Pratos

Pratos de sopa: quais os tamanhos e como escolher?

Pratos de sopa: quais os tamanhos e como escolher?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Tamanhos e formas
  4. Avaliação de fabricantes
  5. Regras de seleção

É difícil imaginar uma cozinha ou um estabelecimento de restauração sem tigelas fundas para sopa. Seu principal objetivo é servir sopas quentes e frias, pratos lácteos, caldos, pratos líquidos. Apesar da aparência bastante familiar, os pratos de sopa diferem em forma, volume e material de fabricação.

Peculiaridades

Pratos fundos não devem ter alças (são terrinas ou tigelas de sopa). Na mesa, são colocados em um prato de servir, uma colher é colocada à direita. A torta geralmente é colocada na frente do prato de sopa, o creme de leite e os molhos são servidos em molhos.

De acordo com as regras de etiqueta, a sopa é servida à mesa em uma terrina comum, e a partir dela os convidados são distribuídos entre os pratos. Neste caso, as laterais da placa devem permanecer perfeitamente limpas.

Materiais (editar)

Os pratos de jantar podem ser feitos de uma variedade de materiais. É impossível destacar aqueles que são melhores ou piores. O principal é perceber em que condições e para que pratos se pretende comprar pratos. Já a partir desses critérios, você pode construir na hora de escolher o material do produto. Vamos considerar as opções mais comuns.

Cerâmica

Talheres de cerâmica são feitos de argila natural e resistem a altas temperaturas. Os pratos são cobertos com esmalte por cima e, quando acabados, podem ter tanto tons terracota natural como ser pintados em qualquer outra cor. Também é possível aplicar pinturas e desenhos em placas de cerâmica. Esses produtos são bastante grossos e pesados, mas, apesar disso, frágeis: eles podem rachar com o impacto, de uma mudança brusca de temperatura.

No entanto, as próprias placas mantêm bem a temperatura. - o caldo quente neles permanecerá quente por muito tempo, e o okroshka fresco não se aquecerá.Externamente, esses pratos parecem lacônicos e até um tanto rudes.

Encaixa-se perfeitamente no interior da cozinha em estilo country ou retro. A maioria dos produtos não pode ser lavada na "máquina de lavar louça".

Faiança

A faiança é a mesma cerâmica, mas que sofreu uma única queima e está mais avançada. A camada superior é esmalte. As placas de barro são bastante pesadas, mas porosas. Esta última propriedade torna-se a razão pela qual os pratos de barro são frágeis.

No entanto, com manuseio bastante cuidadoso, as placas durarão o suficiente. Isso, além do preço acessível, torna esses modelos muito populares. Deve-se notar que com o tempo, arranhões e ranhuras se formam na superfície da louça. No local do dano à camada superior, o escurecimento se forma com o tempo.

Porcelana

A porcelana é uma base de argila, mas está sujeita a queimadas repetidas. Como resultado, o produto é leve e não possui poros em sua superfície. Como resultado, as placas de porcelana são resistentes a ácidos, álcalis e altas temperaturas. Alimentos em pratos de porcelana permanecem quentes por muito tempo... Os modelos mais duráveis ​​e caros são feitos de porcelana dura. Modelos de cor branca com douramento já são clássicos há muito tempo. Os amantes do minimalismo devem considerar a opção de placas brancas como a neve sem padrões e relevos.

Devido à sua aparência requintada a porcelana sempre tem um aspecto festivo, esse conjunto é uma excelente opção para festas festivas. Não coloque pratos de porcelana na máquina de lavar louça ou no forno de micro-ondas.

É proibido ferver a porcelana ou lavá-la com água excessivamente quente, é preferível adquirir um detergente especial para cuidar dos produtos.

Vidro resistente ao calor

Os pratos feitos com esse material podem ser transparentes, escurecidos e coloridos, com fotos. É ideal para uso em um forno de micro-ondas. As placas são acessíveis e duráveis, o principal é evitar mudanças bruscas de temperatura ao usar os pratos.

Pratos com muitos elementos parecem especialmente impressionantes em produtos transparentes e escurecidos. As contrapartes de vitrocerâmica têm algumas semelhanças com as placas de vidro. No entanto, são mais duráveis ​​(não têm medo de golpes de luz) e são menos suscetíveis às temperaturas.

Cristal

Externamente, tais placas lembrar vidro, mas eles são mais pesados... Se você olhar através das placas de cristal, poderá ver como os raios de luz tocam e refratam através delas. O cristal raramente é usado para fazer tigelas de sopa porque só pode ser usado com pratos frios. Se esta regra for violada, o material pode escurecer e rachar.

Metal

Placas metálicas - geralmente são produtos de alumínio e aço (aço inoxidável). Em primeiro lugar, eles são duráveis ​​e, portanto, são considerados uma opção de viagem. No entanto, esses modelos aquece rapidamente, por isso, ao usá-los é fácil se queimar.

Não use utensílios de metal para forno de micro-ondas, mas podem ser colocados na grelha ou no fogão a gás (use uma divisória).

Plástico

Os produtos não são adequados para uso frequente. Eles devem ser cumpridos. plástico de qualidade alimentar, deve ser dada preferência a produtos feito de poliestireno ou polipropileno. Certifique-se de que este tipo de plástico é adequado para alimentos quentes antes de usar. Outra desvantagem das placas de plástico é a comida neles esfria rapidamente, eles próprios aquecem e se deformam facilmente.

Madeira

As placas de madeira são, antes de mais nada, respeito ao meio ambiente e autenticidade. No entanto, hoje são comumente usados ​​como elemento decorativo. A razão é que esses pratos são difíceis de cuidar, além disso, a madeira absorve odores.

Corian

Material moderno obtido por meio de experimentos químicos. Representa diamante falso. Os produtos feitos com ele são bastante duráveis, atraentes e de aparência nobre.

Tamanhos e formas

Os tamanhos típicos de pratos profundos variam de 0,25 a 0,5 mililitros. O diâmetro dos pratos também varia e pode ser igual a 20-40 cm. Os pratos menores são geralmente adequados (diâmetro 23-24 cm, possivelmente até 27 cm) para crianças e idosos, bem como para aqueles que controlam cuidadosamente o quantidade de calorias ingeridas. Pratos fundos com um volume de meio litro são ótimos para os homens, assim como para aqueles que não se limitam à comida. Assim, o número de gramas em um prato depende principalmente de seu volume. Um produto padrão geralmente contém 250 ml de sopa.

Tradicionalmente, os pratos de jantar são profundamente moldados, com um diâmetro inferior menor que o diâmetro superior. Graças às bordas chanfradas, os caldos e sopas não derramam dos pratos, além disso, as laterais servem para retirar o excesso de líquido da colher. As laterais das placas podem ser lisas ou gofradas, muitas vezes são decoradas.

Os lados podem ser mais largos, às vezes dá até pra servir molho neles. Às vezes é difícil colocar a sopa em tigelas com bordas largas sem manchar as bordas. Além disso, esses pratos ocupam muito espaço na mesa ao servir. Quanto mais largo for o prato, mais rápido a sopa esfriará e mais fundo na tigela a comida permanecerá quente por mais tempo. Os fabricantes modernos também produzem louças com formato quadrado e até triangular. Os produtos quadrados têm estilo, ocupam pouco espaço na mesa e também são ergonômicos no armazenamento.

À parte, vale destacar os pratos para bebês. Via de regra, são mais profundos e podem ser equipados com pequenas alças. No entanto, recomenda-se que os pré-escolares mais velhos e os escolares sejam ensinados a comer pratos de "adultos", ou seja, pratos clássicos de sopa.

Uma característica distintiva dos pratos infantis é o design - é sempre brilhante e colorido, repetindo tramas e imagens de desenhos animados e livros.

Avaliação de fabricantes

Considere as marcas mais populares que possuem taças fundas em suas linhas de produtos.

  • Marca premium Colombo (China) produz pratos para servir, além de jogos de chá de porcelana. Uma nova coleção de designer é lançada regularmente. Todas as coleções são unidas por um ornamento floral que vai para pratos brancos como a neve. Na Rússia, é difícil comprar os produtos desse fabricante, já que não há lojas oficiais. No entanto, você pode encontrar distribuidores oficiais na Internet.
  • Outra marca premium é a alemã Continental. Ela posiciona seus produtos de porcelana como baixelas de estabelecimento, pois apresentam indicadores de resistência aumentados. Para isso, os produtos são compostos por óxido de alumínio e bordas reforçadas das travessas. Como resultado, torna-se inerte a extremos de temperatura, ácidos e choques. Os utensílios de cozinha também vêm com uma garantia de 5 anos a partir da data de compra.
  • Talheres para o restaurante também são produzidos por Helfer (Áustria)... São peças de porcelana com um design clássico. Uma vantagem clara é a maior resistência ao impacto e um design elegante e moderno.
  • Marca americana Corelle também dá uma garantia para os seus utensílios de cozinha (embora 3 anos), que são feitos de vidro resistente ao calor de três camadas. Os produtos não são revestidos ou esmaltados em cima deles, o que resulta em uma imitação de uma superfície de porcelana. Os pratos são adequados para servir e utilizar no forno microondas, não absorvem odores, conservam os alimentos quentes por muito tempo. E graças à pintura “decalque” (ornamentos em relevo que são aplicados por gravura ou perfuração), os pratos ficam especialmente bonitos, e o desenho dura até 10 anos com o uso diário dos pratos.
  • Se você gosta de cerâmica dupla-cozida e envidraçada de alta qualidade, dê uma olhada em pratos Costa Nova. Além da alta qualidade e durabilidade, vale destacar o apelo visual dos pratos. Os principais motivos do design são étnicos e florais.
  • Também existem marcas dignas entre os fabricantes nacionais, por exemplo, Domenik. Os produtos são produzidos em 3 versões - vidro, cerâmica e porcelana. É claro que as placas de vidro são adequadas para uso em fornos de microondas, no entanto, este fabricante torna possível o uso semelhante de homólogos de porcelana, graças a uma tecnologia de produção especial. Quanto ao design, esta é uma variedade de escolhas na direção do clássico principal. Também existe uma linha de baixelas infantis.
  • Talvez uma das empresas mais incríveis seja a Leander. Eles fazem pratos e outros utensílios de porcelana. É surpreendente que os produtos sejam pintados à mão, mas ao mesmo tempo seu custo permanece bastante acessível para o comprador.
  • Os amantes de vidros também podem recomendar pratos das marcas Luminarc (França) e Pasabahce (Turquia).... O uso de vidro resistente ao calor de alta resistência evita o aparecimento de poros na superfície e, portanto, torna as placas duráveis, inertes aos efeitos de ácidos, abrasivos e altas temperaturas. Esses itens são adequados para micro-ondas e lava-louças. Os pratos da Luminarc são uma combinação de desempenho clássico e praticidade.
  • Empresa Posud de Luxe irá agradar aos amantes de formas e designs incomuns. A linha de produtos é dividida em 2 grupos - louças de cerâmica e porcelana.
  • Se você está procurando cores e designs ousados, preste atenção aos produtos GreenGate... Uma placa vermelha, preta com padrões brancos - estas estão longe de ser todas as opções possíveis.

Regras de seleção

O primeiro critério na escolha das tigelas de sopa é o material de fabricação. Para ocasiões especiais, bem como, se as finanças permitirem, pode-se dar preferência à porcelana. Se os alimentos costumam ser aquecidos no micro-ondas, os produtos de vidro devem ser escolhidos. Para quem se preocupa com o respeito pelo ambiente dos pratos, recomendamos as cerâmicas. Uma opção universal e democrática é a faiança.

Ao escolher a porcelana, bata levemente com a mão. A porcelana deve soar alta e o som irá diminuir gradualmente. Se você ouvir um som abafado, isso é faiança, disfarçada de porcelana mais cara. Naturalmente, precisa verificar os certificados de qualidade - esta é a única forma de garantir que os pratos cumprem as normas existentes, o respeito pelo ambiente. A forma mais conveniente foi considerada redonda.

Para celebrações, você pode comprar contrapartes quadradas incomuns, mas comer de tal recipiente é inconveniente todos os dias.

A cor clássica é o branco e seus tons. Esses pratos têm uma aparência orgânica em qualquer cozinha, combinados com uma variedade de louças e tecidos. Pratos leves com padrão vegetal podem ser considerados versáteis, pois ajudam a criar um ambiente leve e descontraído. Os psicólogos afirmam que as cores vivas dos pratos estimulam o apetite.

Se você não tem medo de comer demais, pratos de cores vivas o ajudarão a enfatizar a mesa. Se sentir falta de energia, é recomendável usar pratos de verde, tons de verde claro. Pratos de cores ricas em amarelo e vermelho estimulam o apetite. Blues frios e azuis profundos, por outro lado, ajudam a controlá-lo.

Itens em relevo podem parecer mais atraentes, mas cuidar de tais itens será mais difícil. As partículas de alimentos podem ficar obstruídas em ranhuras e saliências, causando o aparecimento de manchas amarelas ou escuras.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral do prato de sopa Luminarc Feston.

sem comentários

Moda

a beleza

casa