Terrier

Terrier Brasileiro: descrição da raça, manutenção e cuidados

Terrier Brasileiro: descrição da raça, manutenção e cuidados
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição da raça
  3. Personagem
  4. Manutenção e cuidados
  5. Alimentando
  6. Saúde
  7. Educação, treinamento
  8. Para quem é adequado?

O Terrier Brasileiro é uma das raças mais jovens não só no grupo terrier, mas também entre os cães em geral. No início do século XX, esses animais engraçados e fofos interessavam a condutores de cães e amadores. Eles não são muito grandes, portanto, são universais e são procurados por diferentes categorias de pessoas. Eles foram criados no Brasil, mas o sangue dos aborígenes permaneceu em cães adoráveis ​​de aparência elegante e caráter alegre. "Brasileiros" habilidosos e ativos conquistaram imediatamente o coração dos criadores de cães.

História de origem

Ela é bastante modesta, criadores brasileiros cultivam a raça desde o início do século XX. Além disso, a raça tem muitos ancestrais europeus. Os criadores de cães do Brasil usavam podengos de Portugal, que muitas vezes navegavam em navios e pegavam roedores a bordo enquanto navegavam. Foi assim que os podengos se espalharam por vários países, inclusive o Brasil. Lá, os criadores cruzavam podengos com raças diferentes, resultando em um "brasileiro", que foi atribuído ao grupo dos terriers.

Descrição da raça

O cão revelou-se bastante compacto, atraente e totalmente versátil. O "brasileiro" é um excelente cão de guarda, caçador, companheiro. Ele pode ser confiável com um rebanho de gado. O tamanho do cão é pequeno, embora tenha um físico proporcional harmonioso, silhueta esguia. O corpo do cão é maciço, forte, mas não volumoso, nem áspero. A forma do corpo é quadrada, as linhas são claras, rígidas.

O Terrier Brasileiro é semelhante ao Fox Terrier, mas este último é mais retangular do que quadrado no formato do corpo. Do fox terrier “brasileiro” herdou coragem, destreza, harmonia física e atividade.

O sangue dos aborígenes agregava-lhe despretensão nas condições de permanência, resistência e tolerância fácil ao calor.

A aparência é caracterizada pelos seguintes recursos:

  • na área das orelhas e da cabeça há manchas marrons - esta é a característica externa mais reconhecível do "brasileiro";
  • adição proporcional, orgânica;
  • a cabeça tem a forma de um triângulo regular, expandindo-se do nariz às orelhas;
  • o focinho é muito forte, os olhos são escuros, arredondados, grandes;
  • o pescoço é alongado e esguio, o peito é largo;
  • cauda curta, pernas bem musculosas;
  • o crescimento de um adulto varia de 35 a 40 cm, dependendo do sexo;
  • o peso corporal não excede 10 kg;
  • a pelagem é curta, de tipo fino, liso, não muito macio ao toque, adere perfeitamente à pele;
  • a pele não brilha através da pelagem, nas patas dianteiras, nas orelhas, a cabeça é a mais fina;
  • o terno é predominantemente branco, este é o fundo principal, complementado por manchas de marrom, azul, preto;
  • as manchas estão localizadas na área do focinho, orelhas, acima dos olhos, em outras partes do corpo.

Personagem

O "brasileiro" de todo o grupo de terriers é talvez o mais relaxado. Os futuros proprietários terão que se conformar com seus latidos sonoros, esta raça não é muito silenciosa. Mas você não precisa se preocupar se um estranho se aproximar sorrateiramente de você ou se alguém entrar na casa - o cachorro com certeza avisará o dono. Os "brasileiros" são cães muito ativos, animados, alegres e otimistas. Eles são dotados de um verdadeiro destemor, incrivelmente bravos. Eles vão se encaixar perfeitamente na família, vão tratar bem todos os seus membros.

Eles são criaturas muito leais, pessoas amorosas. Eles adoram jogos, eles precisam se divertir, pular, correr.

O Terrier Brasileiro é muito curioso, curioso, atencioso. Nenhuma ninharia lhe escapa, por isso será um excelente vigia. Esses animais de estimação se dão bem com outros cães, mas pequenos animais podem ser atacados. o instinto de caça se fará sentir. É por isso você não pode deixar o cachorro sozinho e andar apenas na coleira.

O "brasileiro" é bastante cauteloso e desconfiado, não reconhece estranhos. Mas seus familiares sempre verão o animal carinhoso e gentil. O terrier se dá bem com crianças não muito pequenas, embora elas não devam tratar o cão livremente.

É melhor que os pais controlem sua comunicação.

Manutenção e cuidados

Ao decidir comprar um filhote desta raça, escolha um vendedor de confiança: um canil ou um criador com boas críticas. Em nenhum caso não compre cães nos mercados, pois corre o risco de comprar não só um vira-lata, mas também um cachorro doente. Se o cão tiver passaporte veterinário, e você puder olhar os documentos dos pais, terá a certeza de que com os devidos cuidados, o cão desenvolver-se-á bem e sentirá poucas dores.

Na saída, os “brasileiros” não são muito exigentes. Eles são do tipo de cabelo curto, então penteie-os uma vez por semana.

Para fazer isso, você precisa comprar uma escova ou luva especial. Os tratamentos com água também não devem ser muito frequentes. Os brasileiros são lavados conforme a necessidade, caso contrário, a camada protetora natural da pele e da lã é afetada. Se você permitir que seu animal de estimação ande o suficiente, as unhas podem se desgastar naturalmente. Mas, na maioria das vezes, eles precisam ser cortados com um cortador de garra à medida que crescem novamente. Nunca use uma tesoura normal.

Verifique as orelhas, boca e olhos do seu cão semanalmente. Eles também precisam ser limpos em tempo hábil.

Olhos - com loções especiais e algodão, orelhas - com cotonetes, dentes com escovas e brinquedos especiais com flúor. Ao escolher produtos de limpeza, tente comprar aqueles que contenham um mínimo de fragrâncias para evitar reações alérgicas. Para qualquer erupção cutânea suspeita, inflamação, pus, irritação nas membranas mucosas e na pele, você precisa mostrar o cão a um veterinário.

Alimentando

Você pode escolher entre dois tipos de comida - comida pronta e alimentação natural. Neste último caso, é preciso cuidar de uma alimentação saudável e balanceada. Em primeiro lugar, a base do cardápio é a proteína, ou seja, a carne e os cereais na forma de cereais. Além disso, na dieta certifique-se de ter produtos lácteos fermentados e vegetais para a temporada... Os bebês recebem uma gema de ovo semanalmente; ao atingir os 3 meses de idade, a quantidade de suplementos de ovo é aumentada para 3 vezes por semana.

Gradualmente, o menu pode ser expandido com miudezas fervidas. Aos 5 meses, o cachorro já consegue comer alimentos sólidos, antes a consistência deve ser macia.

Um cão adulto é alimentado duas vezes ao dia, com crianças de cinco a três anos, reduzindo gradativamente o número de refeições.

Saúde

Em geral, os cães desta raça são bastante fortes, possuem excelente imunidade. Existem poucas doenças genéticas, mas elas existem. É muito importante realizar a vacinação em tempo hábil, o tratamento contra parasitas - externos e internos.

Todos os anos, o animal precisa ser mostrado ao veterinário para um exame de rotina. A detecção oportuna de doenças torna o tratamento mais bem-sucedido.

O cão pode ter os seguintes problemas de saúde:

  • doenças do ouvido;
  • demodicose;
  • deficiência auditiva;
  • displasia das articulações;
  • epilepsia.

Educação, treinamento

Os cães desta raça são muito perspicazes, espertos, mas devem ser educados desde tenra idade. Além disso, sem consistência e rigor, é improvável que muito seja alcançado no treinamento. "Brasileiros" são ativos, brincalhões e, portanto, frequentemente travessos. Uma das habilidades mais essenciais é aprender a latir sob comando, pois são naturalmente muito altos. Se você não começar a aprender isso desde os primeiros dias da aparição do bebê em casa, eles vão interferir muito no seu latido constante.

A primeira coisa que você deve alcançar é estabelecer sua liderança incondicional. Consistência e exatidão irão lhe fornecer isso.

O dono deve ser um líder absoluto desde o início, caso contrário, mais tarde o cão não o perceberá nesta capacidade. Vale lembrar que quando bem criados, os “brasileiros” são criaturas extremamente amáveis ​​que vão trazer muita alegria para a família. Na sua ausência, eles se transformam em egoístas e déspotas.

O Terrier Brasileiro é mais bem treinado de forma lúdica, pois adora brincar muito. assim, você pode obter mais deles do que com o método de punição... O método de recompensa funciona muito bem para eles. Os cães podem se tornar grandes atletas, artistas de circo, acrobatas - isso requer treinamento regular.

Em geral, a raça se distingue por sua extraordinária resistência, força, portanto é eficiente e trabalhadora.

Se você quer ter sucesso no treinamento, dedique pelo menos uma hora por dia a ele. Isso permitirá que o cão fique em forma e aprenda mais e mais novos comandos e habilidades de domínio. É muito importante desenvolver o cão não só fisicamente, mas também mentalmente. Ensine-o a trazer jornal, chinelos, fazer vários truques.

Para quem é adequado?

Em primeiro lugar, as pessoas que levam um estilo de vida inativo devem se recusar a comprar um Terrier Brasileiro, especialmente em apartamentos na cidade. Esta raça não é indicada para os amantes de deitar no divã, evitando passear. Este animal de estimação é ideal para proprietários de casas de campo, onde o cão pode circular mais ou menos livremente.

Deve ser levado periodicamente para a floresta, bosques, onde quer que possa correr livremente.

No entanto, lembre-se que Os “brasileiros” são termofílicos, não podem ser mantidos em gaiolas e cabines externas no inverno.

Esses cães são apegados aos membros da família em que vivem, mas ainda têm um caráter bastante independente. Portanto, eles também não são adequados como companheiros para os idosos. Eles se dão bem com as crianças apenas se se comportarem corretamente em relação ao cão.

Veja abaixo a aparência do Terrier Brasileiro.

sem comentários

Moda

a beleza

casa