Os maiores e mais poderosos telescópios

Os maiores e mais poderosos telescópios do mundo e da Rússia impressionam e inspiram muitas pessoas. Mas informações objetivas sobre modelos europeus extremamente poderosos são muito importantes. Também é importante saber onde estão localizados o grande telescópio binocular e outros instrumentos principais que observam o espaço.






Os dispositivos gigantes do mundo
É útil começar seu levantamento dos maiores telescópios com um instrumento chamado telescópio extremamente grande. Nome oficial original - ELT ou Extremely Large Telescope. Está localizado na área do Monte Armasones, próximo ao Observatório Paranal do Chile. Além da pesquisa óptica, este dispositivo pode registrar o espectro infravermelho próximo. Com uma cúpula de massa de 2.800 toneladas, este telescópio deve começar a operar em 2025. Seu diâmetro chegará a 39,3 M. Equipado com ótica adaptativa especial é fornecido. A área efetiva do dispositivo chegará a 978 m². m. A distância focal é 420-840 m.
Anteriormente, este telescópio tinha um epíteto europeu, mas no verão de 2017 foi excluído. O espelho do segmento se tornará o nó principal de trabalho. Não se trata apenas do tamanho - ele será capaz de coletar 15 vezes mais luz do que o próximo maior telescópio terrestre.
O sistema óptico especialmente pensado incluirá 5 espelhos estabilizadores de imagem. Garante muito mais detalhes até do que o conhecido Hubble.

Mas existem outros grandes projetos de telescópios em andamento na Terra. Outro deles também está sendo realizado no Chile, mas este não é mais um projeto europeu, mas americano. O dispositivo será localizado no topo do Monte Sero Pachon... O dispositivo terá desenho reflexo e o tamanho do espelho será de 8,4 M. A previsão é que o projeto Sero-Pachon seja concluído em 2022.Em vez dos 2 espelhos usuais, o LSST incluirá até 3, o que expandirá ainda mais as possibilidades.
O telescópio com maior diâmetro no hemisfério sul é SAL... É elevado a uma altura de quase 1800 m acima do nível do mar. O aparelho é usado pelo principal observatório sul-africano. Sua vantagem é que você pode observar objetos que não são detectáveis ao norte do equador. O espelho de trabalho SALT tem um tamanho de 11x9,8 m e, com a sua ajuda, várias descobertas importantes já foram feitas desde 2005.


Keck I e Keck II têm nomes muito semelhantes. Esses telescópios estão localizados nas ilhas havaianas. Os diâmetros dos espelhos são idênticos - 10 m cada .. Os parâmetros técnicos também são praticamente os mesmos. Essa coincidência não é acidental - os dois telescópios interagem no modo interferômetro, o que torna possível obter maior precisão.
Gran telescopio canarias, como você pode imaginar, está localizado nas Ilhas Canárias. Um dispositivo semelhante é usado desde 2009. A seção do espelho é de 10,4 m. O dispositivo está localizado no vulcão Muchachos, ou seja, a uma altitude de cerca de 2,4 km acima do nível do mar. Mesmo cantos bastante remotos do espaço sideral podem ser facilmente monitorados com o GTC.
O maior telescópio orbital do espaço é o já mencionado Hubble. Seu espelho principal tem uma seção transversal de 2,4 m. O dispositivo orbita a uma altitude de 569 km. As observações foram realizadas desde 1990. Apesar dos 5 serviços de manutenção, ele continua a funcionar de forma estável.



O grande telescópio binocular está localizado no sudeste do Arizona (EUA). É considerado o dispositivo mais avançado de seu tipo em termos de resolução. O dispositivo é usado pela equipe do Observatório Mount Graham. Inclui um par de espelhos parabólicos com secção de 8,4 m cada. Afirma-se que o vão central é de 14,4 m, e no total o telescópio é equivalente a um espelho com magnitude de 11,8 m, e ao mudar para o modo interferômetro , o equivalente a 22,8 m.
Os espelhos parabólicos secundários têm uma seção transversal de 0,911 m, e sua espessura é de apenas 1,6 mm. Uma correção adaptativa magnética de distúrbios devido às influências atmosféricas é fornecida. O design não convencional oferece benefícios significativos.
Com os dois espelhos principais, por exemplo, você pode tirar fotos com filtros diferentes. Como resultado, o tempo necessário para concluir uma ampla variedade de estudos é reduzido.


A China não pode se orgulhar de instrumentos astronômicos ópticos que quebrem recordes. Porém, são os chineses os maiores do planeta. radiotelescópio... Seu espelho efetivo chega a 500 m. As capacidades de tal instrumento são ampliadas não só por causa de seu tamanho, mas também devido ao tipo especial de superfície, que expande significativamente a visão no alcance do rádio. O principal objeto de pesquisa é o estudo dos pulsares e, presumivelmente, ao longo do tempo, e as sombras dos buracos negros.
Além disso, os especialistas chineses pretendem usar esta ferramenta para investigar surtos de FRB, sobre os quais muito pouco se sabe. Mesmo a natureza desse fenômeno ainda não está clara. Talvez, depois de algum tempo, o radiotelescópio chinês passe a fazer parte de um programa internacional de busca de sinais extraterrestres. O anterior maior radiotelescópio da Europa e da Eurásia como um todo foi fabricado no século XX. Este é um instrumento instalado no Cáucaso.

Os maiores dispositivos da Rússia
O maior telescópio russo é o BTA (instrumento de azimute)... Ele está localizado perto da aldeia de Nizhniy Arkhyz, a uma altitude de cerca de 2,07 km. Este dispositivo tem servido fielmente ao conhecimento do universo desde o final de 1975. O diâmetro do espelho é de pouco mais de 6 metros e sua área efetiva é de 26 metros quadrados. m, e a altura da cúpula é 53 m.
Até 1993, era o maior telescópio óptico do mundo. Por mais 5 anos, ele manteve a liderança no subgrupo de instrumentos astronômicos com espelhos monolíticos. E ainda, apesar do surgimento de equipamentos de vigilância mais potentes em outros países, a severidade tanto dos espelhos quanto da cúpula do BTA não vai desistir de suas posições.O problema inicialmente era a poderosa inércia de temperatura do receptor de luz principal. Eles estão tentando eliminar essa dificuldade com o uso de sistemas de refrigeração.


O principal executor da encomenda de produção de peças para o telescópio foi a fábrica de Lytkarinsky. Só ali havia especialistas com bastante experiência e as capacidades necessárias para lançar um espelho tão grande, recozê-lo e fazer uma série de acessórios tecnológicos. Mas, apesar disso, tivemos que criar uma retificadora especial, especialmente para encomendá-la em Kolomna. A entrega do espelho em si foi originalmente planejada com um simulador preciso de peso e tamanho. Apesar disso, demorou cerca de 2 meses.
A turbulência característica da atmosfera do Cáucaso do Norte reduz drasticamente a visibilidade. Portanto, o potencial do BTA não é totalmente utilizado. Mas mesmo todos esses problemas não diminuem a importância de tal telescópio. É usado principalmente para espectroscopia e interferometria de espectro. No entanto, a lista dos telescópios russos mais avançados não termina aí.


O próximo item é um dispositivo para capturar neutrinos. É sobre a instalação do Baikal-GVD. Estritamente falando, este não é um telescópio no sentido usual, mas vários detectores de águas profundas sustentados por flutuadores e cabos de aço. E também o dispositivo inclui:
- componentes eletrônicos;
- sistemas de controle;
- módulos de coleta de dados;
- componentes hidroacústicos.
A operação normal do dispositivo só é possível no inverno. Foi então que a superfície gelada do lago foi usada como detector de neutrinos. O sistema é capaz, além de detectar partículas, de apontar os locais exatos onde elas apareceram.
O Baikal-GVD não compete com o conhecido IceCube, mas trabalha em estreita colaboração com ele. Esses complexos visam diferentes partes do céu.


O radiotelescópio RATAN-600 também merece destaque. Ele está localizado perto da aldeia de Zelenchukskaya em Karachay-Cherkessia. Este dispositivo com uma seção transversal da unidade receptora de 576 m está em operação há 47 anos. Localizado a uma altitude de 0,97 km, o radiotelescópio capta ondas de 8 a 500 mm. Os principais objetivos do RATAN-600 são:
- pesquisa e identificação de fontes remotas de ondas de rádio;
- estudo das características de emissão de rádio do Sol e outras estrelas;
- pesquisar possíveis sinais artificiais de áreas remotas do espaço;
- pesquisa de campos magnéticos dentro e ao redor do sol;
- assistência no estudo dos planetas do sistema solar, seus satélites, asteróides, cometas.
Se falamos de instrumentos puramente ópticos, o telescópio menisco MTM-500 chama a atenção. A seção transversal do espelho principal é de apenas 0,5 M. O comprimento focal chega a 6,5 M. O sistema óptico do dispositivo é feito de acordo com o sistema Maksutov. Infelizmente, o RF não pode se orgulhar de instrumentos especialmente grandes para observação na faixa visível.


Os telescópios mais poderosos
Mas a questão do poder dos telescópios não pode ser reduzida apenas ao seu tamanho. Devido à sua localização no espaço sideral, o relativamente pequeno Hubble funciona perfeitamente. Sua seção transversal não ultrapassa 2,4 m. Ao mesmo tempo, um dispositivo semelhante em suas capacidades na Terra deve ter um tamanho de 16,8-24 m. O projeto James Webb, que deve substituir o Hubble, ainda não foi lançado, e seu uso levanta preocupações.
Saber tudo sobre grandes telescópios é, obviamente, importante. Mas é impossível usar esses dispositivos em casa por razões óbvias. Deve ser usado um instrumento óptico amador capaz de exibir boas imagens. E alguns modelos domésticos, de fato, podem se orgulhar de um poder especial. O Veber PolarStar 1000/114 EQ é um bom exemplo. Este é um refletor decente, ou seja, um aparelho baseado em um espelho parabólico.... A aberração cromática está completamente ausente. Uma superfície espelhada de um tipo especial permite que você veja em detalhes todos os detalhes dos planetas do sistema solar.
A alta resistência também é uma vantagem. A probabilidade de quebra é muito baixa.


Uma alternativa é o Celestron AstroMaster 130 EQ-MD. O elo principal do aparelho é um espelho parabólico. A distância focal é ideal para a seção transversal da lente. As oculares "AstroMaster" permitem ampliar a imagem em até 65 vezes. O visor StarPointer torna muito mais fácil mirar o céu.
Os amantes de refratores devem prestar atenção a Veber PolarStar 900/90 EQ8. Dentro, há uma lente acromática iluminada. O dispositivo permite coletar uma grande quantidade de luz. A imagem é nítida e sem cor. A mira é realizada com precisão micrométrica ao longo de 2 eixos simultaneamente.
Refractor Celestron AstroMaster 90 AZ também tem um bom desempenho. O comprimento focal é quase perfeito. Tudo o que está dentro da galáxia pode ser visto com bastante clareza e sem detalhes redundantes. O prisma de embrulho não inverte a imagem e a qualidade e o custo do dispositivo são bem equilibrados.



Outro produto - também produzido pela empresa Celestron... Modelo NexStar 102 SLT é praticamente um computador e lembra perfeitamente todas as configurações feitas anteriormente. Você pode definir a afinação para objetos de um determinado grupo. A montagem do azimute é totalmente automatizada. As ópticas são revestidas com uma técnica de multicamadas.
Existem outros modelos de telescópios poderosos para amadores. Mas, para selecioná-los corretamente, você terá que estudar cuidadosamente a ampliação do telescópio muito útil. O adjetivo "útil" não é acidental.
Do ponto de vista da óptica física, não será difícil ultrapassar este número. No entanto, a qualidade da imagem resultante será decepcionante.


Alguns fabricantes gostam de escrever que seus produtos podem ser ampliados em até 400 ou até 600 vezes. Mas esses são números claramente superestimados. Na realidade, eles só podem ser alcançados com uma abertura de pelo menos 30 cm. E mesmo que tudo seja percebido, a atmosfera terrestre irá distorcer muito a imagem. Você também deve levar em consideração suas necessidades reais:
- a lua cheia pode ser vista em 100% com uma ampliação de até 30-40 vezes;
- se o telescópio aumentar a imagem 100 vezes ou mais, você poderá ver pequenos detalhes do relevo lunar;
- o mesmo aumento de 100 vezes é necessário para se familiarizar com a superfície dos planetas e seus satélites;
- nebulosas compactas brilhantes e objetos distantes semelhantes em características ópticas podem ser vistos com uma ampliação de pelo menos 200 vezes;
- estrelas únicas podem ser observadas em um telescópio mesmo em uma pequena ampliação, mas deve ser aumentada para estudar sistemas binários e múltiplos.


