Pratos

Porta-copos para pratos: tipos e critérios de seleção

Porta-copos para pratos: tipos e critérios de seleção
Contente
  1. Quais são os suportes?
  2. Peculiaridades
  3. Variedades
  4. Materiais (editar)
  5. Projeto
  6. Variedade de formas
  7. Como escolher?

Dizem que a beleza reside nas pequenas coisas e a harmonia consiste em detalhes individuais. Os guardanapos sob os pratos são uma confirmação nítida disso, sendo um elemento prático e esteticamente agradável de mobiliário de cozinha. O material deste artigo dirá aos leitores o que são esses produtos e quais são os principais critérios para sua seleção.

Quais são os suportes?

Guardanapos para pratos são um dos elementos-chave do mobiliário doméstico. Hoje, eles não só salvam a bancada do envelhecimento prematuro, mas também de todos os tipos de danos. São utensílios para o cuidado de móveis de cozinha, podem ser colocados por baixo de pratos quentes sobre a mesa. Eles poupam as mesas e cozinhas da sujeira e manchas, trazem uma organização clara à refeição, limitando o espaço de todos sentados à mesa.

Além de serem colocados por baixo dos pratos, são adequados para colocar bules, chávenas, copos. Eles basicamente decoram a mesa ao servi-la. Dependendo do tipo de produto, pode ser utilizado em tachos e panelas (inclusive em porções), bem como em potes de cerâmica. Ao mesmo tempo, os produtos diferem em resistência ao calor e propriedades de isolamento. Na maioria dos casos, eles também são projetados para fornecer antiderrapante e, portanto, se encaixam perfeitamente na superfície de trabalho.

Além do mais, porta-copos também são necessários para pratos frios... Às vezes, durante as refeições, além dos pratos, são colocados sobre eles copos com bebidas geladas, que em ambientes aquecidos fazem com que o tampo da mesa se molhe. Esses guardanapos não têm medo da umidade, não a deixam passar.Além disso, entre outros análogos, existem opções decorativas, cujo objetivo é a decoração exclusiva da mesa festiva.

Peculiaridades

Graças à abordagem moderna para a criação de vários tipos de acessórios de cozinha, as bases para copos podem ser diferentes hoje. além disso diferenças podem aparecer não apenas no tipo de material usado na produção... Os produtos também diferem de outras maneiras. Por exemplo, alguns deles são elementos independentes, outros estão incluídos no conjunto com bases para copos e panelas.

As segundas opções são convenientes porque criam uma grande parcela de conforto no contexto geral do interior. Os primeiros devem ser selecionados com mais cuidado, de acordo com o tipo de utensílios disponíveis e o método de uso. Dependendo do que eles são feitos, os produtos podem ser projetados para diferentes tipos de uso... Por exemplo, alguns deles são adequados para pratos quentes, enquanto outros não são projetados para isso.

Os produtos podem diferir em tamanho e forma. Isto permite-lhe escolher uma opção, tendo em conta as suas preferências, correspondendo a um determinado estilo de interior em que é feita a cozinha. No entanto, esses guardanapos podem ser encontrados não apenas para a cozinha. Os fabricantes oferecem a mais ampla gama desses acessórios à atenção dos compradores.

Em suas linhas você encontra opções de serviço que podem decorar a sala de jantar, a sala de estar, as mesas de chá e café. Eles são ótimos para organizar gazebos, decorar mesas ao decorar salas em ocasiões especiais.

Dependendo do material de fabricação, eles podem diferir em espessura e densidade., devido a que alguns deles protegem completamente a bancada do calor, enquanto outros lidam com esta tarefa apenas parcialmente.

Variedades

Pelo tipo de execução, os produtos podem ser muito diversos. Por exemplo, na forma clássica, esses são na maioria das vezes produtos de um tipo monolítico, ou mesmo tapetes para pratos. Esta categoria inclui opções de crochê caseiro, como tapetes tradicionais. Também podem ser opções têxteis feitas de material natural denso que não derrete e pode proteger a superfície da mesa de pratos quentes.

Com base no tipo de material, os modelos podem ter características de desempenho diferentes. Por exemplo, alguns deles são antiderrapantes, o que é muito bom quando usado na cozinha. Outros são convenientes porque têm um certo peso. Devido a isso, eles se distinguem por sua estabilidade, enquanto alguns modelos podem ser acidentalmente varridos da mesa.

Outros ainda são convenientes porque além da superfície de trabalho normal, eles têm vários tipos de adições funcionais... Por exemplo, podem ser bolsos para garfos, colheres e facas, bem como guardanapos em miniatura adicionais sob xícaras ou bules. Além disso, a linha inclui opções com laços de guardanapo para limpar após as refeições.

Atenção especial deve ser dada aos produtos do tipo composicional, destinados a pequenas mesas. Eles podem consistir em quatro guardanapos dobrados em um produto. Além deles, os análogos em forma de pequenas bandejas-ilha também são dignos de atenção. Além de extremamente estéticos, trazem uma certa organização à refeição.

De acordo com o tipo de uso, os suportes de pratos podem ser diferentes. Alguns deles prevêem o uso diário, outros podem ser calculados para feriados. Outros ainda são totalmente descartáveis ​​e, portanto, não requerem nenhum cuidado. Os quartos são utilizados como proteção da superfície do vidro contra manchas e arranhões, por isso são selecionados com muito cuidado.

Quintos são necessários, como os guardanapos térmicos móveis, quando as famílias desejam proteger a superfície da refeição de altas temperaturas ou umidade e manchas. Alguns produtos também são usados ​​pelos clientes como pegadores de panelas.Outros desempenham duas funções ao mesmo tempo e são necessários quando há oleados sobre as mesas (evitam que o material endureça e protegem a loiça de escorregar).

Materiais (editar)

Os guardanapos para pratos são feitos de diferentes matérias-primas, devido às quais os produtos diferem não apenas em diferentes graus de resistência ao calor, mas também na resistência a cortes, perfurações, que podem surgir como resultado de um manuseio descuidado. Por exemplo, nos balcões de lojas modernas você pode comprar guardanapos para pratos:

  • bambu;
  • silicone;
  • plástico;
  • papel;
  • couro;
  • de madeira;
  • cortiça;
  • têxtil.

Os produtos mais práticos, mas convenientes, são as opções de papel. Apesar de serem descartáveis, auxiliam perfeitamente os usuários na natureza, durante uma refeição em uma caminhada ou em outras situações atípicas. Eles não protegem a superfície da mesa contra umidade e manchas, porém aumentam o nível de conforto do usuário.

Os suportes de madeira são mais perfeitos nesse aspecto. Muitas vezes, eles podem ter um design que permite que o ar entre por baixo, devido ao qual os pratos colocados sobre eles esfriam mais rápido. Porém, em alguns modelos, como mostra a prática, a umidade pode se formar a partir de uma chapa quente no fundo da chapa, que fica na mesa e estraga os móveis.

Se este produto for feito de cortes de serra, é importante garantir que eles não sejam colados com cola prejudicial.

Quando aquecido, esse suporte irá liberar toxinas. Além disso, nem todos os tipos de madeira suportam o contato quente. As melhores opções de madeira são aquelas feitas de pau-rosa vermelho, carvalho e zimbro. Eles não têm medo do contato com o calor, e alguns deles emitem óleos aromáticos ao mesmo tempo.

As bases para cortiça para placas quentes são boas porque não têm medo da humidade, isolam suficientemente a base de trabalho das altas temperaturas. Suas desvantagens são desintegração e fragilidade. No entanto, a vantagem dos modelos de cortiça pode ser designada por um tipo diferente de decoratividade. Por exemplo, eles podem ser laminados em um lado. Esses produtos são vendidos em conjuntos prontos para 6 pessoas.

As opções de vime são feitas de vinhas de salgueiro. Eles parecem incomuns e se encaixam perfeitamente em áreas de design de interiores como retro, rústico ou country. Guardanapos de bambu podem ser colhidos de fragmentos de caule, esses tapetes são resistentes à umidade e ao mofo e podem ser enxaguados com água, se necessário. Dependendo do modelo, podem ser tradicionais ou reforçados (complementados com pastilhas de metal).

Na produção de porta-copos, os fabricantes também usam madeira compensada, cortando dela produtos de formatos às vezes bizarros. Grande parte dessas peças é decorada na técnica de queima. As próprias formas podem ser monolíticas ou coladas a partir de fragmentos idênticos. Os moldes de silicone para pratos são convenientes porque eles aderem firmemente à superfície da bancada e não permitem que os pratos ou outros utensílios se movam. As bases para copos feitas por você mesmo podem ser feitas de diferentes materiais disponíveis: por exemplo, podem ser cordas ou discos de vinil. Além disso, podem ser entrelaçados e tricotados. Vinil e PVC são ruins porque desbotam ao sol. O silicone tenta manter sua integridade e, portanto, dura mais tempo.

Projeto

Até o momento, os fabricantes conseguiram encontrar uma abordagem para qualquer cliente. Os guardanapos de prato podem ser feitos não apenas em formatos diferentes - eles geralmente são "afiados" para um estilo específico. Por exemplo:

  • para estilística ecológica, podem ser estampas de plantas em forma de folhas, galhos de árvores;
  • para ramos étnicos do design, as marcas oferecem produtos com ornamentos de várias cores e temas;
  • os fabricantes irão deliciar os conhecedores dos clássicos com designs usando renda e douramento;
  • para os fãs de soluções minimalistas, a empresa produz produtos monocromáticos de formas lacônicas;
  • adeptos de tudo o que é brilhante e incomum irão gostar de produtos criativos, através dos quais o interior adquire um "sabor" especial.

Notáveis ​​são as impressões de jornais ou relógios antigos, que serão apropriados no estilo retro. Não menos relevantes são as opções com design para padrões marroquinos, pinturas chinesas, monogramas e ornamentos florais. Algumas pessoas gostam de produtos com borda, outras preferem comprar guardanapos com design assimétrico. Produtos deste tipo às vezes indicam claramente a área do prato e o local para garfos, colheres ou facas.

Variedade de formas

Hoje, os fabricantes surpreendem os compradores não apenas com as cores e estampas temáticas de guardanapos e porta-copos. No arsenal dos fabricantes existem muitos truques para expandir a base de clientes, e é a forma que se torna um dos aspectos-chave. Pode ser lacônico e familiar ou complexo e pretensioso. Por exemplo, opções simples incluem produtos em forma de retângulo, que podem ser muito pequenos ou grandes, com tamanho de até 60–90 cm.

Além deles, os suportes podem ser redondos, ovais, trapezoidais, em forma de diamante, quadrados... Ao mesmo tempo, a complexidade da forma pode se manifestar em seu design: por exemplo, se alguns produtos são simples e mais parecidos com tapetes, outros se assemelham a suportes sobre pernas que têm orifícios no centro (em forma de contorno de figura geométrica ou, por exemplo, uma casa). As opções de camada única podem ser feitas na forma de uma fruta, um animal, um pássaro. Nesse caso, os produtos de um determinado tipo, via de regra, estão sujeitos a esquemas de cores específicos.

Os produtos podem ter um formato único para várias pessoas. Por exemplo, pode ser cruciforme com um centro comum. Essas modificações podem ser colocadas sob os pratos em uma pequena mesa. Outros produtos são mais parecidos com listras, que servem como decoração prática, enfeitando uma mesa com elas para uma recepção de gala. Além dos pratos, colocam colheres, facas, garfos e xícaras. Outros costumam complementar as bases para bules.

Como escolher?

Ao comprar uma ou outra variante de um suporte de prato, você deve levar em consideração uma série de nuances. Por exemplo, é importante determinar imediatamente como exatamente você planeja usar o produto.

Se, por exemplo, for usado por baixo de pratos e outros pratos, isso o obriga a pensar em comprar uma versão maior. Além disso, terá que comprar vários produtos ao mesmo tempo, para que juntos formem um conjunto de jantar harmonioso.

Se você precisar de guardanapos apenas para pratos, o tamanho deles será menor. Mas é preciso levar em consideração o tipo de material. O produto não deve se deteriorar com o contato com o calor, não deve transmitir calor para a bancada. Prestando atenção ao material de fabricação, vale notar por si mesmo:

  • se sua espessura é suficiente;
  • se ele será capaz de proteger a superfície da bancada de danos mecânicos;
  • isso simplificará o cuidado com ela;
  • deslizará com os pratos;
  • se tem a qualidade especificada;
  • emite odores nocivos e desagradáveis;
  • vale seu dinheiro e quanto tempo pode durar.

Ao escolher, é necessário prestar atenção ao esquema de cores do produto, correlacionando-o com a cor de fundo existente no interior. É importante que o desenho não esbarre e corresponda ao estilo específico com que é decorada a divisão com a mesa (cozinha, sala conjugada com a sala de jantar, janela saliente, sótão, coreto).

Por exemplo, para ramos lacônicos de estilo (minimalismo), opções sem um padrão e decoração complexa são adequadas. Para os clássicos, são necessários enfeites, orifícios e douramento.

Na hora de escolher um produto, é o estilo do interior que pode sugerir o tipo do melhor material, bem como sua textura. Por exemplo, para o moderno, art déco ou brutalismo, são necessárias opções de materiais modernos e com uma textura nobre. Por exemplo, pode ser silicone ou plástico, brilhante ou fosco, mas não madeira ou têxteis.Se os guardanapos forem necessários para os estilos country ou provençal, produtos tecidos são necessários aqui, e modelos com orla e estampa floral são bem-vindos.

É importante prestar atenção ao tamanho da sala - isso permitirá que você entenda o tamanho das arquibancadas e o grau desejado de seu ajuste confortável à base de trabalho.

Por exemplo, em cozinhas pequenas, a melhor opção seria usar guardanapos de silicone para pratos quentes. Eles não permitirão que quaisquer pratos ou xícaras se movam para fora da mesa, eles não irão escorregar se tocados acidentalmente. Análogos de seda do plano decorativo são inadequados aqui.

Na hora de comprar é preciso estar atento ao preço, correlacionando-o com a qualidade. Ao mesmo tempo, é importante olhar não tanto para a marca do fabricante quanto para as características de qualidade. Por exemplo, plástico barato ou madeira mal colada emitem odores específicos. Se esses porta-copos forem colocados sob pratos quentes, toxinas prejudiciais ao corpo humano serão liberados deles. Os modelos de madeira devem ser densos, moderadamente pesados, sem rachaduras e manchas pretas, o plástico bom pesa um pouco mais que o barato, enquanto suas características externas são muito melhores.

Para informações sobre como fazer um suporte de pratos vintage usando a técnica de decoupage, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa