Telescópio

O que você pode ver com diferentes telescópios?

O que você pode ver com diferentes telescópios?
Contente
  1. O que pode ser visto com telescópios amadores?
  2. O que pode ser considerado nos modelos infantis?
  3. O que pode ser visto com os telescópios mais poderosos?

Ao comprar um telescópio, seja qual for o seu modelo, o comprador ficará imediatamente interessado no que pode ser visto através dele. Obviamente, não é fácil equipar um observatório doméstico, por isso é melhor ir a locais especiais para uma visão realmente completa. Mas ter um telescópio em casa pode ser uma aventura muito interessante também, pois até os modelos infantis podem ser impressionantes.

O que pode ser visto com telescópios amadores?

Claro, a imagem que surge na memória quando a palavra "espaço" não é comparável ao que pode ser capturado até mesmo no telescópio mais poderoso. É como comparar, por exemplo, uma ilustração de uma enciclopédia sobre a estrutura do corpo humano e a imagem de determinados órgãos em uma ultrassonografia. E embora a diferença nas fotos seja significativa, em um caso será uma modelagem visual e, no outro, será uma imagem real, embora difusa.

Mesmo um pequeno telescópio sem a pior óptica pode dar uma ideia da superfície lunar.

Há um cético que garante que os binóculos também permitirão que você veja as crateras nele. Mas a Lua observada, mesmo com binóculos muito bons, preencherá apenas uma parte insignificante do campo de visão. As crateras individuais serão difíceis de ver. E se você pegar, por exemplo, um refrator de sete centímetros com uma ampliação de imagem de 100 vezes, verá como a Lua preenche toda a imagem. E as crateras já não são apenas visíveis: a estrutura dos aterros, os morros centrais, fendas e cordilheiras são perceptíveis. E esta, vale lembrar, é uma técnica com refrator de 70 mm.

Considere o que mais pode ser visto com um telescópio doméstico amador.

  • Discos planetários. Mesmo um modesto telescópio com uma ampliação de 90 e até 60 vezes mostrará o escudo de Júpiter, bem como suas listras equatoriais.Embora, em geral, os planetas sejam a maior decepção para quem espera ver o espaço através de um telescópio, sendo guiado por estereótipos sobre o mesmo. As ervilhas, que são planetas, ficarão visíveis. Mas, por exemplo, o mesmo Júpiter parecerá achatado. Se o dispositivo tiver um diâmetro de lente de mais de 10 cm, é realista considerar até a Grande Mancha Vermelha - esse é o nome de um vórtice gigante na atmosfera.

O planeta possui satélites, e é especialmente interessante observá-los: os satélites galileanos passam ao longo do disco planetário, caem na sombra ou, inversamente, saem dela.

  • Anéis de Saturno. No telescópio mais comum, eles certamente serão visíveis. É verdade que se o anel acabou sendo uma vantagem durante a inspeção, não vai sair nada: é preciso esperar mais um momento.

Se este for um dispositivo com diâmetro superior a 10 cm, você também pode ver a lacuna de Cassia nele: esse é o nome da separação nos anéis.

  • Marte. No aparelho, ele será uma ervilha vermelha com uma tampa branca. E se você olhar para Marte no momento da oposição (isto é, no momento em que há uma distância mínima entre ele e a Terra), então será realista considerar os mares de Marte - manchas escuras.
  • Mercúrio e Vênus. Estas também são ervilhas para o observador, mas você pode ver suas fases. Eles se tornarão como pequenas luas no tubo: ou como um disco incompleto ou como uma lua crescente.
  • Urano e Netuno. A primeira parecerá uma estrela, muito pequena, com um disco imperceptível. Netuno também será visto como uma estrela tênue.
  • Aglomerados de estrelas. O belo nome para "aglomerados abertos" é um grupo de estrelas contra um fundo estelar quase uniforme (na medida do possível). Parece muito bonito, de tirar o fôlego. Os aglomerados globulares de estrelas não são tão expressivos quanto os abertos, uma vez que são apenas partículas.
  • Nebulosas. Para perceber esses objetos, você precisa de um céu escuro, muito escuro. Observando-os do meio urbano, não há esperança de um resultado positivo. E mesmo que conseguíssemos vê-los, serão manchas acinzentadas desbotadas sem nenhum detalhe.
  • Galáxias. Para pequenos telescópios, este não é o objeto mais fácil de observar. Será difícil entender que essas manchas brancas com um brilho sutil são galáxias.

O telescópio amador ideal tem um diâmetro de 90-130 mm. É verdade, se você quer assistir da cidade, então é melhor pegar algo maior: 150, 200 mm ou até 250 mm. Embora não forneçam o tipo de imagem com que o observador pode contar. Mas se você retirar esse telescópio móvel da cidade e instalá-lo, o nível de observações será muito mais alto.

O que pode ser considerado nos modelos infantis?

Ao comprar, não olhe para o fator de ampliação. Parece estranho, mas o fato é que tal característica não será das mais importantes para um telescópio. É possível observar o espaço com crianças mesmo com uma ampliação baixa. Mas você terá que prestar atenção ao diâmetro do espelho principal. Por exemplo, se são apenas 30 mm, então não é suficiente, mas a partir dos 60 os estudos tornam-se cada vez mais interessantes.

O que pode ser visto no telescópio de uma criança comum:

  • A lua (as crianças se surpreendem com sua superfície porosa);
  • satélites de Júpiter;
  • fases de Vênus;
  • a nebulosa de Orion;
  • estrelas com magnitude limite de 11,5;
  • grandes aglomerados de estrelas globulares.

Os planetas do sistema solar aparecerão como ervilhas e as estrelas como pontos, apenas mais brilhantes. Claro, essa opção pode decepcionar um pouco as crianças, pois elas estão esperando quase um desenho animado no cachimbo. Mas vale lembrar que grandes descobridores como Galileo Galilei não contaram com tal técnica. E, ainda assim, isso não os impediu de fazer descobertas revolucionárias. Portanto, olhar para o céu estrelado através do telescópio de uma criança ainda é uma oportunidade feliz para uma criança moderna.

A propósito, você também não deve desistir de olhar para objetos no solo. É verdade que prismas especiais são úteis para isso; eles são chamados de envoltório. Eles serão capazes de fazer uma imagem espelhada (e é isso que os telescópios oferecem) uma imagem normal e reta.

O telescópio, com um diâmetro de 50-80 mm, é adequado para crianças menores de 8 anos de idade e um pouco mais velhas. Em princípio, com uma técnica de 70 mm de diâmetro, os adultos novatos também podem observar fotos espaciais. Você pode ver crateras na lua, assim como os cinturões de nuvens de Júpiter. Você também terá que comprar um tripé: se estiver estável, a imagem não "oscilará", não parecerá borrada. Também é importante lembrar as posições de observação. As crianças ficam impacientes, mas você tem que explicar que para uma boa foto é preciso sair da cidade. Tempo de observações, fenômenos atmosféricos, cenários - tudo é importante.

O que pode ser visto com os telescópios mais poderosos?

Para impressões mais vivas, as pessoas vão ao planetário. Claro, muitos gostariam de tocar os majestosos telescópios - enormes objetos modernos que permitem que você olhe não apenas para o presente do Universo, mas também para o seu passado (de acordo com alguns dados coletados, para reconstruí-lo). Mas isso está disponível apenas para alguns selecionados, mas uma viagem ao planetário está disponível para todos.

A lua é o primeiro objeto que qualquer observador deseja ver e, com telescópios poderosos, a história se repete. O seu relevo surpreendente pode realmente ser visto, mas, infelizmente, não será possível ver os vestígios de Neil Armstrong. Tudo piada, mas as crateras lunares e as montanhas também são interessantes. E alguns amadores podem até registrar erupções na superfície lunar, para as quais ainda não há uma explicação exata.

Mesmo com a ajuda de uma tecnologia poderosa, você pode considerar os seguintes objetos.

  • Nebulosas de gás. É difícil fazer isso sem filtros especiais, mas se houver, o que você verá será um verdadeiro prazer.
  • Satélites artificiais da Terra. Esta é uma experiência incrível. Por exemplo, para ver o ISS, ou melhor ainda - para tirar uma foto dele. É verdade que, para isso, a orientação no céu deve ser excelente, e o cálculo de coordenadas será necessário (existem programas especiais).
  • Saturno e outros planetas. Saturno se destaca principalmente pela incrível beleza do planeta. É visível até com um pequeno telescópio, mas com uma impressão poderosa é muito mais forte. Satélites, separação entre os anéis e também cinturões de nuvens - parece muito impressionante. E em Júpiter, você pode ver várias listras (em um pequeno telescópio, você verá apenas 2).

Separadamente, deve ser dito sobre o sol. Existem também exploradores espaciais inexperientes que sonham em encontrar um telescópio com uma ampliação de 300 vezes e, a partir dele, considerar todos os principais corpos celestes. E o Sol também. Mas só pode ser visualizado com a ajuda de filtros especiais e nada mais. É perigoso quando as pessoas decidem usar algum tipo de construção caseira como filmes, disquetes e até vidro fumê. Apenas um filtro solar profissional mediará esta pesquisa, caso contrário, o primeiro olhar para o Sol será o último.

É perigoso olhar para o Sol não apenas através de um cano. Mesmo um buscador não precisa olhar para este corpo celestial. Com o filtro, você pode ver os mesmos pontos nele. E, claro, com uma observação segura, o sol pode ser estudado mesmo durante o dia.

O aumento do interesse por telescópios é um efeito lógico da era Elon Musk. Seus objetos lançados ao espaço podem ser vistos a olho nu sob certas condições. Mas o telescópio torna esse processo especial: não é mais apenas a fixação de corpos celestes eternos, mas também a evidência do progresso científico online. E se nem sempre é possível ir ao planetário, pode-se pegar um pequeno aparelho amador. Mesmo uma ferramenta infantil irá satisfazer mais de um pedido. Se tal dispositivo for apresentado a uma criança, toda a família olhará para o cachimbo: mesmo por causa das paisagens lunares e da beleza única de Saturno, definitivamente vale a pena fazê-lo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa