Coreografia clássica para iniciantes
A coreografia clássica é a base da arte da dança. Portanto, muitas pessoas que querem se tornar bailarinos profissionais ou apenas aprender a gostar de dançar têm que aprender o básico.
Princípios gerais
A coreografia clássica é uma atividade adequada para adultos e crianças. Os benefícios do exercício regular são bastante grandes. Eles estão ajudando:
-
formar postura ou corrigi-la;
-
tornar uma pessoa mais flexível e resiliente;
-
livre-se dos quilos extras e deixe o corpo mais em forma;
-
aprenda a se mover mais graciosamente com a música.
Em crianças, os exercícios regulares de coreografia desenvolvem disciplina e também trabalho árduo. Meninas e meninos que praticam esportes tornam-se mais teimosos e alcançam seus objetivos mais rapidamente.
Além disso, aprender sobre coreografia clássica permite que você se torne mais receptivo à música. A pessoa aprende a improvisar enquanto dança. Portanto, é mais fácil para ele dominar novas direções de dança. Tendo dominado os clássicos da dança, será mais fácil para ele aprender a dançar tanto as danças de salão quanto as modernas.
Posições principais
Vale a pena iniciar as aulas de coreografia clássica com o estudo das posições básicas. Isso pode ser feito até em casa. Um dançarino iniciante deve primeiro aprender a controlar a posição de seus braços e pernas.
Mãos
O primeiro passo é aprender as posições básicas das mãos. No processo de realizá-los, o estômago deve estar sempre contraído e as costas retas. Durante cada movimento, é importante sentir todos os músculos do corpo.
Existem quatro posições principais. Cada um deles possui características próprias.
-
Preparatório. A primeira posição é a mais simples possível.O dançarino fica de pé com as mãos para baixo. Ao mesmo tempo, suas mãos e cotovelos devem ser arredondados.
-
Primeiro. É muito fácil passar da posição preparatória para a primeira. Para fazer isso, você precisa levantar suavemente as mãos. Eles devem ser colocados diretamente à sua frente. Os braços devem estar retos na altura do diafragma.
-
Segundo. A próxima posição difere da anterior apenas porque as mãos estão espalhadas em direções diferentes. Ao mesmo tempo, os cotovelos e as mãos devem ser ligeiramente arredondados. O dançarino deve controlar o movimento de suas mãos e também se certificar de que não cedam.
-
Terceiro. Passando para a terceira posição, os braços devem ser levantados suavemente acima da cabeça.
Você pode até aprender todas essas posições simples em casa. Nenhum equipamento especial é necessário para isso. Enquanto aprende o básico da dança por conta própria, as posições são melhor praticadas na frente de um espelho. Assim, uma pessoa será capaz de controlar a correção de todos os seus movimentos.
Pernas
Tendo lidado com os braços, você pode estudar a posição das pernas. Esta atividade também deve ser abordada com responsabilidade. Existem seis posições principais.
-
Primeiro. Nesta posição, o dançarino fica com os calcanhares juntos. Nesse caso, as meias devem ser viradas em direções diferentes. Fique nesta posição com as costas retas.
-
Segundo. A próxima posição é muito semelhante à primeira. A diferença está no fato de as pernas estarem próximas uma da outra. Deve ser igual ao comprimento de um pé.
-
Terceiro. Para realizar esta posição, as pernas devem estar cruzadas. Nesse caso, os pés devem estar paralelos. Nesta posição, eles ainda estão em contato um com o outro.
-
Quarto. Esta posição difere um pouco da terceira. Ao mesmo tempo, os pés estão localizados a uma pequena distância um do outro. É importante que o peso corporal seja distribuído uniformemente.
-
Quinto. Nesta posição, os pés estão em contato uns com os outros em posição invertida. Nesse caso, o dedo do pé de uma perna está conectado ao pé da outra.
-
Sexto. Nesta posição, as pernas já estão na posição normal.
Para as pessoas que estão aprendendo a dançar do zero, o melhor é fazer os exercícios sem sapatilhas de ponta. Assim, eles podem aprender a sentir melhor o corpo e a controlar os movimentos das pernas. Apenas dançarinos com pouca experiência devem usar sapatilhas de ponta.
Visão geral do grupo de movimento
Existem vários grupos principais de movimentos na coreografia clássica.
-
Plie. Este termo se refere à flexão dos joelhos. Você pode agachar em duas pernas ou em uma. O plie ajuda a desenvolver a elasticidade das articulações, bem como a fortalecer o tornozelo.
-
Etandre. Este grupo inclui movimentos associados ao alongamento de membros individuais, bem como de todo o corpo.
-
Releve. O termo alívio denota um levantamento de meio dedo do pé. Esses movimentos ajudam a fortalecer o tornozelo.
-
Glisse. Este termo se refere à etapa em que o dedo do pé desliza pelo chão. Esses movimentos parecem muito bonitos e expressivos.
-
Refogue. Este termo é usado para se referir a saltos simples na dança clássica. Esses movimentos devem ser aprendidos a fazer por pessoas que já têm um pouco de experiência em dança.
-
Percorrer. O termo é usado para se referir a rotações em torno de seu próprio eixo.
Tendo aprendido esse conjunto básico de movimentos, um dançarino iniciante já será capaz de se mover perfeitamente ao som de qualquer música. Também o ajudará a sentir melhor o corpo.
Uma série de exercícios na máquina
Uma aula de dança clássica começa com a repetição de vários exercícios básicos que são tradicionalmente realizados em um celeiro de balé. Todos eles visam desenvolver a mobilidade e flexibilidade do corpo humano. O complexo clássico consiste em vários exercícios.
-
Plie. Vale a pena começar o "aquecimento" exercitando a folha. Você precisa praticar agachamentos meio e profundos. Os exercícios são geralmente executados em turnos.
-
Batman tandyu. Este exercício ajuda a fortalecer o tornozelo e a desenvolver os músculos. Ao fazê-lo, a meia desliza pelo chão. Ao mesmo tempo, a perna fica tensa e o levantamento é estendido.
-
Batman zhete. Este termo se refere ao lançamento do dedo do pé para a frente. Ao mesmo tempo, as pernas estão bem separadas para os lados e os músculos internos da coxa estão tensos.
-
Fondue de Batman. Este movimento é fluido. A perna de apoio cai suavemente no plié. Isso é feito da maneira mais suave e lenta possível. Nesse caso, a segunda perna deve ser dobrada na altura do joelho. Sua meia deve tocar o tornozelo. Na subida, a perna de apoio deve ser estendida e a perna ativa deve ser esticada bruscamente.
-
Batman frappe. Este movimento é agudo. No processo de implementação, o pé da perna ativa encosta no tornozelo da perna de apoio.
-
Mergulho do Batman. Este exercício é um dos mais fáceis. No processo de execução, a perna deve ser arrancada abruptamente do chão. Imediatamente depois disso, ela desce novamente. O movimento dá a impressão de que o dançarino toca o chão quente com o pé por um segundo.
-
Grande batman zhete. Este exercício é uma reminiscência de um Batman Jete. Mas, durante o processo, a perna ativa sobe um pouco mais.
Todos os movimentos na máquina devem ser realizados com as costas retas. Ao mesmo tempo, as pernas se movem alternadamente, primeiro para a frente, depois para os lados e para trás.
Dicas úteis
Existem muitas maneiras de aprender o básico da coreografia clássica. Acredita-se que apenas uma pessoa que faz balé desde a infância pode se tornar uma dançarina séria. Portanto, é melhor enviar uma criança para dançar com a idade de 4 a 7 anos.
Um adulto pode aprender o básico da coreografia clássica de várias maneiras.
-
Aulas online. Quem quer apenas colocar o corpo em ordem ou aprender a se movimentar bem deve ficar atento às masterclasses na Internet. Eles o ajudarão a aprender os movimentos básicos da dança, bem como um pouco de liberação. Uma grande vantagem dessas lições é que a pessoa está envolvida a sós com ela mesma. Isso significa que ele não se sentirá constrangido.
-
Escola. Outra boa opção para aspirantes a dançarinos é fazer aulas em uma escola de dança. Eles precisam ser visitados regularmente. Nesse caso, o progresso será perceptível. A escola deve ser escolhida com base em avaliações, bem como recomendações de entes queridos.
-
Aulas com professor particular. A maneira mais rápida de aprender coreografia clássica é treinando com um professor particular. Um bom treinador determinará rapidamente o nível de seu aluno e também selecionará o conjunto de exercícios mais adequado para ele.
No processo de aprendizagem da dança, a pessoa deve ouvir as dicas a seguir.
-
Exercite regularmente. Independentemente de a pessoa treinar em casa ou na escola de dança, é muito importante praticar dança regularmente. Vale a pena fazer ballet 2 a 3 vezes por semana. Um treino típico leva uma hora ou uma hora e meia. Literalmente em um mês dessas aulas, o bailarino verá os primeiros resultados que podem motivá-lo para um maior desenvolvimento.
-
Compre uma máquina. Uma pessoa que está aprendendo o básico da dança do balé deve comprar uma pequena máquina. Afinal, todos os exercícios diários de alongamento são realizados nele.
-
Escolha roupas confortáveis para exercícios. Uma dançarina de verdade não precisa de sapatilhas de ponta e tutu. Um uniforme esportivo confortável será perfeito para ele. Geralmente consiste em calças justas e um top curto. Sapatilhas de ballet confortáveis irão complementar este equipamento de treino. Você pode comprá-los em quase qualquer loja de dança. Ao comprar chinelos, preste atenção aos sapatos menores. Afinal, ele deve se ajustar muito bem ao pé.
-
Pratique exercícios de bom humor. Quando uma pessoa está sob estresse, seu corpo fica rígido. Portanto, ele não pode se mover tão fácil e naturalmente quanto a dança exige.
As aulas de coreografia clássica exigem dedicação total e são bastante demoradas. Mas o resultado geralmente vale o esforço. De fato, em apenas alguns meses, os jovens bailarinos serão capazes de se tornar mais graciosos, leves e flexíveis.
Para uma aula de coreografia clássica, veja abaixo.