Tecnólogo

Quem é o técnico em produção pesqueira e o que ele faz?

Quem é o técnico em produção pesqueira e o que ele faz?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Local de trabalho

Tecnólogo em produção de peixes É uma das profissões mais populares e lucrativas da atualidade. Tal deve-se ao facto de, actualmente, existirem muitas empresas diferentes que se dedicam ao processamento e comercialização de pescado. Em uma planta de processamento de pescado, o tecnólogo é um dos funcionários mais importantes. Neste artigo, você encontrará informações sobre as características dessa profissão, responsabilidades, competências e conhecimentos necessários para organizar o processo de trabalho.

Peculiaridades

O peixe e os produtos da pesca são muito saudáveis, ricos em vitaminas, minerais e oligoelementos. Portanto, eles são invariavelmente em alta demanda. Mas quantas vezes ouvimos que são exatamente esses produtos que se tornam as causas de uma doença perigosa ou, pior ainda, da morte. O trabalho de um técnico em produção pesqueira visa justamente minimizar a possibilidade de intoxicações por produtos pesqueiros.

Na indústria pesqueira, a disponibilidade de tal especialista qualificado é obrigatória.

Responsabilidades

O tecnólogo de produção de peixes está engajado em desenvolvimento de soluções e produtos tecnológicos, manutenção de documentação técnica, acompanhamento da execução dos programas de controle da produção. Ele também é responsável pelo cumprimento de todas as tecnologias de processamento de produtos pesqueiros. Suas responsabilidades de produção incluem:

  • controle das atividades tecnológicas - elabora a produção, acompanha a implantação das normas técnicas, analisa custos e controla a qualidade dos produtos;
  • organização e gestão do processo produtivo - desenvolve e implanta novos sistemas de processamento, acompanha a qualidade do trabalho executado pelos colaboradores;
  • aperfeiçoamento e introdução de novas tecnologias - organiza o trabalho para que os produtos fabricados nas lojas sob seu controle sejam competitivos e, o mais importante, de alta qualidade e confiabilidade.

Quanto melhores e mais seguros forem os produtos que entram no mercado consumidor, maior será a receita da fábrica.

Conhecimento e habilidades

Considerando a importância desta profissão, é seguro afirmar que trabalhar como tecnólogo em produção pesqueira não deve ser apenas uma pessoa que possui as competências adequadas. diploma, e aquele quem tem o conhecimento e as habilidades certas. Nomeadamente:

  • saber tudo sobre o produto - em que consiste, suas propriedades, características, biologia, composição química;
  • saber como e quanto armazenar o produto, processo;
  • regras de transporte de vendas;
  • ser capaz de ler mapas tecnológicos;
  • ser capaz de trabalhar com equipamentos.

Além disso, deve ser uma pessoa responsável que saiba tomar decisões, liderar pessoas, treiná-las, organizar o processo de trabalho e atingir os objetivos traçados.

Educação

Hoje, para quem quer conquistar a profissão de tecnólogo em piscicultura, não há problema nenhum. Atualmente, existem diversas instituições de ensino, cuja demanda se deve à popularidade e demanda por especialistas no setor. Também há opções para quem busca aprimorar suas habilidades e ampliar seus conhecimentos. Neste caso, ótimo ajuste cursos de atualização.

Durante o treinamento, o especialista recebe informações sobre os seguintes componentes:

  • tecnologias de introdução da indústria;
  • métodos de pesquisa de produtos pesqueiros;
  • tecnologias de armazenamento, processamento e comercialização de pescado e produtos da pesca;
  • as regras de controle de qualidade do produto e a necessidade de sua certificação.

Local de trabalho

Para que o workflow funcione corretamente e o número de erros cometidos seja mínimo, em primeiro lugar, ele deve estar correto. local de trabalho organizado tecnólogo em produção pesqueira.

Deve conter necessariamente:

  • todo o equipamento necessário, inventário para determinar a qualidade do pescado;
  • documentação e mapas tecnológicos;
  • normas e regras de armazenamento, processamento de produtos pesqueiros.

A organização do local de trabalho de um técnico em piscicultura deve obedecer aos requisitos regulamentares previstos na proteção do trabalho, saneamento e características profissionais.

sem comentários

Moda

a beleza

casa