Temperamento

Temperamento e caráter: a diferença entre conceitos e definição

Temperamento e caráter: a diferença entre conceitos e definição
Contente
  1. Definição
  2. Principais diferenças
  3. Interconexão

"Que temperamental!" - estamos falando de uma pessoa emotiva e de voz alta, expressando seus pensamentos, acompanhados de gestos violentos. "Olha, com caráter!" - os parentes abanam a cabeça sobre a criança, recusando-se terminantemente a comer semolina ou a cortar o cabelo.

O que é temperamento? E como isso difere do personagem? Ou talvez sejam a mesma coisa? Vamos tentar descobrir isso, apoiando nosso raciocínio com as idéias de psicólogos de destaque.

Definição

Antes de descobrir como um difere do outro, e o que é primário - temperamento ou caráter, daremos definições para ambos os conceitos.

Na ciência psicológica, temperamento costuma ser denominado a totalidade das qualidades psicodinâmicas de uma pessoa, manifestando-se nas reações de seu psiquismo, bem como em quão intensas são, quais são suas velocidades e ritmos. Outra definição pode ser escolhida da seguinte maneira: temperamento é a inclinação natural de uma pessoa para um certo tipo de comportamento. Depende desse tipo se a pessoa é emocional, sensível à influência do mundo exterior, impulsiva ou contida, sociável, retraída, se é fácil para ela se comunicar com pessoas desconhecidas ou se causa dificuldades.

Quanto às características psicodinâmicas do comportamento humano, elas são determinadas pela atividade nervosa superior. Os processos nervosos têm três propriedades principais, conforme revelado pelo Acadêmico I.P. Pavlov. Ele atribuiu a eles força, porte e mobilidade. São suas combinações que fornecem a base para os quatro tipos de temperamento.

É raro encontrar um colérico puro ou melancólico, muito mais frequentemente em uma pessoa propriedades de dois tipos se misturam, mas com um predominante.

Para identificar a pertença de um indivíduo a um determinado tipo, deve-se levar em consideração as manifestações de tais propriedades temperamentais nele:

  • sensibilidade - isto é, um indicador de qual deve ser o menor impacto de fora sobre uma pessoa para que ela reaja a ele;
  • reatividade - o grau em que uma reação involuntária a qualquer influência de dentro ou de fora se manifesta - crítica (tanto construtiva quanto não), gritos altos, frases ofensivas;
  • a atividade é um indicador do grau em que uma pessoa está envolvida no mundo externo e atua intensamente nele, quão persistente, focada e determinada ela é;
  • a proporção de reatividade e atividade em uma pessoa depende do que é mais importante para uma pessoa - fatores externos ou internos ou suas aspirações e tarefas;
  • o contrapeso de plasticidade e rigidez mostra se é fácil para uma pessoa se adaptar à influência externa das circunstâncias, ou se ela se comporta inerte;
  • dependendo da taxa de reação, é determinado a rapidez com que as reações mentais de uma pessoa ocorrem, bem como a velocidade da fala, a abundância de gestos, a agudeza da mente;
  • a escala de extroversão-introversão caracteriza os fatores dos quais dependem as reações e ações de uma pessoa - para um extrovertido estão diretamente relacionadas a impressões externas imediatas, e para um introvertido - com imagens e pensamentos que surgem em sua mente e têm uma conexão com eventos passados ​​e futuros;
  • a excitabilidade emocional mostra qual é o impacto mínimo necessário sobre uma pessoa para que uma reação emocional ocorra, bem como a quantidade de tempo que leva para que ela ocorra.

Levando em consideração todas as propriedades acima, os psicólogos distinguem 4 tipos principais de temperamento.

Sanguíneo

Um indivíduo com esse tipo de temperamento é altamente reativo, mas é equilibrado pela atividade. Ao que lhe interessa, reage com vivacidade e rapidez, as suas expressões faciais são bastante intensas, assim como os gestos. Ele percebe imediatamente em que estado de espírito está, ele não consegue esconder sua reação a uma situação ou a uma pessoa. Ele dá uma forte reação a todos os eventos que acontecem com ele - e não importa o quão significativo seja. É difícil para ele perceber sons suaves e luz fraca, em tais condições (com pouca iluminação) é difícil para ele trabalhar.

Pessoas sanguíneas são muito resistentes e têm um grande suprimento de energia., o que lhes dá a oportunidade de fazer negócios sem se cansar. Pessoas com esse tipo de temperamento sabem como se concentrar, passam facilmente de uma tarefa para outra, têm mente flexível e desenvoltura. Pessoas sanguíneas falam e pensam rapidamente, são altamente plásticas - graças a isso, elas não se concentram em uma emoção por muito tempo. Uma criança com este tipo de temperamento encontrará mais rapidamente amigos em uma nova classe, é fácil para ela se conhecer e se comunicar. Uma pessoa com temperamento sanguíneo possui alta disciplina pessoal, aprende a controlar as manifestações das emoções com a idade. Na maioria das vezes, as pessoas sanguíneas são extrovertidas, pois reagem a eventos externos, e não aos processos que ocorrem dentro delas.

Não é típico que tais pessoas se preocupem por muito tempo com o que aconteceu, busquem as razões do que aconteceu e se engajem na autorreflexão. Graças à psique plástica, é mais fácil para uma pessoa sangüínea do que para qualquer outra mudar para novos eventos e impressões.

Colérico

Os coléricos unem-se aos sangüíneos pela alta reatividade e baixa sensibilidade. No entanto, o equilíbrio entre atividade e reatividade neles é perturbado, pois as pessoas coléricas são caracterizadas pela irascibilidade, desenfreamento, falta de paciência e contenção. Apesar do fato de a pessoa colérica ser na maioria das vezes extrovertida, ela é muito persistente, não inclinada a "mudar" facilmente de objetivo em objetivo. Pessoas coléricas tendem a ficar presas em conseguir o que querem devido à baixa plasticidade e alta inércia (em comparação com pessoas sanguíneas). Levará algum tempo para desviar a atenção do colérico para outra tarefa.

Fleumático

Pessoas fleumáticas são altamente ativas, mas sua reatividade é baixa. Além disso, essas pessoas são extremamente mesquinhas com a manifestação de emoções - é difícil esperar que elas riam e expressem tristeza. Na maioria das vezes, os representantes do tipo fleumático de temperamento parecem calmos. Durante um pânico geral, são as pessoas fleumáticas que permanecem calmas, o que muitas vezes ajuda os outros a se acalmarem. Suas expressões faciais e gestos também são mesquinhos, você não vai conseguir histórias interessantes dessas personalidades.

Pessoas fleumáticas acham difícil desviar a atenção, especialmente se você precisar fazer isso rapidamentealém disso, a mudança repentina de cenário também os perturba. No entanto, o que as pessoas fleumáticas não podem recusar é um grande suprimento de energia e alta eficiência. Compreendendo a tarefa, esses "burros de carga" são capazes de literalmente mover montanhas. Além disso, a diferença entre as pessoas fleumáticas está na capacidade de estudar minuciosamente as questões colocadas, de chegar ao fundo, o que as torna excelentes especialistas estreitos. As reservas de paciência das pessoas com este tipo de temperamento são realmente gigantescas, é muito difícil tirá-las de si mesmas. Pessoas fleumáticas são educadas e controladas, calmas e não perdem a compostura mesmo nas situações mais incômodas para si mesmas. Muitas dessas pessoas são introvertidas, não importa para elas o que está acontecendo ao seu redor, os processos que ocorrem dentro delas são muito mais importantes. Na maioria das vezes, aqueles ao seu redor consideram as pessoas fleumáticas estranhas por causa de sua contenção e equanimidade, mas aqueles amigos que os conhecem há muito tempo amam "testados pelo tempo" e apreciam as pessoas fleumáticas precisamente por sua firmeza e estabilidade.

Melancólico

Pessoas com este tipo de temperamento são altamente sensíveis, ao mesmo tempo que são pouco reativas e muito inertes. Essa mistura "explosiva" torna as pessoas melancólicas muito sensíveis e sensíveis. Pessoas desse tipo têm uma voz baixa e pouco expressiva, expressões faciais e gestos. Dúvidas constantes sobre suas próprias habilidades fazem com que o melancólico ceda às dificuldades que surgem no caminho. Pessoas melancólicas têm baixa eficiência, cansa-se facilmente, é difícil concentrar a atenção em uma tarefa. As pessoas melancólicas são influenciadas por processos externos, mas apenas em termos de reflexão sobre suas experiências internas, por isso a maioria dos representantes desse tipo de temperamento são introvertidos.

Até que ponto uma pessoa trabalha de forma produtiva está precisamente ligada ao tipo de seu temperamento. E a escolha da profissão ou tipo de atividade deve ser feita levando em consideração esse fator. Por exemplo, em obras que exigem reflexão, mentalidade analítica, calma, regularidade, alguma "obstinação", corrosividade, não há especialista melhor do que um fleumático. Mas quanto a atividades que requeiram comunicação constante com as pessoas ou que trabalhem em modo multitarefa, uma pessoa sangüínea será indispensável. Pessoas coléricas são perfeitas para o papel de um líder, elas são boas em “incendiar” subordinados com ideias. No entanto, alguém deve estar constantemente acima do chefe colérico que irá conter sua natureza violenta, evitando que ele se transforme em um tirano. O melancólico só funciona bem em um ambiente de completo conforto psicológico, é muito fácil magoá-lo, por isso o chefe deve estar especialmente atento e sensível com ele.

Pela maneira como uma pessoa reage aos eventos que acontecem com ela, pode-se julgar seu temperamento. Alguém suporta estoicamente todas as adversidades da vida e alguém fica desanimado mesmo com o mau tempo fora da janela. Alguém, ao descobrir que vestiu um suéter do avesso, rirá de si mesmo e alguém ficará sem graça. Algumas pessoas acham muito difícil ficar incomodadas com as pequenas coisas usuais, como o zíper de uma jaqueta quebrada ou desligar as luzes sem avisar. E é comum alguém se inflamar como um fósforo por tudo que não sai de acordo com seu plano. É assim que os principais tipos de temperamento se manifestam.

Os psicólogos provaram que uma pessoa nasce com um temperamento "pronto" e, ao longo da vida, permanece a mesma.Por que isso acontece ainda não está claro.

É errado chamar o tipo de temperamento de determinante em relação ao resto das diferenças psicológicas de uma pessoa. A personalidade é multifacetada e o tipo de temperamento é apenas um de seus componentes. Até hoje, a teoria dos temperamentos foi suplementada com definições como a inibição do sistema nervoso e sua excitação. Também a psicologia com a bioquímica e a genética descobrem como o tipo de temperamento é determinado por meio dos hormônios (serotonina, melatonina, dopamina), além de outros mediadores bioquímicos.

Deve-se notar que os estados mentais causados ​​por vários tipos de circunstâncias da vida estão de fato relacionados com o tipo de temperamento. Mas como esses estados se manifestarão externamente é o resultado da educação. Claro, é mais difícil para uma pessoa colérica controlar as explosões de emoções, mostrar paciência e resistência, e para uma pessoa melancólica comunicar-se educadamente com os colegas sem entrar em pânico, mas se houver desejo e desejo, isso é possível.

Principais diferenças

A maneira como uma pessoa se comporta depende do tipo de temperamento a que pertence. É no "campo" do temperamento que o caráter de uma pessoa é formado e suas habilidades também são desenvolvidas. Ou seja, se considerarmos a relação de conceitos, então o temperamento é uma espécie de “base” e o caráter é uma “superestrutura”. Se uma pessoa está bem ciente não apenas de seus méritos, mas também de seus deméritos, será fácil para ela tirar vantagem aplicando compensação psíquica.

A experiência que uma pessoa tem na vida desempenha um papel. Por exemplo, uma pessoa colérica, várias vezes seguidas “perdendo” a mesma situação com a mesma forma de seu comportamento (temperamental e desenfreado), respectivamente, pode tirar conclusões e perder, suprimir essas propriedades em si mesma, tornando-se inerte e com pouca iniciativa. No entanto, as provações sérias da vida, via de regra, “arrancam as máscaras”, e uma pessoa mostra exatamente aquelas qualidades que tentou suprimir, se comporta como está previsto nela. Uma pessoa colérica está sujeita a crises nervosas, acessos de raiva; uma pessoa melancólica também pode facilmente sofrer um trauma psicológico, mas isso se manifestará de uma maneira diferente. O fleumático, ao contrário, cairá numa espécie de estupor, tendo perdido a capacidade de responder mais ou menos rapidamente ao que está acontecendo.

Há muito tempo, o acadêmico I.P. Pavlov provou que, embora os traços de personalidade estejam diretamente interconectados com sua organização neurofisiológica, eles não são determinados por ela. Seus experimentos mostraram que a atividade nervosa pode ser alterada. A formação de um caráter e estilo de comportamento humano depende não apenas de qualidades inatas, mas também de tudo que influencia, influenciou ou irá influenciar uma pessoa ao longo de sua vida.

Os psicólogos modernos classificam o temperamento como um traço de personalidade, apesar de ser devido à natureza. A divisão das pessoas em extrovertidos e introvertidos é mais frequentemente usada; esta escala foi introduzida por Carl Jung, um notável cientista-psicólogo. G. Eysenck, que desenvolveu um sistema de teste de personalidade. Foi descoberto que em pessoas com introversão predominante, o córtex cerebral é mais altamente ativo. Os extrovertidos têm outras qualidades - são sociáveis, atentos ao que está acontecendo lá fora, ativos e assertivos.

Interconexão

Consideremos agora qual é a conexão entre temperamento e caráter, quão mútuo é, qual é a diferença entre esses conceitos. O primeiro não é decisivo para o segundo, mas, é claro, ambos estão intimamente relacionados.

  • A manifestação de traços de caráter dinâmico depende do tipo de temperamento. Por exemplo, uma pessoa sangüínea sociável é completamente diferente de uma pessoa colérica sociável.
  • O tipo de temperamento influencia o desenvolvimento dos traços de caráter. Além disso, o desenvolvimento pode ocorrer devido às propriedades do temperamento e apesar delas.
  • Educando os traços de caráter necessários em uma criança, deve-se levar em conta seu tipo de temperamento e, dependendo dele, escolher um método de influência.
  • Tendo desenvolvido certos traços de caráter, você pode controlar a manifestação das propriedades do temperamento que podem ser prejudiciais em uma situação particular.

Em psicologia, costuma-se chamar um personagem de uma combinação de traços de personalidade (em cada caso, individual), que expressa como uma pessoa se relaciona com a realidade e como isso se manifesta em seu comportamento.

    Há uma conexão entre o personagem e o tipo de temperamento e o nível de habilidades de uma pessoa, e essa conexão é recíproca. Cada um desses três componentes afeta o resto. Depende do tipo de temperamento como uma pessoa manifesta seus traços de caráter, e depende da força de seu caráter se o indivíduo "dará rédea solta" às propriedades destrutivas de seu temperamento. As habilidades humanas também estão associadas ao temperamento (força de eficiência, metódico, atenção, flexibilidade e agudeza de espírito) e caráter (capacidade de trabalhar em equipe, organização, criatividade, capacidade de iniciativa).

    Um vídeo interessante sobre temperamento e caráter está esperando por você abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa