Temperamento

Como determinar o temperamento de uma criança?

Como determinar o temperamento de uma criança?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos e características
  3. Recursos de educação e treinamento

O problema de pais e filhos, descrito por muitos clássicos da literatura, vem incomodando famílias há séculos. Os pais não ouvem as crianças e as crianças organizam motins de adolescentes, atropelando todas as autoridades. Para encontrar o entendimento mútuo com seu filho, para construir relações harmoniosas com ele, é necessário compreender as peculiaridades de seu psiquismo. Algumas crianças requerem atenção e participação constante de um adulto, outras gostam de comunicação ativa com os colegas e atividade móvel, e ainda outras preferem passar o dia inteiro lendo livros e não prestando atenção às pessoas ao seu redor. Essa diferença se deve a muitas características diferentes da personalidade da criança, uma das quais é seu temperamento.

O que é isso?

O conceito geral de temperamento significa as principais características e propriedades da psique de um indivíduo. Esses traços distintos de personalidade se manifestam igualmente em várias ações da criança e não dependem de objetivos e motivos. Freqüentemente, essas reações persistem até o final da vida e, em sua totalidade, é possível classificar uma grande variedade de tais características em vários tipos básicos. A definição desse tipo depende das propriedades específicas da psique de cada pessoa.

Atividade - Essa propriedade do psiquismo, que é responsável pela velocidade das tomadas de decisão e pela intensidade de sua implementação em sua vida. Quanto mais rápido a criança reage aos estímulos, mais persistente e focada ela obtém resultados e supera obstáculos. Essa propriedade costuma ser chamada de energia ou energia humana. Acredita-se que pessoas com energias mais fortes realizam mais na vida e geralmente são mais felizes, embora isso não tenha sido comprovado cientificamente.

Sensibilidade - esta propriedade da psique está diretamente relacionada à atividade e determina a quantidade mínima de impacto que é necessária para o surgimento de qualquer resposta na psique humana. A excitabilidade emocional é uma propriedade semelhante à sensibilidade, mas, em contraste com ela, mostra quão forte será a resposta a uma influência externa mínima. A agressão e a irascibilidade de uma criança e de um adulto dependem da excitabilidade emocional. Por outro lado, ela também é responsável pela excitação alegre, experiências vívidas de proximidade emocional e sentimentos de felicidade.

Reatividade responsável pela intensidade das reações involuntárias da psique humana. Essas reações surgem tanto da voz alta e áspera dos pais quanto do comentário ofensivo. A taxa de reações é responsável pela taxa de ocorrência de reações que já surgiram como uma resposta na psique. Quanto mais alto, mais rápido a criança fica calma depois de acontecimentos felizes ou tristes. No entanto, um bebê com uma taxa de reação alta se acalma mais rápido ao chorar e chora novamente mais rápido. Além disso, essa propriedade afeta a velocidade de pensamentos, fala e gestos.

A relação entre atividade e reatividade - um indicador de quais fatores influenciam a criança em maior grau, sobre quais ações são mais dependentes: de seus objetivos e aspirações ou humor e ambiente. O primeiro é mais importante para alcançar e vencer, e o segundo é desfrutar do processo. A plasticidade permite que você responda rapidamente às mudanças na situação circundante e se adapte mais ativamente às mudanças nas condições. Rigidez significa um comportamento mais inerte, uma criança rígida não quer mudar, ela é teimosa e persistente, qualquer mudança a deixa nervosa e assustada.

Extroversão e introversão. A última propriedade determina de quais impressões as reações positivas e negativas da psique da criança dependem: externas ou internas. Os extrovertidos preferem um amplo círculo de conhecidos, novas experiências e habilidades. Os introvertidos preferem sonhos e pensamentos do passado e do futuro sozinhos ou perto de livros. Todas essas propriedades afetam igualmente o caráter de qualquer pessoa e, em última análise, determinam seu temperamento. Ao mesmo tempo, não existem propriedades boas ou ruins, são apenas uma ferramenta humana que permite ao sistema nervoso controlar e monitorar toda a vida humana e garantir sua existência mais confortável e segura.

Tipos e características

Existem apenas 4 tipos principais de temperamento, que receberam esse nome antes mesmo de nossa era. O antigo médico grego Hipócrates argumentou que existem 4 fluidos principais no corpo humano, que foram chamados de "sucos". Dependendo de qual deles prevalece no corpo humano, seu caráter é formado. Mais sangue (sanguis em latim) torna a pessoa sangüínea, e a predominância de catarro (fleuma) a torna fleumática. Uma grande quantidade de bile (chole em latim) transforma a criança em uma pessoa colérica, e se essa bile for negra (melas chole em latim), ela se tornará melancólica. Até o momento, a partir da classificação introduzida por Hipócrates no século VXVIII, existem apenas nomes que descrevem as características da psique humana.

Uma pessoa sangüínea é uma pessoa com atividade aumentada, equilibrada pela mesma reatividade. Ele é otimista e complacente com a vida, adora conversas em voz alta, grandes empresas e atividades vigorosas. O limite de alta sensibilidade não permite que ele preste atenção a sons muito baixos e calmos. Mas os sangüíneos são caracterizados pela velocidade das reações, vivacidade da mente e rápida adaptação às novas condições.

O colérico também é caracterizado por baixa sensibilidade e atividade, porém a reatividade prevalece em seu temperamento. Ele é freqüentemente desenfreado e até agressivo, mais difícil de mudar os pensamentos e estável do que uma pessoa sangüínea.Persistente e autoconfiante, adora muita comunicação, mas é muito difícil desviar a atenção de uma ação ou objetivo para outro. A atividade de uma pessoa fleumática prevalece sobre a reatividade e, portanto, ela é insensível e praticamente não emocional. Ele não será tocado pela diversão geral, mas é muito difícil entristecer uma pessoa assim. Ele dificilmente alterna entre as atividades, mas ao mesmo tempo é muito saudável e assíduo. Ele é introvertido e relutante em fazer novos conhecidos.

O melancólico possui alta sensibilidade com baixa reatividade. Qualquer motivo insignificante pode causar sua reação na forma de lágrimas e até mesmo um colapso nervoso. A voz tranquila e os movimentos lentos do melancólico transmitem nele um profundo introvertido que prefere escapar de uma grande multidão de pessoas para seu mundo interior e muitas vezes inventado. A atenção de tal criança será instável, ela é freqüentemente distraída por ninharias, e a menor dificuldade a tira da rotina por um longo tempo. Ao mesmo tempo, essas pessoas têm empatia e compaixão bem desenvolvidas, tanto homens quanto mulheres costumam amar animais e crianças pequenas, são capazes de ter empatia com os heróis de livros e filmes.

Na vida cotidiana, a oportunidade de conhecer um puro colérico ou melancólico, como outros tipos, tende a zero. Praticamente não existem pessoas com o mesmo tipo de temperamento devido ao fato de que o ambiente externo e a criação costumam deixar sua marca no psiquismo. Ao mesmo tempo, a influência de algumas características do temperamento no caráter de uma criança será mais forte do que outras, o que acabará por determinar seu tipo. Para saber o temperamento da criança, basta fazer um pequeno teste e responder às seguintes perguntas.

  • Que tipo de jogos uma criança em idade pré-escolar e escolar prefere (tranquila ou ativa, com amigos ou sozinha)?
  • Como a criança percebe as críticas dos pais ou o aluno percebe as observações do professor (concorda, fica ofendido, fica com raiva)?
  • Como um filho ou filha se comunica com diferentes pares (adora atenção ou prefere ficar em silêncio, ouve-os ou tenta agir como um líder)?
  • Como o bebê reage a novos lugares e pessoas (constrangido e indeciso ou interessado no que está acontecendo, fica rapidamente excitado ou não mostra nenhuma reação)?
  • Como um menino ou menina toma decisões ou faz o dever de casa (com uma rápida investida ou pesagem longa, os problemas são resolvidos com paciência e lenta ou rapidamente, mas o interesse logo desaparece)?

Dependendo de quais características individuais da criança servirão de resposta a essas perguntas, é possível determinar o principal tipo de temperamento não apenas de uma criança em idade escolar, mas até mesmo de um bebê que está amamentando.

Sanguíneo

Esse temperamento é fácil de reconhecer desde tenra idade. Bebês sanguíneos se desenvolvem rapidamente, mostram interesse pelo mundo ao seu redor e dormem pouco. Essas crianças quase não causam problemas para os pais e muitas vezes são chamadas de "douradas". Eles são ativos, amam esportes e aprendem coisas novas. Eles fazem amigos com facilidade, mas sua ausência é difícil de suportar. Meninos e meninas com esse temperamento rapidamente esquecem os fracassos e se esforçam por novos objetivos. Pessoas sanguíneas são obedientes, mas ao mesmo tempo sabem expressar sua opinião. Perto da adolescência, sua energia cresce ainda mais, e eles se transformam em um artista incansável para sua grande empresa ou família. Aprender é fácil para eles, na sala de aula ocupam a posição de um otimista bem-humorado que não tem inimigos e mal-intencionados.

Melancólico

Esse bebê tem um sono irregular e nervoso, costuma ser travesso e tem dificuldade em se acalmar. Seu desenvolvimento é mais lento que o de seus pares, eles crescem mal e depois começam a falar. As características distintivas do bebê são reticência e indecisão. Essa criança tem profundas dúvidas sobre tudo e depende muito da aprovação dos pais. Eles não gostam de ir à escola, pois o grande número de colegas barulhentos e o ritmo acelerado de aprendizado cansa essas crianças.Na adolescência, as pessoas melancólicas são propensas a depressão frequente e crises nervosas, qualquer crítica é percebida de forma muito dolorosa e pode levar à histeria. Mesmo que tenham aprendido o dever de casa, nunca levantam a mão. Eles raramente são levados para grandes empresas, o que os faz sofrer ainda mais com sua diferença de outras crianças.

Pessoa fleumática

Crianças fleumáticas são realmente sonolentas. Raramente mostram seu desagrado, mesmo quando estão com fome ou deitados com a fralda molhada. Essa criança não forçará seus pais com sua presença, ela não corre ou pula, ela não é curiosa e não é sociável. O melhor entretenimento para uma criança assim seria ler, montar o estilista ou bordar. As decisões são tomadas com calma e deliberação, não gostam de barulho e grandes empresas, mas não fogem da comunicação, como os melancólicos. Os escolares mais novos escolhem suas disciplinas preferidas há muito tempo, mas se gostarem de alguma coisa sempre terão sucesso nessa área. Os professores raramente os repreendem e costumam usá-los como exemplos para os outros. Eles não têm inimigos óbvios, mas também têm poucos amigos de verdade. Amam a contabilidade e a ordem em tudo, mas não tentam convencer os outros a fazer o mesmo.

Colérico

Um bebê colérico é facilmente reconhecível pelos gritos desagradáveis ​​que irrompem continuamente de sua boca minúscula. É difícil acalmá-los e voltar sua atenção para outra coisa. Eles são impacientes e exigentes, não gostam de vozes altas e novos ambientes. Na idade pré-escolar, eles adquirem impulsividade e instabilidade ainda maiores. Eles aceitam bem as novas informações e conhecimentos, mas também os esquecem rapidamente. Muitas vezes, essas crianças não controlam seu comportamento, que muda várias vezes em um curto período de tempo. Na comunicação com os pares, gostam de ser líderes e até tiranos. Eles têm muitos amigos, mas também muitos malfeitores. Na adolescência, aprendem a conter as lágrimas, mas dirigem sem demora sua raiva ao agressor, seja na frente deles um colega de classe, um dos pais ou mesmo o diretor da escola.

Recursos de educação e treinamento

A fim de desenvolver os pontos fortes do temperamento da criança e suavizar suas deficiências, os adultos precisam construir relacionamentos adequados com ela. Alguns métodos são bons para uma pessoa colérica, mas não funcionam de forma alguma para uma pessoa melancólica e vice-versa. Em primeiro lugar, a criança deve ser influenciada pelos pais, avós, avôs e outros parentes, além disso, um professor ou educador pode estar envolvido na correção do comportamento de meninos e meninas, embora em menor grau.

Antes de tudo, é preciso encontrar para a criança e posteriormente para o adolescente o tipo de emprego que revelará seus talentos e forças de personalidade.

Várias seções de esportes com um tipo de jogo de equipe são perfeitas para pessoas otimistas. Pode ser futebol, hóquei ou pólo aquático. Eles vão encontrar verdadeiros amigos em seu time, e o próprio esporte dará ao garoto uma energia extra. O adolescente é mais adequado para passatempos que o ensinam a superar a si mesmo e às circunstâncias. Pode ser esqui alpino ou snowboard, um clube de esgrima ou montanhismo. Estudar é fácil para eles, mas para aumentar sua perseverança é melhor alternar o estresse mental com o físico. O professor não precisa dar atenção excessiva à pessoa sangüínea, uma atitude bastante benevolente e imparcial.

A pessoa colérica está cheia de sentimentos agitados que podem facilmente se transformar em crueldade e agressão para com os outros. Para dar vazão à sua raiva, o colérico deve jogá-la fora de uma forma que seja segura para seus pares. A seção de boxe, caratê ou luta livre é perfeita para ele. Pessoas coléricas são excelentes atletas de atletismo, biatletas e acrobatas. Para desenvolver sua sensibilidade, você pode inscrever seu adolescente em um esporte equestre ou ser voluntário em um abrigo de animais. O professor deve mostrar grande sensibilidade e compaixão para com o "valentão da escola", para não envergonhá-lo com um comentário injusto.Se uma criança ofende seu colega de mesa, o primeiro passo é sentá-lo para extinguir o conflito e só depois tentar saber os detalhes de ambos os lados. Eles gostam de responder no quadro-negro e se sentem confiantes na frente da equipe, mas se distraem facilmente enquanto escrevem trabalhos independentes.

Pessoas fleumáticas são uma das preferidas dos adultos, pois requerem menos atenção a si mesmas em comparação com as outras crianças. São calmos e resistentes, não se intimidam em praticar esportes, mas ao mesmo tempo preferem aquelas modalidades em que não importa a vitória, mas o próprio processo. Isso pode ser nado sincronizado, velejar ou dançar. Pessoas fleumáticas ficam felizes em praticar esportes de força, são disciplinadas e pacientes e, portanto, ficarão felizes em se exercitar em um simulador doméstico. No entanto, seu principal hobby é a literatura. Essas crianças muitas vezes podem viver em um mundo inventado de suas fantasias e não se dão bem com seus colegas. Os pais e professores devem ajudar se alguma das crianças quiser se casar com essa criança.

Pessoas melancólicas amam estabilidade e silêncio. De todos os esportes, eles preferem xadrez ou golfe, podem fazer ioga ou pilates. É aconselhável ensinar essa criança desde a infância a aceitar com firmeza as críticas ou agressões dirigidas a ela por seus colegas. O resto das crianças geralmente não gosta de melancolia, e os professores estão muito ocupados com o resto da classe para prestarem atenção ao conflito e até mesmo ao bullying silencioso. É desejável que os pais obtenham o máximo de confiança de uma criança tão vulnerável, a fim de ajudá-la em tempo hábil. Vale a pena ser o mais honesto possível com ele e mostrar constantemente sua aprovação para que ele cresça mais confiante em suas próprias habilidades. Essas crianças têm medo de falar em público, mesmo que conheçam o assunto perfeitamente. É melhor testar seus conhecimentos com provas ou exames, aos quais os melancólicos podem responder por escrito.

Você não deve tentar mudar completamente o temperamento do bebê, é simplesmente impossível. Essas tentativas podem levar a transtornos mentais e destruir a confiança da criança mais velha. Também é importante lembrar que os filhos aprendem melhor com o exemplo dos pais, não com as palavras. Portanto, se é necessário desenvolver certas qualidades em um bebê, antes de tudo vale a pena desenvolvê-las em si mesmo.

Para obter informações sobre como determinar o temperamento de uma criança, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa