Temperamento

A influência do temperamento na escolha da profissão

A influência do temperamento na escolha da profissão
Contente
  1. O papel do personagem na autodeterminação
  2. Que tipo de trabalho é adequado para pessoas fleumáticas?
  3. Opções de trabalho para pessoas melancólicas
  4. Qual é o melhor conselho para pessoas sanguíneas?
  5. Qual é a melhor escolha para uma pessoa colérica?
  6. Como você escolhe o trabalho perfeito?

Escolher uma profissão é uma etapa importante na vida de qualquer pessoa. O conforto e o sucesso futuro do funcionário dependem da correta autodeterminação, uma vez que a orientação profissional é influenciada não apenas pelas preferências pessoais das pessoas, mas também pelo seu tipo psicossomático. Portanto, se alguma profissão é ideal para uma pessoa sangüínea, é improvável que seja adequada para um melancólico.

O papel do personagem na autodeterminação

Por muito tempo, os cientistas tentaram determinar o caráter de uma pessoa estudando suas reações mentais. E somente no século 20, psicólogos experientes assumiram esse trabalho, descobrindo que o temperamento desempenha um papel importante na autodeterminação de qualquer pessoa. Descobriu-se que a formação do temperamento é influenciada não apenas pelo ambiente, mas também pela hereditariedade. Mesmo na primeira infância, uma criança pode apresentar traços de caráter inerentes a um dos parentes mais velhos.

O temperamento é uma coleção de qualidades que representam as características intelectuais e comportamentais de uma pessoa. O predomínio de alguns traços de caráter permite que uma pessoa seja atribuída a um determinado psicótipo, o que ajuda a avaliar a velocidade de seu pensamento e percepção, emocionalidade e atividade física. A determinação temperamental pode prever com precisão as inclinações e habilidades gerais de um indivíduo.

A escolha da profissão é influenciada pela avaliação das próprias forças e capacidades., determinação dos tipos de atividade preferidos e consideração da motivação pessoal para a obtenção de uma determinada educação.Uma pessoa pode, consciente ou inconscientemente, equilibrar suas características individuais para corresponder ao tipo de atividade escolhido.

Os cientistas descobriram que cada tipo de temperamento tem uma inativação diferente, que afeta a natureza metódica e sistemática de suas ações. Assim, em sangüíneos e coléricos, predomina o hemisfério direito, o que lhes confere um sistema nervoso forte, alta atividade e funções cognitivas não verbais desenvolvidas. Já as pessoas fleumáticas e melancólicas são dominadas pelo hemisfério esquerdo, o que as caracteriza como pessoas calmas e lentas, caracterizadas por um sistema nervoso fraco e funções verbais desenvolvidas.

O temperamento de uma pessoa não depende apenas das características naturais, da hereditariedade e do meio ambiente. Uma boa educação decide muito, o que permite suavizar traços de caráter negativos. Assim, é seguro afirmar que as características individuais impactam diretamente na autodeterminação profissional.

Que tipo de trabalho é adequado para pessoas fleumáticas?

Pessoas fleumáticas são caracterizadas por um caráter calmo e pacífico. Eles se distinguem pela calma e imparcialidade, que outros tipos de temperamento não possuem. Representantes desse tipo não toleram agressão e não podem reagir rapidamente em situações de conflito. Não sabem tomar decisões rapidamente e preferem o silêncio e a regularidade à pressa e ao caos.

Pessoas fleumáticas sempre têm sua própria opinião, que não pode ser mudada. Essas pessoas sabem definir claramente o objetivo e ir em direção a ele, não prestando atenção às mudanças externas. Esse tipo tem vantagens em alguns tipos de trabalho repetitivo, pois é capaz de focar nos detalhes e ficar sentado em um lugar por muito tempo.

Ensinar pessoas fleumáticas é difícil, devido à lentidão e passividade do temperamento. Apesar disso, eles podem ser encarregados de qualquer tarefa importante que será realizada com plena responsabilidade. Essas pessoas levam suas responsabilidades a sério e aproveitam ao máximo seus próprios recursos.

Devido à sua natureza equilibrada, as pessoas fleumáticas não têm medo de situações estressantes e são capazes de resolver qualquer problema com calma. Apesar da alta responsabilidade, essas pessoas não começarão a fazer o trabalho de outra pessoa e direcionarão toda a sua atenção para o desempenho de seus deveres oficiais pessoais.

Uma pessoa fleumática pode se tornar:

  • assistente de laboratório;
  • bibliotecário;
  • agrônomo;
  • restaurador;
  • joalheiro;
  • florista;
  • um escritor;
  • trabalhador ferroviário;
  • revisor e assim por diante.

Qualquer trabalho que envolva monotonia e lentidão é adequado para uma pessoa com um tipo de temperamento fleumático. Mas profissões como médico, administrador, artista e jornalista podem acabar sendo muito difíceis para uma pessoa fleumática, já que ela simplesmente não consegue lidar com elas.

Opções de trabalho para pessoas melancólicas

Pessoas melancólicas se distinguem por uma mente perspicaz, isolamento e silêncio. Essas pessoas têm bom gosto para música e literatura e são propensas a análises detalhadas. Eles não são capazes de trabalhar devido ao desgaste, pois são caracterizados por uma psique instável e vulnerável. Uma pessoa com temperamento melancólico não passará muito tempo em companhias barulhentas, mas preferirá um lugar tranquilo e isolado.

Pessoas melancólicas são caracterizadas por grande responsabilidade e lealdade. Eles estão prontos para mostrar simpatia e sugerir a decisão certa. Essas pessoas estão prontas para ajudar um ente querido, sacrificando interesses pessoais.

Esse tipo de temperamento aumenta as demandas das pessoas, o que o torna pouco atraente para os outros. Essa pessoa é propensa a estados depressivos, dos quais não consegue sair por conta própria. Qualquer situação estressante pode provocar um colapso nervoso em um quadro melancólico.

Pessoas melancólicas são fáceis de aprender, mas devido ao sigilo e à timidez, nem sempre conseguem demonstrar seus conhecimentos.Somente uma abordagem individual pode forçar tal indivíduo a ser liberado e relaxado.

Essas pessoas não gostam de pressa e confusão e, portanto, só podem trabalhar frutíferamente em condições de silêncio total. A atividade solitária permite que eles analisem profundamente qualquer problema e encontrem a única solução correta.

Pessoas melancólicas têm qualidades comerciais como consistência, responsabilidade e diligência. Devido a isso, eles podem ser encarregados de qualquer tarefa importante que será concluída a tempo. Mas esses funcionários não devem ser incumbidos de super tarefas, visto que, tendo falhado em lidar com o trabalho, eles cairão em uma depressão profunda e começarão uma longa busca autônoma.

Pessoas com tipo melancólico são adequadas para profissões que proporcionam solidão e monotonia. Esses incluem:

  • jardineiro;
  • encanador;
  • Escritor;
  • ecologista;
  • contador;
  • intérprete;
  • veterinário;
  • analista e assim por diante.

Mas qualquer trabalho que envolva uma grande equipe e muito barulho é totalmente inadequado para pessoas melancólicas sensíveis.

Qual é o melhor conselho para pessoas sanguíneas?

Uma pessoa sangüínea pode ser caracterizada como uma pessoa resistente ao estresse e trabalhadora. Essas pessoas são capazes de mudar rapidamente de atividades e, portanto, raramente pensam nos detalhes do trabalho. Eles encontram facilmente uma linguagem comum com a equipe e sempre mantêm uma boa relação com seus superiores. A abundância de conhecidos permite que essa pessoa tenha uma elevada autoestima, o que a ajuda a alcançar patamares profissionais.

Pessoas sanguíneas raramente sucumbem à agressão e geralmente se mostram de um lado amigável e otimista. Eles são capazes de organizar qualquer negócio e, portanto, muitas vezes ocupam posições de liderança. Graças à sociabilidade, alta inteligência e resistência ao estresse, pessoas com esse tipo de temperamento podem se tornar excelentes professores.

Sanguinismo implica intolerância à monotonia e monotonia. Qualquer trabalho relacionado à tecnologia pode levar uma pessoa ao estupor. Pessoas sanguíneas gostam de trabalhar com pessoas e, portanto, podem se tornar excelentes psicólogos, administradores, gerentes, advogados e professores.

Qual é a melhor escolha para uma pessoa colérica?

O colérico personifica o amor pela comunicação ao vivo, emocionalidade e gesticulação ativa. Essas pessoas são abertas na comunicação e, portanto, podem ingressar em qualquer empresa. Às vezes, eles reagem muito seriamente a situações estressantes e mostram agressividade. Essas mudanças de humor geralmente desestimulam as pessoas ao seu redor que não conseguem entender as explosões espontâneas de raiva.

Pessoas coléricas são muito curiosas sobre todos os aspectos da vida. Eles podem facilmente participar de uma aventura e não têm medo de arriscar. Nenhuma dificuldade e persuasão podem deter tal pessoa, mas ela mesma pode abandonar uma empreitada duvidosa se mudar para outra coisa.

Essa pessoa não sabe ficar quieta e se ocupar de suas tarefas rotineiras. A distração e a desatenção de um indivíduo podem arruinar qualquer negócio e, portanto, não pode ser confiado a ele um trabalho monótono e árduo. Pessoas coléricas não poderão trabalhar como arquitetos, escritores, bibliotecários, contadores, revisores, analistas e assim por diante.

Para atrair a atenção de pessoas com esse tipo de temperamento, é necessário utilizar métodos não padronizados. Eles não perderão tempo lendo não-ficção e, portanto, são mais fáceis de educar por meio de exibições e performances temáticas. Para que esses alunos aprendam o material, é necessário associar a informação a uma emoção viva, que ficará por muito tempo guardada em sua memória.

Pessoas coléricas suportam facilmente situações estressantes e não têm medo do fracasso. Eles facilmente recuperam sua força e passam para uma nova tarefa. Graças a esses traços de caráter, esses indivíduos podem trabalhar na televisão, no rádio e também encontrar-se facilmente na medicina. Pessoas coléricas podem se tornar excelentes treinadores, pilotos, diplomatas e empresários.

Como você escolhe o trabalho perfeito?

Para escolher uma profissão idealmente adequada, uma pessoa precisa aprender a analisar as qualidades pessoais da escola. Tendo determinado seu tipo de temperamento e tendo estudado todos os seus prós e contras, o aluno poderá decidir sobre o futuro tipo de atividade.

A escolha da profissão é freqüentemente influenciada pela opinião de outras pessoas. Por exemplo, os pais desempenham um grande papel na resolução desse problema. Mas sua opinião nem sempre é justificada, o que afeta negativamente a justeza da escolha.

Para determinar com precisão a propensão para uma profissão específica, uma pessoa deve levar em consideração suas próprias qualidades e interesses. Se desde a infância ela tem predisposição para a música, então sua vida deve estar ligada à esfera musical. É improvável que uma pessoa com ouvido absoluto e natureza sensível consiga trabalhar em uma mina ou ferrovia.

Atualmente, qualquer pessoa pode fazer um teste de orientação profissional para descobrir a profissão mais adequada. Ao mesmo tempo, é necessário estudar cuidadosamente cada uma das atividades propostas para se ter uma ideia objetiva do trabalho futuro.

A escolha de uma profissão se baseia não apenas no temperamento da pessoa, mas também em seus objetivos e planos de vida. Por exemplo, se um indivíduo adora trabalhar com dados precisos e sabe como analisar, ele pode se tornar um bom analista, previsor ou programador.

Para informações sobre como escolher uma profissão por temperamento, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa