Tecnólogo

Quem é biotecnologista e o que ele faz?

Quem é biotecnologista e o que ele faz?
Contente
  1. Características da profissão
  2. Responsabilidades
  3. Conhecimento e habilidades
  4. Educação
  5. Onde funciona?

Somente uma pessoa que está progredindo em ciências como química e biologia pode conectar sua vida com a biotecnologia e se tornar um especialista de sucesso neste campo. Você deve se preparar para sua futura profissão com antecedência, mas primeiro precisa descobrir quem é um biotecnologista e o que ele faz.

Características da profissão

Muitos rapazes e moças são atraídos pela biotecnologia porque é o trabalho do futuro. Há uma grande chance de fazer descobertas, dar a sua própria contribuição para o desenvolvimento desta área e apenas fazer algo interessante e favorito. Acredita-se que a profissão seja bastante moderna e com grandes perspectivas. Mas a história do surgimento dessa profissão está enraizada em um passado distante.

Sua descrição sugere que o conceito de "biotecnologia" surgiu em 1917, da boca do engenheiro húngaro Karl Ereki.

Esta ciência inclui uma abordagem sistemática da nossa vida, uma vez que nela se concentram muitos aspectos - químicos, biológicos, técnicos, médicos, industriais. Na verdade, um biotecnólogo pode se encontrar nas mais diversas áreas da nossa vida, tudo depende do que mais o atrai e do que ele poderá adquirir maior habilidade.

Esse especialista pode progredir em uma ampla variedade de áreas:

  • microbiologia;
  • genética;
  • química;
  • biologia molecular e celular;
  • ecologia;
  • indústria alimentícia;
  • Medicina.

As atividades desses especialistas geralmente consistem no desenvolvimento de novas variantes de vários produtos alimentícios, no uso de plantas bem conhecidas em novas receitas e na criação de produtos farmacêuticos.

Especialistas com esse perfil são de grande importância para a medicina e diversas pesquisas relacionadas a essa área.Em particular, graças a certos métodos, um diagnóstico correto pode ser feito a tempo.

Responsabilidades

As responsabilidades profissionais dos biotecnólogos podem variar muito, dependendo de onde o especialista trabalha.

  • Se isso está relacionado a produtos farmacêuticos, então ele está engajado no desenvolvimento de formulações medicinais, seu aprimoramento, mudança, se necessário. Sua competência é a introdução de novas tecnologias de produção, aprimoramento das anteriores. Ele também faz todos os relatórios necessários sobre as manipulações realizadas. Por se tratar de um processo muito responsável - a criação de medicamentos, vitaminas, aditivos alimentares, um biotecnologista não tem o direito de se enganar. Você precisa ser muito cuidadoso e responsável nesta área.
  • Desde que um biotecnólogo se tenha dedicado a atividades de pesquisa, ele participa de vários desenvolvimentos e experimentos, e os documenta. Em caso de erros e erros de cálculo, trabalha para eliminá-los. Além disso, ele pode se envolver no desenvolvimento metodológico nas áreas com as quais está associado.
  • Um biotecnólogo pode estar relacionado à ecologia. Em seguida, ele monitora o meio ambiente, controla o descarte de resíduos, monitora a qualidade do ar e da água, desenvolve medidas que podem melhorar o estado do meio ambiente e monitora sua implementação.
  • Um biotecnologista pode se dar conta da indústria de alimentos. E ainda entre suas atribuições está o controle estrito da qualidade das matérias-primas e produtos, o cumprimento de todas as normas sanitárias, bem como o desenvolvimento de novas receitas e tecnologias, sua implantação e controle do trajeto de toda a cadeia.
  • E na agricultura, esse especialista pode ser procurado. Nesse caso, ele se dedica à criação, desenvolve novos híbridos, desenvolve meios de combate a doenças e pragas, além de métodos para aumentar a produtividade.

Conhecimento e habilidades

O trabalho de biotecnólogo exige que a pessoa tenha conhecimentos em várias áreas. E esta é, antes de tudo, a base dos processos químicos e biológicos. Além disso, cada uma das áreas exige seu próprio conhecimento. Se um especialista trabalha em medicina, então esse é o conhecimento do corpo humano, o funcionamento dos órgãos. Na indústria alimentar, é necessário conhecer bem os produtos, os seus componentes, o teor de substâncias úteis e nocivas, para conhecer toda a tecnologia de preparação de pratos diversos.

Além de um amplo conhecimento em diversas áreas, este especialista deve possuir uma série de qualidades que o ajudarão tanto no trabalho quanto na construção de uma carreira. Esses incluem:

  • perseverança;
  • paciência;
  • perspectiva ampla;
  • a capacidade de analisar vários fatos;
  • a capacidade de organizar o material;
  • esforçar-se para o autoaperfeiçoamento;
  • a capacidade de defender seu ponto de vista;
  • desejo de melhorar o mundo e a vida humana;
  • desejo de sempre chegar ao fundo da verdade;
  • tolerância ao estresse;
  • a capacidade de encontrar contato com as pessoas.

No processo de trabalho, nem tudo pode ser tranquilo. Portanto, além de uma mente viva, uma volumosa base de conhecimento e habilidades profissionais, você precisa estar preparado para o fato de que certas questões terão que ser resolvidas com as pessoas - e não apenas em sua equipe, mas também em diferentes níveis. Especialmente quando se trata de descobertas científicas e pesquisas médicas. E, portanto, a capacidade de formar seus pensamentos, expressá-los de forma clara e clara também é necessária.

O conhecimento da língua russa e a fala letrada são componentes importantes. Ao se comunicar com colegas estrangeiros, o inglês também será útil para biólogos.

Educação

Para conseguir a profissão de microbiologista, você terá que terminar 11 aulas, depois fazer o Exame Estadual Unificado, enquanto, além de passar com sucesso nas disciplinas principais, você precisa escolher as que são exigidas na universidade escolhida. Portanto, você precisará decidir o local de admissão com antecedência, o que significa que você precisa saber aproximadamente a qual área específica gostaria de se dedicar. Afinal um biotecnólogo pode aplicar seus conhecimentos em diferentes campos... Mas antes de passar nos exames decisivos, você deve prestar atenção às matérias necessárias, preencher as lacunas, se houver. Se, por exemplo, houve problemas na escola com a mesma biologia ou química, não será mais fácil em um instituto ou universidade. Ao contrário, a base de conhecimento deve ser sólida. Na escola, além da matemática e da língua russa, você pode estudar biologia, química e inglês como disciplinas adicionais. Na Rússia, biólogos de várias orientações são ensinados em muitas instituições educacionais. Em grandes cidades, capitais regionais, você definitivamente encontrará faculdades onde poderá obter a especialidade desejada. Essas instituições de ensino incluem, por exemplo, o seguinte:

  • Universidade Estadual de Moscou Lomonosov;
  • Universidade Agrária do Estado Russo;
  • Primeira Universidade Estadual de Medicina de Moscou. I. M. Sechenov;
  • Universidade Estadual de Produção de Alimentos de Moscou;
  • Instituto de Tecnologias Inovadoras e Bioindústria Alimentar;
  • Instituto de Física e Tecnologia de Moscou.
  • Universidade Politécnica de Pesquisa Nacional (Tomsk);
  • Universidade Federal do Ural Boris N. Yeltsin (Yekaterinburg).

A biotecnologia é uma profissão complexa que requer um treinamento completo e de alta qualidade. Portanto, tendo decidido se dedicar a esta profissão, você deve ir para uma instituição de ensino superior. Mas se as circunstâncias forem assim, e depois do final do 9º ano, consegui me formar em uma faculdade ou escola técnica, você sempre pode mudar de especialidade e ir para uma universidade ou instituto. Mas então você precisará passar nos exames necessários para admissão em uma instituição educacional específica. Essas informações deverão ser consultadas no site da universidade no ano de admissão. Pode ser matemática, química, biologia, física, russo e inglês. Os especialistas que já trabalham numa empresa ou firma podem, no decurso da sua actividade, fazer cursos de formação avançada, assistir a várias palestras, seminários, simpósios, conferências, mas já estarão directamente relacionados com o ramo de actividade em que têm para desenvolver e alcançar o sucesso.

Onde funciona?

A profissão é muito procurada, há grandes perspectivas por trás dela e, se você quiser, poderá fazer uma excelente carreira. Após a graduação, um jovem especialista pode trabalhar como assistente de laboratório assistente em um laboratório onde pesquisas complexas são feitas. Na indústria farmacêutica, ele também pode ser auxiliar no início. Em termos de trabalho em geral, pode ser um instituto de pesquisa, instituições médicas, laboratórios, firmas relacionadas à proteção ambiental, empresas de processamento de alimentos.

O salário de tal especialista dependerá do tempo de serviço, empreendimento, região de residência e, claro, da qualidade do trabalho. Um funcionário valioso sempre será notado e ajudará a criar condições para um trabalho completo e salários decentes. No início, a remuneração do trabalho pode variar de 25 a 30 mil rublos, e depois tornar-se muito mais alta. Em média, na Rússia, o salário desse especialista varia de 25.000 a 50.000 rublos. Em Moscou e outras grandes cidades, pode ser muito maior.

sem comentários

Moda

a beleza

casa