Quantos anos vivem os terrieres de Yorkshire e do que isso depende?
Yorkshire Terriers são grandes amigos e aliados. Sua longevidade depende de muitos fatores, incluindo a qualidade da alimentação, a regularidade das caminhadas e os cuidados com o dono. Está nas mãos do criador de cães aumentar a vida de seu animal de estimação se ele visitar o veterinário regularmente e monitorar sua saúde.
O que afeta a expectativa de vida?
O pequeno yorkshire terrier pode viver muito quando é bem cuidado. Existem vários fatores que afetam a longevidade de um cão:
- qualidade dos alimentos;
- hereditariedade;
- a presença de doenças crônicas;
- Cuidado.
A genética desempenha um papel importante na determinação da saúde de um cão. Se houver desvios no gênero, e eles forem passados para o filhote, a vida útil de tal animal pode ser muito menor do que a média da raça.
Freqüentemente, os próprios proprietários são os culpados pelo fato de o terrier morrer mais rápido. A razão toda é negligência, falta de atenção às necessidades do animal. Outros animais podem facilmente ferir o cão, assim como a própria pessoa. Yorkies não pode saltar de grandes alturas, porque seus corpos não estão adaptados a isso, como resultado, os órgãos internos sofrem.
Na fase de filhote e um pouco mais velho, o terrier pode brincar com plantas domésticas, muitas das quais são venenosas. Objetos pequenos também são uma das causas mais comuns de morte prematura de um animal. Não custa nada para um cão engolir um pequeno objeto e é difícil salvá-lo em tal situação.
Filhotes às vezes morrem de doenças infecciosas, como:
- praga;
- parvovírus;
- leptospirose.
Para evitar tais problemas, recomenda-se vacinar o cão primeiro e depois apenas levá-lo para passear.
Doenças respiratórias, como colapso da traqueia causado por lesão no pescoço, podem causar morte prematura em cães adultos. A coleira não é adequada para esta raça, os especialistas aconselham o uso de um arnês.
Os tumores cancerosos afetam não apenas os humanos, mas também os animais. Os Yorkshire Terriers têm maior probabilidade de sofrer de câncer nos ossos e nódulos linfáticos. Esta doença reduz significativamente a expectativa de vida.
Às vezes, mesmo um criador de cães experiente é incapaz de reconhecer uma doença congênita, muito menos de prevenir sua ocorrência. Hidrocefalia, patela luxada e outras doenças impedem o cão de viver até uma idade avançada.
Muito depende do proprietário no processo de cultivo e criação de um animal de estimação. É necessário monitorar constantemente o cão, protegê-lo e prevenir possíveis lesões. Cada raça é caracterizada por certas doenças, e os Yorkshire Terriers não são exceção. Embora esta raça tenha uma aparência atraente, não pode se orgulhar de uma excelente saúde.
A maioria dos problemas surge com os dentes, por isso é necessário monitorá-los desde cedo. Em filhotes, polidenty é freqüentemente observada, quando os dentes crescem em duas fileiras - leite e molares. Esse desvio leva ao aparecimento de má oclusão e cálculo.
Yorkies são uma raça suscetível a doenças do ouvido... Basta um pequeno trago para o animal se resfriar. É por isso que criadores experientes recomendam vestir adicionalmente seu animal de estimação ao ar livre, evitando a hipotermia. Mesmo que o cão se molhe, é imprescindível secar o pêlo em casa.
Freqüentemente, você tem que lidar com o problema do aparecimento de ácaros da orelha. As raças pequenas transmitem a doença de forma mais severa do que outras. A melhor solução para o problema é ir ao veterinário.
Por raça, Yorkies sofrem de olhos. As doenças mais comuns:
- esfoliação;
- displasia;
- síndrome do olho seco;
- glaucoma;
- catarata;
- degeneração.
Se uma pessoa não responder a tempo, o cão pode ficar cego.
As características físicas do esqueleto também influenciaram a longevidade do animal. A principal causa da maioria das doenças é o esqueleto frágil do animal. Inúmeras fraturas, luxações - tudo isso é resultado da falta de cautela da pessoa e não só. Esse animal de estimação em miniatura precisa ser protegido com cuidado especial e, se houver claudicação, leve-o imediatamente ao veterinário.
Tempo médio de vida
Em casa, os Yorkshire Terriers vivem em média 12 anos. Existem casos em que um cão viveu até aos 16 anos com os devidos cuidados e uma alimentação de qualidade. O padrão aceito para a descrição da raça assume 7-9 anos. A expectativa de vida é amplamente influenciada pela herança genética e pelas doenças transferidas na idade do filhote.
Quanto melhor for a dieta do cão, menos problemas ele terá com a idade.... Órgãos internos são outro ponto fraco do yorkshire, se o dono tiver oportunidade, então vale a pena planejar um exame completo anual do animal.
O tempo de vida dos machos é maior do que o das cadelas, isso se deve às peculiaridades do aparelho reprodutor. As doenças oncológicas dos órgãos genitais reduzem significativamente a expectativa de vida do Yorkshire Terrier, além disso, outras complicações surgem após o parto.
Os homens freqüentemente sofrem de problemas no sistema geniturinário, o que leva à morte prematura. Os mini-Yorkies vivem ainda menos do que o período especificado, eles encantam as famílias por 4 a 7 anos.
Como aumentar o número de anos?
Se um cachorrinho for comprado no canil, ele tem boa hereditariedade, ele recebeu todas as vacinas necessárias, então ele pode viver muito tempo na família. Está nas mãos do dono maximizar a vida útil, mas isso exigirá muita atenção do cão.
Nutrição
Os Yorkshire Terriers devem comer bem e ter uma dieta equilibrada. A comida pode ser caseira ou pré-fabricada, o principal é que se mantenha de alta qualidade ao longo da sua vida. A frescura dos produtos utilizados e as proporções desempenham um papel fundamental.
Os alimentos não são colocados no cocho durante todo o dia, apenas em pequenas porções. Ao manter um Yorkie, é importante observar o regime de alimentação, o cão não deve comer demais. A alimentação descontrolada leva a problemas digestivos, obesidade.
É prejudicial e desnutrido para um cão, especialmente em uma idade jovemquando ela deve receber todas as vitaminas e minerais necessários dos alimentos consumidos. A falta da quantidade adequada de calorias leva a uma diminuição da atividade, o cabelo e os dentes sofrem e a saúde geral fica ruim. Se um Yorkie está desnutrido, ele desenvolve hipoglicemia, e esta, por sua vez, é a causa da morte do animal.
Quando o criador não tem tempo para preparar a comida natural, ele prefere usar um produto comercial. Dentre o amplo sortimento, é importante escolher aquele que combina com a raça e idade do animal. Existem no mercado rações destinadas a um efeito terapêutico, ou seja, contêm elementos adicionais que fazem o animal com doença crónica sentir-se melhor.
Para cães mais velhos, existe um alimento dietético especial à venda que protege os animais sedentários da obesidade. O mesmo se aplica às cadelas gestantes, para elas os produtores elaboraram uma ração especialmente balanceada, levando em consideração as necessidades do organismo.
Cuidado
As condições de cuidado e alojamento são mais dois fatores que afetam a longevidade de um animal de estimação. Yorkies não têm subpêlo, então não podem esfriar demais. A raça é mantida exclusivamente em casa e não na rua. Durante a caminhada, eles precisam de roupas que forneçam proteção adicional contra o frio e as correntes de ar. Eles tentam cobrir não só o corpo, mas também as patas. Sapatos de cachorro estão à venda.
Atenção especial à lã que requer limpeza diária. O pentear frequente ajuda com os emaranhados.... Se você não pentear o cabelo, o animal começará a doer com as bactérias acumuladas sob o cabelo com nós. Freqüentemente, manchas calvas se formam ali, e uma infecção começa a se desenvolver.
Os criadores preferem aparar o cão, removendo o excesso de pêlo onde ele só atrapalha. Com um corte de cabelo, o Yorkie parece especialmente atraente.
Eles dão banho no animal uma vez por mês, mas certifique-se de envolvê-lo em uma toalha e, em seguida, secar a lã com um secador de cabelo. Mesmo no apartamento, a menor corrente de ar é suficiente para o cachorro pegar um resfriado.
É necessário cuidado não apenas com a lã, mas também com os dentes. É aconselhável utilizar produtos especializados que podem ser facilmente encontrados em pet shop ou farmácia veterinária. Pincéis também são vendidos lá. A higiene dos cães é ensinada desde a infância. Brinquedos especiais, ossos de cartilagem, ajudam a livrar-se do tártaro.
Yorkies mais velhos são alimentados com alimentos que não exigem mastigação prolongada, pois perdem os dentes. Um cão idoso requer mais atenção, as doenças crônicas começam a se agravar. Você precisa visitar o seu veterinário com mais frequência se quiser que seu animal de estimação viva por muito tempo.
O proprietário deve proteger o Yorkie do excesso de trabalho, hipotermia, comer demais. É necessário introduzir vitaminas adicionais na dieta alimentar, para excluir situações estressantes para o animal. Em um Yorkshire Terrier idoso, os ossos já fracos tornam-se muito frágeis, mesmo um pequeno salto pode resultar em uma lesão grave para ele, portanto, uma escada ou escada especial deve ser adquirida para descer do sofá.
Detentores de recordes de cães
Mesmo entre os Yorkshire terriers, existem detentores de recordes, no entanto, nenhum deles foi incluído no Livro de Recordes do Guinness. Se um cachorro viveu até os 19 anos, isso já é um recorde, do qual nem todo cachorro é capaz.
Até o momento, há um fato confirmado de que um Yorkie chamado Jack foi capaz de agradar seus donos por 25 anos, esse recorde ainda não foi batido.
Para saber a expectativa de vida do Yorkshire Terrier, veja o vídeo a seguir.