Temperamento

Criança colérica: caráter e recomendações para a educação

Criança colérica: caráter e recomendações para a educação
Contente
  1. Característica
  2. Características da educação
  3. Recomendações para uma abordagem individual

A atitude em relação aos filhos e as peculiaridades de sua educação não dependem apenas da idade. É extremamente importante levar em consideração as especificidades do temperamento da criança. É necessário criar filhos de "colérico" por temperamento segundo esquemas especiais.

Característica

Freqüentemente, existe a opinião de que qualquer criança se excita facilmente, mostra emoções de forma violenta, contínua e ativa. Mas mesmo contra o pano de fundo geral, a criança colérica se destaca fortemente. Suas emoções são avassaladoras. Para enfrentar esse "teste de vida", é necessário estudar exaustivamente as características de tal temperamento.

O humor dessas crianças muda de maneira imprevisível em uma direção ou outra. Além disso, todos os casos são cíclicos. Pessoas coléricas preferem jogos em que haja muitos participantes. A comunicação para eles geralmente não é um problema e até desejável. Mas já no jardim de infância, o alto contato é obscurecido, desvalorizado por uma tendência crescente ao ressentimento e ao conflito. Os observadores perceberão imediatamente que:

  • brincadeiras de amor;
  • constantemente agitado;
  • inquietos em suas buscas.

A criança colérica não é apenas claramente visível, mas também perfeitamente “ouvida”. Ele, independente do gênero, se manifesta:

  • volume da voz;
  • velocidade da fala;
  • gestos ativos.

Esse temperamento leva a um rápido dispêndio de energia psíquica. Afinal, o sistema nervoso das crianças é instável. Mergulhando em cada negócio, em cada ação sem deixar vestígios, as crianças gastam quase todas as suas forças. Mas a instabilidade faz-se sentir da mesma forma: exprime-se na ausência de perseverança. A educação de pessoas coléricas é um assunto complexo que requer atenção e precisão.

Esse temperamento (tanto em adolescentes, e em parte até na idade pré-escolar a partir dos 2 anos) é expresso em inclinações de liderança.Pessoas coléricas quase sempre, em qualquer companhia em que se encontrem, agem como líderes. É sob sua influência que outros iniciam e abandonam os jogos. Jogar não é apenas algo sério; tentativas de interromper esse tipo de entretenimento são irritadas. De todos os jogos, aqueles em que você precisa correr riscos e ser fisicamente ativo são a prioridade incondicional.

Uma vez em uma instituição educacional, em um coletivo, as crianças coléricas são forçadas a desacelerar seus desejos e impulsos. Mas fora da escola ou do jardim de infância (no quintal, na rua e especialmente em casa), o autocontrole enfraquece. Portanto, o processo educacional é ainda mais complicado, requer nervos fortes e compostura. Para ter certeza de que a criança é exatamente colérica, é útil considerar todos os quatro temperamentos usando o exemplo de uma situação específica.

Por exemplo, é hora de deixar o playground. Pessoas sanguíneas tentarão adiar a partida para o fim, se engajarão febrilmente em "construções adicionais", cavando buracos, deslizando colina abaixo. Pessoas melancólicas ficarão chateadas e expressarão isso emocionalmente. No entanto, eles ainda atenderão à solicitação. Pessoas fleumáticas menos ainda causarão problemas para pais e educadores - eles irão imediatamente deixar todos os jogos, não importa o quão entusiasmados estejam, e irão aonde quer que lhes seja dito.

Pessoas coléricas superam qualquer pessoa em estresse emocional. Elas não vão apenas brigar, resistir, gritar e chorar, algumas são capazes de interferir nas outras crianças, quebrando o que elas “construíram” e brigando. Neste ponto, você precisa fazer um retiro. Pode parecer que crianças com temperamento colérico são apenas amantes da agressão, de personalidades completamente incontroláveis. Na verdade, eles também têm pontos fortes:

  • menos inclinação para a solidão e auto-ilusão;
  • mau humor relativamente raro;
  • a capacidade de estabelecer contactos e defender o seu “eu”, a sua opinião na comunicação com outras pessoas;
  • fácil adaptação a um ambiente incomum para você (não só para crianças, mas também para adultos).

Os traços negativos que os educadores precisam superar no desenvolvimento da personalidade das pessoas coléricas são os seguintes:

  • aumento do nível de conflito;
  • a tendência de participar de conflitos, fazer inimigos;
  • falta de vontade de, por vezes, terminar o trabalho iniciado;
  • uma mudança brusca de atitudes em relação a indivíduos, objetos e coisas.

Adolescentes com temperamento colérico possuem características próprias, ligeiramente diferentes das de outras idades. Você precisa conhecê-los apenas porque este grupo inclui mais de 50% de meninos e meninas. Esses menores não são apenas ativos, mas também fisicamente fortes e treinados. Outras características distintivas são:

  • empreendimento;
  • inclinação para atividades socialmente significativas;
  • o desejo de superar até mesmo dificuldades sérias;
  • vontade e capacidade de assumir a resolução das dificuldades de outras pessoas;
  • desempenho acadêmico não muito alto;
  • prioridade na escola e esforço para o que é agradável ou ensinado pessoalmente por bons professores;
  • capacidade de responder rapidamente a situações fora do padrão;
  • a capacidade de memorizar informações facilmente;
  • orientação para coisas novas e incomuns.

Garoto

Com toda a versatilidade dos temperamentos, ainda existe uma especificidade significativa dependendo do gênero. Se um filho de uma família pertence a esse grupo específico, ele inevitavelmente ficará extremamente inquieto. É necessário superar esse problema com a introdução de regras claras e consistentes. Por exemplo, nos fins de semana, a família inteira não começa o dia antes de certa hora. Ou, ao terminar o trabalho, dê aos adultos 1 hora de descanso.

Cada regra deve ser seguida de forma estrita e rigorosa. Muito depende dos adultos, de sua sequência. Se eles decidirem, digamos, que precisam aderir a um determinado cronograma, para dar prioridade a atividades individuais, eles só devem recuar em circunstâncias muito convincentes. É aconselhável explicar imediatamente às crianças por que decidiram assim.Eles devem saber com firmeza que caprichos, acessos de raiva, escândalos e travessuras não permitirão que alcancem seu objetivo.

    Acontece que é impossível corrigir alguma propriedade ruim do colérico. Muitas crianças não conseguem dormir sozinhas por muito tempo. Os pais ficam extremamente irritados por perderem muito tempo com isso. Outro aspecto negativo costuma ser a tagarelice infantil excessiva. Nesses casos, você deve primeiro mudar sua atitude em relação ao problema, encontrar vantagens para si mesmo - e então tentar introduzir a situação em uma determinada estrutura. O tempo gasto pode ser usado para:

    • pensando no passado;
    • planejamento de novas ações;
    • ouvir audiolivros por meio de fones de ouvido;
    • outros casos semelhantes.

    Mas o desejo de dominar, apesar de tudo, não pode ser tratado com a mesma complacência. É muito importante reverter essa tendência, caso contrário o mundo será reabastecido com outro tirano familiar. Mas é preciso focar, principalmente na adolescência, para cuidar dos outros membros da família. Esta propriedade já é característica de pessoas adultas coléricas, mas é importante para auxiliar na sua formação. É necessário garantir que as emoções negativas recebidas em uma instituição de ensino, no trabalho e em locais públicos não se espalhem em casa no futuro.

    Quanto à velocidade de reação, vale a pena encorajar a habilidade de tomar decisões muito rapidamente. Certificando-se, no entanto, de que as decisões tomadas não são leves e emocionais. Se os pais conseguirem dizer que é preciso levar em conta todas as informações, só será melhor. Ao educar, deve-se atentar para trabalhar com uma característica que é a sociabilidade. O desejo de comunicação, de fazer novos amigos, deve limitar-se à capacidade de compreender as pessoas.

    Garotas

    Eles têm um pouco menos desses problemas do que os meninos. Mas as principais características do temperamento colérico ainda se manifestam. Devemos suportar o fato de que a garota terá um caráter forte, uma vontade forte, que logo surgirão sérias ambições. Educadores experientes levam essas circunstâncias em consideração e tentam tornar o comportamento mais suave, mais flexível, ensinam a contornar novos cantos. A propósito, sobre o treinamento: garotas coléricas aprendem novas habilidades sem problemas, elas adoram experimentar coisas que antes não eram familiares para elas.

    Portanto, é fácil "transferi-los" de hobbies indesejados para aqueles que os pais consideram os melhores para seus filhos. Mas as tentativas de superar a atenção insuficiente às tendências da moda e a relutância em usar joias e acessórios diversos provavelmente não darão resultado. Essas meninas são um tanto masculinas e, na hora da criação, deve-se ter em mente que valorizam mais o conforto e a oportunidade de atuar. Pretensão, atividade sem pressa não é para eles.

    Na adolescência, os pais devem levar em consideração a alta probabilidade de agressão, irritação por qualquer restrição, proibição, até mesmo uma observação acidental.

    Características da educação

    Não é fácil educar corretamente as pessoas coléricas. Você pode lidar com o excesso de energia redirecionando-a para áreas úteis. Então, as meninas ficarão mais calmas ao fazer:

    • patinação artística;
    • patinação de velocidade;
    • atletismo;
    • Artes performáticas.

    Meninos coléricos se acalmam enquanto praticam luta greco-romana, artes marciais, futebol e basquete, natação. Mas você não precisa se concentrar nesses esportes - qualquer atividade ativa serve. Além disso, vale a pena reduzir o número de irritantes. Se um objeto age como irritante, ele é removido. Se houver conflitos frequentes com uma das outras crianças, você não deve convidá-la para casa.

    Mas essas técnicas darão um resultado positivo apenas se os períodos ativos forem trocados periodicamente por jogos elementares com baixa mobilidade. É desejável que tais atividades sejam de natureza intelectual e permitam sua realização. Os hobbies são selecionados individualmente, procurando não por algo que seja conveniente para eles em primeiro lugar, mas pela solução de compromisso ideal.É necessário se esforçar para encontrar pelo menos algum hobby em qualquer caso - isso ajudará a agilizar a vida e aumentar a organização. Ao mesmo tempo, deve-se tentar convencer as crianças da necessidade de completar tudo o que foi iniciado, mesmo que elas não gostem mais ou que tenha surgido um novo hobby. Essa abordagem deve ser aplicada em tudo:

    • em comunicação;
    • no ensino;
    • no jogo.

    Ao mesmo tempo, não há necessidade de tentar quebrar a criança. É mais correto em cada caso mostrar participação e mostrar o quão alegre é o trabalho concluído.

    Mas no controle das ações, o compromisso é inaceitável. Sim, é difícil e até encontra resistência, porém, do contrário, as crianças podem fazer mal, causar dor. É melhor exagerar um pouco, mas mostrar com firmeza como as más ações são desagradáveis ​​para um pai em particular, o educador.

    Com toda a severidade e intensidade do trabalho com pessoas coléricas, é categoricamente impossível levantar a voz, principalmente para usar a força física. Essas técnicas só irão intensificar as consequências negativas, além disso, podem causar rejeição. Muitas vezes, as crianças, por um senso de contradição, apenas começam a violar ainda mais as regras estabelecidas. Outros tentam fazer isso secretamente, disfarçando-se de seus pais e de outras pessoas. Gradualmente, esse comportamento se torna um hábito e, se surgirem problemas sérios, pode ser tarde demais para aprender sobre eles.

    Acontece que a persuasão e as explicações racionais e um leve empurrão na direção certa não funcionam. Para não desmoronar, é melhor escolher as táticas do silêncio e da ignorância. A frieza acentuada por parte dos pais é rapidamente sentida pelos filhos. É imperativo ensinar às crianças coléricas as regras de cortesia nas situações mais comuns. O cumprimento dessas regras em cada caso deve ser elogiado e, por violação, censurado.

    É muito importante ter empatia e ouvir as crianças. Eles precisam saber que os pais se preocupam com o que eles fazem e até mesmo dizem. Definitivamente, você deve mostrar pelo seu próprio exemplo, por exemplos de sua vida, o que é bom e o que é ruim. Mas esforçar-se para refazer uma menina ou um menino é inútil. Muitas pessoas famosas com temperamento colérico alcançaram um tremendo sucesso.

    Com emocionalidade muito forte, modelagem e desenho, jogos e hobbies que desenvolvem perseverança ajudam. As sessões devem durar um tempo estritamente definido e ser realizadas dentro do cronograma. As crianças coléricas devem receber responsabilidades claras, instruindo-as de maneira consistente. Uma meta e marcos específicos devem ser negociados.

    Qualquer situação em que, devido à pressa, irritabilidade, surjam consequências negativas, pode ser favorecida; é desmontado, apontando os erros diligentemente.

    Recomendações para uma abordagem individual

    Os psicólogos aconselham envolver as crianças coléricas nas tarefas domésticas, cujo objetivo é claro. Também é desejável que as crianças já entendam o resultado, o seu significado. É melhor se acostumar a pronunciar as etapas do trabalho em voz alta e implementar o plano com clareza. Ao caminhar na floresta, na natureza, em caminhadas, os pacientes coléricos precisam receber atenção redobrada. Se eles fizerem algo incontrolavelmente, mesmo por um curto período de tempo, podem ocorrer acidentes desagradáveis. Pelo mesmo motivo, é preciso estar muito vigilante no mar, nas ruas de uma grande cidade e no trem. Para reduzir a impulsividade, para aumentar a atenção, atividades como:

    • artesanato;
    • bordado;
    • construtor de jogo;
    • montagem do mosaico.

    Ao participar de jogos, assim como durante as atividades de desenvolvimento, é necessário extinguir a irritação. Qualquer caso em que pessoas coléricas tentem, mostrem paciência e trabalho árduo, deve ser incentivado. A máxima atenção deve ser dada à capacidade de se comunicar totalmente e não afastar os outros de você. Deixe as crianças aprenderem a pensar sobre seu comportamento, planejar uma conversa e reconhecer e evitar provocações. Boas situações-modelo podem ser obtidas na literatura, no cinema e até no folclore e na mitologia.

    Existem mais algumas nuances que ajudarão a estabelecer contato com crianças coléricas. Comunique-se com eles de forma clara e expressiva. A fala baixa e arrastada pode ser irritante. É absolutamente necessário evitar elogios rudes e francamente falsos durante o plantão. Depois de visitar teatros, circos, salas de concerto, museus e assim por diante, você precisa encontrar tempo no mesmo dia para uma conversa confidencial com seu filho.

    Deixe-o entender que ele é apreciado e suas experiências, avaliações são interessantes para os adultos. Ao ouvir o que uma criança ou adolescente tem a dizer, é importante ter em mente que eles são sinceros ... mas expressam uma avaliação comovente e carregada de emoção. Um pouco mais tarde, quando as paixões se acalmarem, será possível falar de maneira mais aprofundada, mais produtiva. Vale lembrar que, após o fim do conflito, os coléricos tendem a considerar as disputas irrelevantes, e logo as reclamações só lhes causarão surpresa, às vezes nova irritação.

    Tentar pressionar e coagir o que as crianças não querem é inútil. Pelo contrário, é necessário dar relaxamento emocional.

    Para informações sobre o caráter de uma criança colérica, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa