Qual é a diferença entre salsa e bachata?
Alguns podem pensar que salsa e bachata são praticamente a mesma dança, mas com nomes diferentes. Mas esse julgamento está errado. A salsa e a bachata, é claro, têm características comuns, porém são danças completamente diferentes. Vamos considerar quais são as semelhanças e diferenças entre essas duas danças, e também descobrir por nós mesmos qual é a melhor.
Similaridade de danças
Salsa e bachata são semelhantes em muitos aspectos, por isso é bastante difícil para uma pessoa despreparada que entende pouco de dança ver a diferença entre elas.
Importante em sua semelhança é o fato de ambos serem originários dos mesmos lugares, originários de povos sul-americanos. Daí surgem ritmos semelhantes, a paixão dos próprios bailarinos e a fantasia de movimentos sem limites. Por exemplo, é difícil não notar movimentos semelhantes, nos quais os movimentos suaves dos quadris desempenham um papel especial, bem como a presença de improvisação por parte dos dançarinos.
A música com a qual ambas as danças são executadas também é semelhante: via de regra, são melodias com fórmula de compasso 4/4. Além disso, ambas as danças são adequadas para performances em pares, por isso podem ser chamadas de sociais.
As principais diferenças
Apesar das óbvias semelhanças, as danças latino-americanas de bachata e salsa ainda são diferentes. Além disso, eles têm muito mais diferenças do que semelhanças.
Para começar, deve-se notar que a bachata é uma dança com um foco estreito. Em vez disso, é apenas uma espécie de dança, que tem mais duas variedades - dominicana e colombiana. A bachata é executada exclusivamente a pares, o que se explica pela sensualidade desta dança, a sua paixão. Todos esses sentimentos são alcançados por meio do contato próximo entre os parceiros.Esse tipo de dança pode ser chamada de romântica, pois representa a tristeza e as vivências dos amantes, e ao mesmo tempo a ternura, a força dos sentimentos de dois corações amorosos, sua sinceridade. Ao mesmo tempo, a dança em si é executada em um ritmo calmo, é caracterizada pela plasticidade, suavidade dos movimentos, muitos dos quais podem ser chamados de básicos, por serem muito simples.
Basicamente, a bachata é mais indicada para casais que já estão namorando, pois essa dança ajuda um homem e uma mulher a se aproximarem, a aprenderem a se sentir melhor. Tudo isso tem um efeito positivo tanto nos relacionamentos fortes quanto nos recém-emergentes. É também uma dança mais íntima do que a salsa, pois costuma ser apresentada de forma muito franca.
A salsa, que é uma combinação de várias direções de dança ao mesmo tempo, é muito diferente da bachata. Ela é mais lúdica em seu humor e usa muito mais improvisação por parte dos dançarinos. Na bachata, via de regra, há um cenário específico que não muda de dança para dança.
A salsa pode ser executada por uma ou várias pessoas (por exemplo, três ou cinco). Ou seja, a presença de um par não é exigida, embora seja permitida. A salsa tem um andamento completamente diferente - bastante rápido e rítmico. Aqui se expressa uma carga semântica completamente diferente, que difere daquela que carrega em si a bachata. Isto:
- alegria;
- energia;
- positivo;
- coquete.
Todos os itens acima são alcançados devido aos movimentos eficazes e ativos dos dançarinos. Além disso, os passos básicos da salsa são um pouco mais difíceis do que os movimentos básicos da bachata, que também é sua característica distintiva.
Bachata também pode servir para aquelas pessoas que desejam fazer novos conhecidos. Isso se explica pelo fato de que nas festas dançantes os casais costumam trocar de casal, então é bem possível fazer par com uma pessoa que você nunca viu antes.
Qual é a melhor escolha?
Para escolher entre bachata e salsa, você precisa entender o que mais lhe interessa, bem como que tipo de pessoa você é por temperamento. Para pessoas ativas e sociáveis, claro, salsa é mais adequado. Vale a pena escolher essa dança também para quem não quer dançar junto com alguém, pois está acostumada a expressar seus sentimentos por conta própria. A bachata é uma dança mais sensual, por isso é adequada para pessoas melancólicas e sensuais que querem dançar aos pares.
Apesar de todas as diferenças, as duas danças têm uma relação estreita. Por exemplo, em festas de salsa, ninguém fica intrigado com os casos em que uma composição musical para bachata é ativada. Isso se explica pelo fato de que, atualmente, praticamente não existem pessoas fixadas em um desenvolvimento específico da dança. Portanto, você não pode pensar muito sobre a escolha. Enquanto aprende uma dessas danças, você definitivamente dominará os movimentos básicos da segunda.