Border Terrier: descrição da raça, educação e manutenção
Provavelmente, é impossível encontrar outro cão com um suprimento tão grande de energia vital como o Border Terrier. Os representantes desta raça nunca se cansam e estão em constante movimento, por isso participam frequentemente em várias competições desportivas. Para criar um animal de estimação tão bonito e saudável, é necessário não só saber as regras para mantê-lo, mas também saber fazer uma dieta para ele.
História de origem
A raça Border Terrier apareceu pela primeira vez em meados do século 18 em uma das províncias anglo-escocesas. Esses cães devem sua origem aos caçadores. Naquela época, a caça de um animal escavador era especialmente popular, mas era difícil capturá-lo na fronteira de duas regiões localizadas em terreno montanhoso.
Portanto, os caçadores trabalharam por muitos anos para criar cães poderosos e extremamente resistentes que não têm medo das presas afiadas dos animais e são capazes de penetrar profundamente em buracos. Na Escócia, os primeiros Border Terriers foram chamados de Cockerdale Terriers e, na Inglaterra, de Riverdale Terriers.
Em 1920, foi aprovado o primeiro padrão oficial desta raça, seus representantes receberam o nome de Border Terrier, que significa caça (border) terrier. Ao longo da sua existência, os representantes desta raça foram utilizados não só para a caça, mas também para outras áreas. Por exemplo, os suíços treinaram esses cães para salvar pessoas.
Já nos países europeus, as fronteiras, via de regra, eram mantidas neles para proteger as fazendas da invasão de roedores.No início do século XX, a caça esportiva à raposa começou a gozar de imensa popularidade e, então, os snowboarders começaram finalmente a ser usados para o fim a que se destinavam.
Apesar da aparência indefinida dos animais, o preço deles nos países europeus é alto e tem se mantido nesse nível por mais de uma dúzia de anos. Isso é explicado por o número de border terriers é pequeno, os cães foram até classificados como raças raras.
Hoje, muitos moradores da cidade escolhem esta raça de terriers, pois eles são excelentes amigos de companhia.
Descrição da raça
Ao ver um cão desta raça pela primeira vez, você pode se surpreender que ele realmente seja um caçador. Afinal, os representantes dos terrieres de fronteira são bastante bonitos, pequenos em tamanho e têm uma aparência decorativa. Na verdade, esses animais são muito móveis, ativos e resistentes. Após um longo movimento, esses cães são capazes de cavar o solo, mergulhar em bueiros e agarrar a presa, entrando em uma luta com ela.
A altura desses cães engraçados é de até 34 cm na cernelha (é o padrão para cadelas e machos). Quanto ao peso, as fêmeas costumam pesar de 5,2 a 6,4 kg e os machos de 5,9 a 7 kg. Um Border Terrier puro-sangue se encaixa na seguinte descrição.
- Cabeça na forma lembra a cabeça de uma lontra, é achatada e pequena. A testa é inclinada e se funde suavemente com a ponte do nariz.
- Focinho... É mais curto do que a linha da testa, tem uma ponte estreita e larga do nariz e bordas perfeitas. As bochechas e as órbitas ligeiramente contraídas são colocadas no focinho.
- Nariz... Seu lóbulo pode ser marrom escuro ou preto. Todos os cães desta raça possuem nariz proporcional.
- Dentes... Os incisivos e caninos são especialmente poderosos no animal. Os dentes do cão são colocados firmemente juntos, formando uma mordida em "carrapato" ou "tesoura".
- Ouvidos... Eles se ajustam confortavelmente nas laterais da cabeça e pendem na cartilagem. Eles são pequenos e de forma triangular.
- Olhos... O olhar do cão é alerta, interessado, atento, com um brilho vivo. Isso é o que os torna olhos largos e amendoados. A cor da íris pode ser preta ou marrom escuro. Expressões faciais expressivas são dadas ao animal movendo as sobrancelhas.
- O torso. Os cães desta raça são caracterizados por um corpo forte e de construção correta. O pescoço é coberto por músculos magros, ligeiramente alongados e proporcionais, com uma ligeira curvatura. No corpo do animal, o tubérculo da nuca e cernelha é claramente visível. O dorso funde-se suavemente com a garupa e o lombo musculoso, o esterno com costelas é de profundidade média, não é largo. A linha do abdome é moderadamente esgalgada e forma uma linha perfeitamente reta.
- Extremidades. Esta parte do corpo é paralela ao corpo. As patas da borda são retas e alongadas, enquanto as posteriores são mais fortes. As patas dianteiras e traseiras são agrupadas em uma protuberância e almofadas, que são cobertas com pele densa. Graças a essa estrutura de membros, o animal se move livremente.
- Cauda de tamanho médio, forte e roliço. Localiza-se alto (ao nível das costas ou ligeiramente mais alto), afinando em direção à extremidade. Em representantes de raça pura, torcer a cauda em forma de "donut" não é permitido.
- Lã. As cores dos cães podem ser diferentes, variando do azul ao castanho, ao vermelho claro e terminando no marrom com um tom cinza. Os pelos da pelagem são grossos e densos, enquanto o subpêlo não é muito espesso. Os filhotes ao nascer parecem protuberâncias fofas. Os adultos têm barba e bigode no rosto.
Se o animal de estimação tiver alguma diferença com a descrição acima, isso indica o abate da raça. O padrão é bastante rígido, portanto, mesmo pequenos desvios não são permitidos. Para ter certeza de que o animal de estimação é de raça pura, os especialistas recomendam a compra de filhotes com pedigree.
Personagem
Os snowboarders supermóveis e ativos são exigentes para treinar e fazer longas caminhadas ao ar livre.O caráter dos cães é formado sob a influência de instintos naturais realizados. Uma vez que os representantes desta raça se distinguem por uma disposição curiosa, em cada caminhada, eles tentam encontrar um novo objeto de caça para eles.
Cada border terrier tem um profundo instinto de caça, portanto, estando em casa, ele pode ser gentil, afetuoso e positivo, e durante a caça, imediatamente se transforma em um animal absolutamente cruel, agressivo e feroz. Mesmo se você criar um animal de estimação ao lado de pequenos animais, é difícil prever seu comportamento.
Border Terriers não podem ser classificados como viciados em televisão inveterados que preferem deitar no sofá o dia todo. Procuram qualquer desculpa para passear. Os cães desta raça adoram estar perto de seu dono, mas não tendem a se impor. É muito difícil para esses cães suportar a solidão, por isso não são adequados para serem mantidos acorrentados. Se um animal de estimação for deixado por muito tempo sem atenção e comunicação com os membros da família, ele não apenas ficará muito entediado, mas também se tornará um animal maligno.
Uma vez que a natureza dos border terriers não é muito simples, é recomendável ter animais de estimação apenas para os proprietários que têm tempo livre para passeios e jogos. Além disso, o amigo de quatro patas terá que dar muito amor e carinho, além de prestar atenção nas aulas e nos treinos com ele. Se o dono passa a maior parte da vida a trabalhar, então é impossível ter um animal assim, pois isso vai representar muitas dificuldades para o animal e para a pessoa.
Vantagens e desvantagens
A principal característica da raça Border Terrier é o grande carinho dos animais de estimação para com o dono. Eles não só proporcionam um clima positivo durante os jogos e passeios, mas também são capazes de preencher a casa com uma atmosfera benevolente. As vantagens da raça incluem a liderança desses cães.
Representantes desta raça freqüentemente participam de programas sociais.
Quanto às desvantagens da raça, elas incluem:
- um instinto de caça altamente desenvolvido que não permite que outros animais (pássaros e roedores) sejam introduzidos na casa;
- Você pode passear com esses cães apenas em áreas cercadas, uma vez que qualquer "jogo" na forma de gatos, roedores e pássaros será perseguido por um caçador.
Vida útil
As fronteiras são conhecidas pela sua excelente saúde, razão pela qual costumam ter uma expectativa de vida de 13 a 16 anos. Além disso, este indicador pode ser diferente, pois depende de fatores hereditários e das condições de detenção. Freqüentemente, a vida dos animais de estimação é encurtada por doenças como obesidade (causada por dieta inadequada) e displasia do cotovelo e articulações do quadril. Para prolongar a vida do cão, o dono deve verificar sistematicamente o estado de saúde do animal com o médico e fornecer-lhe uma alimentação equilibrada.
Manutenção e cuidados
Animais de estimação desta raça podem ser mantidos tanto em uma casa de campo como em um apartamento. Se o dono vai ter um cachorro em um apartamento, então ele deve estar preparado para o fato de que ele terá que ser proporcionado não apenas com longas caminhadas, mas também com atividade física. O animal adquirido deve ser alocado em um local separado na casa para descanso e sono. É desejável que esteja longe de correntes de ar e aparelhos de aquecimento. Paralelamente, os especialistas recomendam a instalação de casinhas especiais para cães, equipadas com espreguiçadeira, colchão e muitos outros itens necessários à existência do animal.
Se pensarmos em cuidar dos border terriers em geral, eles não serão muito caprichosos. Cuidados devem ser tomados regularmente aparando o pêlo. Este procedimento consiste em arrancar manualmente os pelos mortos, possibilitando o crescimento de novos. Se você não aparar, o cão começará a cair pesadamente e muito pelo aparecerá na casa. Além do mais, a cada 3 dias é necessário pentear o pêlo do animal com uma escova especial.
Além disso, ao cuidar de um cão, você deve fornecer exame diário das orelhas e olhos. É melhor fazer isso imediatamente após a chegada de um passeio ou caça. Os animais adoram correr em matagais e relva, o que aumenta o risco de contrair vários parasitas, incluindo carraças. À medida que os olhos ficam sujos, devem ser limpos com um cotonete embebido em água fervida e as orelhas com cotonetes embebidos em óleo de bebê.
Para manter os dentes de um animal saudáveis, eles devem ser limpos preventivamente várias vezes por semana com uma escova especial e creme dental.
Além do mais, é recomendado tratar o animal com cartilagem mole o mais rápido possível, o que ajuda a limpar a placa dos dentes... Não se esqueça de cortar as garras - um procedimento semelhante é realizado uma vez por mês.
Alimentando
Os Border Terriers são classificados como raças "onívoros", uma vez que são considerados verdadeiros glutões pela sua natureza. Portanto, o proprietário, ao compor uma dieta e um cardápio diário para eles, deve calcular corretamente o número de refeições. É aconselhável alimentar o seu animal no máximo 3 vezes ao dia, dividindo a diária em pequenas porções. Graças a isso, o estômago do animal não vai esticar e ele não vai conseguir engordar.
Recomenda-se alimentar os cachorros até aos 3 meses apenas com alimentos naturais. A partir dos 4 meses de vida, a mascote pode ser introduzida no cardápio com ração seca, após imersão dos grânulos em leite ou água... Uma vez que os representantes desta raça se distinguem pela alta energia e eficiência, é necessário monitorar constantemente o valor energético dos produtos que consomem. Devido a isso dar-lhes ração pronta é muito mais fácil, pois eles têm todas as informações sobre todos os componentes e vitaminas da composição... Muitos criadores de cães também preferem uma dieta mista.
Educação
Os Border Terriers são conhecidos por sua boa inteligência, mas amadurecem muito mais tarde do que outros tipos de cães. Como esses bichinhos possuem teimosia natural, ao treiná-los, vale a pena considerar sua natureza sensível e não permitir atitudes rudes. O animal percebe uma mudança na entonação e reage agudamente a qualquer toque.
Portanto, para animar e acalmar o seu animal de estimação, basta "adormecer" aprovando palavras e acariciando delicadamente. Além disso, deve-se notar que os participantes reagem fortemente a ruídos estranhos, portanto eles precisam tentar acostumá-los à rua e aos ruídos altos desde cedo.
Latidos altos em um apartamento ou casa podem causar muitos transtornos. Para evitar isso, os especialistas recomendam ensinar um cão a latir exclusivamente sob comando. A criação de um animal de estimação deve ser iniciada imediatamente após ele aparecer na casa. Para simplificar o processo de aprendizagem, é melhor fazê-lo de forma lúdica. Não sobrecarregue o cão com um treinamento longo.
Para os internos, tanto os programas básicos quanto os especiais destinados ao treinamento de "atletas" e "caçadores" são adequados.
Críticas do proprietário
Existem muitas críticas, tanto positivas quanto céticas, sobre a raça de cães Border Terrier. A maioria dos criadores de cães faz distinção em tais animais de estimação lealdade, carinho pelo dono e simpatia. Mas eles só podem ser obtidos se houver um bom contato com o animal. Para muitos, tal amizade pode parecer muito intrusiva, então se o dono não está pronto para tal "relacionamento", é melhor não iniciar este animal.
Alguns criadores também não gostam do fato de border terrier requer uma abordagem especial para o treinamento, por ser considerado um animal gregário e não saber como entrar em contato com representantes de outras raças e outros animais de estimação.
Mas alimentar um animal assim não será difícil, já que o cão é despretensioso para comer.
Para mais informações sobre o Border Terrier, veja o próximo vídeo.