Terrier

Qual é a diferença entre um parson russell terrier e um jack russell terrier?

Qual é a diferença entre um parson russell terrier e um jack russell terrier?
Contente
  1. História de origem
  2. Como eles são semelhantes?
  3. As principais diferenças
  4. Qual é a melhor escolha?

Até o início do século 21, os Russel Terriers eram considerados uma raça completa, com pequenas diferenças de tamanho e conformação. Hoje são duas raças de pleno direito, uma delas criada na Inglaterra (Parson Russells) e a outra na Austrália (Jack Russells), que atuou como país criador dessa raça de cães. Vamos ver como o Parson Russell Terrier e o Jack Russell Terrier diferem e são semelhantes.

História de origem

Nada fala melhor sobre as diferenças entre certas raças de cães do que a história de sua origem.

Por volta do início do século 19 entre os criadores ingleses, uma moda para criar variedades únicas de cães foi ativamente formada com características melhoradas de resistência, velocidade e imunidade para caça. O reverendo padre Jack Russell, de Devonshire, ocupava uma posição ativa entre os caçadores e amantes de cães naquela época. O sacerdócio não atrapalhava seu hobby: gostava de se dedicar à caça a cavalo, da qual necessariamente participavam cães de caça. Infelizmente, ou felizmente, Jack Russell não alcançou grandes alturas na carreira da igreja, mas entre os treinadores e criadores de cães ingleses ele tinha grande autoridade e influência.

Hoje, o Padre Russell é conhecido em todo o mundo precisamente por causa da criação de duas variedades distintas de Russell Terriers, cuja criação o padre se dedicou em toda a sua vida adulta.

J. Russell nasceu no final do século XVIII, desde a infância gostava muito da caça e admirava as qualidades caçadoras dos terriers da época. Já em 1814 ele recebeu seu primeiro terrier (ele o chamou de Trump, que na verdade significa Trump).Este indivíduo branco de pêlo duro possuía uma conformação poderosa, membros longos e uma mente afiada, que, do ponto de vista de um futuro sacerdote, eram qualidades ideais para um cão de caça de primeira classe. Foi com esse indivíduo que começou a criação de Russell Terriers - o pastor se esforçou para criar animais com as mesmas qualidades externas.

Embora Trump foi o pioneiro da raça Russell Terrier, não há dados confiáveis ​​sobre o material genético utilizado para a criação de outras raças de cães. O único fato verdadeiro neste caso é apenas que J. Russell fez um grande número de tentativas de cruzar indivíduos Terrier monocromáticos. Presumivelmente, indivíduos de Fox Terriers, Borders, Lakelands e Beagles participaram da formação da raça Jack Russell. No decorrer de seus experimentos, Jack Russell perseguiu apenas um objetivo - alcançar a criação de não um único indivíduo com qualidades de caça, mas vários cães ao mesmo tempo, que o acompanhariam na caça, por um longo tempo poderiam manter o ritmo com calma do cavalo e não se cansa. Um dos fatores que o padre buscou foi sua resiliência e capacidade de trabalhar em equipe.

Por mais estranho que pareça, mas Jack Russell, ao criar terriers, não foi definido por nenhuma norma específica ou características claras do padrão... Para ele, nem a cor do indivíduo, nem o formato do crânio, nem o tipo de pelagem do bichinho importavam. Ele confiava precisamente nas qualidades de caça do trabalho: tamanho, comprimento dos membros, largura do esterno, peso do esqueleto, força da caixa da mandíbula. O caça terrier ideal, em sua opinião, deve ser robusto, ter um corpo flexível para manobras, bem como uma voz potente e alta que pode ser claramente ouvida por quilômetros.

Com o tempo, J. Russell conseguiu criar várias dezenas de indivíduos que não apenas fizeram um excelente trabalho de rastreamento de animais, mas também tiveram uma intuição incomumente sensível que lhes permitiu entender o animal e seus hábitos, controlar seus movimentos e seguir cada passo. Muito em breve a fama dos Russell Terriers se espalhou muito além das fronteiras de Devonshire - todos os nobres caçadores ingleses os queriam.

Em meados do século 19, a população de Jack Russell Terriers já contava com mais de cem indivíduos resistentes e idealmente construídos para a caça. Por volta da década de 30 do século XIX, foi formado o primeiro clube de amantes desta raça, onde estes cães receberam o nome - Parson Jack Russell Terrier, que se traduz como "Pastor Jack Russell's Terrier".

Na década de 70 do século 19, o pastor estava muito velho para dedicar a mesma quantidade de tempo à caça, então ele começou a se dedicar ainda mais à criação de novos indivíduos Russell. Por algum tempo, ele esteve ativamente envolvido na avaliação de terriers em clubes cinológicos britânicos, mas nunca apresentou seus animais de estimação em exposições. Ele sempre se esforçou para preservar a identidade desses cães.

Por volta de meados do século 19, Jack Russell começou a notar que, junto com indivíduos padrão, começaram a aparecer indivíduos de tamanho um pouco menor e com membros mais curtos. (foram eles que mais tarde foram chamados de Jack Russells). Este foi o resultado da introdução do Dachshund e do Welsh Corgi no núcleo de reprodução. Com o tempo, a diferença de tamanho tornou-se mais perceptível, assim como as mudanças nas qualidades de trabalho dos animais, porém, o próprio Russell, assim como seus seguidores, deliberadamente não registrou indivíduos em miniatura, querendo manter um determinado padrão da raça. Apenas alguns clubes de raças na Grã-Bretanha, América e Austrália decidiram expandir o padrão desta raça em relação ao tamanho e altura destes cães.

Isso levou ao fato de que até 1990, havia oficialmente apenas uma raça Russell Terrier com seu nome principal - Parson Jack Russell Terrier... Somente em 2001, o ICF decidiu dividir o Parson Jack Russell Terrier em duas raças separadas e independentes com padrões individuais.

Como eles são semelhantes?

O fato de que essas variedades de cães até 2001 eram percebidas como uma raça de pleno direito, embora com diferenças em termos de altura e tamanho, já diz muito sobre a semelhança do exterior e temperamento desses cães.

  • Cor. Talvez sejam as peculiaridades da cor desses cães que se tornaram a causa de inúmeras disputas entre os criadores do século XX. Ambas as raças de cães distinguem-se pelo domínio da cor branca com segmentação zonal do focinho, orelhas, cauda, ​​garupa e dorso com manchas caramelo ou castanhas.
  • Tipo de lã. Ambas as raças são caracterizadas pela mesma subespécie de lã com base em sua estrutura e comprimento. Assim, em ambas as raças existem representantes das espécies de pêlo comprido (com barba pronunciada, sobrancelhas e plumas de cotovelo), semilongo e de pêlo duro (que requer aparagem regular - arrancar os pelos de guarda para corrigir o aspecto do casaco).
  • Ouvidos. Outra característica marcante comum de "párocos" e "macacos" no mesmo formato das orelhas com as pontas pendentes. As orelhas de ambos os cães são espaçadas aproximadamente na mesma distância um do outro. Em estado de calma, olham para os lados, em estado de excitação, estão voltados para a frente.
  • Exterior. Se considerarmos a descrição de ambas as raças do ponto de vista do exterior, você pode encontrar as seguintes características semelhantes: ambas as raças têm um pescoço bastante longo e poderoso, o mesmo formato de cabeça e focinho, aproximadamente o mesmo comprimento de cauda (que, em estado de excitação, é ligeiramente curvado e fica estritamente perpendicular ao dorso do animal), um dorso plano e uma garupa arredondada, bem como uma barriga tonificada.
  • Personagem. Além das características gerais do exterior, Jack Russells e Parson Russells são muito semelhantes em temperamento. Ambas as raças se distinguem por uma disposição ativa e alegre, são incomumente leais ao dono, adoram seus elogios e se prestam bem ao treinamento.

As principais diferenças

    Até hoje, a individualização dessas duas raças continua em pleno andamento, o que tornou possível destacar vários traços distintivos pelos quais é possível reconhecer indivíduos de uma determinada raça.

    • A primeira e notável característica é a forma do corpo. O fato é que nos indivíduos Parson Russell ele se parece mais com um quadrado, enquanto nos indivíduos Jack Russell a forma do corpo é mais alongada e apresentada na forma de um retângulo.
    • Ao unificar as duas raças, também foi possível segmentar seus tamanhos. Portanto, os indivíduos de Jack Russell geralmente não crescem acima de 30 centímetros (geralmente de 25 a 30), e nos pastores o indicador médio é ligeiramente mais alto - até 35,5 (de 33) centímetros na cernelha.
    • Outra característica é o comprimento dos membros. Se você observar as duas raças de perfil, notará que os Parson Russells têm membros dianteiros significativamente mais longos do que os Jack Russells. Os membros posteriores dos Parsons são delgados e alongados, musculosos, enquanto em Jack Russells são mais curtos, com joelhos bem definidos. Pernas longas fornecem grande velocidade, tornando Parsons muito mais rápido do que Jack Russells.
    • Os Parson Russells hoje são amplamente usados ​​em atividades de caça (bem como durante a criação da raça), ao mesmo tempo que os Jack Russells são cada vez mais usados ​​exclusivamente como raças decorativas para a manutenção normal dentro das paredes de um apartamento.
    • Hoje, os cachorros Jack Russell geralmente custam significativamente mais do que Parsons. Isso pode ser explicado pela grande popularidade dos "macacos" entre os criadores de raças de cães decorativos e de exibição.
    • Se os parson terriers são mais comuns na Europa, onde ocupam a 3ª raça de terrier mais popular, os Jack Russells são mais comuns na Austrália, onde estão localizados a maioria dos canis para a criação desses cães.

    Qual é a melhor escolha?

    Se você se depara com a escolha de comprar um Jack Russell Terrier ou Parson Russell Terrier e não sabe qual raça escolher, você pode consultar alguns pontos a observar ao comprar esses cães.

      Compromisso

      Antes de comprar qualquer cachorro, você deve entender exatamente para que precisa.

      Como já disse, Os Parson Russell Terriers costumam ser comprados especificamente para atividades de caça, são excelentes vigilantes e companheiros leais que estarão sempre com você e o ajudarão na medida do possível. Esses cães são muito resistentes, capazes de perseguir animais por muito tempo e não se cansar. Obedecem ao dono sem questionar, embora possuam uma estrutura única de membros e corpo, o que lhes permite deslocar-se rapidamente em longas distâncias, mesmo em zonas pantanosas.

      Os Jack Russell Terriers têm quase o mesmo número de qualidades, no entanto, devido à estrutura de seu corpo, não são tão adaptados a eles quanto os pastores.

      Jack Russells é mais limpo, gosta de se vestir bem, se exibir e ser o centro das atenções.

      Dimensões e plano

      Outro fator importante que pode influenciar sua escolha. Acredita-se que Os Parson Russell Terriers são mais adaptados para se manter nas condições da rua, eles são maravilhosos vigilantes, e por isso muitos criadores ingleses preferem colocá-los sob a proteção de uma determinada área.

      Esta raça precisa desesperadamente de ar fresco, eles adoram brincar na natureza e explorar o mundo.

      Jack Russells é mais atarracado e, embora também amem pegadinhas, ficarão muito felizes em executá-las dentro das paredes do apartamento do proprietário. Devido ao seu pequeno tamanho, esses cães podem ser mantidos com segurança, mesmo em pequenos apartamentos de um quarto, sem sentir grande desconforto.

      Preço

      Outro fator igualmente importante na escolha de cachorros para qualquer cão.

      Como acima mencionado, Jack Russells são consistentemente mais caros do que Parsons, mas essa diferença de preço não é tão grande a ponto de desistir de alguma raça de cachorro... Tudo depende do seu desejo de obter um indivíduo de uma determinada raça.

      Quanto a outros fatores, como a saúde de ambas as raças, seu caráter, as características de mantê-las e cuidar delas - tudo é quase igual aqui. Se você comprou um determinado Russell Terrier e não alcançou o desenvolvimento de habilidades de caça, obediência ou outras habilidades a partir dele, você não deve culpar a raça pela responsabilidade. Provavelmente, o problema é a educação errada.

      Como Jack Russell difere de Parson Russell, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa