Tudo sobre a profissão de designer-tecnólogo
O designer de construção é uma das profissões mais interessantes da atualidade. Pode ser chamado de único, porque combina a direção humanitária e a técnica. Uma pessoa que escolhe tal atividade para si deve ser um artista, designer e tecnólogo em uma pessoa.
Neste artigo iremos contar-lhe toda esta profissão, quais as suas características, quais os conhecimentos e competências que um designer-tecnólogo deve ter e em que ramo de actividade pode aplicar os seus talentos.
Peculiaridades
Essa profissão é muito especial. Ela, ao contrário de muitas outras especialidades, multifacetadas e variadas, tem duas direções:
- designer-tecnólogo de produção de móveis - desenvolve projetos de móveis;
- designer-tecnólogo da produção de costura - é especializada em costura e desenho de roupas, malhas diversas.
Cada área requer habilidades e capacidades específicas.
Ao escolher uma especialização específica, você precisa entender o que está mais perto de você, onde quer trabalhar e como ganhar dinheiro.
Responsabilidades
Um designer-tecnólogo, como qualquer outro colaborador, tem as suas próprias responsabilidades, sobre a correcta e oportuna implementação de que depende o sucesso pessoal ou o sucesso da empresa onde trabalha o especialista. Ele também é literalmente responsável pelo humor do cliente após o recebimento do pedido, aumentando a base de clientes e subindo na carreira. Um especialista na área de modelos de produção de costura, desenhos, organiza todo o processo de costura de um produto.
Ele faz o seguinte trabalho:
- cria esboços de acordo com os desejos do cliente;
- seleciona o tecido principal para costura e material de forro;
- faz desenho técnico;
- projeta um produto em um manequim;
- prepara e organiza todo o processo técnico;
- organiza e gerencia o trabalho.
Um designer-tecnólogo que trabalha na área de produção de móveis deve ser uma pessoa criativa com uma mentalidade técnica. Sua principal tarefa é fazer móveis confortáveis e convenientes, selecionar materiais para que tudo esteja "no seu lugar" e se encaixe perfeitamente na descrição e nos desejos do cliente.
Então, o que exatamente um especialista faz?
Suas responsabilidades incluem:
- visualização de móveis, atendendo aos desejos do cliente;
- produção de desenhos de móveis, considerando todos os tamanhos;
- cálculo da quantidade de material necessário;
- organização da produção.
O designer trabalha diretamente com o designer.
Juntos, eles cuidam do processo de fabricação de móveis e roupas.
Conhecimento e habilidades
O trabalho de um designer-tecnólogo é bastante responsável. É muito importante que o trabalho seja feito corretamente, com competência e no prazo.... É difícil imaginar uma situação em que um cliente fez um pedido para costurar roupas ou fazer móveis e não conseguiu o que queria. Para evitar que isso aconteça, o designer-tecnólogo deve ser um verdadeiro profissional.
Um especialista qualificado possui as seguintes habilidades e conhecimentos:
- sabe trabalhar com equipamentos especiais e estoque;
- conhece todas as informações sobre o material, seja tecido ou madeira, suas propriedades, parâmetros técnicos, características;
- sabe ler desenhos e documentação técnica.
Além disso, não se esqueça de que você definitivamente deve ter uma educação especial. Além dos conhecimentos e habilidades acima, também você precisa ter qualidades humanas como autoconfiança, atenção, perseverança, liderança, responsabilidade, habilidades de comunicação.
Educação
Antes de decidir que esta profissão é adequada para você, você precisa pensar com cuidado e avaliar suas capacidades, habilidades e preferências. Uma pessoa que deseja obter a profissão de designer-tecnólogo não deve apenas ser capaz de desenhar lindamente e ter uma boa imaginação, mas também pensar com lógica, saber calcular corretamente a quantidade do material necessário. Existem muitas instituições de ensino superior que oferecem formação nesta profissão.
Como já determinámos, a profissão de designer-tecnólogo tem várias direcções - isto é design e alfaiataria de móveis, de acordo com isso, e tens que escolher uma universidade.
Se está interessado na produção de móveis, então precisa de escolher a especialidade "Tecnologia de produção para marcenaria", e só depois a especialização "Design de móveis". Se estamos falando de costura de roupas, você precisa escolher uma instituição de ensino especializada na produção de costura.
Não se esqueça que atualmente existem muitos cursos diferentes para iniciantes e desenvolvimento profissional. É também uma grande oportunidade de obter os conceitos básicos da profissão e aumentar os conhecimentos e habilidades existentes.
Local de trabalho
Um designer-tecnólogo, se for inteligente, pode facilmente encontrar um emprego. Um especialista na área de produção de vestuário pode trabalhar em casas de moda, vários ateliês ou fábricas de roupas de costura, uma oficina de costura.
Quanto a um especialista em produção de móveis, aqui as possibilidades não são limitadas. Você pode conseguir um emprego em uma fábrica de móveis, em uma empresa privada, que faz o mesmo, mas sob um pedido individual, ou abre seu próprio negócio. A última é a melhor solução.
Considerando que essa profissão é inerente à pessoa criativa, a opção ideal é trabalhar por conta própria.