Tudo o que você precisa saber sobre telescópios para crianças

O telescópio infantil ajudará a criança a conhecer melhor a lua, as estrelas e os planetas. Com ele, você pode ver a beleza do espaço. Comprar um telescópio é uma boa oportunidade para os pais apoiarem a paixão de seus filhos pela astronomia. Vamos descobrir quais tipos de dispositivos existem e o que procurar ao escolher.


descrição geral
Os telescópios astronômicos foram inventados no século XVII. Com o tempo, muitos modelos de tais dispositivos apareceram: para amadores, astrônomos profissionais e crianças. Os telescópios das crianças diferem dos adultos na ampliação. Eles são compactos e leves para serem usados facilmente por uma criança.

Todos os telescópios são semelhantes em design. Vamos considerar seus componentes principais.
- Lente. Esta é uma lente ou espelho cuja tarefa é coletar luz e projetá-la em um ponto de observação.
- Ocular. Ele amplia o assunto várias vezes e corrige a distorção da lente.
- Espelho secundário. Sua função também é ampliar a imagem.
- Espelhos adicionais. Eles enviam a imagem para a lente da câmera ou ocular para fornecer ao usuário uma posição de visualização confortável.
- Pé de cabra. Este é um suporte para instalação estável do equipamento.

Os dispositivos de orçamento astronômico mais simples aumentam um objeto em até 40 vezes. No entanto, mesmo essa multiplicidade é suficiente para uma criança ver perto das estrelas, as luas de Júpiter, os anéis de Saturno e corpos celestes distantes.


Visualizações
Para encontrar um bom telescópio e apoiar o desejo de seu filho de explorar o espaço, você precisa se familiarizar com os tipos de dispositivos: suas características, vantagens e desvantagens.
Espelhado
De outra forma, eles são chamados de refletores.Uma lente de espelho côncava é uma característica distintiva de tais dispositivos. Para focar a imagem, as lentes espelhadas coletam a luz em um ponto específico.

Vantagens dos refletores:
- custo acessível - o preço dos telescópios com espelho é inferior ao das lentes e combinadas;
- são compactos, por isso são fáceis de usar;
- tais dispositivos não têm aberração cromática - a aquisição de imagens brilhantes pelas bordas de cores não naturais;
- permite que você visualize corpos celestes em condições difíceis, por exemplo, com uma nebulosa.

Desvantagem dos refletores: sensibilidade às configurações - eles se perdem facilmente ao transportar o equipamento. Outra desvantagem é um tubo aberto, devido ao qual a condensação pode se acumular no interior, a poeira também pode chegar lá.

Lente
Esses dispositivos são equipados com lentes convexas embutidas no aparelho. Eles refratam fluxos de luz, coletam-nos em um ponto e focalizam.
Vamos considerar as vantagens de tais dispositivos.
- Os telescópios são fáceis de usar - a criança pode rapidamente se acostumar e se deixar levar pelo processo.
- Eles têm estabilização térmica rápida. Esse processo é entendido como o equilíbrio da temperatura com o meio ambiente. Graças a este recurso, o ar quente dentro dos canos não distorce a imagem e não faz com que ela “trema”.
- Altos índices de reprodução de cores e contraste.
- Não há necessidade de autoajuste. Os telescópios de lentes são resistentes a tremores durante o transporte, mudanças bruscas de temperatura - tudo isso não leva ao mau funcionamento das configurações.
- O projeto prevê um tubo fechado, o que significa que as partes internas são protegidas de forma confiável contra poeira e condições climáticas adversas.
- A capacidade de visualizar objetos espaciais e terrestres.

As desvantagens dos telescópios incluem o seu tamanho, devido ao qual ocupam muito espaço de armazenamento, bem como a impossibilidade de observar objetos pequenos e pouco iluminados.
Combinado
Esses telescópios combinam lentes e equipamentos de espelho.
Suas vantagens:
- adequado para observar quaisquer corpos espaciais: aqueles que estão localizados próximos e distantes;
- compacto e leve, o que o torna fácil de transportar e transportar manualmente;
- seu tubo é fechado, o que significa que está protegido contra poeira e condensação.

A estabilização térmica de longo prazo é inerente a esses dispositivos. As desvantagens incluem também o alto custo e o ajuste complexo - uma criança pequena não consegue realizar o autoajuste.
Os melhores modelos para uma criança
Com base nas avaliações dos clientes, compilamos uma classificação dos melhores telescópios para crianças. Vamos dar uma breve visão geral deles.
- Levenhuk Strike 50 NG. Um refrator compacto de 3,6 kg com uma montagem de azimute. O manuseio fácil e os controles intuitivos tornam-no adequado para crianças. A lente do dispositivo é feita de vidro óptico. O localizador com um grande campo de visão em um tubo telescópico simplifica muito o objetivo do objeto em estudo. Características técnicas importantes: diâmetro da lente - 50 mm, distância focal - 600 mm, resolução - 2,8 ângulos. segundos, o aumento mínimo e máximo é 30 e 300, respectivamente.


- RT 776 Edu-Toys. Telescópio de reflexo com ampliação máxima de 525 vezes. Equipado com espelho-refletor com diâmetro de 60 mm, oculares (tamanhos incluídos para 20 mm, 12,5 mm, 9 mm, 4 mm), visor de 6x25 mm. Concebido para crianças a partir dos 6 anos.

- Veber "Umka" 76/300. Telescópio de mesa com montagem de azimute. Pequeno e leve - pesa 1,95 kg. Amplia objetos na faixa de 15 a 75 vezes. Especificações: diâmetro da lente - 76 mm, distância focal da lente - 300 mm. Inclui: filtro lunar, 2 oculares, localizador, lente Barlow, documentos anexos.


- Levenhuk LabZZ MT2. Um modelo combinado que combina as funções de um microscópio e um telescópio. A ampliação óptica mínima e máxima é de 75 e 900 vezes, respectivamente.O equipamento é dotado de retroiluminação LED, alimentado por 2 pilhas AA. O diâmetro da lente é de 50 mm, a distância focal da lente é de 500 mm. O telescópio vem com uma ocular reversível, tripé, localizador, kits de teste e outros acessórios.

- Edu Toys TS80. Telescópio leve e compacto para crianças a partir dos 5 anos. O peso do dispositivo é de 0,733 kg. Dá uma ampliação (45x). Este é um telescópio refrator com uma montagem de azimute e um localizador óptico incluído. Diâmetro objetivo - 40 mm, distância focal - 600 mm.

Qual telescópio escolher?
Ao escolher um telescópio, você precisa levar em consideração a idade e o temperamento da criança. No entanto, até os 4 anos de idade, comprar tal dispositivo ainda não vale a pena. A observação de corpos celestes é um processo demorado que requer concentração e concentração. Pelas características de idade, as crianças de quatro anos não estão preparadas para essa atividade.
5 anos é a idade em que a criança fica mais inteligente, já é mais fácil para ela se concentrar e se concentrar. Para jovens astrônomos, os fabricantes criaram telescópios especiais com uma ampliação de 10 vezes. Se a criança for cuidadosa e econômica, os pais podem escolher modelos mais sérios.


Telescópios equipados com lentes adicionais e brochuras com informações úteis sobre astronomia são adequados para crianças de 7 a 8 anos. Para uma criança de sete anos, você não deve comprar os aparelhos mais baratos com características técnicas fracas. Imagem borrada difusa - isso é culpa de muitos telescópios chineses do segmento de orçamento. Devido a essa falta, a criança pode ficar desapontada e perder o interesse no estudo dos corpos celestes.

Para crianças de 9 a 10 anos que desejam observar satélites, planetas e estrelas, telescópios de lentes espelhadas são adequados. A escolha por tal equipamento deve ser feita se os pais estiverem convencidos de que o estudo da astronomia é mais do que um hobby passageiro. Modelos que permitirão não só observar, mas também tirar fotos e fazer vídeos de objetos, poderão despertar o interesse da criança.

Ao escolher um telescópio, preste atenção a esses parâmetros.
- Peso e portabilidade. O telescópio deve ser leve e compacto para que seja conveniente ir de um lugar para outro e carregá-lo.
- Fácil montagem e desmontagem - um marco importante.
- Diâmetro ideal da lente de 60 a 90 mm.
- Confiabilidade e atendimento despretensioso. Os telescópios refrativos são mais adequados para crianças. Eles são fáceis de usar, pois não requerem ajustes regulares.
- Tipo de montagem. Para crianças com mais de 8 anos, as instalações com montagem azimutal são preferidas. Possui 2 eixos de rotação - horizontal e vertical. Eles possibilitam girar a lente em azimute e altitude, direcionando-a facilmente para o ponto desejado.

Você não deve escolher dispositivos caros com uma gama impressionante de opções adicionais. Equipamentos com vários acessórios, um conjunto de oculares, mapas de estrelas, materiais interessantes e educacionais serão interessantes para a criança.
Como usar corretamente?
Antes de observar o céu noturno, o telescópio deve ser configurado corretamente. Todas as instruções de operação contêm as mesmas recomendações.
Para concluir a configuração, você precisa de:
- encontrar um objeto distante (deve estar a pelo menos 1 km de distância do usuário) e apontar o telescópio para que fique no meio da ocular;
- fixe a posição do telescópio;
- olhe pelo visor, obtenha clareza e centralize o assunto ajustando os parafusos de ajuste fino;
- verifique a imagem no telescópio principal novamente.

Mesmo que os ajustes sejam feitos corretamente, devido ao brilho da cidade, a criança não conseguirá ver toda a beleza dos corpos celestes. É melhor estudar objetos espaciais fora da cidade: em aldeias ou ao ar livre nas montanhas.
