Glen of Imaal Terrier: descrição da raça irlandesa e cuidados com o cão
Vale de Imaal Terrier - Cão irlandês criado especialmente para a caça de texugos e raposas... O animal se distingue pela grande destreza, resistência, além disso, tem um caráter corajoso, e em casa é obediente e amigável com todos os membros da família. No entanto, existem nuances de manter esses animais de estimação.
Descrição da raça
Os primeiros representantes da raça foram cães de briga e alcançaram o reconhecimento oficial no início do século passado. Apesar das qualidades de caça, que proporcionam alguma agressividade ao animal, ao conviver com uma pessoa, os Irish Terriers comportam-se de forma equilibrada e tornam-se seus ajudantes e companheiros.
A aparência do terrier é muito diferente se você olhar para o cão durante e após a caçada. No primeiro caso, é um animal peludo, não muito bonito, não muito diferente de um cachorro comum de quintal. Mas a cara do irlandês muda muito quando ele participa de mostras e exposições. O terrier aparece com uma aparência diferente - limpo, penteado, semelhante a um cão decorativo.
Não subestime o Vale do Imaal Terrier - este é um forte representante da raça com grande energia e qualidades de luta.
Para a raça, certos requisitos foram desenvolvidos para a aparência do animal.
- O terrier tem uma cabeça ligeiramente alongada, mas larga, o focinho se estreita da testa ao nariz com um lobo preto. Os lábios também são pretos ou pretos acinzentados, adaptando-se perfeitamente à mandíbula. A mordida está correta, mordedura em tesoura.
- As orelhas têm a forma de um triângulo, são pequenas mas grossas e inseridas altas.
- Os olhos são pequenos, não convexos, de tonalidade escura, com um olhar vivo, destemido e atento.
- O pescoço de tamanho médio distingue-se pela sua força e músculos fortes.
- O corpo do terrier é alongado, com um esterno profundo e largo. As costas são uniformes e retas, a parte inferior das costas sobressai em relevo, o estômago é esgalgado.
- A cauda é de inserção alta, espessa na base, coberta por pêlos grossos. É comum interromper essa parte do corpo em um terço.
- As pernas do cão são retas, fortes, de comprimento moderado com patas ovais e garras pretas, um leve giro das patas dianteiras para fora é permitido.
Padrão de cão não deve haver manchas, tons claros ou âmbar de olhos, franja da cauda excessivamente caída, pé torto.
Ao toque, a pelagem do terrier se assemelha a um arame, é dura e muito densa, mas reta. Na cabeça atinge 3 cm de comprimento, sendo mais comprido na região do bigode e da barba.
O subpêlo é espesso e macio. A cor do vale de Imaala, de acordo com as normas, pode ser a seguinte:
- tigrado cinza (azul);
- tigrado avermelhado;
- fulvo (claro e pronunciado com tons dourados e vermelhos).
O cão pode ter uma faixa cinza escuro nas costas e na máscara, mas manchas brancas no peito e nas pernas são indesejáveis. A altura dos machos na cernelha é de 35-36 cm, peso - não mais do que 16 kg. Conseqüentemente, as meninas são menores em altura e peso corporal.
Temperamento e caráter
Terriers desta raça têm uma psique equilibrada e caráter independente. Às vezes o animal pode ser travesso, então o dono terá que ser paciente desde os primeiros dias e encontrar uma linguagem comum com um amigo peludo. Com total compreensão do animal e do homem, o cão costuma ser obediente e verdadeiramente leal ao dono.
Por outro lado, O terrier distingue-se por uma atitude ciumenta para com aquele que reconhece como o principal e que vai amar.
Isso afeta o fato de que o animal de estimação requer atenção constantemente e pode discriminar outros animais de estimação.
Talvez isso aborreça alguém, mas existem poucos cães de briga de verdade dessa raça, e os representantes modernos do pedigree são mais como crianças brincalhonas que podem facilmente conviver com todos ao seu redor com uma boa atitude.
Condições de detenção
Os terriers desta raça podem ser alojados em apartamento, mas como a cadela adora mover-se muito, uma casa de campo é mais adequada para ela, onde há mais espaço para jogos e actividades activas. Cuidar de um animal envolve cumprir alguns requisitos. A proteína deve estar presente na dieta do cão, porém a carne magra deve estar em harmonia com vegetais e grãos. Além disso, você terá que calcular as calorias para que o animal não coma demais.
Além disso, o cão precisa ser alimentado regularmente com vitaminas e minerais, usando complexos especialmente balanceados.
A carne picada no cardápio é indesejável, pois é mal digerida pelo corpo do terrier. Ele também precisa de verduras para a saúde, ocasionalmente - peixe, desossado, um pouco de óleo vegetal para o estado normal da pele e do pelo.
Os cuidados com o Terrier consistem em:
- em longas caminhadas;
- no banho uma vez a cada 3 meses ou quando o casaco fica sujo;
- na remoção regular dos pêlos crescidos das orelhas, na sua limpeza.
Lã necessária penteie-o periodicamente (1-2 vezes a cada 7 dias) para que as esteiras não se formem.
Durante a muda, este procedimento deve ser realizado diariamente.
O corte de cabelo é importante na estação quente e, para deixar o animal confortável, você pode comprar uma esteira refrescante para seu animal de estimação e manter o ambiente fresco.
Vida útil
Glen of Imaal Terrier vive de 12 a 14 anos, mas esses períodos podem ser reduzidos por algumas doenças características dos cães e uma tendência a patologias:
- displasia congênita das articulações do quadril;
- uma predisposição a lesões nas patas, principalmente em filhotes, que está associada a um temperamento energético e maior peso, em comparação com a altura;
- suscetibilidade à degeneração e atrofia adicional da retina, que pode levar à cegueira;
- digestão e assimilação insatisfatória de alimentos proteicos, levando a distúrbios digestivos;
- manifestações alérgicas, acompanhadas de coceira (na maioria das vezes as patas do cão sofrem).
Portanto, o proprietário deve se preparar para o fato monitorar de perto a saúde do seu animal de estimação e contatar o veterinário a tempo quando aparecerem os primeiros sinais da doença. Apesar de algumas doenças possíveis nos Terriers irlandeses, acredita-se que sejam animais bastante saudáveis e fortes.
Como é a aparência do Vale do Imaal Terrier, veja abaixo.