Jack Russell Terrier: descrição da raça, caráter, padrões e conteúdo
O Jack Russell Terrier é um cão de caça. Este cão é legitimamente popular entre os criadores de cães e não só tem qualidades protetoras, mas também é capaz de se tornar um assistente indispensável para um criador de gado. O material do nosso artigo será útil para quem gostou do representante desta raça. Contaremos em detalhes como começou a criação desses cães, quais são as nuances de seu exterior, quais são os prós e contras dos animais, e também nos deteremos nos aspectos de sua manutenção.
História de origem
A história de um cachorro-bola ou pequeno aventureiro, pronto para acompanhar seu mestre em todos os lugares, começou na Grã-Bretanha quando Jack Russell, um pastor de Devonshire, começou a criar cães de caça. O padre adorava a caça à raposa, que estava na moda naquela época, e se dedicava à criação de fox terriers. Foi a sua mão que pertence a primeira descrição da aparência dos representantes da raça. Ao mesmo tempo, sua opinião, como especialista, nas exposições de fox terrier era indiscutível.
O pastor criador, no curso de criação de cães do tipo toca, caçando raposas, inoculou suas raposas com sangue de pequenos bull terriers, bem como border terriers e Lakeland terriers. Os cães que ele criou eram rápidos e ágeis para acompanhar a raposa na caça. O ancestral da raça foi um cachorro chamado Trump, que o pastor comprou enquanto estudava em Oxford. Sua cor era branca com manchas avermelhadas na base da cauda e também representando uma máscara em sua cabeça.
Essa cor era considerada ideal na época, embora o pastor priorizasse não tanto a aparência do animal quanto suas qualidades de trabalho.
O padre prestou atenção nas orelhas e na circunferência torácica dos cães criados. Em sua compreensão do exterior, as orelhas deveriam fechar as aberturas auditivas, pressionando firmemente a cabeça. Isso era importante para que o solo não entrasse neles quando o cão começasse a cavar um buraco.
O esterno teve que ser coberto por um par de palmas para que o animal pudesse entrar na toca da raposa sem ficar preso. Os experimentos de melhoramento foram realizados com a participação dos genes do fox terrier. Mesmo após a morte do vigário, o trabalho de criação de um cão de caça de trabalho não parou. Porém, a aparência dos cães começou a mudar e seguiram em duas direções. Alguns cães eram mais alongados, outros tinham pernas altas e constituição quadrada.
Naquela época, os cães criados pelo padre eram chamados Terriers do pastor Jack Russell... Posteriormente, o nome foi colado no nome da raça. No entanto, o Jack Russell Terrier tornou-se uma raça separada apenas em 2001, o que foi promovido por ativistas do Reino Unido e da Austrália.
Desde então, cães de pernas curtas com estilo de vida ativo receberam reconhecimento oficial, representando uma espécie separada de Russell Terriers.
Descrição da raça
Um ponto notável que separa o Jack Russell Terrier moderno de outros irmãos é branco com marcações vermelhas ou pretas. As manchas avermelhadas podem variar de tonalidade. Apesar do fato de que antes cor preta não foi particularmente apreciado, hoje esses cães não são menos populares entre os criadores. Quanto aos tons ruiva, então eles podem ser muito escuros, quase marrons.
Outra opção de cor é considerada tricolor, em que a cor principal permanece branca e as manchas podem ser pretas e vermelhas. No entanto, qualquer que seja a cor das marcações, elas próprias devem ser arredondadas. Neste caso, a área total das manchas não deve ultrapassar um terço de toda a superfície da pelagem do cão.
O casaco de pele de um animal pode ser diferente: além do curto, é permitido o de comprimento médio, formando barba e sobrancelhas.
A pelagem em si pode ser lisa, com um subpelo denso, pressionado contra o corpo. Esta pelagem deve ser dura e grossa.
Casacos de comprimento moderado não têm um ajuste confortável. São mais macios ao toque do que o tipo de lã anterior.
Também é permitido e Versão quebrada, em que a lã pode ser quebrada em vários locais.
Esse casaco de pele adere ao corpo, não fica saliente, o cão não tem barba e bigode. No entanto, o tipo de pelagem nesses cães não é determinado antes dos dois meses de idade. Além disso, mesmo em uma ninhada, pode ser diferente e, às vezes, um criador experiente não consegue reconhecê-lo.
O exterior permite o crescimento de machos na faixa de 27 a 30 cm, enquanto a altura de um indivíduo feminino não deve ultrapassar 25-27 cm .Se o cão for alto está sujeito a desclassificação. O peso médio de um cão adulto é de 6 kg. É geralmente aceito que o peso do animal deve corresponder à sua altura à razão de 1 kg por 5 cm de altura. Por exemplo, um cachorro de 25 cm de altura deve pesar 5 kg.
No entanto, em alguns casos, algumas pequenas discrepâncias são permitidas.
Representantes da raça parecem memoráveis: a aparição de Russell Terriers já foi glorificada pelo inquieto cão saltador, que estrelou o filme "The Mask" com Jim Carrey. De acordo com o padrão geralmente aceito, um representante da raça puro-sangue tem um crânio achatado, moderadamente largo, estreitando-se das órbitas até as mandíbulas. O nariz desses animais é de cor preta, os lábios são justos, pretos, as mandíbulas são profundas e poderosas. A mordida em cães é correta, mordedura em tesoura.
Os olhos do Russell Terrier são pequenos, embora seu tamanho seja visualmente aumentado por contornos escuros ou mesmo pretos ao longo das bordas das pálpebras. As pálpebras estão completamente fechadas. As orelhas podem ser eretas ou pendentes, são móveis e estruturais.
O pescoço de um representante de raça pura é forte e forte, o físico tende para uma forma retangular, a garupa é bastante plana, o lombo é pequeno, o esterno é profundo, mas não largo. As bordas do esterno são definidas na frente dos ombros.
As patas do Russell Terrier são poderosas e fortes, suas almofadas são macias e redondas, o andar em si é elástico. A cauda no processo de movimento sobe para a posição vertical. Quando o cachorro está calmo, ele pode se enforcar. O padrão permite o encaixe da cauda, embora hoje essa prática seja frequentemente suprimida pelas regras de eventos de exibição individuais.
Traços de caráter
O Jack Russell Terrier é incrivelmente ativo e enérgico. Este cão não é caracterizado por preguiça ou passatempo vazio. Este animal é caracterizado por uma forte vontade e capacidade de compreender o dono quase perfeitamente. Nesse caso, o dono do animal pode amar até a inconsciência.
Muitas vezes há casos em que o Russell Terrier, em busca de carinho e carinho, pede ao dono em seus braços.
Ao mesmo tempo, este cão não conhece esse sentimento como timidez. Ela toma decisões instantaneamente quando necessário. Para que um animal de estimação bem criado cresça a partir de um filhote, é necessário começar a treiná-lo e treiná-lo o mais cedo possível. Caso contrário, um tolo cresce fora do cachorro, criando problemas a partir do zero.
A falta de educação pode se manifestar de diferentes maneiras. Por exemplo, na falta de atenção e carinho, um animal de estimação pode se permitir cerrar os dentes nos móveis do dono, mostrar agressividade a estranhos ou irmãos no mundo canino.
Russells pode se tornar tal na ausência da possibilidade de se livrar de uma grande quantidade de energia não gasta. É impossível chamar de angelical o comportamento desses cães: eles se tornam fofos e obedientes como resultado de uma educação competente. Dada sua paixão por jogos de bola, frisbee e outras disciplinas, isso é usado no ensino. Também é digno de nota que esses cães podem estourar balões em questão de segundos.
É divertido brincar com eles, embora a criação dos filhos possa parecer assustadora no início.
Em comparação com outros tipos de terriers, os Russells são considerados mais equilibrados em termos de comportamento. Além disso, eles não gastam tanto tempo latindo e teimosia quanto seus colegas. Esses cães são bem treinados e geralmente despretensiosos, embora no fundo sejam atletas natos. Com esforço físico constante e atenção adequada, eles não causam problemas para os donos, eles crescem como animais de estimação obstinados e desenvolvidos.
Eles não são apenas brincalhões: esses cães podem ser chamados de geradores positivos. Em relação aos filhos, são dóceis e amigáveis, mas é o que acontece quando o animal cresce com os filhos. Quanto aos animais de estimação, a simpatia dos Russell Terriers não se estende a eles. A razão para isso é instinto de caça inatosobre o qual o cão não pode fazer nada.
Na maioria dos casos, coelhos e ratos decorativos, bem como gatos, sofrem com esses cães.
Uma característica distintiva do Jack Russell Terrier é a necessidade de emprego constante. Se o cão não está no negócio, ele começa a ficar entediado e procurar algo para fazer, incluindo cavar o chão. A curiosidade dela às vezes não tem limites mas este animal não é adequado para todos os criadores. Por exemplo, um proprietário idoso simplesmente não será capaz de dar ao animal o relaxamento necessário, será difícil para um criador manter Russell.
Em relação aos estranhos, esses animais mostram interesse e atenção ao mesmo tempo.
Dada a sua sede de aventura, eles precisam ser passeados na guia, deixando-os ir em lugares familiares. Ao mesmo tempo, durante uma caminhada, é necessário dar ao animal a oportunidade de se livrar completamente da energia, o cão deve correr, pular. Pular nessas belezas parece ser inerente aos genes, se o cachorro não consegue pular o obstáculo, ele começa a cavar.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer cão, o Jack Russell Terrier tem seus méritos e deméritos.Por exemplo, as qualidades positivas de um cão incluem o fato de que não é necessário muito espaço para sua colocação. No entanto, se a cama do cachorro não ocupa muito espaço, a área para os brinquedos do cachorro às vezes exige muito.
A desvantagem de Jack é seu hábito de acordar o dono pela manhã. Seu habitat habitual requer comunicação constante, correria e agitação. Com uma pessoa que está longe dos esportes e prefere ficar muito tempo deitada no sofá, um cachorro dessa raça vai ficar entediado.
Ao mesmo tempo, apesar do fato de que, em geral, o animal tratará bem todos os membros da família, pode-se justificar a troca de animal de estimação.
Russell precisa de um dono de corrida matinal que adore viajar, caminhar e sair ao ar livre. Esses animais nem sempre se dão bem com crianças pequenas. A razão para isso é a relutância do cão em suportar ser puxado pelo rabo ou abraçado a ponto de sufocar. A demonstração de um rosnado pode ser uma resposta a esse comportamento. E embora um cão desta raça raramente morda em negócios, tal comportamento pode assustar as crianças.
A vantagem desses animais é excelente apetite com o qual varrem a comida. Porém, é a paixão por tudo o que é comestível que às vezes leva ao ganho de peso. Ao mesmo tempo, os cães podem ser comparados a uma máquina de movimento perpétuo, o que é bom não só para eles, mas também para seus donos.
Esses animais de todas as formas possíveis e impossíveis atrairão a atenção dos donos, afastando-os da série de TV ou do computador, exigindo uma caminhada ou jogo.
Simpatia e carinho tornam os cães os favoritos de toda a família. Mas entre os representantes da raça existem indivíduos com um caráter ciumento. Eles não são muito pacientes quando o cuidado e o carinho vão para outro animal de estimação.
Se, além deles, houver outros animais de estimação na casa, Russel Terriers tentará assumir uma posição de liderança entre eles. Essas tentativas podem se transformar em brigas de cães, e nesses momentos os cães costumam se comportar de maneira especialmente corajosa, defendendo suas posições.
Deve ser entendido que embora esses animais sejam considerados cães resistentes, mas eles não são imunes à má hereditariedade. Alguns indivíduos podem ter doenças não apenas congênitas, mas também adquiridas. Por exemplo, um problema como Doença de Perthesque aparece como claudicação em filhotes. Além disso, esses cães podem ter luxação das rótulas, displasia da anca, surdez, doenças cardíacas, epilepsia e malformações esclerais.
Como escolher um cachorrinho?
Comprar um filhote de cachorro de raça pura não é uma tarefa fácil, você precisa abordá-lo com conhecimento de informações. Se o comprador for inexperiente, é melhor convidar um especialista independente para o negócio, que o ajudará a determinar qual filhote escolher.
O motivo da necessidade do especialista é o fato de que hoje, devido ao crescente interesse do consumidor, outros criadores não se importam com o pool genético e qualquer tipo de socialização dos filhotes.
Se você não conseguir encontrar um especialista, precisará contar com conhecimentos básicos sobre o exterior e a aparência de um determinado bebê. Deve ser lembrado que você só pode comprar um bebê de um criador de confiança em um berçário com boa reputação. Esses cachorros são mais caros, mas posteriormente o comprador não terá que tratar o animal por muito tempo em clínicas caras ou se deparar constantemente com seu comportamento incontrolável. Você pode levar um bebê desde os 2 meses, ao conhecê-lo é preciso estar atento ao grau de atividade, tipo de cor, marcha e comportamento em geral.
Se o cachorro está muito letárgico e letárgico, isso pode indicar sua doença. Se ele começar a se atirar, isso pode indicar má socialização e, possivelmente, uma psique instável. Em uma idade precoce, os filhotes não devem mostrar agressividade excessiva para com as pessoas, mas devem ser capazes de se comunicarem.
Além disso, é importante atentar para as condições de manutenção dos filhotes no canil. A mãe e seus bebês devem estar bem arrumados e limpos. Eles devem ter seus próprios brinquedos, bem como documentos (passaporte veterinário e pedigree) Quanto mais gerações o pedigree mostrar, melhor.
Outros pontos a considerar ao comprar incluem tipo de animal, que pode ser doméstico e show. A faixa de preços, neste caso, não fala de casamento, mas do nível do animal. Por exemplo, se um comprador precisa de um animal de estimação que possa participar de exposições, ele terá de gastar 50 a 60 mil rublos nele. Nesse caso, um filhote de cachorro típico de trabalho custará cerca de 15 a 18 mil rublos.
Porém, independentemente do tipo de animal de estimação, no momento da compra, ele deve ser vacinado, o que permitirá que seja levado para passear e para fazer frente às necessidades naturais.
Manutenção e cuidados
É possível manter um cão da raça em questão tanto em um apartamento na cidade quanto em uma casa particular. No entanto, a prática mostra que um animal de estimação desta raça se sente mais confortável em sua casa. Os motivos são a atividade excessiva e grande liberdade durante as brincadeiras e passeios, que permitem que os animais vivam em casas de campo e particulares. Muitas vezes, os proprietários que vivem em prédios de apartamentos se justificam pelo fato de que basta o cão passear apenas uma vez por dia.
No entanto, esta opinião está errada: deve haver pelo menos duas caminhadas, e ambas devem ser longas.
Além de caminhadas, é preciso levar o animal para fora toda vez que quiser ir ao banheiro. Em geral, o animal adapta-se bem a diferentes climas, adora brincar ao sol no verão e não se nega ao prazer de arar a neve fofa no inverno. Muitos criadores levam seus cães para fora com roupas quentes durante a estação fria. Ao mesmo tempo, a gama de tais produtos hoje é tão diversificada que você pode facilmente escolher uma opção, mesmo levando em consideração a compleição e idade de um determinado animal de estimação.
Desde o primeiro dia de entrada na casa, o cachorro deve ter seu lugar, bem como seu próprio território. Esta é uma regra de conteúdo chave que ensina seu animal de estimação a entender os fundamentos da paternidade. Um local para um cachorro pode ser escolhido de forma que não haja correntes de ar em sua área. Além disso, não deve ficar nas imediações de fontes de calor (por exemplo, você não pode "alojar" um Russell Terrier perto da lareira).
A roupa de cama pode ser um colchão de tipo denso natural, resistente aos dentes de um animal.
O novo membro da família deve ter seus próprios pratos. Sob nenhuma relação próxima, você não deve prepará-lo com seus próprios pratos e tigelas, que são usados por parentes. Se o animal comer e beber deles, no futuro serão percebidos como sua propriedade, que por algum motivo são usados pelas pessoas. Pratos também não devem faltar: o cão deve ter três tigelas: para ração seca, ração líquida e água.
O cuidado e a higiene devem ser regulares: o animal não consegue se lavar e se pentear. Uma característica dessa raça de cães é o fato de que mudam durante todo o ano se forem mantidos em casa. No entanto, a lã não é um grande problema se você se livrar dos pelos mortos a tempo. Para pentear terriers com casacos grossos, você precisa comprar aparadores especiais chamados furminators.
Estes dispositivos são convenientes na medida em que, sem muito esforço e em pouco tempo, podem livrar o animal de estimação dos pelos mortos que impedem o crescimento de um novo casaco de pele. Cuidar da pelagem de outros tipos de Russells é ainda mais fácil: a escovação comum é suficiente para eles. Quanto à lavagem, então procedimentos freqüentes de água são contra-indicados para esses cães.
O fato é que com banhos freqüentes em macacos, a camada protetora natural sobre a pele e os cabelos é destruída.
Porém, a não necessidade de banhos frequentes não elimina a necessidade de higienização das patas após cada caminhada. Cada vez que você chega em casa, é necessário limpar as patas do cachorro com uma toalha úmida ou lenços especiais para animais. Além disso, é necessário inspecioná-los quanto a rachaduras e feridas. Além do mais, não se esqueça de inspecionar seu animal diariamente em busca de carrapatos e pulgas que ele possa trazer de um passeio.
A higiene dos ouvidos e olhos é realizada regularmente. Isso deve ser feito 2 a 3 vezes por mês. A cera do ouvido é removida com um guardanapo embebido em um produto especial. Se for detectada vermelhidão na área das aurículas ou olhos, o animal é levado imediatamente ao veterinário. Além disso, secreção nos olhos e um odor desagradável nos ouvidos podem ser os motivos para entrar em contato com um especialista.
Os dentes dos cães devem ser escovados uma vez por semana. Para que o animal não resista a tal procedimento, deve ser ensinado o mais cedo possível. Isso deve ser feito por meio de lanches especiais vendidos em lojas especializadas, bem como com o auxílio de zoológicos e uma escova para dentes de cachorro. Pastas para humanos são contra-indicadas para cães, assim como escovar os dentes com um dedo com a ponta do dedo.
As orelhas dos cães são indicadores de seu humor. A partir deles você pode entender se o animal está triste, feliz, interessado. Devido aos dados naturais, as orelhas podem girar 180 graus e retornar à posição original.
Caso se levantem, é considerado um grave inconveniente e, portanto, para evitar tal defeito, devem ser colados com gesso. Se a situação estiver funcionando, você deve resolver o problema cirurgicamente.
Alimentando
Não há requisitos especiais de alimentação para Russells. Como outros cachorros eles podem ser alimentados com alimentos naturais ou alimentos granulados secos concentrados. Dado o pequeno tamanho dos cães desta raça, eles consomem pouca comida. Por ser concentrado, sua quantidade por porção é inferior ao volume do alimento natural.
Além disso, a ração industrial pronta é conveniente porque economiza muito tempo para alimentar o animal de estimação e contém todas as vitaminas e minerais necessários. No entanto, é completamente equilibrado apenas em variedades premium e tipos holísticos. Em análogos baratos, o ingrediente principal não é carne, mas farinha de carne, que é obtida na melhor das hipóteses de vísceras e, na pior, de cascos esmagados.
Não se pode comprar ração para cães a peso, pois após a abertura da embalagem, a mesma começa a oxidar e se deteriorar imediatamente.
Considerando que alimentos de má qualidade podem ficar muito tempo nas prateleiras, o comprador corre o risco de adquirir um produto estragado. Se você decidir alimentar o cão com comida natural, você deve imediatamente da lista de alimentos permitidos excluir porco e cordeiro... A carne na dieta deve ser pobre em gordura. Carne, peru, vitela e frango servem.
Além disso, você precisa estar atento para para que o animal possa comer peixes do mar desossados, trigo sarraceno e mingau de arroz... Um animal de estimação ativo precisa de vegetais (com exceção de legumes), que podem ser aromatizados com óleo vegetal. Não devemos esquecer os produtos lácteos fermentados, que neste caso incluem kefir e queijo cottage baixo teor de gordura. Cerca de uma vez por semana, o animal precisa ser tratado com ovos (frango e codorna são adequados).
Para que o cão receba tudo o que precisa para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde, na hora de escolher o alimento natural é necessário agregar. complexos vitamínicos especiais. Também é importante entender a nuance que a comida do animal deve ser variada.
Esta regra também se aplica à ração peletizada: é imprescindível mudar seus gostos.
Educação e treinamento
Você não pode descartar a mente que o animal possui. No processo de aprendizagem, pode ser teimoso. Considerando que, além da atividade física, ele também precisa do intelectual, a monotonia e a mediocridade acabarão com o aprendizado. Se o criador não tiver experiência em criar cães, a princípio, você pode entrar em contato com um adestrador profissional.
O cão é astuto por natureza e, portanto, ela descobrirá rapidamente como assumir uma posição dominante controlando seu cuidador. Apesar de os Russel Terriers não se darem bem com seus parentes, com a socialização precoce, esse comportamento pode ser corrigido. Você não pode mudar o treinamento e incutir certas regras do dia a dia, somente neste caso o dono terá um cão neutro em relação aos transeuntes e estranhos.
Um animal desta raça pode apresentar as piores qualidades de seu caráter se sentir sua impunidade.
Ao ensinar Russell, você terá que ser paciente e forte em espírito. Isso permitirá que você se estabeleça no papel de autoridade. Você não pode gritar e bater no cão: o treinamento não pode ser baseado no medo e no ódio de seu dono. Para que o animal siga prontamente os comandos, é necessário incluir vários jogos e recompensas no processo de aprendizagem. Além disso, as aulas devem ser diversificadas e combinadas com atividades ao ar livre.
Críticas do proprietário
O Jack Russell Terrier faz jus ao título de um dos cães mais inteligentes e treináveis. Isso é evidenciado pelas avaliações de criadores de cães deixadas nos portais de informação da Internet. De acordo com as avaliações dos proprietários, esses animais, mesmo sem treinamento especial, se necessário, podem apresentar diversos truques, empenhados em seu aprimoramento.... Eles gostam de aprender se o curso for estruturado de forma lúdica.
Além disso, conforme observado nos comentários, essas belezas podem se tornar companheiras de pessoas com um estilo de vida ativo. Eles se adaptam rapidamente ao ritmo de vida dos proprietários e vão de bom grado a cada passeio pelas ruas. Se os cães estão tristes, então, segundo os donos, isso pode indicar problemas de saúde ou saudade do dono. Alguns comentaristas escrevem que os Russell Terriers podem se tornar menos ativos à medida que envelhecem.
Os criadores associam isso com o crescimento do animal e com o conjunto de "sabedoria de vida" dele.
Os tamanhos dos cachorros variam de acordo com os criadores. Em um mês, um bebê pode pesar de 0,7 a 1 kg com altura de 8 cm. Aos 2 meses, seu crescimento aumenta em 2 cm, em 3 meses, sua altura é de 11 cm com peso de 2,5-3 kg. Aos seis meses, o bebê pesa de 4 a 4,3 kg, e sua altura nessa época é de 15 cm. Depois de alguns meses, ele aumenta 4 cm.
O vídeo abaixo vai falar sobre as características da raça Jack Russell Terrier.