Manchester Terrier: descrição, alimentação e cuidados
O Manchester Terrier é uma raça de cão que foi criada na Inglaterra, inicialmente com uma finalidade específica - exterminar ratos. Hoje, entretanto, os Manchester Terriers são criados como animais de estimação comuns. Atraem os criadores de cães pelo seu caráter enérgico e ativo, mas também pela despretensão em termos de manutenção e cuidados.
Qual a história de origem desta raça, quantos Manchester Terriers vivem e em que condições devem ser mantidos - em nosso material você encontrará respostas para estas, assim como algumas outras perguntas sobre a raça.
História de origem
De um modo geral, a história da origem desta raça de animais de estimação quadrúpedes é bastante incomum. Apesar de o animal pertencer à categoria dos terriers, não provém de uma quinta, mas sim de um ambiente urbano, ao contrário dos seus homólogos. A raça de cães Manchester é boa para capturar ratos e outros roedores, bem como alguns lagomorfos.
Se falamos da raça que se tornou a progenitora do Manchester Terrier, vale destacar que hoje ela é considerada extinta. Assim, o ancestral da raça é o Black Tan English Terrier. Durante a sua existência, este cão foi muito valorizado pela sua capacidade de trabalho.
O Manchester Terrier foi criado no século XIX. A necessidade de criar tal cão surgiu devido ao aumento da população de ratos na Inglaterra. Devido ao fato de que as pragas tinham que ser destruídas, o cientista entusiasta John Hulme decidiu selecionar um animal que faria um excelente trabalho nessa tarefa.Para obter uma nova raça, o criador cruzou um Old English Terrier e um Whippet.
O resultado é o Manchester Terrier.
Na segunda metade do século 19, o Manchester Terrier se tornou uma das raças mais populares, difundidas e valiosas. Nesse sentido, iniciou-se a segunda onda de experimentos e seleções, que visava melhorar a aparência do animal, uma vez que suas qualidades fisiológicas e mentais naquela época atendiam a todos os requisitos necessários.
Como resultado, após um trabalho de seleção, o Manchester Terrier nasceu na forma como a conhecemos hoje. A raça foi reconhecida e oficialmente registrada em 1886. A partir daí, começaram a ser criados clubes caninos independentes e suas filiais, que se dedicavam ao estudo e criação da raça Manchester. A etapa final no desenvolvimento dessa raça de cães foi a adoção de padrões bem definidos de aparência e estrutura anatômica em relação ao Manchester Terrier.
Descrição
Como mencionado acima, a raça Manchester Terrier superou várias ondas de seleção em seu desenvolvimento. Nas veias dos cães modernos corre o sangue do Whippet, do Terrier Inglês, que é chamado de preto e castanho, do Chihuahua e de algumas outras espécies. Conseqüentemente, o animal contém as características externas e internas de todas essas variedades de cães. E isso se aplica a adultos e cachorros.
Portanto, para começar, deve-se notar que o animal tem um tamanho bastante pequeno, mas mesmo assim o físico se distingue pela força e confiabilidade suficientes. A altura do Manchester Terrier na cernelha geralmente não ultrapassa 40 centímetros, e o peso máximo de um adulto representante da raça é de 10 quilos.
O crânio de um animal é caracterizado por uma estrutura alongada, mas é bastante plana e tem um contorno peculiar em forma de cunha. A parte frontal do Manchester Terrier afunila em direção ao nariz, cujo lóbulo é pintado em uma tonalidade preta. A mandíbula de um animal de estimação de quatro patas tem uma mordedura em tesoura.
Na frente da cabeça existem olhos pequenos, escuros e brilhantes, que são amendoados.
As orelhas têm formato triangular e dimensões médias, pendentes.
Quanto à estrutura anatômica do corpo, é importante ressaltar que o pescoço do Manchester Terrier é bastante comprido, sendo mais largo quanto mais próximo da cintura escapular. A cauda é bastante curta e tem uma espessura diferente ao longo de todo o seu comprimento, tornando-se mais espessa em direção à base. Os membros do animal não são iguais: as patas dianteiras são relativamente retas, mas as traseiras têm uma curvatura pronunciada na área da articulação do joelho.
Manchester Terriers são cães com uma pelagem curta, mas espessa e brilhante. A cor pode ser diferente, mas o mais comum é uma combinação de preto e vermelho. Além disso, manchas vermelhas estão distribuídas pelo corpo - podem ser vistas na cabeça e nas patas.
Personagem
O Manchester Terrier se distingue por um caráter enérgico e comportamento ativo, possui habilidades intelectuais bem desenvolvidas, mas pode mostrar imperiosidade e obstinação. Por natureza, um cão não gosta de pequenos animais, especialmente roedores, portanto manter vários animais de estimação na mesma casa ou apartamento ao mesmo tempo não é recomendado.
A fim de conter o animal rebelde, é imperativo treinar e treinar o cachorro... Um animal de estimação de quatro patas é fortemente apegado ao dono e a todos os outros membros da família com quem vive. No entanto, você deve se recusar a comprar um filhote desta raça se tiver filhos pequenos, pois o cão pode mostrar raiva e agressão para com eles.
Os cães de Manchester não suportam a longa solidão e não gostam de ficar sem dono.Ao mesmo tempo, uma atenção muito irritante pode irritar o cão. Nesse sentido, é importante encontrar o equilíbrio certo. Em relação a estranhos, o animal se comporta de forma bastante cautelosa e cautelosa, porém não mostrará agressão sem motivo.
Vida útil
A raça de cães Manchester distingue-se por uma saúde bastante boa e raramente sofre de doenças. Porém, vale lembrar que para manter um estilo de vida saudável do animal, é necessário seguir todas as regras de cuidado e princípios de manutenção.
Se você seguir todas as recomendações dos especialistas, o animal pode viver até 15 anos.
Condições para manter
Os cães de Manchester podem ser mantidos em um apartamento na cidade ou em terrenos privados. O cão se dá bem em quase todas as condições. No entanto, o animal de estimação de quatro patas precisa em caminhadas longas e ativas, especialmente na estação quente... No entanto, uma temperatura mais ou menos estável deve ser observada, já que tanto o superaquecimento quanto a hipotermia podem ter um efeito negativo no corpo do seu cão.
Para que o animal se sinta confortável, é necessário organizar um local especialmente designado para ele, com tigelas para comida e um sofá. Este último pode ser construído a partir de meios improvisados ou adquirido no mercado zoológico.
O que alimentar?
Em termos de nutrição, o animal é bastante despretensioso. O cão pode ser alimentado tanto com misturas de ração prontas quanto com produtos naturais. Essa escolha, dependendo de seus desejos e capacidades, deve ser feita pelo dono do cão.
No entanto, independentemente da escolha de uma forma particular de comer, é importante lembrar que O Manchester Terrier é uma raça de cães que está sujeita à obesidade. É por isso que é importante controlar o tamanho das porções e as proporções de proteína, gordura e carboidratos na dieta.
lembre-se disso a alimentação do cão deve ser completa e balanceada. Se necessário, o cão deve receber vitaminas e complexos minerais adicionais, mas, neste caso, é necessária uma consulta prévia com um veterinário profissional.
Como cuidar?
No que diz respeito às medidas de higiene, o animal é bastante exigente. Devido ao fato de a linha do cabelo do cão ser muito curta, os processos de muda são bastante fracos (especialmente se você pentear seu animal regularmente). O procedimento de penteação deve ser realizado uma vez a cada 7 dias, e para sua implementação é necessário o uso de pentes e escovas especiais. Os restos de pelos perdidos da superfície do pelo do animal podem ser removidos com pano úmido.
Quanto aos procedimentos de banho e água, a este respeito, os representantes da raça Manchester Terrier precisam de uma abordagem individualizada. Se falamos de indicadores médios, acredita-se que os animais raramente precisam de banho completo - uma vez a cada 2 ou 3 meses.
Com animais de estimação quadrúpedes de origem Manchester, é importante realizar procedimentos de higiene simples, mas sempre regulares: limpar as orelhas, os dentes, além de aparar as unhas e examinar os olhos.
Educação e treinamento
O Manchester Terrier é um animal de estimação com habilidades mentais pronunciadas, por isso o cão aprende todos os comandos e truques com facilidade. O treino é obrigatório para um cão desta raça., porque se você deixar a vida de um animal passar por si mesma, ele mostrará obstinação e independência, podendo nem reconhecer seu dono.
Os representantes desta raça são muito sensíveis a todos os tipos de agressões e castigos físicos, portanto, tais métodos de educação devem ser evitados. Pelo contrário, os animais adoram elogios e recompensas. O processo de criação deve começar desde muito cedo, pois será muito difícil reeducar um cão adulto.
Se possível, confie o treinamento a treinadores profissionais.Os Manchester Terriers precisam de atividade física constante, para que possam ser usados para educar e elevar os participantes em competições e concursos.
Para mais informações sobre o Manchester Terrier, veja o próximo vídeo.