Terrier

Como aparar um terrier corretamente?

Como aparar um terrier corretamente?
Contente
  1. É obrigatório cortar um terrier?
  2. Ferramentas necessárias
  3. Preparação
  4. Processo de corte de cabelo
  5. Banho subsequente

Para os terriers dos mais diversos tipos, é necessário um corte de cabelo: para uns - como meio de higiene, para outros - como procedimento obrigatório, que é condição para uma carreira expositiva. Um tratamento semelhante também é relevante por razões médicas, uma vez que uma característica dos animais é considerada grossa e, em alguns casos, longa, lã bastante grossa.

É obrigatório cortar um terrier?

Para cães terrier, procedimentos como aparar e escovar são necessários. Se aparar um cão é relevante no caso de pêlos grossos, e esse processo é denominado "queda artificial", que permite livrar-se dos pelos mortos, então, para representantes de cabelos compridos, é necessário um corte de cabelo.

Na verdade, isso não é apenas dar ao animal uma aparência bem cuidada, mas também uma medida higiênica que permite que sua pele respire e ajuda a evitar muitos problemas de saúde.

O corte de cabelo é necessário apenas porque os padrões de pedigree o exigem, dessa forma, são retiradas as pontas cortadas, que pioram a estrutura do cabelo, além disso, em climas quentes é uma forma de proteger o animal da insolação.

Antes de aparar um terrier de um determinado tipo, o dono precisa entender as características de cada cão, bem como para que finalidade isso está sendo feito.

  • O processamento do pelo do Kerry Blue Terrier é necessário para enfatizar o tom azulado de sua pelagem, caso contrário o cão crescido parece preto e, além disso, disforme.
  • Os terriers de trigo jovens não são cortados até que seus cabelos estejam totalmente formados, e um contorno claro especial é dado à cabeça, garantindo que o cabelo no corpo "flua" em ondas suaves.
  • Para o Scotch Terrier, um corte clássico é adequado, proporcionando cabelos curtos nas costas, pescoço e cabeça, deixando a "saia" para baixo.
  • O Russian Black Terrier, com sua pelagem longa e reta, precisa ser cortado em forma.
  • O West Highland White Terrier, em geral, é tosado apenas 1 a 2 vezes ao ano, e a princípio o procedimento não é difícil, mas o corte de cabelo deve ser de alta qualidade, caso contrário o animal não atenderá aos indicadores necessários.
  • Em relação aos yorkies, são realizados diferentes tipos de cortes de cabelo, inclusive os higiênicos, com arrancamento da lã da almofada das patas e processamento das garras.

    O corte do seu animal de estimação depende da vontade do dono, mas, talvez, primeiro seja importante se familiarizar com os principais tipos de cortes de cabelo e sua finalidade:

    • higiênico o tratamento permite a remoção de pelos nas orelhas e ao redor dos olhos, na parte inferior da cauda e ao redor do ânus, na virilha, axilas;
    • padrão o corte de cabelo assume a forma em que o animal pode ser mostrado;
    • para animais de estimação são destinados penteados de modelo qualquer estilo, se os animais não participarem das exposições.

    Você pode aparar no salão, que tem suas vantagens - aparelhos especiais, equipamentos, artesãos qualificados, mas é possível arrumar o animal em casa se você estudar o processo por meio de vídeos tutoriais e adquirir ferramentas especiais.

    Ferramentas necessárias

    Depois de dominar o procedimento de corte de cabelo e de o ter executado pela primeira vez, no futuro poderá cortar a sua mascote você mesmo, sem recorrer aos serviços dos mestres de salão. Esta é uma opção econômica, mas exigirá tempo livre e um conjunto de ferramentas especiais, adquirindo as quais você poderá utilizar por muito tempo.

    1. Mesa conveniente para aliciamento, onde o cão pode ser preso com um arnês. Esta é, obviamente, uma peça de mobiliário profissional. No entanto, uma mesa comum de estábulo também é adequada, se você colocar um tapete com base emborrachada, que evita escorregões.
    2. Três tipos de tesouras (de ponta romba, com lâmina longa e curva e reta) para cortar pelos em diferentes partes do corpo do animal.
    3. Um aparador para remover os pelos da virilha, axilas e focinho.
    4. Pentes de metal com dentes esparsos e frequentes, furminator.
    5. Máquina de arrumação com vários acessórios (não de plástico), ferramenta especial para o tratamento de cães.
    6. Uma capa impermeável com dentes de ferro para pentear lã feltrada e um cortador de colarinho.
    7. Para garras crescidas - uma garra-garra-guilhotina.

      Todos os acessórios listados devem ser de alta qualidade e passíveis de manutenção - isso ajudará a evitar ferimentos desnecessários ao cão.

      Preparação

      O trabalho preparatório será necessário antes de um corte de cabelo.

      • É imprescindível lavar o cabelo do terrier antes de tratá-lo. Isso ajudará a evitar que o aparador fique entupido com lã, causando seu mau funcionamento. Lave o animal no banheiro com água em temperatura ambiente, colocando um tapete de borracha no fundo. O shampoo Zoo é usado especial - para melhorar o penteado. É criado em água, e só então o cão é ensaboado, deixando apenas a cabeça seca - por último.
      • A espuma suja é primeiro lavada da cabeça, evitando que a água entre nos olhos, nariz e orelhas do animal.
      • O casaco é torcido à mão e o terrier é enrolado em uma toalha.
      • A secagem é permitida com secador de cabelo, utilizando apenas ar quente e mantendo o aparelho a uma distância segura.
      • Em seguida, você deve pentear o animal e remover os emaranhados.

        Funciona melhor com roupas de algodão que cubram suas pernas e braços. O material sintético é indesejável, pois eletrificará a lã.

        E você também precisa ajuste para uma iluminação ideal.

        Se um terrier russo preto estiver sendo preparado para uma exposição, um corte de cabelo é necessário 7 a 10 dias antes do evento. Além disso, ao lavar o cão após a lavagem do shampoo, a lã deve ser enxaguada com água e suco de limão diluído ou cerveja para torná-la mais dura.Você não pode puxar o cabelo do animal para trás durante a secagem, pois o pelo ficará parecido com o de um poodle.

        Processo de corte de cabelo

        Para os terriers negros, meninos e meninas, é melhor realizar a preparação - um complexo completo, incluindo a lavagem preliminar, pentear, aparar o cabelo entre os dedos dos pés com uma tesoura, bem como aparar e limpar as orelhas. Além disso, pentear o subpêlo também é necessário.

        De fato, o processamento do Black Terrier segue as mesmas regras dos demais cães desta raça.

        • Cortar o cabelo da cabeça de um animal requer cuidados especiais. Nas orelhas, pelo lado externo, deve-se deixar 0,5 cm, o mesmo comprimento é cortado da plataforma em forma de retângulo desde a crista da sobrancelha até a frente da orelha. Da testa para a nuca, uma transição suave é feita do cabelo curto para o longo (3-5 cm). A cabeça deve ter uma forma retangular proporcional e a vista frontal deve ser um triângulo. A franja sempre continua a linha da testa.
        • As patas dianteiras do animal são cortadas em forma de colunas, devem parecer volumosas.
        • As patas traseiras são cortadas 1-2 cm acima da junta do jarrete. Na parte externa da coxa, a pelagem mede 3-5 cm de comprimento e deve passar suavemente de curta para longa (da parte de trás para a frente das pernas). Deixe a "borda" à frente, no metatarso há uma pelagem mais longa, que se combina com os pelos dos membros anteriores.
        • A parte interna do pescoço assume uma pelagem curta - 0,5-0,7 cm (da mandíbula e pescoço à quilha, da base das orelhas às omoplatas), de forma que a "frente da camisa" seja destacada. Claro, não deve haver transições abruptas, enquanto a linha dos ombros é enfatizada com uma tendência para o corpo se mover para a frente. Isto é conseguido devido ao fato de que a lã de 1-2 cm é deixada do esterno para baixo, a parte frontal é feita com tesoura. Sua continuação é a "saia", mas se o peito for profundo, não deve ser deixado muito longo.
        • O dorso é aparado com uma tesoura, da cernelha ao início da cauda deve ser uma linha reta. O comprimento total da pelagem para as costas, laterais e peito do cão é de 3-5 cm em função da sua constituição, desvantagens e vantagens.
        • A cauda é cortada uniformemente, o comprimento ideal da pelagem é de 2-3 cm. O cabelo deve ser curto apenas na área genital e embaixo da cauda.

          Como o black terrier tem costelas proeminentes e convexas, é indesejável achatar a aparência do corpo, bem como tornar sua forma muito volumosa.

          O primeiro corte de cabelo em casa pode não ser totalmente bem-sucedido; os proprietários muitas vezes cometem o erro de encurtar excessivamente o cabelo do rosto. Nessa situação, faz sentido deixar mais pelos no corpo do animal e fazer correções na cabeça do cão depois que os pelos voltarem a crescer.

          Banho subsequente

          Depois de escovado o terrier, é importante lavar o animal novamente com um shampoo e condicionador especiais para remover os pelos mortos restantes. É em vão que muitos proprietários pensam que a lavagem frequente deteriora a estrutura do cabelo do animal - se aplicada produtos de higiene de alta qualidade, o couro cabeludo só fortalece, além disso, fica ótimo.

          Para animais com pelos muito macios, o veterinário aconselha o uso de shampoo de alcatrão, dessa forma consegue-se um excelente volume de franjas, bigodes, barbas, "saias" e pelos nas pernas.

          Após a lavagem, seque o animal com um secador de cabelo e ao mesmo tempo penteie-o, levantando o bigode, deixando uma barba exuberante. Antes dos shows, muitos aplicam uma espuma ou gel para um penteado melhor. Durante a secagem, as pernas do cão são arredondadas.

          Criadores de cães experientes alertam que apenas agentes especiais para pêlos de cães - óleos e sprays - podem ser usados ​​para tais manipulações. Esses medicamentos podem aliviar um animal de estimação de um fenômeno tão desagradável como a caspa, mas é aconselhável aplicá-los no pescoço, na parte de trás das coxas, onde a pelagem do animal é curta. Além disso, deixam os cabelos brilhantes, sedosos e bem cuidados.

          A técnica de corte de cabelo do terrier é apresentada no vídeo a seguir.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa