devido à tendência de comer em excesso, a dieta dos Sealychem deve ser controlada com bastante rigor.Não deve haver peixes na dieta do cão - isso causa indigestão na raça. Os ossos também são excluídos, pois provocam a formação de cálculos renais, lesionam o estômago e o esôfago.
Doces, produtos de massa fermentada, batatas e leite integral são estritamente proibidos.
Como cuidar?
Cuidar de um Sealyham Terrier envolve os seguintes procedimentos regularmente
- Corte - Para os cães de exposição, é a arrancada dos pelos mortos a forma correta de cuidar do pêlo.Os próprios Sealychems praticamente não descolam, mas para evitar o aparecimento de esteiras, o procedimento deve ser realizado à medida que os pelos e subpêlo crescem. Para aparar, você pode adquirir uma máquina especial ou entrar em contato com os serviços de especialistas.
- Pentear lã... É realizado a cada 3 dias com escovas especiais.
- Um corte de cabelo - realiza-se se o cão não participar em exposições. Em outros casos, apenas a barba é aparada, a franja na cauda e o excesso de pelos são aparados na área entre os dedos. No verão quente, muitos proprietários preferem tratar o corpo do animal "sob uma máquina de escrever". Mas os proprietários experientes não recomendam o corte dos Sealyham Terriers, mencionando uma deterioração significativa na qualidade da pelagem do cão.
- Tomando banho - raramente é necessário e é realizado exclusivamente com o uso de agentes hipoalergênicos inofensivos. A pele dos Sealyham Terriers é muito sensível e requer uma seleção cuidadosa de xampus e outros cosméticos para cães.
- Limpeza de ouvido... É realizado a cada 2 semanas com um exame da concha em busca de placa, ácaros e outros parasitas.
- Limpeza dos dentes. As mandíbulas dos Sealyham Terriers precisam de inspeção sanitária regular. Eles precisam ser limpos pelo menos 3 vezes por semana. A retirada do tártaro é realizada duas vezes ao ano com visita obrigatória ao veterinário.
- Cortando as garras. Eles próprios não moem, portanto, o tosquiador deve ser adquirido o mais cedo possível. Garras crescendo nas almofadas podem causar grande desconforto ao animal.
- Cuidado com os olhos. Devem ser examinados regularmente por um veterinário-oftalmologista, se necessário, o proprietário deverá realizar cuidados higiênicos especiais. Lacrimejamento e secreção purulenta abundante são motivo de preocupação. Normalmente, basta remover os caroços que se acumulam nos cantos dos olhos com um algodão.
- Tratamento para parasitas cutâneos e intestinais. Os Sealyham Terriers são muito sensíveis a picadas de insetos; seu corpo deve ser protegido do contato com pulgas e carrapatos. O tratamento anti-helmíntico é realizado pelo menos 2 vezes ao ano.
- Limpando a barba de um cachorro - é realizado após cada refeição para evitar o crescimento de bactérias.
Se os requisitos de higiene não forem cumpridos o suficiente, o resultado da negligência do proprietário pode ser uma doença de cachorro, infecção intestinal.
Educação e treinamento
Os Sealyham Terriers são cães bastante inteligentes, que podem memorizar rapidamente grandes quantidades de informações. Aprendê-los inicialmente parece fácil. Mas o cão pode se tornar teimoso durante o processo de treinamento. O mesmo tipo de comando rapidamente o incomoda, o cão começa a ficar entediado.
Os treinadores de cães experientes preferem não classificar Sealyham como raças difíceis de treinar. É o suficiente para um cão criar um regime conveniente de treinamento, oferecer uma guloseima e elogiar quando um resultado é alcançado. Esportes e corrida de cargas, a participação na agilidade será útil. A agressão, a violência contra os animais devem ser excluídas durante a educação. Um terrier obstinado não apreciará tal atitude, ele se retirará.
É necessário começar a criar Sealyham desde cedo. Com a idade de 3 meses, um filhote de cachorro esperto será capaz de manter a ordem na casa, saberá seu nome, local e estará à altura do chamado. É melhor começar um treinamento sério após atingir os 9-12 meses, colocando-o na forma de um jogo. Não é recomendado deixar o cachorro fora da coleira na cidade por causa do instinto de caça desenvolvido - o cachorro pode correr atrás do gato, se perder.
Para obter mais informações sobre o Sealyham Terrier, veja o próximo vídeo.