Como fazer um telescópio com as próprias mãos?
Cada pessoa, pelo menos uma vez na vida, quis olhar mais de perto as estrelas, e para isso é necessário o uso de um telescópio. Mas comprar esse equipamento óptico é muito caro. No entanto, há uma saída para essa situação - você pode fazer um telescópio com suas próprias mãos. Graças a um telescópio caseiro, é possível visualizar as crateras lunares, Júpiter e suas 4 luas, Vênus, um grande número de estrelas e nebulosas.



Ferramentas e materiais
Todos os telescópios são classificados em dois tipos: refratores e refletores. Para telescópios do primeiro tipo, diferentes tipos de lentes são usados, enquanto para o segundo tipo, espelhos são usados. Para a fabricação própria do dispositivo, é melhor escolher um modelo de refrator, uma vez que as lentes coletoras, necessárias para a montagem, são muito mais fáceis de obter do que os espelhos coletores, necessários para um telescópio refletor.


A imagem no telescópio está de cabeça para baixo, portanto, não pode ser usada para observar objetos no solo. É possível inverter a imagem. Isso pode ser feito adicionando lentes positivas ao circuito, mas deve-se ter em mente que neste caso a qualidade da imagem será pior.
A parte mais importante de um telescópio caseiro são as lentes. O projeto de fazer um aparelho com as próprias mãos envolve o uso de duas lentes óticas adequadas, sendo que ambas as lentes devem ser convexas, ou seja, ampliadoras.


Às vezes, é possível ouvir a opinião de que você mesmo pode fazer um telescópio com lentes de óculos. Este é realmente o caso. Mas é preferível usar outros tipos. Há várias razões para isso.A primeira é que não há como saber o foco exato - por isso, dificilmente será possível selecionar os óculos necessários que tenham os parâmetros necessários para a criação de um dispositivo óptico. A segunda razão reside nas peculiaridades da ótica: os óculos de lentes ou de uma lupa transmitem uma imagem de quaisquer objetos com distorção.
Nesse sentido, as tentativas de fazer um telescópio de acordo com os desenhos usando lentes de óculos ou de simples lupas acabam com certa decepção. Isso se deve ao fato de que o objeto da esfera celeste (planeta, nebulosa ou algum tipo de estrela) se parece com uma mancha borrada difusa. E é muito difícil ou impossível considerar quaisquer detalhes específicos claros.


É geralmente aceito que para um telescópio caseiro, é melhor escolher acromáticos... O acromático em si é formado por duas lentes separadas, uma das quais é de dispersão e a outra é coletiva. Essas lentes são feitas de vidro óptico de diferentes dispersões. Devido a isso, a aberração cromática é quase completamente neutralizada. As lentes acromáticas se unem e podem transmitir a imagem mais nítida e clara possível, por isso seu uso em dispositivos caseiros é bastante justificado. Você pode realmente comprar essas lentes na Internet ou em lojas especializadas; para montar um telescópio, você precisa de três lentes separadas. Além disso, dois deles devem ser do mesmo tamanho, enquanto o terceiro deve ser um pouco maior.
Em alguns casos, lentes de binóculos ou de um monocular são usadas para montar um telescópio doméstico, mas, nesse caso, a distorção da imagem em questão é possível.

Além das próprias lentes, são necessários mais alguns materiais adicionais.
- Folha de Whatman (para tubo).
- Tinta preta para o interior da chapa.
- Adesivo para colar as faces da folha.
Ferramentas necessárias para o trabalho:
- uma faca de escritório ou tesoura comum;
- pincel (para pintura).



conjunto
Para fazer um telescópio em casa com suas próprias mãos, primeiro você precisa entender como ele funciona. A parte principal do dispositivo são as lentes. É uma lente biconvexa que fica localizada na frente do dispositivo óptico e coleta a radiação. Em casa, é necessário determinar inicialmente o aumento necessário. Depende disso quão poderoso será o telescópio montado posteriormente. Você pode obter de forma independente a aproximação necessária de objetos, escolhendo as lentes certas.
As principais características de um telescópio caseiro são o diâmetro da objetiva... Esse valor é chamado de abertura. Em termos de desempenho, quanto maior a abertura, mais o dispositivo coleta radiação, ou seja, maior sua resolução. Portanto, é possível obter uma ampliação maior. Por exemplo, um dispositivo com uma ampliação de 700 vezes. Se a lente tiver um diâmetro menor, a resolução será menor, respectivamente, o aparelho funcionará com uma ampliação de 200x ou com outro valor semelhante, dependendo das lentes utilizadas.
Você mesmo pode construir um bom dispositivo óptico doméstico se seguir algumas regras simples. A principal delas é a escolha correta das lentes, já que são a base para a confecção de um telescópio.


Em seguida, você precisa preparar um tubo de papel whatman. Seu comprimento deve ser de aproximadamente 60 centímetros, mas pode ser maior ou menor. Neste caso, o diâmetro do tubo deve ser maior que o diâmetro das lentes selecionadas. Em seguida, é necessário recortar o papel whatman de acordo com os desenhos preparados, enquanto sua parte interna deve ser cuidadosa e cuidadosamente pintada de preto. Graças a isso, é possível proteger com sucesso o futuro telescópio da possível penetração de luz estranha, que pode vir de possíveis fontes externas.
Quando a tinta estiver completamente seca, o papel de desenho deve ser novamente enrolado com cuidado em um pequeno tubo e colado com cuidado todas as bordas que tocam. Em seguida, você precisa fixar uma lente grande bem no final do tubo montado de uma folha de papel Whatman. Neste caso, a lente usada para a futura ocular deve ser fixada em uma folha de papelão ou papel, e embrulhada no mesmo tubo de uma folha de papel Whatman... Em seguida, você precisa cortar dois círculos separados do papelão, nos quais você precisa fazer orifícios bem no centro. Em seguida, esses círculos devem ser fixados dentro do tubo previamente preparado. Em que um tubo feito de papel (papelão) deve ser capaz de se mover livremente dentro de um grande tubo feito de papel Whatman... Isso permitirá que você ajuste o telescópio para obter a imagem mais clara e brilhante possível.


Se necessário e para maior comodidade, faz sentido fixar o dispositivo ótico montado em um tripé conveniente. Nesse caso, será muito mais conveniente usar um telescópio caseiro. Para isso, você pode usar um tripé de câmera convencional. Fixando o telescópio em um tripé, observar o céu é muito mais fácil e conveniente. Se você não tiver um tripé, pode usar outros objetos estáticos nos quais pode fixar o telescópio. Por exemplo, o encosto de uma cadeira, enfeites, outros.


Outra opção é usar um cachimbo de um aspirador de pó antigo em vez de um papel Whatman... Como há algum espessamento em um lado do tubo, seu diâmetro interno é de cerca de 30 milímetros. Este local é uma ótima opção para montar uma lente. E também há uma pequena borda bem na frente da própria lente. Graças a esta borda, é possível projetar um pequeno dossel, projetado para maximizar a proteção contra a entrada de raios externos. Assim, o brilho desnecessário não aparecerá, interferindo nas observações.
O tubo menor desliza livremente no tubo principal do DIY. Você precisa inserir uma folha de papelão preto no tubo, o que ajudará a proteger contra reflexos indesejados.


Configurando um telescópio caseiro
Para configurar o telescópio, você deve primeiro praticar em qualquer objeto fora da janela.... Sem o ajuste adequado, a imagem de qualquer assunto ficará confusa e borrada. Portanto, o telescópio precisa ser ajustado para obter uma boa imagem.
Não aponte o telescópio para objetos que estão nas proximidades. Porque o verdadeiro propósito de um telescópio é observar objetos que estão distantes. Portanto, não faz sentido focalizar e ajustar o dispositivo óptico em objetos próximos.
O ajuste é realizado movendo-se cuidadosa e lentamente o tubo interno até que o objeto de observação selecionado adquira um contorno claro. Se o telescópio for usado por mais de uma pessoa, mas várias, o ajuste deverá ser feito constantemente. Isso se deve ao fato de que cada pessoa possui suas peculiaridades de visão, portanto, é necessário escolher a distância entre as lentes que seja ideal para uma determinada pessoa.
Vale a pena lembrar que mesmo um telescópio previamente ajustado ainda precisará constantemente de ajustes adicionais. Portanto, antes de cada uso, você precisa se certificar de que o telescópio DIY está configurado corretamente.


Para quem gosta de observar o céu noturno, mas não quer gastar muitos recursos financeiros na compra de equipamentos ópticos caros, fazer um telescópio com as próprias mãos é uma excelente oportunidade para praticar o seu hobby preferido. Depois de passar bastante tempo, você pode fazer um telescópio simples que permite observar objetos na esfera celestial.

Em seguida, assista a uma oficina de telescópio DIY.