Tecnólogo

Tudo sobre a profissão de tecnólogo de panificação

Tudo sobre a profissão de tecnólogo de panificação
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Local de trabalho

Um tecnólogo desempenha um papel importante em quase todas as grandes empresas relacionadas à produção de produtos alimentícios. Esse especialista determina a principal tecnologia de fabricação, além de monitorar a qualidade da execução das prescrições. Hoje falaremos sobre as características da profissão de tecnólogo de panificação.

Peculiaridades

O tecnólogo nessas empresas trabalha diretamente com pão, diversos produtos de panificação, todos os tipos de produtos de panificação. O funcionário determina a receita, desenvolve as regras tecnológicas necessárias, acompanha sua implementação. Freqüentemente, em grandes empresas, esse especialista deve ter um bom conhecimento da tecnologia de produção "cuidadosa", na qual as matérias-primas e os recursos humanos serão gastos da forma mais econômica possível. Via de regra, esse funcionário deve possuir ficha médica. Tecnólogos experientes e competentes estão em grande demanda em fábricas e fábricas relacionadas à produção de produtos de panificação e pão.

Mas vale lembrar que a competência deste funcionário inclui um rol bastante amplo de responsabilidades que se relacionam não apenas diretamente com a fabricação de produtos alimentícios, mas também com a organização do pessoal.

Responsabilidades

Todas as funções básicas que esse especialista deve realizar podem ser encontradas em uma descrição de trabalho especial de um manual de qualificação com várias profissões. Abaixo estão as principais tarefas e funções de um tecnólogo na indústria de panificação.

  • Desenvolvimento de tecnologia... O tecnólogo pensa sobre os principais métodos de produção de produtos de panificação e também é responsável por sua implementação oportuna e pelo controle sobre sua implementação adequada.
  • Desenvolvimento de planos para reduzir os custos de produção, tanto quanto possível... Ao mesmo tempo, o funcionário deve refletir sobre tais medidas para que o nível de qualidade do produto não seja reduzido.
  • Participação na criação de novos programas de produção. Em primeiro lugar, devem ter como objetivo a melhoria da qualidade dos produtos de panificação e a prevenção de rejeições.
  • Interação com outros funcionários da empresa. Esta função diz respeito à implementação de medidas relacionadas com a segurança, qualificação, cumprimento das normas básicas de higiene e higiene.
  • Parando a produção... O tecnólogo toma essas medidas caso seja revelado que são utilizadas matérias-primas de baixa qualidade na produção ou que um grande número de defeitos sejam encontrados durante a produção.
  • Apresentações de recomendações... Em primeiro lugar, eles devem estar relacionados com as questões de expansão da gama de produtos e aumento do interesse do consumidor por eles.
  • Lidar com queixas. Um tecnólogo de produção deve levar em consideração as reclamações dos consumidores de produtos de panificação.
  • Desenvolvimento de planos de organização da produção. O especialista é obrigado a distribuir a disposição de todos os equipamentos da empresa. Ele também é responsável pela colocação dos funcionários nas oficinas.
  • Recrutamento de pessoal. Este procedimento é executado conforme necessário para substituir determinado pessoal na empresa. Além disso, o tecnólogo deve realizar a certificação dos funcionários. É realizado todos os meses através de uma prova escrita ou oral.
  • Controle sobre o desenvolvimento dos colaboradores. O tecnólogo deve fazer isso todas as semanas. Ele correlaciona a receita com o número total de funcionários. Se necessário, ele faz alguns ajustes na programação de trabalho dos funcionários.
  • Controle de equipamentos. O tecnólogo é obrigado a garantir que todas as máquinas de produção da empresa estejam em boas condições de funcionamento. Se necessário, ele toma providências para comprar novos aparelhos ou consertar os antigos. Suas responsabilidades também incluem a tomada de medidas preventivas oportunas para todas as unidades, a fim de evitar quebras futuras.
  • Treinamento. Isso se aplica aos funcionários que acabaram de entrar no cargo e não têm experiência suficiente nesta área. Além disso, o treinamento é realizado nos casos em que o técnico identifica erros no trabalho do pessoal existente.
  • Controle sobre o custo dos produtos fabricados. O especialista é obrigado a realizar semanalmente uma análise precisa dos preços de insumos para os recursos necessários para os 20 produtos mais vendidos. Tal procedimento possibilitará o contato imediato com os fornecedores de matéria-prima caso seja revelado um desvio muito grande de preços.

O controle e a coordenação de cada troca de padeiros e moldadores também podem ser apontados como as principais tarefas que um tecnólogo enfrenta em tal produção.

Um especialista tem o direito de fazer alterações operacionais na produção, na maioria das vezes isso é feito nos casos em que matérias-primas de má qualidade são fornecidas para a produção de pão.

Conhecimento e habilidades

Para assumir a posição de tecnólogo de panificação, o funcionário deve necessariamente ter alguns conhecimentos e habilidades importantes. Esse especialista deve conhecer bem as regras de organização, fluxo de trabalho na empresa, compreender disciplinas como microbiologia, matemática e química. O tecnólogo deve ser versado em questões relacionadas à tecnologia de armazenamento, a preparação dos recursos necessários para a produção. O especialista deve conhecer todas as etapas da confecção do pão, dos produtos de panificação, os motivos do aparecimento dos defeitos e como eliminá-los.

Tecnólogo em empresa de alimentos deve estar bem familiarizado com as regras de segurança e com todos os GOSTs necessários. Ele deve ter habilidades importantes como o gerenciamento de funcionários em vários departamentos de produção, melhorando as linhas de produção. Além disso, entre as qualidades profissionais mais importantes deste colaborador, destacam-se o raciocínio analítico e lógico, a independência, a capacidade de tomar decisões o mais rapidamente possível, a presença de competências de comunicação e de organização. Um bom tecnólogo será capaz de encontrar um terreno comum com diferentes grupos de funcionários da empresa.

Se você precisa melhorar suas qualificações, então Poderá usufruir de viagens profissionais de negócios a outras cidades e regiões, com as quais o colaborador poderá adquirir novos conhecimentos e competências, adquirir a experiência necessária e obter uma promoção. Freqüentemente, os tecnólogos continuarão ocupando a posição de engenheiros de processo.

Educação

Para se tornar um tecnólogo qualificado em uma empresa de panificação, deve-se fazer um treinamento em uma instituição agrícola ou outra instituição de ensino superior especializada. Atualmente, há um grande número de universidades semelhantes na Rússia, onde você pode obter essa especialidade. A formação de especialistas de nível médio é realizada por várias instituições de ensino profissional secundário.

Na maioria das vezes, para entrar em instituições de ensino superior, é necessário passar com êxito em exames em disciplinas como química, física, língua russa e matemática. Não existem cursos especiais para o domínio desta profissão. Mas existem cursos para a obtenção de conhecimentos básicos na área de produção de panificação. Essas aulas profissionais permitem que você aprenda com mais detalhes sobre as tecnologias básicas de produção de pão.

A duração total desses cursos é de cerca de 1,5 anos. Via de regra, são divididos em duas partes - teórica e prática.

Local de trabalho

Actualmente, o tecnólogo da indústria alimentar é considerado um especialista bastante procurado nas grandes empresas. Mas eles também podem encontrar facilmente empregos em vários centros de pesquisa privados e organizações que estão desenvolvendo novas formulações. Na maioria das vezes, esses tecnólogos ocupam cargos em fábricas e fábricas, em padarias que se especializam na produção de vários tipos de pães, massas e produtos de confeitaria.

sem comentários

Moda

a beleza

casa