Pratos: origem, tipos, seleção e cuidado
Entre os apreciadores de beleza, há quem adora escolher e comprar pratos novos. No departamento de cerâmica e porcelana, os olhos se arregalam e o serviço proporciona um prazer estético especial. As placas são a escolha mais popular. Sobremesas pequenas e grandes deliciosas para servir cortes, pratos para sopas e tortas, menageries e outros itens interessantes... Só a própria dona de casa sabe o que tem em seu arsenal de pratos e por que vale a pena atualizá-lo.
Um pouco de historia
Os pratos surgiram antes das facas e das colheres, surgiram no Neolítico. Em seguida, os pratos eram moldados de argila, queimados e usados como alimento. O prato moderno parece um pouco diferente, porque seu análogo em nossos ancestrais é mais correto chamar a palavra "recipiente". E esses recipientes mudaram: de bastante grosseiros, eles se tornaram elegantes. Uma pessoa que experimenta um desejo natural pela beleza, decorou pratos com padrões e ornamentos, cobriu-os com esmalte.
Na Roma Antiga e na Grécia Antiga, a cerâmica floresceu. Naquela época, surgiu a divisão da baixela em cerimonial, cotidiana e decorativa. A China deu ao mundo a porcelana: eles começaram a produzi-la lá por volta de 600 DC.
Na Europa medieval, pratos grandes eram retirados da mesa, inicialmente comuns. Todos podiam tirar comida deles com as mãos ou contar com a ajuda dos servos: não havia pratos pessoais. Demorou séculos para que as pessoas percebessem a necessidade de usar pratos individuais para suas refeições.
A propósito, a palavra "prato" na Rússia é conhecida desde o século 11: o prato também servia comida para várias pessoas ao mesmo tempo. Barro, madeira, estanho, aço, prata - era disso que as placas eram feitas. Os pratos reais eram de ouro.
E a palavra russa "tigela" significa pratos de fundo chato.
A origem da palavra "prato" não é menos interessante: os reis concederam os chamados tarelos aos seus servos. Para méritos especiais, eles receberam belos pratos decorados com monogramas, destinados a serem expostos em local de destaque.
Tarel (original - alemão "thaler") veio para substituir a palavra "tigela". As variações foram as seguintes: Toler, Thalera, Tarel. No final do século 18, o prato tornou-se uma necessidade para comer e o uso individual do prato também se tornou onipresente.
Visualizações
Existem dois ramos de classificação dos tipos de placas. O primeiro divide os pratos de acordo com a sua finalidade, o segundo - de acordo com o material de fabricação.
Os pratos para o fim a que se destinam (uso) têm muitas variedades.
- Jantar profundo ou prato de sopa. É costume servir sopas, caldos e outras variações de primeiros pratos nesses pratos. O diâmetro do prato de sopa é de 20-24 cm.
- Sala de jantar rasa. Os pratos são concebidos para servir segundos pratos, o diâmetro ideal é de 27-32 cm.
- O jantar. Serve snacks ligeiros, uma característica distintiva deste prato - é absolutamente plano.
- Sobremesa. O nome fala: os pratos são necessários para servir sobremesas e frutas. O diâmetro é pequeno - apenas 20 cm. Muitas vezes, esses pratos têm bordas onduladas.
- Pires. Essa palavra fofa se refere ao menor prato redondo, que é usado como suporte para uma xícara ou copo.
- Placa de apresentação (prato de servir). Adequado para servir outros pratos, seu outro nome familiar é curinga. É necessário para que se possa colocar outro prato, por exemplo, um prato fundo de sopa.
- Torta. Serve para servir pão fatiado, pãezinhos e bolos. Às vezes, queijo e frutas são trazidos aqui.
- Xícara de caldo e pires. Se você quiser servir uma sopa rala ou caldo, é melhor fazê-lo em xícaras do que em tigelas fundas. Não deve ser confundido com tigelas - kumis ou chá verde são servidos em xícaras sem alças.
- Placa de fundo profundo. Existem também esses pratos especiais em que é conveniente servir espaguete, massa, etc.
- A tigela. Este é o nome de um vaso sobre uma perna de vidro. Serve sorvetes, coquetéis de frutas e sobremesas.
- Placa de resfriamento. Adequado para petiscos (para ostras, por exemplo). Também pode servir saladas e ensopados de vegetais.
- Tigela de salada. Taças de salada de porção - comum para cada um dos convidados - para servir todo o volume de salada na mesa. Ambas as opções são apropriadas, não contradizem a etiqueta à mesa.
- Herringwoman. Arenque e peixe frio em conserva são servidos nesse prato.
Alguns conjuntos têm um especial pires de limão... Também estão incluídos pratos estendidos para cortes de carne e queijo. Mas não há requisitos rígidos para sua forma e volume. Como servir adequadamente frios ou prato de queijo, a dona de casa decide por si mesma.
Outro tipo interessante de pratos - menazhnya (em algumas fontes, elas podem ser chamadas de mulheres de baixa renda, esta é uma variação regional). Em essência, é uma placa quebra-cabeça equipada com segmentos removíveis que representam refeições completas. Ele é instalado em um estande especial.
Normalmente, na hora de pôr a mesa, o prato é utilizado como prato para servir saladas. Mas acontece de uma forma interessante: cada célula contém um ingrediente separado, uma delas contém o molho e a salada é servida separadamente na mesa. Antes da refeição, os anfitriões ou um dos convidados combinam os ingredientes e misturam com o molho.
Essa porção também é conveniente porque cada convidado pode pegar a quantidade de ingrediente de que precisa e misturar a salada a seu gosto.
Materiais e tamanhos
A variedade de materiais com os quais as placas são feitas, permitirá que você escolha pratos de uma grande variedade de opções.
- O material mais comum para os pratos é a cerâmica. Embora esses pratos sejam geralmente relativamente grossos e pesados, eles têm pouca força. Eles freqüentemente caem e lutam sem sucesso. A principal matéria-prima dos pratos de cerâmica é a argila com aditivos.
As panelas de cerâmica parecem relativamente ásperas, então combinam bem com o estilo country. Mas para os clássicos e neoclássicos, outras opções são necessárias.
- Faiança. Podemos dizer que esta palavra significa cerâmica melhorada. Melhorou seus aditivos especiais e monocozedura. De cima, a faiança é coberta com esmalte ou esmalte.
O material tem uma desvantagem: os pratos são porosos e, portanto, bastante frágeis. Mas se você cuidar bem dos pratos de barro, com certeza vai durar muitos anos.
- Porcelana. É também uma loiça do grupo dos terrosos, mas tem como particularidade a utilização das melhores variedades de argila para o seu fabrico. O produto é queimado várias vezes em altas temperaturas. Ao contrário de outros materiais, a porcelana é fina e leve, mas devido à ausência de poros, é forte o suficiente.
Os pratos mais caros são feitos de porcelana dura. Apesar de suas características marcantes, Não exponha pratos de porcelana a estresses, como forno de micro-ondas, água muito quente e detergentes concentrados.
- Copo. Os produtos de vidro parecem elegantes e modernos em cima da mesa. Você pode comprar pratos de qualquer tamanho e diâmetro, fundo (250 ml) e pires. O lado decorativo assume uma versão modesta (apenas uma placa transparente sem padrão) e vários tons de vidro, padrões, tramas, ornamentos, estruturas.
- Metal. Panelas exclusivamente para condições de campo e situações próximas a eles. Você não pode colocar uma placa de metal no microondas, mas na grelha - por favor.
- Plástico. Os pratos ajudam numa situação em que não há locais de restauração por perto e não pode levar cerâmica ou outra alternativa consigo. Não é adequado para uso reutilizável, o nível de compatibilidade ambiental de tais pratos é muito baixo.
- De madeira. Mais frequentemente, serve para fins decorativos, mas recentemente as tigelas de salada de madeira e as tigelas de frutas voltaram à moda.
As dimensões das placas determinam sua finalidade. Um prato fundo pode conter até 500 ml de líquido e seu diâmetro chega a 24 cm. O tamanho de um prato grande de lanche chega a 31 cm. Um prato de peixe pode ter até 37 cm de comprimento e 26 cm de largura. Alguns conjuntos também possuem placas de caviar especiais com diâmetro não superior a 15 cm.
Visão geral dos fabricantes
Se não gosta de comprar coisas sem marca em casa, terá que comparar os pratos e a reputação do seu fabricante. Alguém é adepto de uma marca e raramente dilui a coleção com outra marca, alguém gosta de colecionar pratos de fabricantes diferentes na cozinha e no buffet.
Oferecemos opções às quais as donas de casa recorrem com mais frequência.
- Tescoma. Esses pratos são quase inteiramente feitos de vidro tcheco. Existem produtos que são foscos e outros transparentes. Mas o principal é que esses pratos vão caber em quase qualquer serviço, vão se fundir com qualquer interior.
- Luminarc. Flagaman na produção de produtos de vidro. O fabricante aposta no design clássico e se concentra na praticidade. Portanto, ao adquirir estes pratos, tenha a certeza: os pratos são em vidro resistente a impactos.
- Posud de Luxe. A marca oferece cerâmicas de alta qualidade e porcelanas requintadas. Os produtos desta empresa vão agradar a quem aprecia a forma original dos pratos e o design nada trivial.
- Helfer. A porcelana austríaca é uma escolha popular para restaurantes. Provavelmente por se tratar de uma alvura de qualidade, clássica e deslumbrante.
- Krauff. Era uma vez, o fabricante dedicava-se à produção de utensílios de cozinha em aço inoxidável. Hoje a empresa oferece baixelas de porcelana. Uma característica distintiva são os padrões brilhantes de renda.
Esta é apenas uma pequena lista de marcas bem conhecidas e cuja qualidade merece que o comprador considere esta opção.
A cerâmica do autor merece uma menção à parte. Hoje, muitos ceramistas estão promovendo seu pequeno (ou não) negócio por meio das redes sociais, oferecendo pratos que podem decorar a cozinha, deixar sua casa ainda mais confortável.E a escala de produção é tanta que muitos compradores têm uma opção exclusiva.
Como escolher?
Primeiro, decida para que você precisa dos pratos. Alguém sente falta de pratos para o serviço festivo, alguém quer atualizar os pratos para cada dia. Claro, para uma apresentação cerimonial, a opção com um serviço parece ideal. Esta não é uma "mistura" de placas que não combinam entre si em termos de estilo ou cor. Tudo é harmonioso no serviço: forma, design e cor.
Se precisar de uma placa dividida em seções (bandeja), preste atenção nas dimensões das seções. O que estará com mais frequência neles: nozes e frutas secas, ou, por exemplo, salinidade - o tamanho e a forma dependem do tipo de recheio mais frequente.
Outra opção moderna é um pires giratório (ou giratório). E se você falar corretamente, é chamado de fazedor de bolo. Mas nem sempre isso é prático, embora espetacular: por precaução, é melhor ter uma barraca de bolo clássico no bufê.
Se você quiser atualizar seus pratos de café da manhã, compre pratos brilhantes, bem como pratos de caldo - mingau, queijo cottage com frutas ficam bonitos neles. E o tamanho é tal que você está seguro contra excessos.
Como cuidar?
As regras de cuidado dependem do material com que os pratos são feitos. Embora os princípios básicos sejam universais: proteger, lavar e secar em tempo hábil, armazene em um local especialmente designado.
Existem várias dicas para ajudá-lo a limpar sua louça.
- A louça de barro pode ser facilmente lavada com água e sabão. Essas placas devem ser mantidas sempre abertas. Se você colocar uma tampa, o cheiro não será agradável.
- Faiança e porcelana adoram água morna com sabão. Mas a água muito quente pode rachar o esmalte.
- Para reviver a brancura da porcelana você precisa limpar o prato de porcelana com sal ou bicarbonato de sódio. Com manchas em porcelana, a amônia lida bem.
- E então os pratos de porcelana retido seu esplendor por mais tempo, eles devem ser deslocados com papel branco.
Se você adicionar um pouco de vinagre ou uma colher de sal na água, o brilho anterior voltará para o vidro.
Em primeiro lugar, você deve gostar dos pratos visualmente.... Se a sua decoração atrai, se a comida parece apetitosa, se os pratos são ideais para a sua cozinha acolhedora - estes são os principais critérios de selecção. Mas você também não deve se esquecer da qualidade.
Não use pratos quebrados, não tenha medo de se desfazer dos pratos, cujo valor é reduzido a zero. Uma coisa é se for um conjunto de avó, vintage, caro como uma memória. Outro - se a placa já desbotou, a borda quebrou e você lamenta jogá-la fora. Haverá um bom motivo para “arrumar” pratos novos na cozinha, o que tornará a sua vida um pouco mais bonita!
O vídeo a seguir contará ainda mais sobre talheres.