Telescópio

Tudo sobre telescópios

Tudo sobre telescópios
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Principais fabricantes
  5. Como usar?
  6. Fatos interessantes

É muito importante para os amantes da astronomia aprender tudo sobre telescópios, seus tipos e quem inventou o primeiro telescópio. Para fins práticos, descobrir como escolher o melhor telescópio para sua casa e outro modelo de uso pode ser muito útil. Além desses momentos, você terá que descobrir o dispositivo dessa técnica mais profundamente.

O que é isso?

A grande maioria das pessoas sabe que um telescópio é usado em astronomia e se parece predominantemente com um tubo com pernas de apoio. O principal objetivo de tais dispositivos é coletar radiação eletromagnética de objetos espaciais localizados a uma certa distância. Por muito tempo, existiram apenas telescópios ópticos, mas no século XX, surgiram dispositivos que captavam ondas de outros comprimentos de onda. É verdade que a tecnologia ótica tradicional não vai desistir de suas posições e está na liderança em número de unidades.

Através de tais tubos, você pode observar:

  • O sol;
  • A lua;
  • planetas do sistema solar e seus satélites;
  • asteróides;
  • cometas;
  • estrelas e seus aglomerados;
  • galáxias distantes.

Visualizações

Existem vários tipos comuns de telescópios.

Lente

Esses dispositivos também são chamados de refratores ou telescópios de dioptria. Historicamente, este foi o primeiro tipo de instrumento astronômico. A lente é delimitada em ambos os lados por uma esfera.

Deve-se notar que, na prática, um telescópio quase sempre inclui não uma lente, mas todo um sistema delas. Além do aumento da potência óptica, essa estrutura torna possível compensar mutuamente as deficiências das lentes individuais.

Espelhado

Esse tipo é chamado de telescópio catadióptrico. Ela também tem um nome adicional - refletor... Um espelho côncavo é usado como lente.É o esquema de espelho que é mais comum, porque é muito mais fácil fazer um espelho óptico do que uma lente com características comparáveis. A história desse tipo de equipamento começou um pouco mais tarde que a dos modelos de lentes, com várias décadas de diferença.

Lente-espelho

Esses também são dispositivos catadióptricos. Já pelo nome é fácil entender que tal dispositivo de observação consiste em espelhos e lentes. A técnica Schmidt-Cassegrain envolve definir o diafragma bem no centro da curvatura do espelho. A deflexão esférica é suprimida e a qualidade da imagem é aumentada. A abordagem Maksutov-Cassegrain consiste em usar uma lente plano-convexa que é colocada exatamente no plano focal. A curvatura do campo e a deflexão esférica também são canceladas.

A lente Barlow é um dos elementos básicos de muitos telescópios. Ao contrário do nome, às vezes é todo um complexo de lentes menores. O objetivo principal de sua aplicação é aumentar a distância focal.... O elemento correspondente geralmente está localizado na frente da ocular. Ele recebeu esse nome em homenagem a seu criador - o matemático e físico P. Barlow.

O princípio de operação de dispositivos profissionais e de seus equivalentes amadores é muito diferente. A diferença também está no custo desses produtos. Além disso, as diferenças estão relacionadas a:

  • multiplicidade;
  • aberturas;
  • funções auxiliares;
  • a capacidade de tirar fotos de qualidade decente.

O telescópio solar funciona estritamente ao observar o sol, também é freqüentemente chamado de heliógrafo. As observações costumam ser feitas durante o dia, o que nos deixa com pouca visibilidade. O aquecimento induzido pelo sol também é um problema. Os maiores instrumentos são usados ​​para estudar partes remotas do Universo, incluindo superaglomerados de galáxias. Os sistemas ultravioleta têm uma esfera especial de ação.

Com a ajuda deles, a composição química de corpos distantes, incluindo o meio interestelar, é estabelecida. Essa técnica permite determinar a temperatura e a composição de estrelas quentes recém-formadas.... Basicamente, os dispositivos próximos à Terra ajudam a capturar a luz ultravioleta. Os telescópios em órbita não dependem, em seu trabalho, das condições da atmosfera terrestre, portanto, funcionam o ano todo e o dia todo com alta eficiência. Tais dispositivos são capazes de operar não apenas nas faixas ótica e ultravioleta, mas também de raios X, microondas e infravermelho.

O tipo eletrônico de um telescópio, ao contrário do óbvio, pode não conter a eletrônica usual no sentido usual. Uma característica importante é que o sistema de imagem fotoeletrônico receberá as ondas. Por exemplo, este é um conversor de imagens. O aparelho digital não existe como tal. No entanto, alguns modelos podem se conectar a computadores ou laptops.

Como escolher?

Eles geralmente selecionam equipamentos para os próprios profissionais, mas os amadores precisam de uma técnica completamente diferente - um dispositivo de trinta metros dificilmente será adequado para qualquer pessoa. Qualquer modelo deve ser avaliado cuidadosamente de acordo com o critério de quão conveniente e prático será. Desde o início, você também deve descobrir se o dispositivo será usado para observar as estrelas ou se será necessário para observações baseadas no solo. Quase todos os objetos astronômicos, exceto aqueles mais próximos da Terra, são muito escuros e requerem excelente luminosidade. Se você precisa olhar para objetos terrestres, pode optar por modelos com objetiva de diâmetro pequeno, com as oculares localizadas na lateral do tubo.

Os mesmos dispositivos são adequados para explorar a lua, o sol e os maiores aglomerados de estrelas. É outra questão se o dispositivo não foi selecionado para iniciantes, mas para amadores avançados que buscam ver objetos espaciais distantes. Galáxias e nebulosas fracas são muito mais difíceis de ver. E, neste caso, o melhor telescópio para a casa será aquele com uma abertura maior.Na maioria das vezes, estamos falando sobre o dispositivo do sistema newtoniano clássico, que não é de todo obsoleto.

Para ver os planetas e a lua em casa, um refrator será a melhor escolha. Esta técnica não requer nenhuma manutenção especial. É verdade que o custo de tal dispositivo pode ser uma surpresa desagradável. Um compromisso em qualidade e preço são os telescópios Maksutov-Cassegrain ou Schmidt-Cassegrain. A classificação por faixa de comprimento de onda é interessante principalmente para especialistas, porque é improvável que alguém em casa vá estudar raios-X ou radioastronomia. A ampliação de um telescópio é determinada pela relação entre o comprimento focal e a ocular. Além disso, você deve prestar atenção à pupila de saída e à resolução geral do dispositivo. Mas tudo o que foi dito e as características da imagem não são tudo. A fixação do tubo de acordo com o princípio azimutal ou equatorial é significativa. A escolha entre eles é determinada pelas necessidades dos observadores.

Para pré-escolares, um refrator de 100 mm com montagem de azimute é suficiente. Esse equipamento é adequado para a observação mais simples de uma varanda ou telhado. Crianças em idade escolar que já dominam habilidades mais complexas ficam melhor em comprar um telescópio de azimute de 200 mm. Este dispositivo já é adequado para visualizar planetas e nebulosas.

Em ambientes urbanos, um modelo catadióptrico menor é preferível. Também é usado por observadores adultos, mas fora da cidade é mais correto usar um refletor com tamanho de 150 a 250 mm.

Principais fabricantes

Os telescópios modernos são fabricados por muitas empresas, mas nem todas merecem a mesma atenção.

  • Destaca-se entre os fornecedores nacionais Veber, que implementa dezenas de amostras exigidas. Mesmo as versões econômicas de tais equipamentos são ricamente equipadas. Cada espécime possui uma variedade de oculares, um localizador e uma lente Barlow.
  • Os produtos da marca também gozam de boa reputação. Konus... Este fabricante italiano pode oferecer uma ampla gama de montagens e tripés. Seus produtos são otimizados para as necessidades do consumidor dos aspirantes a conhecedores de astronomia. Existem produtos para os usuários mais jovens. Dispositivos mais avançados possuem acionamentos elétricos em muitos casos.
  • As técnicas têm um nível decente de automação Orion... Esta marca produz exclusivamente telescópios desde 1975. Mesmo os modelos mais simples básicos têm excelente óptica e mecânica precisa. Um sistema de localização automática bem planejado é fornecido, tornando mais fácil mirar no alvo. No entanto, a qualidade prática excelente é um prêmio.
  • Os telescópios têm uma excelente relação qualidade / preço SkyWatcher... Este fabricante oferece 15 linhas de produtos destinadas a profissionais e iniciantes. É possível equipar com todos os tipos de sistemas ópticos e montagens. O valor pelo dinheiro é realmente atraente. Os produtos desta marca são muito apreciados em diversos países do mundo.
  • A avaliação de modelos específicos deve começar com um telescópio projetado para crianças. Sturman HQ2 60090 AZ... Este é um dispositivo clássico com uma distância focal de 60 cm e uma seção de lente de 9 cm. A maior ampliação chega a 180x. Os usuários podem ajustar o tripé e conectar a câmera usando o adaptador. No entanto, não há orientação automática. Outras características:
    • lentes revestidas de multicamadas;
    • prismas diagonais de 45 graus;
    • 3 lentes Barlow;
    • diâmetro do furo 1,25 polegadas;
    • configuração rápida fácil.
  • Levenhuk Skyline BASE 70T - também uma boa versão. Este é um refletor clássico com uma imagem nítida. A lente tem um tamanho de 7 cm. O espelho tipo diagonal funciona de forma muito eficiente. O telescópio não pesa mais do que 3 kg e é apontado automaticamente, mas precisa de focalização periódica.
  • Bresser National Geographic 114/500 É outro grande telescópio. O refletor newtoniano tem um visual elegante graças ao seu atraente acabamento em preto.O dispositivo inclui uma bússola. O pacote do pacote é muito bom, mas a ótica não é revestida. O localizador óptico 6x30 funciona de forma muito eficiente e a montagem é realizada de acordo com o esquema de azimute.
  • Perfeito para usuários profissionais Levenhuk Skyline PRO 105 MAK. Ele fornece uma ampliação de até 200x e a ótica é bem revestida. O conjunto de entrega inclui um par de oculares. Este dispositivo é feito de acordo com o esquema Maksutov-Cassegrain. O campo de visão atinge 52 graus.

Como usar?

O campo de visão de um telescópio pode ser calculado dividindo o campo de visão pela ampliação. É importante aprender a usar o visor desde o início. Não se esqueça de levar em consideração o tipo de instalação, pois sem ela não será possível utilizar o aparelho corretamente. Com uma configuração equatorial, você precisa sintonizar o eixo polar exatamente com a Estrela do Norte. Gradualmente, o instrumento seguirá o movimento aparente das estrelas de leste a oeste. A abordagem correta do tripé é muito relevante. Somente se todos os pés estiverem instalados com segurança, o dispositivo poderá ser impedido de cair. Coloque o telescópio na superfície mais nivelada. Certifique-se de levar em consideração as recomendações para um modelo específico e as proibições por parte do fabricante. Existem outras sutilezas também.

A escolha do local de observação é muito importante.... Além da planura do local, é necessário levar em consideração bloqueios leves. Nas grandes cidades, você pode melhorar o resultado se estiver em um telhado alto. O conforto e comodidade do observador são muito importantes. Você não pode perturbar outras pessoas e representantes do mundo animal. Todas as partes do telescópio e suas conexões devem ser examinadas com antecedência, à luz do dia. O uso de uma ocular com um comprimento focal mínimo ajuda a simplificar a busca de objetos no início.

É estritamente proibido apontar o telescópio para o Sol, mesmo que haja um filtro de luz. Após a montagem e ajuste, é importante fixar todas as peças para que não mudem de posição. O localizador é configurado estritamente de acordo com as instruções.

Fatos interessantes

Ao contrário da crença popular, ao longo de sua história, os telescópios ópticos não aumentaram tanto a ampliação (o que costuma ser chamado de ampliação). Um dispositivo com uma multiplicidade de 100 é considerado bom. E a tecnologia com uma ampliação de mais de 500 unidades é extremamente raramente usada, mesmo em observatórios de classe mundial: ela apenas prejudica as observações. A afirmação generalizada de que Galileu inventou o telescópio não é totalmente correta. Sim, foi ele quem primeiro no mundo inventou olhar para o céu através de um tubo óptico. No entanto, a mesma construção galiléia, usada pela primeira vez em 1610, caiu em desuso após alguns anos.

Então ela, no entanto, foi procurada em binóculos teatrais. É importante notar que os primeiros desenhos de um telescópio de lente elementar foram criados por Leonardo da Vinci. Mas nada se sabe sobre a implementação prática e a aplicação de seu desenvolvimento. O sistema Kepler desempenhou um papel importante na evolução do telescópio.

É verdade que também tinha uma falha séria - dava uma imagem invertida. O telescópio espelho deve sua criação ao lendário Newton. Foi esta decisão que permitiu abandonar o aumento exorbitante do comprimento do tubo, exigido nas estruturas das lentes. No passado, os primeiros projetos de telescópios eram usados ​​por marinheiros e militares para detectar navios que se aproximavam e observar o campo de batalha. Hoje, os modelos dessa tecnologia são capazes de perscrutar as profundezas do Universo por 10 a 13 bilhões de anos-luz.

Os registros mais antigos de tentativas de adaptação de lentes para observações no espaço profundo datam do século XIII. Porém, naquela época, o nível tecnológico ainda não permitia a realização de tais planos. Existem telescópios projetados exclusivamente para observar o sol. Os astrônomos do século 21 se beneficiam mais com os telescópios lançados ao espaço: eles fazem observações muito mais valiosas do que os sistemas terrestres. Até certo ponto, justifica-se chamar telescópios até mesmo de dispositivos que captam ondas gravitacionais, e essa mesma direção da astronomia é muito promissora.

sem comentários

Moda

a beleza

casa