Terrier

Jack Russell Terrier de pêlo liso: aparência, caráter e regras de cuidado

Jack Russell Terrier de pêlo liso: aparência, caráter e regras de cuidado
Contente
  1. A história da raça
  2. Uso moderno
  3. Smooth Coated Dog Standard
  4. Temperamento
  5. Como cuidar de adultos?
  6. Características de criação de filhotes

Os Jack Russell Terriers são classificados como raças de cães de caça. Sua pátria histórica é a Grã-Bretanha. Neste país, eles foram criados para caçar animais escavadores. Hoje, esses cães são considerados não apenas caçadores consumados de texugos e raposas, mas também são amplamente usados ​​como cães de companhia para pessoas ativas.

A história da raça

Esses cães devem seu nome a um padre da Grã-Bretanha, Jack Russell, que vivia no condado inglês de Devon. Ele era conhecido como um excelente cavaleiro e um apaixonado caçador de raposas usando terriers. Na segunda metade do século 19, Russell participou ativamente do trabalho sobre o padrão para fox terriers. Devido ao fato de que por muitos anos ele cruzou com sucesso terriers de pêlo metálico de várias raças e cores, as qualidades de caça desses cães melhoraram significativamente.

Uma vez que os terriers criados para trabalhar na toca exigiam uma disposição corajosa, mandíbulas fortes e dimensões não superiores a 38 cm, outras características externas não tinham prioridade.

Uso moderno

Agora, em sua pátria histórica na Inglaterra, Jack Russell Terriers são usados ​​como cães de caça e fazenda. Além de caçar raposas, eles também podem caçar lebres e ratos-d'água, e exterminar roedores. Os franceses usam esta raça para que os cães tragam caça, ajudem a rastrear coelhos e veados. Na África do Sul, esses animais geralmente desempenham o papel de cães de guarda, que são sensíveis a ruídos externos e não permitem a entrada de estranhos. Os Jack Russell Terriers foram introduzidos na Rússia em 1998 e atualmente são uma das raças mais populares entre os cães de companhia.

Smooth Coated Dog Standard

Nesta raça, em função das características da lã, costuma-se distinguir três variedades: animais de pêlo liso, de pêlo comprido e uma versão intermédia, que se denomina quebrada. Os Jack Russell Terriers de pêlo curto (cabelos lisos) gozam de imensa popularidade há muito tempo. Eles podem ser vistos em filmes e propagandas, muitas vezes vivem em famílias de "estrelas" do cinema e da televisão. É esse tipo de Jack Russell Terrier que tem uma manutenção muito despretensiosa, não precisa ser aparada, sua pelagem sempre fica bem cuidada e bem cuidada.

Existem as seguintes características de aparência padrão para Russells de cabelo liso:

  • a cabeça deve ser em forma de cunha, o focinho é mais curto que o crânio;
  • as bordas das pálpebras, lábios e nariz são sempre pretas;
  • orelhas são permitidas levantadas e caídas;
  • mandíbulas fortes e fortes, mordedura em tesoura;
  • o pescoço é de comprimento médio com cernelha bem definida;
  • o peito é profundo, mas não largo;
  • costas retas, lombo musculoso não muito longo;
  • as patas dianteiras são retas e elásticas, as traseiras têm músculos bem desenvolvidos, as patas são pequenas com dedos moderados;
  • a cauda pode ser cortada ou regular, mas nunca deve se enrolar em um anel;
  • a pelagem é lisa e curta, bem ajustada ao corpo, com subpêlo bem desenvolvido;
  • a cor deve ser de pelo menos 51% branco, manchas vermelhas ou pretas de qualquer forma são permitidas em um fundo branco, enquanto uma cor tricolor (branco com manchas vermelhas e pretas) também é a norma;
  • altura padrão - 25-30 cm, norma de peso - 5-6 kg.

Os cães machos são geralmente maiores do que as fêmeas.

Temperamento

Os Jack Russell Terriers de pêlo liso são cães leais, inteligentes e enérgicos. Segundo as descrições dos criadores, têm um temperamento alegre e afetuoso, são fáceis de educar. Estes animais de estimação gostam muito de longas caminhadas e todos os tipos de jogos ao ar livre, assim como viagens e passeios pedestres. Russells são muito resistentes e corajosos, mas ao mesmo tempo são astutos e adoram pregar peças. Eles adoram crianças, mas devido ao seu instinto de caça altamente desenvolvido, podem atacar outros cães, gatos ou pássaros.

Como cuidar de adultos?

Os Jack Russell Terriers com revestimento liso e tamanho compacto são fáceis de manter tanto em apartamentos na cidade quanto em casas particulares. Você só precisa seguir algumas das recomendações de criadores de cães experientes para cuidar deles.

  • Capa de lã. A pelagem desses cães requer cuidados mínimos. Mas os Jack Russel Terriers de pêlo liso podem despistar muito, por isso é aconselhável escovar o pêlo todos os dias com uma escova especial. Durante a queda é necessário pentear a lã com um pente especial ou luva. O pelo curto desses animais tem uma incrível propriedade de autolimpeza de sujeira e poeira, portanto, é necessário dar banho apenas em caso de poluição muito forte.
  • Higiene. Suas orelhas, olhos e dentes devem ser examinados e limpos regularmente, mas não com muita frequência. Se o cão anda muito no asfalto ou outras superfícies duras, as garras não precisam ser aparadas.
  • Alimentando. Os cães desta raça podem ser alimentados com produtos naturais frescos ou alimentos premium prontos para consumo. Não superalimente seu animal de estimação, certifique-se de que seu peso esteja dentro da faixa normal. Um cão adulto deve receber comida 2 vezes ao dia.
  • Condições de detenção. Lembre-se que esta raça de caça precisa de muita atividade física, os animais precisam correr e pular muito. Longas caminhadas (pelo menos 2 horas por dia), brincar com uma bola ou disco voador (frisbee) são obrigatórias.Você também deve saber que esses cães não toleram a solidão e podem estragar e roer objetos acessíveis, por isso é melhor acostumar o animal a ser colocado em um aviário por um tempo desde a infância. Considere o fato de que os Jack Russell Terriers são muito saltitantes e podem facilmente escalar uma cerca de um metro e meio.
  • Prevenção de possíveis doenças. Esta raça é caracterizada por boa saúde e forte imunidade. Mas você deve estar ciente de que os pontos fracos de Russells podem ser os olhos, as articulações e o coração. Eles têm uma doença como a ataxia, que se expressa em problemas de coordenação de movimentos e perda de equilíbrio.

Alguns animais são propensos à epilepsia.

Características de criação de filhotes

Ao escolher um filhote de Jack Russell Terrier de pêlo curto, deve-se ter em mente que na mesma ninhada podem haver bebês com diferentes tipos de pelagem. Antes de trazer o seu cachorro para casa, remova todos os fios, produtos químicos, roupas e sapatos disponíveis, pois esses cães adoram mastigar qualquer coisa. Dê ao seu pequeno terrier uma área quente, sem correntes de ar e sem aquecimento ao lado da cama. Obtenha brinquedos de látex modernos que são seguros e fáceis de limpar. Esteja ciente de que você não pode brincar de cabo de guerra com o filhote, isso interfere na formação da mordida correta, o bebê também é proibido de descer escadas sozinho, ele não pode ser levantado pelas patas para evitar danos para as articulações.

    A partir dos 2 meses com um pequeno animal de estimação, é necessário envolver-se regularmente, habituando-o à sociedade e à execução de comandos. A dieta deve incluir carne crua magra, peixe desossado cozido, ovos, cereais, vegetais, queijo cottage. Alimentos doces, salgados, fritos, gordurosos e defumados são estritamente proibidos. É preferível usar uma grade com tigelas fixas para a alimentação. Não se esqueça dos exames veterinários, vacinas adequadas à idade, prevenção da infestação de helmintos e tratamento de pulgas e carrapatos da lã.

    Os Jack Russell Terriers são cães para pessoas que levam um estilo de vida ativo, que amam esportes e viagens. Eles são amigáveis, perspicazes e destemidos. Com a educação e os cuidados certos, os cães desta raça podem viver muito tempo e ser amigos e companheiros ativos e leais.

    Para obter mais informações sobre a raça Jack Russell Terrier, veja o vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa