Quais são os tipos de absorventes internos e como escolhê-los?
Os absorventes internos são os segundos mais populares entre os produtos de higiene íntima feminina. Apenas as gaxetas competem com eles. Apesar disso, um grande número de mulheres durante a menstruação prefere tampões. Essas ferramentas têm vantagens e desvantagens. Para maior conforto, você precisa saber como usá-los corretamente.
O que é isso?
O tampão é um dos modernos produtos de higiene íntima concebidos para serem inseridos na vagina para absorver o fluxo menstrual.... A forma cilíndrica é mais adequada para a forma anatômica da vagina feminina.
O ano exato da criação dos primeiros tampões é desconhecido. Mas os historiadores conseguiram estabelecer que produtos de higiene semelhantes eram usados há vários séculos:
-
na Roma Antiga, as mulheres fabricavam uma espécie de absorvente moderno com pêlos de animais;
-
no Japão eram feitos de papel e bandagens;
-
no Haiti e na África - a partir de fibras vegetais.
É claro que essas ferramentas não eram tão práticas e convenientes quanto as modernas, mas desempenhavam sua função com bom êxito.
Os tampões higiênicos modernos são feitos de algodão prensado, fibras de algodão com adição de viscose. Na parte interna de cada um deles existem dois cordões, que são fixados com bastante firmeza. Puxando-os, a mulher pode remover facilmente o tampão da vagina. Se você usar o produto corretamente, nenhum desconforto ou dor deverá ocorrer durante a inserção e extração. Idealmente, o tampão não deve ser sentido dentro de você ao caminhar, sentar ou qualquer outra manipulação.
Um tampão moderno parece um pequeno tubo. O funcionamento do aparelho é bastante simples: o material absorve as secreções, evitando vazamentos.
Vantagens e desvantagens
Os produtos de higiene têm suas próprias vantagens e desvantagens. Os benefícios do uso de absorventes internos são óbvios.
-
Eles estão localizados dentro do corpo, portanto, são invisíveis.
-
Elimine o odor desagradável que geralmente aparece ao usar almofadas.
-
Ao usar, você pode praticar esportes (até mesmo nadar).
-
Eles não restringem ou dificultam o movimento das mulheres.
Também existem desvantagens. Eles são os seguintes.
-
Nem todos os tampões podem ser usados por virgens.
-
Com o tamanho errado ou inserção incorreta, causam uma sensação de desconforto.
-
O vazamento é possível em caso de substituição prematura.
Outro momento desagradável associado ao uso de tampões é a manifestação da síndrome do choque tóxico (SST). Este sintoma foi registrado pela primeira vez na América há várias décadas. O choque tóxico é provocado por microrganismos patogênicos, em particular o Staphylococcus aureus. Em pequena quantidade, essas bactérias estão presentes no corpo humano. Mas, com a introdução dos tampões com conteúdo sintético, eles começam a se multiplicar rapidamente e provocam o aparecimento da SST.
A doença é caracterizada por sintomas como:
-
náusea;
-
vomitar;
-
diarréia;
-
aumento da temperatura corporal;
-
manifestação de erupções cutâneas.
Os cientistas realizaram muitas pesquisas e chegaram à conclusão de que os tampões devem conter tantos materiais naturais quanto possível e um mínimo de sintéticos.
Visualizações
Existem vários tipos de tampões. Em primeiro lugar, a divisão é em tamanho. Tudo depende das características anatômicas da estrutura do corpo feminino. E também as diferenças são as seguintes.
-
Noite e dia... Os primeiros são muito mais absorventes e destinam-se ao uso noturno.
-
Com e sem asas. Se você escolher a primeira opção, essas ferramentas fornecerão proteção mais confiável.
-
Regular e estéril... Os últimos são usados com mais frequência diretamente em instituições médicas.
E também tem reutilizável absorvente interno. Suas características distintivas são a ausência de corda e a possibilidade de reutilização.
Por características de design
A grande maioria dos tampões tem forma cilíndrica. É considerado um clássico, pois proporciona uma introdução fácil e indolor. Além disso, existem cotonetes redondos produzidos por fabricantes na China. Outra forma incomum é o coração.
Os tampões cilíndricos costumam ter listras longitudinais ou espirais na camada superior. Os fabricantes afirmam que isso torna a introdução mais confortável e rápida possível.
Pelo grau de absorção
Os tampões podem ser divididos aproximadamente pelo grau de absorção em várias categorias distintas. Entre eles:
-
mínimo;
-
normal;
-
super;
-
super plus.
Dependendo da quantidade de descarga, os tampões de uma categoria ou de outra são destinados.
Principais fabricantes
Atualmente, os absorventes internos estão se tornando cada vez mais populares, por isso muitas empresas estão empenhadas em sua produção. Mas existem líderes entre eles.
-
Tampax - a mais famosa empresa de manufatura, uma das primeiras a começar a produzir tais produtos de higiene. Uma característica distintiva dos produtos desta empresa é o teor de quase 100% de fibras naturais e uma pequena quantidade de viscose. Outra característica é a presença de um aplicador para inserção.
- Kotex - os tampões desta marca são muito fáceis de abrir. A embalagem é como um tubo de batom que abre com um método de torção.
- o. b. Também é um fabricante popular. Os tampões desta marca não possuem aplicador para inserção, mas possuem ranhuras especiais, graças às quais é possível uma proteção adicional contra fugas.
Na Internet, muitas vezes mulheres de diferentes idades deixam comentários. Com base neles, podemos concluir que produtos de todos os três fabricantes estão em demanda e popularidade... As mulheres costumam notar conforto, segurança, facilidade de uso. Das deficiências - custo relativamente alto.
Nuances de escolha
Apesar da alta popularidade, os absorventes internos não são recomendados para meninas que acabaram de começar a menstruar. O desconforto, neste caso, é causado pela insuficiente prontidão fisiológica e anatômica do corpo. Além disso, os especialistas desaconselham o uso desses produtos de higiene no período pós-parto.
Todas as outras mulheres para um uso confortável só precisam escolher o tampão certo. Se falarmos sobre o fabricante, a escolha aqui é puramente individual. O mesmo se aplica à presença ou ausência de um aplicador.
De acordo com o grau de absorção, recomenda-se escolher as opções que correspondem ao volume das secreções. No primeiro e no último dia da menstruação, você pode usar absorventes internos com absorção mínima. Nos demais dias, representantes da linha normal são mais indicados. Se, devido a algumas circunstâncias, a mulher apresentar fluxo menstrual abundante, recomenda-se o uso das linhas super e super plus.
Quem está começando a usar tampões é aconselhado a comprar produtos clássicos, ou seja, de formato cilíndrico. Para usuários experientes, para seu próprio conforto, é permitido usar opções não padronizadas.
Como usar corretamente?
Para que o tampão seja confortável de usar, é necessário inseri-lo corretamente na vagina. Isso é muito fácil de fazer.
-
As mãos devem ser bem lavadas antes da administração. Com as duas mãos, você precisa segurar os lados diferentes do tampão, fazer um movimento de torção e remover a embalagem.
-
Então você precisa soltar o cabo de retorno, colocar o produto de higiene terminando no dedo indicador de uma mão confortável.
-
Com os dedos da mão livre, você precisa separar os lábios e inserir delicadamente o tampão na vagina. O local ideal é o terço médio da vagina. Com a introdução correta, não é sentido.
-
Se for um tampão com um recipiente, você precisa fazer quase tudo igual, apenas a introdução é feita diretamente por meio de um dispositivo de plástico... Uma vez que o produto de higiene foi inserido na vagina, o aplicador de plástico deve ser removido e descartado.
As instruções detalhadas de uso estão indicadas em cada embalagem. Parece que não é possível entender que o tampão está cheio, portanto, para evitar vazamentos, ele deve ser substituído a cada 2-3 horas. Claro, você pode usá-lo por mais tempo se tiver pouca secreção, mas se não substituí-lo, pode haver vazamento.
Ao usar esses produtos de higiene íntima, é recomendável seguir algumas regras.
-
Antes de abrir o tampão, é imprescindível lavar as mãos.
-
É proibido o uso de produtos de higiene vencidos. A data de validade está gravada na embalagem.
-
Recomenda-se retirar o tampão durante os procedimentos com água (banho, duche). Em geral, durante a menstruação, não é recomendável ir ao balneário ou tomar banho. Somente chuveiros quentes são permitidos.
-
Ao menor desconforto, o uso deve ser interrompido imediatamente e um ginecologista deve ser consultado.
-
Não é recomendado liberar absorventes internos no vaso sanitário. O melhor é descartá-los em uma lata de lixo, após embrulhá-los em papel higiênico.
Usar esses produtos de higiene é confortável e seguro. O principal é o cumprimento das instruções de uso e a substituição oportuna.