Terrinas: uma visão geral dos tipos, modelos populares e critérios de seleção
A terrina é um prato que não se encontra em todas as cozinhas. Nem todos consideram necessário o uso deste recipiente, por considerá-lo uma relíquia do passado e um excesso. Mas aqueles que preferem colocar um primeiro prato perfumado em uma terrina e levá-lo para uma mesa comum, asseguram que tal serviço tem muitas vantagens.
Peculiaridades
Hoje, a palavra "terrina" significa duas coisas: a primeira é um prato amplo onde se deve servir sopa ou caldo em grandes quantidades (para todos os comensais), o segundo é um prato repartido para sopa. Ambas as definições estarão corretas.
Mas pratos porcionados às vezes são chamados de "sopa", o que, em princípio, também é verdade.
Mais frequentemente, a terrina é chamada de recipiente total servido na mesa, em vez de panela em que o primeiro prato foi cozido. É claro que uma panela sobre a mesa parece deslocada, perturba a harmonia do serviço e, em geral, anula a estética da ingestão de alimentos. Mas não é só a beleza de servir: nas terrinas, o primeiro prato é infundido e não esfria.
Antigamente, a nobreza usava terrinas e, como havia uma distância razoável da cozinha até a sala de jantar, levar sopa em pratos para a mesa era inconveniente e impraticável. Ele esfriou brega. Hoje, os utensílios para servir primeiros pratos continuam a ser companheiros de um serviço elegante. E a sopa em si parece mais apetitosa em um belo prato.
Regras gerais para servir sopas.
- Caldos claros e sopas leves de vegetais servido em uma xícara com uma ou duas alças, com menos frequência em um prato de sopa. Comem-se com uma colher de sobremesa, a xícara é virada com a alça para frente. Esses tipos de primeiros pratos são servidos com menos frequência em uma terrina; sopas amassadas são servidas de acordo com o mesmo esquema. Às vezes, um "bolso" é anexado à xícara - um lugar para croutons.
- Reabastecimento de sopas (sopa de repolho, borscht, bem como picles, miscelânea, sopa de legumes espessa) é comido em tigelas de sopa fundas com uma colher de sopa. Esses pratos costumam ser servidos em uma linda terrina comum. É necessário um suporte para um prato de sopa individual.
- Sopas nacionais mais frequentemente servido em potes de cerâmica / argila. A panela também deve ser retirada sobre um prato ou sobre um suporte de madeira.
- Jantares em familia É a melhor maneira de servir uma terrina. De acordo com a etiqueta, ela deve estar na mesa ao lado da mesa de jantar. Mas agora essa regra raramente é seguida, porque a terrina costuma ser colocada no centro da mesa.
Pode haver um recesso especial na terrina, graças ao qual uma colher especial para porcionamento ficará no recipiente.
Visualizações
Os recipientes para servir os primeiros pratos podem parecer diferentes e ter características específicas. Uma tigela de terrina padrão não é apenas um prato fundo com duas alças, mas um recipiente espaçoso e bonito com uma tampa.... Em termos de volume, os pratos também diferem e podem ter de 2 a 5 litros e mais. Se você planeja usar pratos nas refeições comuns da família e sua família é pequena, uma modesta terrina de 2,5 litros será suficiente.
Se os jantares com os primeiros pratos são planejados para serem mais lotados, é preciso levar pratos maiores - a partir de 3,5 litros.
Se falamos de um copo de sopa, eles podem ser:
- assemelhando-se a potes de porções;
- trapezoidal, com alças estendendo-se para cima;
- cilíndrico;
- em forma de caneca;
- Projeto.
Nos últimos anos, a caneca terrina ganhou uma popularidade especial. Em parte, isso se deve à diminuição das porções: as pessoas passaram a monitorar mais a dieta, reduzir a dieta. As canecas-terrinas, ao contrário dos pratos fundos, não davam oportunidade de ir "ao limite", para regular a quantidade de produto consumido. E, em muitos casos, esses pratos são mais adequados para servir, pois têm uma aparência bonita e moderna.
Mas servir terrinas em uma barraca aos poucos perdeu sua relevância: cada vez menos as donas de casa usam pratos de mesa e seus substitutos. E foi encontrada uma substituição para as clássicas terrinas volumétricas com tampa - em muitas famílias, suas contrapartes elétricas "criaram raízes". Mas eles, assim como os talheres descartáveis, não têm aquele charme de servir clássico, jantares sem pressa na companhia.
No mínimo, os críticos culinários apontam que a humanidade está começando a sentir falta dessas refeições moderadas, e almoços e jantares rápidos "na TV" logo se tornarão falta de educação.
Materiais (editar)
Na forma, as terrinas "comuns" são semelhantes entre si - sua circularidade tem variações, mas não tão significativas. Mas os materiais para a fabricação de tais pratos são muito diferentes.
- Argila. Material de "raiz" tradicional, quente e muito caseiro. Terrinas de argila com tampa são geralmente pequenas e podem substituir um braseiro, pois são adequadas para cozinhar no forno.
- Cerâmica... A opção não vale menos que a descrita acima. Mantém-se aquecido por muito tempo, tem um aspecto moderno e vintage (existem vários modelos), tem um preço acessível. Talvez as mais populares sejam as terrinas em forma de abóbora ou um prato em cuja tampa “espreitam” uma lebre, um pato e uma galinha. Esses pratos são adequados para servir primeiros pratos e para assados, por exemplo.
Alguns recipientes de cerâmica podem ser aquecidos com microondas (mas não aqueles com borda metálica).
- Porcelana. Pode ser incluído em um conjunto de talheres, vendido separadamente. São modelos luxuosos, caros, graciosos, no espírito da "mesa do rei". Mas também é possível encontrar modelos de terrinas de porcelana, feitas no minimalismo. A porcelana é mais leve e delicada que a cerâmica, mas ao mesmo tempo é durável. Esses pratos são resistentes a temperaturas extremas, não tem medo de influências ácidas e alcalinas. Mas a porcelana difere da porcelana: a aparência macia tem um tom cremoso, a porcelana dura se distingue pela brancura e maior resistência, e o osso é algo entre essas duas opções.
- Faiança... À primeira vista, é difícil distinguir pratos de barro de porcelana, mas até os materiais têm um som diferente.A faiança é surda e baixa, e também mais pesada, suas paredes são mais grossas. O material tem medo de contrastes de temperatura e pode simplesmente rachar.
- Copo. Esses objetos parecem um pouco mais simples, mais modestos, mas são convenientes porque podem ser aquecidos no micro-ondas. Esses recipientes são feitos de vidro resistente ao calor, por conveniência, as orelhas são "fixadas" a eles. Terrinas de vidro são boas porque seu conteúdo aparece apetitosamente através das paredes. Por exemplo, um refrigerador rosa brilhante ou okroshka espesso parece pitoresco em um prato transparente.
- Prata... Esses pratos são semelhantes aos tesouros da família: luxuosos, aristocráticos, elevando o status do almoço ou jantar. Eles sempre têm que brilhar e parecer perfeitos, caso contrário, a apresentação em si não terá sentido.
- Plástico de qualidade alimentar... Neste caso, trata-se de terrinas plásticas porcionadas: se os pratos forem reutilizáveis, pode levá-los consigo para o trabalho ou para um piquenique.
Curiosamente, as anfitriãs encontram usos alternativos para as terrinas. Neste prato você pode armazenar os restos do primeiro e segundo pratos, é conveniente servir macarrão e bolinhos nele. Também é conveniente armazenar tortas assadas em terrinas (elas ficarão quentes por mais tempo).
E mesmo esses recipientes são adequados para servir saladas.
Revisão dos melhores modelos
Para quem é versado em pratos, conhece marcas famosas e tipos de pratos que estão na moda hoje, a escolha de uma terrina passa a ser uma busca por uma opção real. Gostaria de adivinhar com a tendência, obter um modelo interessante na minha coleção.
Esses compradores exigentes acharão esta avaliação útil:
- "Gzhel" (Leander). A louça de mesa tcheca oferece muitas opções interessantes que são ativamente adquiridas por conhecedores de porcelana em diferentes países. Uma terrina de porcelana redonda "como Gzhel" tem capacidade para 2,5 litros. Elegantes, não volumosos, reconhecíveis pela estampa, os pratos vão enraizar-se perfeitamente na sua cozinha se a estética da Gzhel estiver perto de si, ou mesmo se apenas adorar a combinação do branco e do azul.
- "Tomate" (Bordallo Pinheiro)... Outro modelo reconhecível que ficará bem em um interior claro, talvez em um interior com motivos rurais. Para almoços e jantares no campo, esta opção é perfeita. Cabe 4,5 litros do primeiro curso em uma terrina. É um pouco pesado, mas o brilho e o design interessante substituem esse sinal de menos condicional.
- Blue Sky (Tunisie Porcelaine). Uma elegante terrina moderna com capacidade para 3,2 litros, fabricada em porcelana. Seu design é clássico, então ela pode facilmente "fazer amizade" com outros talheres de sua coleção.
- Linha de aquecedores de alimentos. E esta é a famosa terrina aquecida de vidro resistente ao calor. É equipado com uma base de aço. É o aquecimento que permite que o conteúdo da terrina não arrefeça durante muito tempo. O conjunto também inclui uma concha de aço inoxidável.
- Conjunto de terrinas Luminarc. Estas são terrinas porcionadas com alças, existem 4 delas em um conjunto. É permitida a utilização da loiça no forno micro-ondas, bem como na máquina de lavar loiça. Produtos de cor leitosa clara e formato lacônico serão um ótimo complemento para os amantes da mesa clássica. Esta empresa também oferece utensílios de cozinha pretos.
- Conjunto de terrina Loraine. Trata-se de terrinas cerâmicas porcionadas, feitas sobre um suporte. Em um conjunto de 5 itens. Material de fabricação - cerâmica. O desenho original permite o uso de terrinas tanto no dia a dia como na preparação da mesa festiva.
Você não precisa procurar por pratos de marca: numa modesta loja ou no departamento de olaria e olaria, pode encontrar opções muito interessantes. Algumas donas de casa preferem ter duas terrinas - uma é usada todos os dias, a outra é usada em ocasiões especiais.
A segunda opção pode ser mais cara.
Como escolher?
A terrina continua a ser o prato principal dos primeiros pratos. Se você honra a tradição e não quer abrir mão desse belo ritual, ele deve ocupar um lugar de destaque no aparador ou armário.
- O tamanho... Considere o tamanho que funcionará melhor para sua família. Existem modelos em miniatura em 2-2,5 litros.Parecem compactos, adequados para servir numa pequena mesa de cozinha, é improvável que o excesso permaneça nestes pratos. Se você espera que a mesa fique lotada nos finais de semana ou feriados, é mais sensato escolher um modelo espaçoso com um volume de 3,5 litros ou mais. Então o primeiro é suficiente para todos e será conveniente servir a sopa sem deixar vestígios da panela.
- A forma. Os adeptos dos clássicos compram terrinas redondas com alças (possivelmente torcidas), uma tampa com um orifício para uma concha. Se o seu interior é minimalista, você valoriza a geometria e a simplicidade das formas, uma terrina com uma forma próxima a um quadrado ficará melhor nela. As terrinas de vidro costumam ter formato triangular e vão bem com servir em vidro.
- Decoração... Hoje, vários ramos do estilo country, motivos rurais, itens de interior despretensiosos estão em voga - se isso é antiguidade, então barato, não vintage requintado, mas retrô caro ao coração. Nesse interior, terrinas de argila com ornamentos ou padrões florais ficarão ótimas. As cores da terra prevalecem - bege e marrom, terracota e outras. Algumas artesãs pintam elas próprias esses pratos, usando flores, galhos, pássaros e borboletas como decoração.
Se você segue a moda de interiores, provavelmente sabe que a direção lagom está se desenvolvendo ativamente hoje. Este conceito é uma característica do caráter nacional sueco. Se você traduzir literalmente, haverá algo "certo, adequado". Esta palavra contém prudência, racionalidade. Hoje, essa palavra no aspecto de design de interiores e limpeza significa moderação, modéstia, ausência de coisas desnecessárias.
Acredita-se que o conceito entra em conflito com as consequências da era do consumo.
E se essa direção da moda está perto de você, fique com ela em relação aos pratos. Não compre algo apenas por uma questão de moda, não gaste dinheiro com itens de marca que poderiam ser mais necessários em outra, mas cuide do que você tem. A terrina de prata parece muito impressionante, mas tal ostentação está longe de ser apropriada. Mesmo uma modesta terrina de cerâmica ou argila, que você herdou de parentes mais velhos, pode servir por muito tempo.
Arrume-a, dê um polimento brilhante e um dia sirva para o jantar em família - uma nova vida para louças velhas pode ser a melhor solução.
Aliás, servir sopa aos convidados é uma tradição que aos poucos está sendo esquecida. Mas para um jantar ou jantar, esse começo é bastante apropriado. Se a sopa for forte, grossa, o segundo prato pode ser leve (e vice-versa). Graças à mera introdução de terrinas no conjunto usual de baixelas, uma tradição agradável pode surgir em seus arredores para reunir na ocasião para o "borscht de marca com donuts" ou "miscelânea da mãe".
Para uma visão geral da terrina, veja o vídeo abaixo.