Chinelos

Chinelos de feltro

Chinelos de feltro

O feltro é um tecido não tecido denso. Pode ser natural a partir de 100% lã de ovelha ou fibras sintéticas.

O feltro pode ser feito na fábrica ou pode ser feltrado manualmente por feltragem úmida.

O produto de feltro mais famoso da Rússia são as botas de feltro. De acordo com o dicionário explicativo de Dahl, as botas de feltro são todas sapatos de feltro. Há alguns séculos, as botas de feltro nas aldeias eram usadas não só na rua, mas também em casa e até no verão. Agora, essa tradição está sendo revivida por chinelos de feltro. Qual é a singularidade do feltro natural e dos calçados feitos com ele?

Vantagens

Os pesquisadores modernos chegaram à conclusão de que os sapatos de lã natural têm um efeito terapêutico e profilático no corpo humano. Sapatos de feltro melhoram a circulação sanguínea nos pés, massageando os pés ao caminhar. Após alguns dias de uso, a sudorese das pernas diminui significativamente e os pés permanecem sempre quentes, pois a lã natural de ovelha pode absorver até 40% da água.

A gordura natural, a lanolina, contida na lã, tem efeito anti-séptico. Graças a ele, os chinelos de feltro protegem os pés de doenças fúngicas. A lanolina também ajuda a suavizar e respeitar a pele e tem um efeito benéfico nas articulações. Os chinelos de feltro podem ajudar a aliviar os pés cansados, as dores musculares e o stress. A eficácia do calçado de feltro está comprovada no combate à artrite, ao peso nas pernas e ao aparecimento de constipações.

Modelos

As vantagens dos chinelos de feltro em relação a outros modelos de calçado para casa são óbvias, por isso não é surpreendente que sejam escolhidos por adultos e crianças, homens e mulheres. Há muitos chinelos de lã feltrada. Os chinelos de feltro feitos à mão são muito populares.Esses sapatos são perfeitos.

  • sapatilhas de ballet totalmente feltradas. Às vezes os mestres realizam esse modelo com uma alça de botão, dando aos chinelos ainda mais feminilidade e ternura.
  • chinelos clássicos. Eles vêm com o dedo do pé aberto ou fechado, com ou sem calcanhar. Os chinelos são mais frequentemente escolhidos pelos homens. São confortáveis, práticos, fáceis de tirar e colocar.
  • sapatilhas-botas ou botas simplesmente encurtadas. Este modelo vai servir para conhecedores de aconchego, conforto e aconchego, por exemplo, será um grande presente para as suas queridas avós. E também perfeito para crianças, pois sentam bem na perna, não atrapalham as brincadeiras ao ar livre.

De acordo com o método de fabricação, chinelos tricotados e depois feltrados também podem ser distinguidos separadamente. Na maioria das vezes, desta forma, os sapatos são feitos por artesãs sem experiência em feltragem. Primeiro, um par de meias de lã ou pegadas são tricotadas e depois enroladas, lavando-as na máquina de lavar em alta temperatura. Esses chinelos são muito leves, macios e mais finos do que os sapatos autônomos, mas ao mesmo tempo são bastante duráveis ​​e quentes.

Também estão à venda chinelos de feltro de fábrica. O modelo mais comum de chinelos é a ardósia. Eles vêm em feltro de lã natural e materiais sintéticos ou mistos.

Os chinelos de feltro também podem ser condicionalmente divididos pela presença de uma sola. Os chinelos sem sola são mais suaves e flexíveis. Mas eles são menos duráveis ​​e podem ser desgastados por fricção frequente no chão. A sola de chinelos de feltro é geralmente costurada no produto acabado. É feito de couro e camurça ou de materiais sintéticos. Os chinelos na sola não escorregam no chão e têm maior durabilidade, mantendo o seu aspecto original. Outra forma moderna de proteger os chinelos de feltro do atrito é impregnar a sola com látex. Este material pode ser aplicado em toda a área da planta do pé, ou como um pontinho apenas para deixar as pantufas mais confortáveis ​​e menos escorregadias, mas ao mesmo tempo deixar os pés para respirar.

Os chinelos de feltro costumam ser ricamente decorados de maneira interessante. As obras dos mestres se distinguem por uma grande variedade de elementos e estilos de decoração. Várias das áreas mais populares também podem ser identificadas aqui:

  • decoração com volumosos elementos de feltro, por exemplo, os artesãos costumam usar motivos do mundo animal e vegetal - flores, folhas, frutos, pássaros e borboletas.
  • desenho, recheado na técnica de feltragem a seco. Esse padrão é durável, uma vez que no processo de feltragem, um chinelo torna-se parte integrante.
  • desenho aplicado por tintas em tecido. Esta técnica difere da anterior pelos contornos mais nítidos, porém, é uma crosta na superfície de lã, por isso o padrão pode acabar tendo vida curta. O tema preferido dos designers é a pintura tradicional Khokhloma.
  • chinelos de estilo ecológico. Aqui, os designers se concentram na beleza do feltro sem pintura, inserções de couro genuíno e itens de lã tricotada.
  • chinelos de dupla camada em feltro em cores contrastantes. Ao mesmo tempo, a camada superior apresenta cortes modelados, formando um padrão interessante. Por exemplo, chinelos de feltro estilizados como os conhecidos calçados Crocs.
  • chinelos elegantes com dedos alongados e dobrados. Este modelo é adequado para os amantes de contos de fadas sobre gnomos.

Material e cor

Os corantes modernos são capazes de dar feltro em quase todas as cores e tonalidades. Se falamos de feltro natural sem pintura, sua cor depende diretamente da cor da lã com a qual é feito.

A principal matéria-prima para a produção de feltro é a lã grossa e semi-grossa, cujo comprimento da fibra varia de 40 a 90 mm. Esta lã é caracterizada por uma grande variedade de cores em uma escala natural: do branco puro e creme ao cinza e marrom escuro.Na maioria das vezes, os feltros são feitos de uma mistura de lã diferente, o que lhes confere um tom de melange.

Os fabricantes de feltro podem usar corantes naturais para tingir a lã antes da feltragem, como cascas de cebola, folhas de urtiga, folhas de bétula, cascas de romã, hena e basma. Os tons são obtidos em tons naturais suaves de gama bege-marrom e cinza-esverdeado.

Para criar cores vivas, os fellers usam tinturas prontas projetadas especificamente para lã.

Como escolher?

Se você prefere chinelos de fábrica, o mais importante é verificar com o vendedor se eles são feitos de feltro natural sem aditivos sintéticos. Muitas marcas pecam pela produção de chinelos em acrílico ou polipropileno, embora não o escondam dos compradores. Seus produtos são escolhidos por um preço baixo. Nesse caso, os chinelos de feltro natural não podem competir - seu preço é várias vezes superior ao de seus equivalentes sintéticos.

E se a sua escolha recai sobre os chinelos enroláveis, o casamento mais comum aqui são os produtos derretidos. Esses chinelos perdem rapidamente a forma, começam a ficar desarrumados e rapidamente aparecem grânulos e fendas.

Como distinguir o feltro de baixa qualidade em um produto feito à mão?

Aqui estão alguns sinais:

  1. Os chinelos parecem soltos, apresentam rugas na superfície que não têm função decorativa. O feltro de alta qualidade tem uma estrutura lisa ou de grãos finos que se parece com mingau de milho. Se a parte superior das pantufas for decorada, não hesite em olhar o feltro pelo avesso.
  2. A superfície dos chinelos parece fofa. Este é definitivamente um sinal de casamento.
  3. Se o corte de feltro se assemelhar a massa folhada, esse produto certamente terá vida curta. Em chinelos de feltro de alta qualidade, é impossível discernir a direção das fibras de lã, pois elas estão muito emaranhadas.
  4. Caso você compre um produto pessoalmente de um mestre, e não pela Internet, é necessário verificar a elasticidade do feltro. Os chinelos bem feltrados são elásticos e mantêm perfeitamente a sua forma original.
sem comentários

Moda

a beleza

casa