Sapatos de tango argentino
Quem decidiu aprender tango argentino não pode prescindir de um calçado confortável para dançar. Os iniciantes podem tentar fazer os primeiros movimentos com sapatos normais, sem protetor. Mas em um mês terão que trocar os sapatos por uma opção mais confortável para dançar. O artigo discutirá o que deve ser o calçado para o tango argentino, as características das modelos, bem como os segredos da escolha do calçado de dança.
Peculiaridades
Quem está começando a aprender o básico da dança deve saber o que deve ser o calçado e o que procurar ao escolhê-lo.
Para iniciantes, sapatos com salto fechado são mais adequados, isto é especialmente importante no estágio inicial do treinamento de dança. Graças ao calcanhar fechado, é proporcionado um ajuste justo do tornozelo e do pé em geral, o que é muito importante.
Esta opção minimiza a possibilidade de alongamento e "colapso" do pé. O parceiro deve usar sapatos leves, de preferência sem bico fino. É importante que a sola do sapato seja macia.
Os sapatos femininos de tango argentino têm certas características. Isso vale para a altura do salto, a presença ou não da meia utilizada para costurar o material.
Existem várias opções de salto.
-
Salto baixo robusto e quadrado. Esta é uma boa opção para treinar nos primeiros meses.
- Variante "vidro". Pode ser considerada uma opção de transição entre sapatos de baixa velocidade e saltos agulha.
- Grampos de cabelo.
Sapatos caros e de alta qualidade fabricados por profissionais para o tango argentino devem ter a sola correta e um apoio confiável para o peito do pé. Nesses modelos, você pode dançar por horas sem sentir cansaço e desconforto. Os sapatos de dança diferem na altura dos saltos e na ausência ou presença de um dedo do pé.
O tamanho ideal é de 5 a 9 cm.Muitos fabricantes produzem sapatos de dança com saltos que variam de 5 a 12 cm.
Os modelos com salto baixo são escolhidos por bailarinos novatos e também por quem tem problemas nas costas e nos pés. A versão funcional dos tangers experientes serão sapatos com salto de 8-9 cm.
Os sapatos fechados são considerados a melhor escolha para vestidos de baile para iniciantes. Este modelo é conveniente, seguro e familiar. Essa opção tem a única desvantagem, que é que os dedos dos sapatos estreitos não serão muito confortáveis.
Ao contrário dos sapatos fechados, os sapatos abertos permitem que os dedos dos pés se sintam relaxados. Mas o pé do parceiro pode pisar regularmente em um dedo aberto, especialmente no início, o que é desconfortável e dolorido.
Vários materiais são usados ao costurar sapatos de dança.
-
Couro. Este material pode ser considerado o mais popular entre os bailarinos. É durável, absorve bem a umidade. Com esses sapatos, você pode deslizar com facilidade e confiança no piso de parquet. A pele não está muito suja. Se necessário, basta limpar o pó da superfície. Nas sandálias de couro, o pé não escorrega, não esfrega. Esse material é capaz de se esticar um pouco, tirando o contorno do pé.
- Verniz. As sandálias lacadas parecem muito impressionantes. Mas eles praticamente não esticam, o que deve ser levado em consideração na hora de escolher. Esses sapatos são mais adequados para parceiros com pernas estreitas. Neste caso, as superfícies de verniz escorregam pior quando em contato. Untá-los com creme de bebê ou sabonete ajudará a melhorar o deslizamento.
- Couro camurça. É um material muito macio e agradável para o corpo, estica bem e toma a forma de uma perna mais rápido, mas muitas vezes estica muito. E também a camurça suja mais rápido, e tem que ser regularmente escovada ou borrifada, tingida com tinta para camurça.
- O tecido na pele. Esses sapatos são duráveis, se ajustam bem aos pés, são agradáveis ao toque e têm um visual impressionante. A desvantagem desse modelo é que fica muito empoeirado.
- Lantejoulas. Esses sapatos parecem muito brilhantes e elegantes. Mas eles são menos práticos. Durante o movimento, eles começam a se agarrar um ao outro, descolando, o que afeta a aparência. Normalmente, essas opções são usadas para apresentações.
Os calçados de tango argentinos são caracterizados pelo conforto, beleza e elegância.
Visão geral do modelo
Esses sapatos são produzidos levando em consideração a carga. Nesses modelos, os saltos não caem, as tiras não se rasgam e as palmilhas não se limpam. Os sapatos de tango são muito caros, mas justificam totalmente o preço.
Entre os muitos modelos, várias opções merecem atenção.
-
"Bárbara". A fabricante russa COLDEN SHOE produz modelos femininos para tango, confeccionados em couro exclusivo com processamento a laser. Esses sapatos vestem bem e mantêm sua aparência original por muito tempo. Fornecida no modelo palmilha antiestresse, que reduz o peso no pé.
- O modelo Annabelle. Este modelo artesanal é feito de camurça macia natural. Tem um dedo do pé fechado com um orifício nos dedos. Nestes sapatos, o pé ficará elegante e gracioso devido ao salto estreito fornecido. A presença de uma palmilha especial permite reduzir o peso, graças ao qual o parceiro se sentirá confortável durante a dança. Altura do salto de 8 a 10 cm. Tamanhos de 35 a 42.
- "Stella". Os dançarinos deveriam dar uma olhada neste novo modelo. Couro macio com brilho é usado para costura. As sandálias têm biqueira fechada (biqueira) feita de muitas alças, o que as torna leves e arejadas. Ao mesmo tempo, os dedos permanecem cobertos. A tira de tecido faz com que o pé pareça menor.
Esses sapatos são feitos sob medida e, se necessário, os artesãos poderão atender aos desejos dos clientes. Trata-se do uso de outro couro para costura, da seleção de um salto mais adequado.
Segredos de escolha
Na hora de escolher um calçado confortável e confortável para o tango argentino, deve-se seguir os conselhos de dançarinos experientes.
-
O critério mais importante ao escolher um par de sapatos de dança são seus próprios sentimentos.
-
Os sapatos devem caber bem no pé, não devem pressionar ou cortar. Certifique-se de que a tira do calcanhar está bem ajustada. Segundo os especialistas, um salto profundo fechado é mais confortável, graças ao qual o parceiro sente melhor o calcanhar.
-
Ao escolher sandálias abertas, certifique-se de que o polegar não ultrapasse o calçado.
-
É melhor ter a sola de couro ou camurça. Graças a isso, o parceiro poderá deslizar e girar suavemente no chão.
-
Bailarinos iniciantes são aconselhados a não escolher imediatamente modelos com salto alto. Em sapatos de salto baixo, será mais fácil de mover, esses modelos são mais estáveis, permitem manter o equilíbrio durante o movimento. Ao mesmo tempo, as sandálias com salto superior a 8 cm permitem uma melhor distribuição do peso.
-
Ao dominar os novos ligamentos, é melhor dar preferência aos modelos com o dedo do pé fechado. Esta é uma ótima opção para treinamento prático.
Segundo os especialistas, é melhor ter mais de um par, o que permitirá alternar os calçados, dando-lhes "descanso", secar e ventilar.