Tudo sobre a profissão de tecnólogo em engenharia mecânica
A engenharia mecânica é um ramo muito importante da economia, apesar de toda a conversa sobre a "era pós-industrial". Mas este campo de atividade é impensável sem a participação dos tecnólogos, que são extremamente importantes na prática. É hora de descobrir tudo sobre profissões de tecnólogo em engenharia mecânica, sobre as responsabilidades de seu trabalho e a educação necessária.
Que profissão é essa?
A importância da construção de máquinas não pode ser subestimada. E o quão alto o desenvolvimento desta indústria dependerá diretamente do trabalho dos tecnólogos da engenharia mecânica. Em muitos aspectos, são seus esforços que garantem a segurança no uso da tecnologia e a produtividade das linhas de produção.
Pessoas formadas na especialidade "Tecnologia de engenharia mecânica" são verdadeiros generalistas, capazes de trabalhar nos mais diversos setores.
Esta profissão está dividida em vários níveis de formação. Seus representantes podem ser técnicos, operadores de máquinas e operadores. E, claro, engenheiros. Alguns tecnólogos de engenharia mecânica não trabalham com sistemas técnicos já existentes, mas estão envolvidos nos desenvolvimentos mais recentes. Independentemente de sua especialização específica, esses profissionais podem realizar a mais ampla gama de tarefas.
Vantagens e desvantagens
Um tecnólogo de engenharia mecânica é fluente em quase todas as tecnologias modernas. Portanto, ele encontrará a aplicação de seus poderes em vários campos e áreas. Você pode escolher livremente um ramo mais restrito de especializações:
desenho de novas tecnologias;
manipulação das instalações de produção existentes;
teste de sistemas tecnológicos de engenharia mecânica.
Nas condições de rápido desenvolvimento da tecnologia, esses especialistas se tornarão cada vez mais procurados. E quanto mais inovações em qualquer campo da engenharia mecânica, mais tecnólogos são necessários lá.
Eles podem se encontrar não apenas na produção de máquinas no sentido estrito da palavra.
Eles são contratados por:
- companhias de construção;
- empresas de transporte e reparo;
- instalações de mineração;
- organizações educacionais, científicas e especializadas;
- escritórios de design.
Mas, até certo ponto, a desvantagem é que é bastante profissão masculina... Uma garota que deseja se associar a ela deve ter muita sorte ou estar “duas cabeças acima” do nível médio e ainda mais teimosa. Vale a pena observar as seguintes propriedades:
- a possibilidade de desenvolvimento contínuo;
- o nível mínimo de competição entre os funcionários;
- importância pública;
- estabilidade comparativa do trabalho;
- localização dos locais de trabalho com calor e conforto;
- aumento da exposição a fatores de produção prejudiciais;
- Risco de lesão;
- um nível muito elevado de requisitos já na formação profissional e, mais ainda, no emprego.
Responsabilidades do trabalho
Apenas pessoas com educação especial podem trabalhar como tecnólogo em engenharia mecânica. Com o ensino superior, geralmente é permitido a um especialista trabalhar sem experiência anterior. Os tecnólogos devem conhecer todos os regulamentos de seu setor e as ordens da administração da organização. Eles devem compreender claramente as perspectivas de desenvolvimento técnico da empresa. O trabalho de tal especialista implica:
- desenvolvimento e aplicação de ferramentas de automação;
- introdução dos mais recentes processos tecnológicos;
- seleção de modos de produção ótimos;
- garantir a competitividade da produção;
- elaboração da ordem de execução das operações de trabalho;
- elaboração de planos de localização de equipamentos;
- determinação das taxas ótimas de produção, taxas de consumo de matérias-primas, componentes e energia em cada local de trabalho;
- elaboração de padrões tecnológicos, mapas de rotas, mapas de nível técnico, diagramas de montagem;
- aprovação da documentação preparada;
- assessoria no desenvolvimento de programas de controle de máquinas CNC.
Mas um tecnólogo de engenharia mecânica também está envolvido em uma série de outras obras. Em particular, ele terá que realizar pesquisas de patentes. É esse especialista que determina em quais níveis técnicos os designers devem se concentrar ao criar novos sistemas. Ele é um participante de pleno direito no desenvolvimento de máquinas e processos tecnológicos experimentais.
O tecnólogo em engenharia mecânica também é responsável pela transformação dos equipamentos de última geração na parte principal do parque de máquinas.
A função do funcionário também será:
- desenvolvimento de medidas para melhorar a eficiência do trabalho;
- acompanhamento da disciplina tecnológica;
- estudando as experiências mais recentes;
- avaliação das causas do casamento e sua eliminação;
- desenvolvimento de métodos de controle técnico e teste de máquinas;
- consideração de propostas de racionalização;
- escrever passaportes de patentes e licenças.
Educação
Tecnólogos em engenharia mecânica podem estudar em muitas instituições de ensino superior. Bom treinamento é dado, em particular, Universidades de South Ural e Vyatka, bem como Universidade Técnica de Volgogrado.
Como alternativa, você pode considerar:
- Universidade de Transporte e Universidade Técnica Nacional (Irkutsk);
- universidades técnicas de Tambov, Lipetsk, Bryansk, Izhevsk, Kemerovo;
- Universidade Tecnológica de Penza;
- universidades estaduais de Kabardino-Balkaria, Togliatti, Orenburg;
- OmSTU;
- Pacific State University;
- universidades técnicas de Rostov-on-Don, Saratov, Ulyanovsk, Tver, Barnaul, Nizhny Novgorod.
Perspectivas de carreira
Salário de tecnólogo de engenharia mecânica é determinado principalmente por suas qualificações e experiência de trabalho.Mas o campo específico de atividade, a região de emprego e a escala de atividades da empresa também são de grande importância. Profissionais experientes (3 ou mais anos de experiência) podem contar com a seguinte renda média estimada:
- Moscou - até 90 mil;
- Cidades dos Urais - até 60 mil;
- São Petersburgo - 80 mil;
- Nizhny Novgorod - 45 mil.
O nível de renda será mais alto para quem fala inglês. Isso permitirá que você se familiarize com a documentação técnica de muitos sistemas no original.
Dominar a língua chinesa também será muito promissor. As carreiras podem se desenvolver horizontalmente. Nesse caso, é lógico complementar as habilidades de produção com habilidades de design e operação.
Mas você também pode escolher o caminho vertical. Nesse caso a categoria de qualificação é elevada primeiro e, em seguida, o tecnólogo vai para a categoria de gerentes... Ele pode consistentemente assumir os cargos de gerente de loja e engenheiro-chefe. Algumas pessoas vão para organizações especializadas e organismos de certificação... Além disso, um tecnólogo de engenharia mecânica pode escolher o caminho uma carreira científica ou crie gradualmente sua própria empresa.
Para uma aula de mestrado em Tecnologia de Engenharia Mecânica, veja o vídeo a seguir.