Tudo sobre a dança cigana
Cigana é uma dança antiga que ficou famosa no final do século XIX. Embora a dança tenha suas origens na cultura cigana, tornou-se uma dança nacional e pode ser apresentada em grandes celebrações para o humor. Portanto, vale a pena considerar quais são as características da dança e como aprendê-la.
Descrição
A dança cigana é executada solo ou em pares. Ao mesmo tempo, a menina busca enfatizar sua beleza, feminilidade, orgulho, flerte e caráter rebelde. O partido dos homens, por outro lado, está cheio de coragem desesperada e tolerância.
A dança consiste em um movimento lento e rápido. O primeiro é repleto de sensualidade e dignidade, aqui aprecia-se a beleza e a suavidade dos movimentos. No final, a música acelera, o que dá aos bailarinos a oportunidade de mostrar sua natureza quente, ardor, obstinação e coragem.
Ao contrário de outras danças e canções folclóricas, a cigana é escrita em tom menor com sua libertação. No entanto, a beleza, o conteúdo harmonioso da música e a aceleração gradual do andamento não deixarão o público triste. A melodia da dança está repleta de cromatismos, retenções e vários padrões rítmicos que se encaixam no tamanho 4/4. A harmonia alterada é freqüentemente usada aqui, e a textura é uma imitação das técnicas de tocar guitarra.
O cigano é dividido em vários tipos de acordo com o tipo de atuação.
- Opção Tabor freqüentemente realizada em um círculo cigano estreito. Ele pressupõe liberdade de execução e improvisação.
- Tipo de rua apareceu graças às primeiras apresentações públicas de conjuntos ciganos. Ele também se distingue por um desejo de improvisação e liberdade de expressão. Uma característica distintiva dessa dança é o envolvimento ativo do público no processo, o que dá mais prazer à apresentação.
- Dança de palco direcionado a um público mais sério. Portanto, pressupõe alto profissionalismo dos intérpretes em combinação com o trabalho do diretor. Todas as formações e movimentos aqui são estritamente regulados e trabalhados, então não há lugar para improvisação.
- Dança de salão tem muito em comum com a variedade de palco. No entanto, é realizado em ambientes fechados para um pequeno número de espectadores.
Às vezes, a cigana é acompanhada por uma ação teatral. A dupla de dança retrata os cônjuges, entre os quais houve uma desavença. Primeiro, o marido procura sua esposa, escondendo-se no círculo de seus amigos, e quando o encontra, ele se curva e a convida para dançar. Seu escolhido resiste por um tempo, mas depois entra em um círculo.
Durante uma dança conjunta, o cigano tenta beijar sua esposa, mas ela, se virando, se recusa. Ofendido com a recusa, o marido para de dançar e se senta no banco. Agora é a vez da esposa retornar seu amante ao círculo. Com todos os seus olhares e movimentos, a performer expressa sua dor e pesar. Depois de resistir um pouco, o marido esquece a ofensa e volta ao círculo novamente. Agora, nos movimentos do casal, a alegria mútua é visível, e a dança termina com um beijo.
Existem também outras opções para a apresentação da dança no palco. Por exemplo, a dança é executada apenas por mulheres ou homens. E a possibilidade de improvisação ajuda a adaptar a performance a qualquer situação e público.
Roupas e acessórios
Você pode dançar como uma cigana independentemente da nacionalidade e do nível de formação. Não há requisitos especiais para fantasias de ensaio. A principal condição é o conforto e a liberdade de movimentos.
Roupas para aparições públicas requerem mais atenção. Ela frequentemente imita a versão popular do traje tradicional cigano.
- Uma parte do look feminino que chama a atenção é uma saia longa e espaçosa com babadosfrequentemente feito de material de cores vivas. A parte de cima do look é representada por uma blusa larga, sem gola, com mangas ¾.
- O traje masculino foi formado de acordo com as tradições do traje húngaro. Assume a presença de uma camisa espaçosa, um colete bordado, uma jaqueta, um cinto de couro e um toucado.
Inicialmente, a cigana era realizada com os pés descalços. Porém, na versão teatral da dança, os bailarinos usam sapatos. Para as mulheres, os sapatos são aceitáveis sem salto ou com salto pequeno. Os artistas masculinos podem usar botas, o que na cultura cigana era considerado um sinal de riqueza.
Para as meninas que planejam dançar uma cigana, a escolha do penteado é importante. Você pode dançar com o cabelo solto. No entanto, isso nem sempre é conveniente, especialmente em um ritmo acelerado. Portanto, como alternativa, pode-se prender o cabelo em um rabo de cavalo ou em um coque, e amarrar um lenço trançado com um torniquete por cima, o que é inerente à imagem de um cigano casado.
Os representantes dessa cultura caracterizam-se pelo uso de joias, o que está associado a um estilo de vida nômade. Por isso, elegantes colares, brincos, pulseiras e anéis aproximam o traje do protótipo histórico.
As meninas podem tornar sua aparência mais brilhante adicionando uma rosa escarlate ao penteado. Foi a esta flor que os ciganos espanhóis se associaram.
Master class para iniciantes
Embora para participar das apresentações de uma cigana no palco você precise de uma educação adequada, não é difícil aprender a dançar na rua ou trabalhar uma versão da dança por conta própria. Praticar em casa requer espelho, roupas confortáveis e música apropriada.
Independentemente do conjunto de movimentos, suas combinações e complexidade, a dança é sempre construída de acordo com um único princípio.
- A saída é suave e ótima... Para um artista que se move lentamente em círculo, a postura e a penetração total no ambiente são importantes. Se a dança for realizada em pares, então um dos parceiros está de pé ou sentado fora do círculo, e o segundo está "em busca" de seu companheiro.
- Gradualmente, a dança é preenchida com movimento... Conforme a música acelera, eles se tornam mais intensos e complexos.
- A festa masculina consiste em bater palmas, joelhos ou tornozelos, agachamento e sapateado... Ao executá-los, você precisa tentar criar uma imagem que se distingue pela confiança, ardor e paixão cuidadosa no início, evoluindo gradualmente para uma chama ardente.
- A festa feminina é caracterizada pela sofisticação nos movimentos dos braços e ombros, da plástica nas viradas do corpo, e estalando os dedos. As peculiaridades da dança cigana são os "tremores nos ombros", além de brincar com a saia. Portanto, é aconselhável que a parte de baixo do agasalho imite um traje de cigano durante o treino. Caso contrário, esses movimentos não funcionarão.
As lições para dominar uma garota cigana incluem os seguintes elementos.
- "Andando de saia"... Envolve um posicionamento invertido das pernas. Ao mover-se em círculo, é importante certificar-se de que o corpo fique ligeiramente atrás das pernas, o que criará o efeito de flutuar no ar. Ao mesmo tempo, as costas permanecem retas e a cabeça ligeiramente inclinada para trás. Os braços que seguram a bainha da saia se abrem para os lados e os ombros se contraem ligeiramente.
- "Vibração com as mãos agitadas"... Para isso, as pernas são bem fechadas. A vibração do corpo é alcançada levantando os dedos dos pés e trabalhando os músculos da panturrilha. Movimentos suaves e amplos são executados com as mãos. É importante que o cabelo fique solto. Para fazer isso, você precisa dobrar um pouco o corpo.
- "Traço cruzado largo". Para realizar o movimento, os braços são estendidos para a frente, o corpo flexiona. Então você precisa jogar a saia bem alto com o pé, cruzando a perna. O movimento pode ser executado alternadamente com o movimento para frente ou para trás.
- "Passos e jogo de saia." Para isso, a bainha é segurada apenas com uma mão, a outra fica livre. Se o movimento começa com a perna direita, ao dar um passo transversal, os braços se encontram na região do ombro esquerdo e se cruzam levemente. Então a perna direita dá um passo para trás e os braços balançam para trás com a instituição atrás da cabeça.
- "Balance suas mãos." Aqui, a bainha da saia é segurada com as duas mãos, que são alternadamente puxadas para o ombro. Ao mesmo tempo, chutes baixos são feitos com configuração para meia parada. Ondas de mão também podem ser feitas uma em direção a outra. Nesse caso, as ejeções das pernas são preservadas.
Para o clímax da dança, pode-se usar o tradicional movimento cigano. Para fazer isso, você precisará cair de joelhos e fazer uma deflexão do corpo, acompanhada de sacudidela dos ombros e balanço da saia.
Vamos resumir: cigana é uma dança popular, caracterizada por cores brilhantes e relativa simplicidade de execução. Pode ser executado solo, em pares ou em grupo. Portanto, a dança pode ser dominada para ser executada em uma grande festa familiar. Com base na versão de rua, foi criada uma dança cênica, combinando o sabor nacional e as habilidades performáticas.
Para aprender a dançar uma cigana, você precisa cuidar da música, do vestido e de um espelho. As roupas de dança serão feitas no espírito de um traje popular. O look é complementado por sapatos, penteados e joias combinando. Embora trajes brilhantes sejam necessários diretamente na apresentação, uma saia fofa será necessária já nos ensaios. Caso contrário, você não conseguirá desenvolver alguns dos movimentos importantes da dança. Embora a dança simples possa ser dominada por você mesmo usando os tutoriais em vídeo, a versão de palco requer uma preparação mais completa sob a orientação de um coreógrafo experiente que notará e corrigirá os erros a tempo.
Em termos de composição, a dança é construída do simples ao complexo. À medida que o ritmo acelera, os movimentos se tornam mais rápidos, abrangentes e mais brilhantes. Para que tudo pareça natural e sincronizado, você deve aprender todos os elementos com as mãos e os pés separadamente em um ritmo lento, e então combinar tudo o que aprendeu, trazer os movimentos ao automatismo, simultaneamente pegando o andamento desejado.
Deve-se ter em mente que a beleza da dança não depende apenas do movimento correto e do brilho dos figurinos. Independentemente do nível de habilidade, o dançarino deve estar completamente imerso na incrível atmosfera da dança cigana.Isso ajudará a criar o clima certo e, se necessário, retratar uma improvisação digna que será lembrada pelo público por muito tempo.
Para um exemplo de dança cigana, veja o vídeo a seguir.