Terrier

Terrier tcheco: características da raça, caráter, cortes de cabelo e conteúdo

Terrier tcheco: características da raça, caráter, cortes de cabelo e conteúdo
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição da raça
  3. Personagem
  4. Vida útil
  5. Manutenção e cuidados
  6. O que alimentar?
  7. Educação e treinamento

Uma das raças de cães mais jovens é o Terrier Tcheco - o século 20 é considerado o início de sua história. Este raro representante do mundo animal tem uma aparência incomum, disposição positiva e comportamento ativo. Na família, essa criatura sociável é a favorita de todos.

História de origem

O Terrier Tcheco é uma raça original de cão criada por František Horak, um criador amador de Klanovice, perto de Praga. Gorak se propôs a criar um cão pequeno e leve que pudesse participar da caça em tocas. De forma diferente, foi planejada a criação de um Sealyham Terrier, que se caracterizaria por um físico leve e uma coloração escura, de forma que tal animal pudesse rastejar facilmente por estreitas tocas sem se sujar.

Em 1948, o cientista cruzou um Sealyham Terrier macho e uma cadela Scotch Terrier. Depois que os filhotes apareceram, ele trabalhou com bebês. A primeira exposição do Terrier Tcheco aconteceu em uma exposição em 1959, e após 4 anos a raça foi oficialmente reconhecida pela Federação Cinológica Internacional. Hoje, representantes da raça são considerados cães raros.

Descrição da raça

O Terrier Checo é uma raça de cão pequena com um corpo retangular robusto. O animal possui membros curtos, músculos bem desenvolvidos e pêlos alongados. A expressão de desmorfismo sexual é moderada. O animal de estimação é caracterizado por um crescimento na cernelha de 0,25-0,32 metros e um peso corporal de 6-10 kg.

A cabeça do cão é longa, com um crânio convexo, lembrando um triângulo no contorno. Dependendo da cor do pelo, o nariz pode ser preto ou marrom. Os olhos castanhos são de tamanho médio.As orelhas são de tamanho médio e inseridas altas; elas pendem e ficam próximas às têmporas. Representantes desta raça têm mordedura em tesoura.

O pescoço do cão é de comprimento médio e bastante forte. A pele do pescoço é flácida. Ossos fortes nas patas dianteiras retas. As patas traseiras são caracterizadas por coxas curtas, arcos desenvolvidos e paralelismo. Em um corpo de tamanho médio, as costelas são concentradas, que têm uma aparência arqueada. O peito do cão é cilíndrico, profundo, as costelas são curvas.

A cauda do Terrier Tcheco é longa, no estado de calma usual é abaixada para baixo. Durante o movimento ou excitação, a cauda sobe para cima. Este animal é caracterizado por uma marcha vigorosa e movimento paralelo dos membros. O animal de estimação é dotado de pêlos longos e ondulados com seu brilho sedoso inerente. A cor do pêlo é geralmente azul acinzentado ou marrom claro.

Às vezes, há manchas amarelas nas bochechas, abaixo do focinho, peito, abaixo dos membros, sob a cauda e pescoço. Existem criaturas com coleiras e pontas de cauda brancas. A pele do animal é cinza-azulada ou cinza, mas se o cão tem pêlo marrom claro, então é da cor da carne. A formação de uma cor plena em um cão ocorre aos três anos, adquirindo uma saturação característica.

O Czech Terrier tem uma semelhança externa com representantes de outras raças, por exemplo, o Schnauzer Miniatura, Sealyham Terrier, Lakeland e muitos outros. Um corte de cabelo de raça especial, definido pela norma, confere ao cão uma aparência especial.

Personagem

Os terriers tchecos são considerados companheiros leais e amorosos. Ao contrário de outros terriers, eles são caracterizados por um caráter gentil. Essa criatura não agressiva e paciente sempre tenta agradar as pessoas. Raramente mostra independência e obstinação. O comportamento do cão é amigável com crianças, adultos e outros animais. Criatura alegre, simpática, atlética, simples e fácil de se comunicar.

Muitas pessoas mantêm representantes desta raça como companheiros, porém, as qualidades de um caçador são inerentes ao animal. Ele tem predisposição a ela, é resistente e mostra entusiasmo na caça. No próprio processo de perseguição, o animal de estimação se comporta sem medo, mesmo em relação a um animal grande. Em casa, o cão está calmo e relaxado. É fácil de manter e treinar.

O Terrier Tcheco é um protetor por natureza, por isso pode se tornar um excelente cão de guarda. Ele raramente mostra agressão, embora nunca ataque primeiro. Representantes sensíveis desta raça são capazes de alertar sobre possíveis perigos.

O Czech Terrier será uma boa escolha para uma família com crianças.

Vida útil

Os representantes desta raça rara raramente adoecem, estando sujeitos à prevenção de doenças e aos cuidados adequados. Em termos genéticos, o animal é considerado praticamente saudável. Mas existem doenças que são típicas de um animal de estimação:

  1. deslocamento das joelheiras;
  2. condições convulsivas que se tornam uma consequência da falta de serotonina;
  3. deslocamento das lentes.

Em cães mais velhos, podem ocorrer doenças senis, que são acompanhadas por problemas renais, de insuficiência cardíaca, malignos, tumores benignos, problemas nas articulações, bem como problemas no estômago e intestinos.

Para que a saúde do cão seja forte, e ele raramente adoece, o dono deve realizar vacinações regulares e tratamentos oportunos contra parasitas internos e externos. A expectativa de vida de um animal é de 12 a 15 anos, em média.

Manutenção e cuidados

O Terrier Checo é um animal enérgico e incansável que necessita de caminhadas regulares, independentemente das condições de vida. Se o cão for mantido em uma casa particular onde haja um território adjacente, o dono deve se lembrar do amor do animal por cavar. Este amigo de quatro patas pode se prejudicar e escapar.

Apesar de o animal ter um corpo pequeno, ele precisa de cuidados especiais. Devido ao cabelo longo do animal, muitas vezes você terá que pentear. A regularidade desse procedimento contribui para a eliminação das partículas mortas da pele, ausência de emaranhados. Para manter a limpeza do corpo do cão, ele deve ser lavado constantemente.... Pelo fato de o pelo do animal segurar o sabonete, os detergentes devem ser bem lavados.

Será suficiente dar banho no animal uma vez a cada 3 semanas, mas se o cão estiver ativo, os procedimentos podem ser realizados com mais frequência. Para tornar a aparência do cão atraente, ele deve ser aparado de forma especial, ou seja, deixando um pelo curto no dorso e um longo na barriga e nas laterais, nas pernas. A beleza do Terrier Tcheco é influenciada pelo tratamento correto. Os cães que participam de exposições devem ser vigiados de forma especial.

Para fazer um corte de cabelo bonito para uma menina ou menino de Terrier Tcheco, você deve seguir estas regras:

  • padrão de sela no corpo do cão e na cauda é cortado um cabelo comprido em forma de V;
  • Em forma de U cortar os lados das patas dianteiras, partes do pescoço, cabeça, tórax, ombros, cauda, ​​coxas, a saber: da cauda do ápice da junta do jarrete e próximo ao abdômen.

Este tipo de corte de cabelo enfatiza o sistema muscular desenvolvido do cão. Ao passar de cabelo curto para cabelo comprido, vale a pena mantê-lo liso.

Para que os representantes desta raça tenham uma aparência bonita, uma série de eventos serão necessários.

  1. Pentear... Cães com saias bonitas devem ser escovados regularmente e corretamente com um pente de dentes longos. Este item permite distinguir os cabelos emaranhados na saia, barba e sobrancelhas. O resto das mechas de cabelo são escovadas com uma escova de massagem. Sujeitos a cuidados regulares, os cães são penteados uma vez por semana.
  2. Um corte de cabelo. Um cão do tipo show deve ser treinado a partir dos três meses de idade. A cada poucos meses, o cabelo nas costas, tórax, lados, cabeça e cauda do animal é raspado. Use uma tesoura para aparar o final da saia, bigode, sobrancelhas e barba. Como uma pelagem adulta macia é formada aos 3 meses de idade, o animal deve iniciar o corte.
  3. Cuidado dental. Os cães desta raça podem sofrer de doenças dentais, por isso o animal deve ser levado ao médico com maior frequência, bem como adquirir uma escova de dentes e uma pasta especiais. Para a saúde da cavidade oral do cão, vale a pena dar ao animal para roer ossos duros.
  4. Andando. Para que a energia do animal seja direcionada na direção certa, um smart terrier deve ser regularmente conduzido.

Os representantes desta raça são adequados apenas para manutenção doméstica - eles são sensíveis a correntes de ar e temperaturas extremas. Um animal de estimação de quatro patas deve ter seu próprio lugar na sala.

O que alimentar?

    Os terriers tchecos não são exigentes com a comida. Essa criatura voraz pode roubar comida, implorar por ela com olhos miseráveis ​​e até mesmo pegar comida na rua. O dono deve interromper imediatamente esses momentos, pois o cão está sujeito à obesidade.

    Assim que o animal de estimação aparece na casa, o proprietário deve decidir sobre o tipo de alimento.

    Você pode alimentar seu cão com ração seca ou comida caseira. Com um método natural de alimentação, a carne e seus derivados devem ser a base. Esse produto pode ser servido cru e cozido. E também o cão pode receber cereais, vegetais, laticínios, peixes.

    O alimento seco contém a quantidade necessária de vitaminas e minerais para o animal. Se o cão comer comida caseira, ele deve receber suplementos vitamínicos especiais. Vale a pena comprar esta bateria somente após consultar um veterinário. Vale a pena alimentar o Terrier Tcheco uma ou duas vezes ao dia.

    Um ponto importante é que o animal de estimação deve ter acesso 24 horas à água potável.

    Educação e treinamento

    Representantes desta raça rara existem para trazer alegria aos humanos. O animal vai concordar com quaisquer momentos, desde que agradem a pessoa.Com a educação e o treinamento dos terriers tchecos, os problemas geralmente não surgem. Ao treinar um animal de estimação de quatro patas, vale a pena mostrar paciência, moderação, respeito e também excluir a raiva. O animal vai aprender tudo, mas às vezes, devido à sua atividade, ele simplesmente não entende o que as pessoas querem dele.

    Segundo os especialistas, o dono não deve desprezar o cão, usar aspereza nas conversas e também puni-lo fisicamente. Com tal atitude, criar o animal não funcionará, o cão se recusará a executar quaisquer comandos.

    Em alguns casos, os terriers tchecos podem morder o proprietário se ele for longe demais. O cachorro não tolera injustiça. Devido à agressão e castigo físico, a psique do cão pode ser traumatizada.

    Vale a pena socializar um cão desde cedo, passando muito tempo na rua, onde outros parentes estão presentes. Ao criar um cão, o dono deve utilizar uma opção eficaz de motivação, por exemplo, o treino em forma de jogos, bem como a recompensa com guloseimas, desde que o resultado do treino seja positivo. Vale a pena treinar o Terrier Tcheco desde os seis meses de idade, mas somente com a condição de que o cão conheça os comandos básicos e os execute.

    Filhotes adolescentes de 6 a 9 meses mostram teimosia durante o treinamento. Esses distúrbios são suprimidos pela paciência e tenacidade do proprietário. Este período da vida do terrier é considerado o mais responsável, pois se faltarem pontos importantes na educação, consequências desagradáveis ​​e irreversíveis podem surgir no futuro.

    Os terriers tchecos são criaturas engraçadas de quatro patas com muitas características positivas. Esta é uma criatura alegre, ativa, destemida e benevolente. Se você quer trazer um verdadeiro amigo e caçador para sua família, deve prestar atenção aos representantes desta raça. É necessário comprar um filhote apenas em um canil bem estabelecido, caso contrário você pode se tornar uma vítima de engano.

    Para mais informações sobre as características da raça, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa