Dança tectônica
A tectônica é um movimento de dança que se originou no início do século 21, mas continua popular até hoje. Os clubbers belgas são legitimamente considerados os fundadores. A dança inclui alguns elementos de hip-hop, locking, popping, techno, break-dancing e alguns outros estilos. Para aprender a dançar, você precisa se familiarizar com as opções de execução.
História
Essa tendência se originou em 2000. A dança do estilo de salto foi tomada como base, à qual foram acrescentados movimentos rotacionais do braço. A dança foi batizada de tectônica. Mas naquela época a direção ainda não era particularmente popular. Mais tarde, em um dos clubes parisienses Metrópolis começou a organizar regularmente festas, que dançavam principalmente tectônicas.
Em 2006, o diretor de arte deste clube, Cyril Blank, decidiu que era hora de transformar a Tectonic em uma marca. Depois, ele registrou oficialmente a marca com o mesmo nome e passou a receber bons dividendos com isso. Os fabricantes de roupas, calçados, acessórios, bebidas e alimentos passaram a lançar voluntariamente as mercadorias dessa marca. A partir daquele momento, a tectônica foi transformada em uma direção separada.
Um ano depois, a dança foi apresentada oficialmente no festival francês Paris Techno Parade. É esse momento que pode ser justamente chamado de auge da popularidade da dança. A mídia escreve sobre isso, profissionais de diferentes níveis, amadores dançam, direções distintas são criadas nas escolas. Desde 2008, a popularidade diminuiu. Mas, apesar dessa circunstância, o tectonista ainda está dançando.
Opções de execução
Existem vários estilos de performance na tectônica: Tecktonik Killer, Tecktonik, Tecktonik-mix, New Electro Style. Mas, condicionalmente, eles podem ser divididos em duas grandes categorias: duros e moles. Vamos considerá-los com mais detalhes.
Duro
Vários estilos se enquadram nesta categoria. Eles são caracterizados por uma execução mais rígida, mas isso não significa que dominá-los seja muito mais difícil.
-
Hardstyle - estilo quebrado, que exige boa preparação física dos bailarinos. Também é dividido em categorias masculinas e femininas. É justamente considerada a mais difícil de todas as direções disponíveis. Uma característica distintiva reside nos movimentos específicos, que são representados por saltos bruscos e movimentos radicais dos braços.
-
Vertigem - o estilo também pertence à categoria de difícil. A peculiaridade reside na prevalência de movimentos bruscos de balanço de braços e pernas, saltos, movimentos corporais intensos. O dançarino precisa de excelente alongamento, coordenação e boa reação.
-
Eletrostilo - também é executado de forma dura, requer movimentos intensos e boa reação do bailarino, uma vez que o movimento na pista de dança é realizado com bastante rapidez. Mas, especialmente neste estilo, a clareza é importante.
Uma direção relativamente nova, que recebeu o nome de Tecktonik-mix, pode ser atribuída à mesma categoria. Alguns, ao contrário, consideram a mistura um lounge, ou seja, suave. Ele também dança de uma maneira bastante agressiva. Ele contém muitos movimentos de diferentes direções. Principalmente realizado em batalhas.
Suave
Os estilos desta categoria não são menos difíceis de executar, mas é recomendável começar a dominá-los. Existem várias direções aqui também.
-
Via Láctea - esta dança é baseada em movimentos contínuos das mãos, que são combinados com um movimento bastante suave do corpo. Este é o estilo mais comum.
-
Estilo de salto - nesta direção, a parte inferior do corpo é mais envolvida, principalmente as pernas. Eles são jogados alternadamente para frente e para trás. A peculiaridade está no fato de o dançarino imitar os movimentos de uma pessoa que corre.
A última direção para dançar também não é fácil. Para aprender, você precisa ter bom alongamento e plasticidade.
Roupas de dança e musica
Para tornar a dança atmosférica, é necessário aderir a um certo estilo de vestir. Os itens de roupas e acessórios mais comuns são:
-
calças justas ou jeans;
-
uma T-shirt com estampa (mais frequentemente tectónica);
-
pulseiras;
-
tênis de basquete;
-
o cinto é predominantemente branco.
O penteado é na maioria das vezes futurista. Às vezes, há um estilo gótico. Vale ressaltar que essas regras são cada vez menos observadas, embora os fundadores considerem tais mudanças uma blasfêmia.
A dança, dependendo do estilo, é realizada com diferentes acompanhamentos musicais: electro, disco, house, trance, hardstyle. Os performers mais populares no estilo suave são Boards of Canada, DJ Shadow. Na versão hard, as composições de Prodigy, Crystal Method, Chemical Brothers são mais apreciadas do que outras.
Como aprender a dançar?
Claro, você sempre pode aprender a dançar qualquer dança, incluindo tectônica, se tiver aulas individuais ou aulas em grupo. Mas nem todas as cidades têm escolas de dança. Além disso, dançar em uma instituição privada exigirá algum investimento financeiro.
Para tornar o hobby mais barato, é bem possível dominar essa dança em casa. Será especialmente fácil para quem tem boa forma física e também tem pelo menos pouca experiência na indústria da dança no passado ou no presente.
No estilo duro, as mãos estão principalmente envolvidas, enquanto no estilo suave, os movimentos das pernas são mais usados. Os principais movimentos das mãos são rotações e arremessos. Os primeiros são realizados com as mãos e antebraços. Ao mesmo tempo, os movimentos da parte superior da caixa são ativamente encorajados. Até o momento em que a dançarina fizer a próxima rotação, os braços devem se mover no mesmo plano.
As emissões começam geograficamente na zona - a parte média do tórax. Os braços são primeiro dobrados na altura dos cotovelos e depois esticados.Essas emissões nas direções de cima para baixo e da esquerda para a direita fornecem um efeito visual atraente. Assim que esses dois movimentos básicos são conectados, um elo de dança é formado.
Os elementos básicos das pernas são mais variados. Isso inclui o seguinte:
-
movimentos de balanço calcanhar-dedo do pé;
-
bits com meias e saltos de ambos os pés;
-
conectar quadris a balanços e giros;
-
balançar o corpo sobre as pernas ligeiramente dobradas na altura dos joelhos;
-
etapas (um grande número de todas as opções possíveis);
-
vira e chuta;
-
endireitando e dobrando os joelhos sob a broca.
Em combinação, esses elementos também formam elos de dança.
Dicas para iniciantes
Para aprender a dançar tectônica em casa, é recomendável usar os conselhos de profissionais. Claro, eles não são a essência, mas podem simplificar significativamente o processo de aprendizagem.
-
Você deve tratar a dança de forma positiva, começar as aulas apenas de bom humor. Para tornar os movimentos verdadeiramente originais e corretos, não só o desempenho técnico é importante, mas também o componente emocional.
-
Até o treinamento deve ser feito com música apropriada.
-
É importante organizar e preparar o espaço. Se os exercícios forem realizados diretamente no apartamento, um carpete ou carpete antiderrapante é mais adequado como revestimento do piso. E também os revestimentos para pisos deste tipo reduzem significativamente a carga acústica.
-
É muito importante que haja um espelho grande o suficiente na sala. O dançarino deve se ver em pleno crescimento, controlar visualmente seus movimentos de lado.
-
Você não precisa coletar uma imagem tectoker completa para começar. Para o processo de treinamento, basta usar roupas e calçados confortáveis. Então, quando as habilidades forem bombeadas, você pode prosseguir para a seleção de roupas e acessórios. Se você quiser fazer isso profissionalmente, pode pensar em um penteado mais adequado para a imagem.
-
Mesmo que os treinamentos sejam realizados em um apartamento, é fundamental dançar com os sapatos. Descalço é desconfortável para fazer a maioria dos movimentos das pernas.
-
É importante improvisar ao longo do caminho. Claro, os movimentos básicos estão no centro, mas você ainda pode adicionar algo.
Para representar visualmente o processo da dança, é recomendável assistir a um vídeo antes do treino, que mostra a versão original da dança. Você pode tentar novamente. Você não conseguirá executar os movimentos rapidamente. Para começar, é recomendável aprendê-los separadamente, depois formá-los em feixes e, em seguida, trabalhar o ritmo.