Terrier

Kerry Blue Terrier: descrição da raça, cortes de cabelo e conteúdo

Kerry Blue Terrier: descrição da raça, cortes de cabelo e conteúdo
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição da raça
  3. Personagem
  4. Vida útil
  5. Manutenção e cuidados
  6. O que alimentar?
  7. Educação e treinamento

Um cão ativo e com boa saúde - o Kerry Blue Terrier, é legitimamente objeto de orgulho nacional dos irlandeses. Entre suas habilidades estão pastoreio de gado, serviço de guarda, excelente cheiro, que auxilia no combate a pequenos predadores. Por mais de um século e meio consecutivo, os cães com uma rara cor azul vêm provando sua superioridade em exposições e competições esportivas.

Eles são considerados excelentes companheiros, companheiros leais, e o Kerry Blue Terrier pode ser encontrado em todos os lugares, dos EUA à Austrália.

História de origem

O Irish Blue Terrier recebe o nome de County Kerry, uma área montanhosa cuja principal atividade é o pastoreio de ovelhas. Foi aqui que a raça adquiriu um fenótipo reconhecível e qualidades de trabalho, pelas quais é especialmente valorizada. A tonalidade azul da pelagem, segundo várias fontes, foi adquirida por cães como resultado de cruzamentos com wolfhounds irlandeses, wheaten, Bedlington terriers, fox terriers, cães de água espanhóis. Não existe informação exacta sobre o processo de selecção, uma vez que durante muito tempo a criação decorreu de forma autónoma, dentro do concelho, em agregados familiares de pastores.

Apenas belas lendas sobreviveram, segundo as quais os Kerry Blue Terriers foram obtidos secretamente de cavaleiros wolfhounds ou mesmo dos cães do rei da Espanha, que acabaram na ilha em um naufrágio.

Apenas as informações sobre as primeiras menções a esta raça podem ser consideradas confiáveis. Eles datam do século XIX e, desde então, os Irish Terriers têm sido referidos como cães de cor cinza-azulada, compactos e enérgicos.

Desde 1922, a contagem regressiva da carreira de show da raça começou. No lendário show Crufts, cerca de 20 indivíduos foram mostrados pela primeira vez e, após 3 anos, o primeiro clube oficial foi criado. O próprio padrão da FCI para o Kerry Blue Terrier foi adotado em 1963. Nos Estados Unidos, a raça foi reconhecida em 1922.

Descrição da raça

A descrição da raça típica do Kerry Blue Terrier enfatiza a singularidade de seu fenótipo e constituição. Em 1928, foi este cão que recebeu o título de "quase perfeito", e desde então a sua aparência não sofreu alterações especiais. É interessante que em uma das três variantes adquire a cor azul da lã somente após 18 meses - até então, a tonalidade do toldo pode ser cinza escuro, grafite e até preto, manchas marrons são permitidas.

Um Kerry Blue Terrier adulto tem as seguintes cores de pelagem reconhecidas pelo padrão:

  • Azul ideal - tom de azul rico, que é o mais raro;
  • Fantasia azul - com predomínio da cor perolada e prateada, escurecendo nas pontas das orelhas, cauda, ​​focinho, patas;
  • Estilo azul - aço escuro saturado com gradação até prata enegrecida.

O padrão descreve outros itens da raça como segue.

  1. Peso 15-18 kg para homens, mulheres são mais graciosas. A altura na cernelha varia de 44,5 a 49,5 cm.
  2. A pelagem é abundante, ondulada, macia.
  3. As pernas são fortes, com um jarrete pronunciado e cotovelos graciosos. Os posteriores são mais musculosos e bem inseridos. Os pés são compactos, com almofadas arredondadas, unhas pretas.
  4. A cauda é bem inserida, apontando para cima. Praticamente não desce.
  5. Corpo com tórax profundo e bem definido, dorso reto, em proporção ao lombo.
  6. O pescoço é longo, bem desenvolvido, com a inserção correta em relação aos ombros.
  7. A cabeça com uma pelagem abundante, pronuncia-se "barba", é bastante maciça nos machos e mais graciosa nas fêmeas. O stop é fraco, o crânio é harmoniosamente desenvolvido, o focinho é de comprimento médio. O nariz é sempre preto, assim como a pigmentação da gengiva e do palato do cachorro. Os dentes são grandes, brancos, fechados em tesoura ou mordedura reta.
  8. Os olhos são proporcionais, castanhos escuros ou cor de avelã. Posicionada corretamente, sem bisel, visão clara.
  9. As orelhas são de tamanho médio, localizadas nas laterais da cabeça, com uma curva para a frente.

O Kerry Blue Terrier não é caracterizado pelo alongamento, alongamento do corpo - é um cão forte com músculos pronunciados, vivo e ágil. As malformações são criptorquidia, pelagem dura ou "rija", qualquer variação de cor, exceto permitida. Pigmentação clara do palato e tonalidade da carne das garras, nariz iluminado são excluídos.

Personagem

O padrão da raça indica claramente seu caráter típico - com a tenacidade e a vivacidade de um terrier clássico. Este é um cão com uma aparência perspicaz e inteligente, com um bom intelecto. A socialização precoce é muito importante para os Kerry Blue Terriers.

Precisam da atenção do dono, educação, caso contrário corre-se o grande risco de que à medida que for crescendo o cão comece a mostrar uma agressão desmotivada, deixe de perceber a autoridade do dono.

Os filhotes de Kerry Blue Terrier são charmosos travessos, curiosos e amigáveis. São igualmente amigáveis ​​com crianças e adultos, adoram jogos e atividades físicas. Os cães desta raça são incrivelmente fotogênicos e adoram posar. Com as cargas certas, a emocionalidade violenta do filhote não causará muitos problemas - depois de jogos e pegadinhas, ele definitivamente vai querer descansar.

Uma característica marcante do caráter do Irish Blue Terrier é a sociabilidade. Eles se sentem bem em família, eles amam passeios e viagens pelo campo. Não é recomendável deixar o cão sozinho por muito tempo, por causa do tédio ele pode causar uma verdadeira comoção dentro de casa. Outra característica distintiva é a aristocracia e o orgulho naturais. Com este cão você terá que buscar compromissos, negociar, encontrar uma linguagem comum.

Vida útil

Kerry Blue Terriers, como muitos cães compactos, são considerados centenários.Em média, os representantes da raça vivem pelo menos 13 anos, mas há casos em que os cães conseguem comemorar os 18 anos. Os Irish Blue Terriers não têm uma tendência pronunciada para desenvolver doenças genéticas.

Mas esses cães têm uma predisposição para a formação de cistos epidérmicos - neoplasias na pele. Se aparecerem, é melhor entrar em contato com o veterinário.

Manutenção e cuidados

É muito simples organizar boas condições para manter um Kerry Blue Terrier. Os animais podem se adaptar facilmente à vida em um apartamento e às condições de uma casa de campo. Mas eles não são adequados para conteúdo de rua. É muito importante fornecer ao cão um nível suficiente de atividade física, para garantir sua liberdade de movimento.

Em caminhadas, um Kerry Blue Terrier ativo deve ser mantido na coleira pelo menos dentro dos limites da cidade - as raízes de caça do cão sempre se fazem sentir.

Ao organizar o cuidado de um cão adulto você precisa prestar a máxima atenção para controlar os olhos dela. Eles precisam ser limpos e inspecionados todos os dias. Além disso, o animal precisará escovar os dentes, aparar as unhas. As orelhas são periodicamente limpas de sujeira com um cotonete e uma solução anti-séptica especial. Tratamento antiparasitário obrigatório de lã, vermifugação.

      A puberdade em cães Kerry Blue Terrier ocorre no período de 7 a 9 meses, as meninas amadurecem um pouco mais cedo. Durante o estro, os animais precisam de cuidados especiais e procedimentos adicionais de higiene. O acasalamento de cães não é permitido antes de completar 1,5 anos, quando a formação do esqueleto está completa.

        O Kerry Blue Terrier é uma raça de cão que necessita ser aparado regularmente. Além disso, escove-os para evitar que se enrosquem. Antes da escovação, os cães devem ser lavados e secos com secador de cabelo. Entre os elementos obrigatórios do cuidado de um animal deve estar presente escovas com cerdas naturais, pentes de metal com dentes curvos e raros dentes retos. Você não pode viver sem um furminator.

        A higiene regular é muito importante para os Kerry Blue Terriers. A frequência ideal é de pelo menos 4 vezes por ano, a penteabilidade é feita a cada 2 dias.

        É muito importante fazer um corte de cabelo de exposição pelo menos 2 semanas antes do desfile, para que o comprimento total do casaco seja de 5 cm.

        Os esquemas de tratamento existentes para Kerry Blue Terriers permanecem semelhantes, mas modelos e silhuetas diferentes permitem que você dê ao seu animal de estimação uma personalidade brilhante. O procedimento será o seguinte.

        1. A tosa dos cães é realizada em pêlo limpo e bem penteado. A primeira zona são as aurículas, região parietal, têmporas, garganta. A pelagem é cortada bastante curta com uma máquina, na área da borda das orelhas é feita uma linha com o auxílio de uma tesoura.
        2. Aparando a pelagem da cauda até a zona parietal. Tesoura e pente são usados ​​aqui, a direção do movimento é contra o crescimento da pelagem. Primeiro, uma pequena mecha é separada e depois cortada com uma tesoura. É assim que toda a superfície das costas é processada para os lados.
        3. A região anal é cortada com um cortador, e as "calcinhas" da parte de cima são processadas com ele.
        4. Os pés e a parte inferior do peito mantêm o comprimento natural da pelagem, penteando de cima para baixo.
        5. A barba e o bigode são penteados e aparados conforme necessário. Uma silhueta nítida deve ser mantida, apontando para frente. O excesso de pelos da sobrancelha é aparado com uma tesoura.
        6. A parte inferior das pernas é cortada com uma tesoura para uma bela silhueta.

        Ao cortar de acordo com o esquema, é importante observar alguns pontos importantes. Todas as transições entre as zonas de cabelo comprido e curto devem ser o mais suaves e suaves possíveis. A franja forma-se na zona de transição da testa ao focinho, acima dela a asa é retirada quase a zero, os pelos entre as orelhas são ligeiramente mais longos. O corte da sobrancelha é feito no sentido do canto externo do olho até a franja.

        Na área da boca, do canto ao segundo pré-molar, os pelos do focinho são cortados curtos, formando uma conexão harmoniosa com a região do pescoço. O bigode na ponta do focinho deve se confundir com a barba. Nas laterais da boca, o comprimento permanece tal que o cabelo não entra na boca durante a refeição. Aparar a cauda significa dar-lhe uma forma cônica e ligeiramente achatada nas laterais.

        Entre as opções populares para a silhueta do Kerry Blue Terrier estão:

        • exibição - com a preservação de uma silhueta nítida apenas para a raça;
        • higiênico - com a retirada de todos os pelos com máquina, franjas nas pernas, barba, franja são preservadas;
        • casa ou opção de fantasia - você pode deixar o comprimento onde quiser ou aparar o toldo em todo o corpo para um comprimento.

        Os cachorros Irish Blue Terrier, activos e exigentes, desde os primeiros dias de estadia na casa devem ter condições de alojamento confortáveis. Eles precisam de um espaço próprio com um sofá ou uma cesta espaçosa. Você precisa equipá-lo no quarto do proprietário - a princípio o filhote sentirá falta da mãe, choramingará e uma pequena carícia, acariciando à noite irá acalmá-lo.

        Você não deve levar o bebê para a cama por pena. Os Kerry Blue Terriers adultos não são em miniatura, e esse hábito é bastante difícil de superar.

        Teremos que cuidar do tempo de lazer do animal. Os Kerry Blue Terriers são cães bastante enérgicos e devem ter um estoque adequado de brinquedos em casa. Bolas, ossos, bastões feitos de borracha ou silicone servem. A única coisa que vale a pena evitar é transformar utensílios domésticos, bolsas velhas, chinelos em brinquedos. São proibidas as estatuetas de borracha com "guinchos" (o cão pode engoli-las).

        É necessário levar o cachorro nos braços com muito cuidado, o seu sistema muscular é bastante fraco. Desnecessariamente, é melhor não mostrar ternura dessa maneira e excluir a expressão ilimitada de emoções por parte das crianças pequenas. Você precisa criar o bebê corretamente, certifique-se de apoiar a área sob o tórax e a garupa.

        Os cachorros Kerry Blue Terrier com até 3 meses de idade têm dificuldade em habituar-se a um determinado local para ir à casa de banho. Até que comece a caipira, vale colocar em casa várias bandejas com fraldas absorventes. Não há necessidade de repreender uma criança por seus erros, mas o elogio por um ritual executado corretamente definitivamente vale a pena.

        Os Kerry Blue Terriers devem se acostumar com a manipulação desde cedo. para cuidados com o corpo, olhos, ouvidos. Um cão adulto deve ser aparado regularmente e a paciência é melhor nutrida com antecedência. Vale a pena conseguir uma mesa especial em casa e fazer exames diários dos olhos e ouvidos nela, além de pentear o filhote. Não é necessário lavar o bebê e o cão adulto com freqüência. Para o banho, são selecionados produtos especiais que preservam as substâncias protetoras naturais na pele e na lã.

        Dos 3 aos 6 meses de idade, as orelhas do cachorro devem ficar fixas numa determinada posição. Isso permitirá que você os coloque no conjunto correto à medida que envelhecem. Um veterinário o ajudará a resolver este problema corretamente.

        O que alimentar?

        A dieta de um Kerry Blue Terrier deve ser composta de alimentos que sejam seguros e saudáveis ​​para sua saúde. Tanto para cachorros como para cães adultos é recomendado um menu com predominância de produtos proteicos. Não menos 50% da ingestão total de alimentos deve ser carne magra (peito de frango, vitela, cordeiro) - é dado cerca de 300 g por dia. Arroz e trigo sarraceno são permitidos a partir de cereais - são bem fervidos, misturados com outros ingredientes.

        Vegetais - uma fonte de fibra saudável, devem estar presentes na dieta do cão sem falta. Todos os produtos podem ser fornecidos crus, exceto repolho branco e leguminosas. Eles são administrados em combinação com um molho de óleo vegetal natural. Entre os produtos lácteos fermentados para Kerry Blue Terriers, o queijo cottage é recomendado, você mesmo pode prepará-lo com leite fresco.

        Recomenda-se adicionar à dieta natural vitaminas e complexos minerais recomendados pelo veterinário supervisor do cão.

        Se o cão passar a maior parte do dia sozinho ou se houver vários animais de estimação, vale a pena transferi-los para ração seca. O alimento pronto já contém todos os componentes necessários, mas para um cão com pêlo abundante, deve ser selecionado com especial cuidado. É melhor que o cão receba ração super premium de alta qualidade.

        Está totalmente adaptado às necessidades do animal, permite manter a qualidade da lã, mostrar o estado de conservação da mascote.

        Quando os alimentos prontos para consumo são incluídos na dieta, o acesso à água é essencial para o bom funcionamento do sistema digestivo. Água engarrafada é usada para beber, bebedouros automáticos podem ser usados. O regime de alimentação é determinado com base na idade do animal:

        • aos 2-3 meses, o filhote recebe comida 4 vezes ao dia;
        • os juniores até seis meses devem ter 3 mamadas por dia;
        • dos 6 aos 12 meses, os cães são transferidos para duas refeições.

        Ao observar essas recomendações, você pode evitar a obesidade, que é perigosa para os Kerry Blue Terriers, e fornecer o máximo de mobilidade ao seu animal de estimação e manter uma condição física ideal.

        Educação e treinamento

        O Kerry Blue Terrier é um cão muito treinável. Com a devida preparação, podem cumprir o dever de guarda, participar na caça. Os cães desta raça têm habilidades bem desenvolvidas para cavar, caçar lontras e ratos. O cão só pode ser solto da coleira fora da cidade, fora de estradas movimentadas e outras fontes de perigo. Em uma área suburbana, o Kerry Blue Terrier pode atuar como um protetor de gado e pássaros de pequenos predadores.

        Passear com o cachorro deve ser feito apenas em uma trela e em uma coleira. Um arnês para um terrier compacto não é muito útil. Desde a infância, vale a pena ensinar um animal de estimação a não latir por causa de ninharias - a voz alta de um animal de estimação pode se tornar um problema sério quando ele é mantido em um prédio de apartamentos.

        Durante o treinamento é importante tornar esse processo o menos oneroso para o animal. Recomenda-se alternar sessões curtas de 15 minutos com o jogo. Os exercícios devem ser alterados, caso contrário, eles ficarão rapidamente entediados com o cão. Os representantes da raça muitas vezes criam dificuldades no treinamento devido ao aumento da emocionalidade, querem tanto agradar ao dono que cometem erros, mostram desatenção.

        A melhor tática de comportamento será a calma, a ausência de agressão por parte do dono.

        Para as características da raça de cães Kerry Blue Terrier, veja o vídeo a seguir.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa