Cores da placa: opções possíveis e recursos de seleção
Muitos estudos foram realizados que comprovaram o efeito direto da paleta de cores ao redor sobre o humor e o bem-estar de uma pessoa. Os nutricionistas são da mesma opinião sobre o efeito das diferentes cores e tons no apetite de uma pessoa. Assim, recorrendo a diferentes tonalidades, pode entorpecer ou, pelo contrário, aguçar o apetite.
Com a ajuda de várias cores, pode regular o apetite e controlar o peso. Este fator é utilizado por muitos fabricantes na escolha de uma cor para um logotipo e embalagem, bem como para uma campanha publicitária.
Tons claros populares
- Turquesa... O turquesa está associado a uma sensação de felicidade e despreocupação, pois estimula o apetite. Por exemplo, pratos de sobremesa turquesa são muito procurados. É difícil negar a si mesmo uma bela sobremesa servida em tal prato.
- Branco. Essa cor é especialmente comum e uma das mais perigosas para quem quer emagrecer ou tem medo de engordar. Isto porque qualquer prato parece contrastar com um fundo branco, o que o torna muito bonito, e quero experimentá-lo o mais rápido possível.
- Pêssego. É agradável olhar os pratos servidos nesses utensílios. A cor é quente e delicada, pois aumenta o apetite. Esses pratos devem ser comprados para uma criança com pouco apetite.
Opções de pratos escuros
Como regra, a variedade de tons escuros afeta negativamente o apetite de uma pessoa. Por isso, procuram evitar essas flores em restaurantes, mas durante as dietas são muito populares. Mas não se esqueça de que tons diferentes têm seu próprio efeito específico.
- Preto... Esses pratos são capazes de suprimir a sensação de fome, o que afeta negativamente a saúde humana.Se essa cor se encaixa perfeitamente no reino da moda, é melhor evitá-la ao pôr a mesa. No entanto, o preto é frequentemente usado na decoração de interiores para adicionar estilo a uma sala sem suprimir a ideia de comida.
- Cinza. Essa cor destrói todos os pensamentos sobre comida. Os pratos nesses pratos, por mais bonitos que sejam, parecem desbotados e pouco atraentes.
- Azul. Todos os tons de azul evocam uma sensação de calma e, nesse estado, a pessoa não está inclinada a sentir fome. Pelo contrário, ele quer descansar e provavelmente se recusará a comer. O azul é recomendado para quem quer perder peso e monitorar constantemente a quantidade de calorias consumidas.
- Woody. Pratos que imitam um padrão natural parecem originais e seu efeito sobre o apetite é próximo de zero, já que os tons marrons predominam nos padrões amadeirados.
Cores brilhantes e suas características
Antigamente era difícil encontrar talheres coloridos, mas agora são muito populares e costumam ser usados em casa e na indústria de restaurantes. Placas multicoloridas têm efeitos diferentes no corpo humano, considere os tipos principais.
- vermelho pode causar aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca, além de aumentar o apetite. Isso é usado por muitos restauradores, adicionando elementos vermelhos ao design do restaurante, aumentando assim a demanda por seus pratos. Porém, a cor vermelha irrita o sistema nervoso, causando agressividade e ansiedade. Portanto, depois de comer, a pessoa pode sentir-se insatisfeita.
- Verde... Essa cor é considerada neutra, e seu efeito no apetite pode variar dependendo da tonalidade selecionada. Por exemplo, verde misturado com azul frio deve diminuir a fome e ajudá-lo a manter sua dieta. Mas os tons quentes de verde e amarelo abrirão seu apetite e, talvez, você se sinta tentado a comer outra coisa.
- Laranja. Esta cor pode animá-lo e tornar a sua refeição mais agradável. Acredita-se que a laranja, com seu calor, estimula conversas emocionantes e relaxa o sistema nervoso, de modo que uma refeição pode durar várias horas. Ele também tem um efeito positivo na função cerebral. Cor laranja - ideal para uma festa.
- Amarelo. Esta é a cor da felicidade e da alegria, ela pode ser vista em todos os lugares. O amarelo tem um efeito positivo no apetite, por isso os pratos amarelos e laranja são recomendados para crianças com pouco apetite.
- Cor de rosa... Os pratos rosa, principalmente os tons delicados, são indicados para quem não se nega o prazer de comer. Essa cor pode estimular a produção de suco pancreático e será difícil para você resistir a comer.
- Azul. Esta cor pertence a tons neutros que não prejudicam o apetite. Os pratos azuis podem ser usados para servir qualquer tipo de comida.
- Roxa. Não é fácil encontrar pratos nestes tons. Isto porque não existem tantos produtos desta cor na nossa alimentação e nem toda a gente gosta deles. Portanto, a comida em pratos roxos não desperta o apetite de todos. Ela parece estranha e incomum.
Como escolher uma escala?
Ao escolher uma paleta de cores para seus pratos, em primeiro lugar, você deve considerar que efeito ela deve indicar no seu apetite - entorpecê-lo ou aumentá-lo.
Se você quiser se livrar dos quilos extras, é melhor comprar opções de tons frios. Mas para melhorar o apetite, cores vivas e quentes, assim como o branco clássico, são ideais.
A cor dos pratos depende da sua composição. A vidraria não tem cor, mas pode ser decorada com diversos padrões de cores. O vidro fica lindo em qualquer mesa, e a comida parece mais apetitosa do que o vidro. No entanto, a vidraria tem um efeito neutro sobre a fome. Conjuntos de porcelana ou cerâmica podem ser pintados em qualquer cor.
É importante considerar o design e o esquema de cores do interior e do conjunto de cozinha. Se o design da sala for bastante complexo e tiver muitos detalhes brilhantes no design, é melhor comprar pratos simples e calmos. Mas para um interior minimalista, você pode usar pratos simples e discretos e conjuntos claros.
Você pode criar de forma independente um design para pratos futuros. Para informações sobre como decorar lindamente um prato com pintura à mão, veja o próximo vídeo.