Dachshund

Como educar e treinar um bassê?

Como educar e treinar um bassê?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como começar a ser pai?
  3. Comandos básicos e ensinando-os
  4. Dicas úteis

Se você realmente deseja ter um cão brincalhão e temperamental, mas tem espaço limitado para morar, um bassê pode ser a solução perfeita. Um cão pequeno, adorável e alegre com caráter - isso é o que você ganha ao adquirir um animal desta raça.

Olhando para ela, você nem pensa que este adorável cão foi criado para a caça. Mas é nisso que reside a peculiaridade de seu caráter, portanto, surge a necessidade de uma educação adequada para entender claramente quem é o dono da casa.

Agressividade
Moderado
(Classificação 3 de 5)
Muda
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Saúde
A média
(Classificação 3 de 5)
Inteligência
Esperto
(Classificação 4 de 5)
Atividade
Média
(Classificação 3 de 5)
Necessidade de cuidado
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Custo de manutenção
Média
(Classificação 3 de 5)
Barulho
Média
(Classificação 3 de 5)
Treinamento
Duro
(Classificação 2 de 5)
Simpatia
Média
(Classificação 3 de 5)
Atitude em relação à solidão
Tempo moderado
(Classificação 3 de 5)
Qualidades de segurança
Guarda ruim
(Classificação 2 de 5)
* Características da raça "Dachshund" com base na avaliação de especialistas do site e no feedback dos donos de cães.

Peculiaridades

A raça Dachshund possui características próprias. Em primeiro lugar, eles são muito amigáveis, a menos, claro, que você tenha um adulto que foi mantido trancado. Os Dachshunds adoram bajular e brincar com outras pessoas, cães, além disso, são muito espertos, aprendem comandos de boa vontade e os repetem, demonstrando considerável engenhosidade.

Nos representantes desta raça, o instinto do caçador é pronunciado, são decididos e perseguem presas até nas árvores.

Dachshunds são teimosos em seus pontos de vista sobre a natureza das coisas, então é muito difícil forçá-los rudemente a fazer algo que ela não quer. Para o aproveitamento mais efetivo do potencial desse animal, é necessário diversificar tanto o processo de aprendizagem quanto os estímulos utilizados no processo, uma vez que a mente viva do bassê ficará "presa" na monotonia.

Por volta dos 3 meses, os dachshunds desenvolvem traços de caráter, por isso é fundamental durante este período não apenas dar ao filhote o máximo de calor, conforto e cuidado, mas também educá-lo adequadamente. As recomendações para lidar com bassês durante este período são aproximadamente as seguintes:

  • aumenta a probabilidade de sucesso no processo de criação de um cão da raça Dachshund - um início precoce do treinamento, portanto, é necessário começar desde a fase de filhote;
  • é necessário traçar uma rotina diária em que o tempo de caminhada, alimentação e descanso seja rigidamente determinado; o cronograma deve ser seguido;
  • o dono deve mostrar mais paciência e esperar que o processo de treinar um dachshund leve tempo, portanto é necessário trabalhar os comandos corretamente e por muito tempo, fazendo-o regularmente;
  • o dono deve estabelecer imediatamente seu protagonismo, visto que o cão é um animal gregário, inclinado a aderir a determinado modelo de comportamento; o bassê não pode ser implorado ou persuadido a cumprir o comando - o comando deve ser dado com clareza e firmeza, mas é importante não exagerar - a teimosia do bassê não lhe permitirá suportar a pressão;
  • o dachshund precisa de atividade física e caminhar não é suficiente para criá-los; no apartamento, o dachshund não tem oportunidade de jogar o suficiente, o que pode causar problemas de comportamento;
  • Os Dachshunds lembram-se das fraquezas de seus donos e então os usam ativamente, por isso é necessário manter uma posição de liderança clara.

Entre outras coisas, é necessário levar em consideração o fato de que o bassê, como qualquer outro cão, não é capaz de ler sua mente, portanto, é tolice exigir isso dele. O dachshund é capaz de compreender de 100 a 150 palavras; no processo de treinamento, você deve usar ativamente essas palavras.

Como começar a ser pai?

A educação de cães é baseada principalmente nos mecanismos de reforço positivo e negativo. O reforço positivo é baseado na recompensa do comportamento desejável, o reforço negativo na punição do comportamento indesejado.

Ambos os mecanismos são baseados na formação de reflexos condicionados, e são formados através dos reflexos alimentares e de orientação.

O reflexo alimentar é o desejo do animal de obter alimento, o reflexo experimental é o desejo de repetir um estímulo agradável ou evitar um desagradável.

Em 1994, o pesquisador canadense Koren classificou os cães de acordo com o nível de inteligência, e os dachshunds ganharam um lugar no grupo dos "trabalhadores braçais". As raças deste grupo, na metade dos casos, executam os comandos na primeira solicitação, após vinte repetições aprendem os comandos em princípio, e para consolidar o resultado precisam de cerca de 40 repetições. Se o cão não tem anomalias mentais, os comandos são aprendidos por ele para o resto da vida. Ressalta-se que o processo de treinamento também é facilitado na presença de outros cães.

Criar um cão é uma tarefa de vários graus de dificuldade, mesmo dentro da raça, pois também se caracterizam por vários tipos de atividade nervosa segundo Pavlov.

Pessoas sanguíneas são muito móveis e a inibição nervosa é desenvolvida, então é igualmente fácil para eles ensinarem comandos proibitivos e de solicitação.

Pessoas coléricas são mais receptivas aos comandos de alerta, e os proibitivos são mais difíceis de digerir. Pessoas fleumáticas ficam presas em ambos os tipos de equipes por mais tempo, mas ficam fixas nelas por um período mais longo. Pessoas melancólicas são difíceis de treinar, pois a excitação nelas é mais fraca do que a inibição.

Comandos básicos e ensinando-os

É necessário compreender as principais características dos cães em diferentes idades.

  • Um cachorro de um mês de idade brinca e interage de boa vontade com o mundo ao seu redor. Durante este período de vida, a tarefa do dono é proteger o animal do estresse.
  • Aos 2 meses, o bassê chama a atenção pela voz. Este filhote já pode estar temporariamente separado da mãe em outro cômodo.
  • Aos três meses, o cão começa a correr para a rua e pela primeira vez experimentar “nos dentes” dos donos. Durante este período, eles podem começar a danificar a propriedade. É por isso que este período é ideal para o animal começar a aprender comandos e sinais básicos. Ao treinar, é muito importante levar em consideração o bem-estar do animal - eles não devem cansar o cão.
  • Aos quatro meses, o cão tenta assumir a liderança da "matilha", por isso esse período particular será crítico na formação da hierarquia. O proprietário deve ser um líder intransigente e tenaz.
  • Aos 4-7 meses, o cão procura explorar o mundo exterior. Nesse período, o dono aumenta o tempo de caminhada, o filhote passa a conhecer outros cães e pessoas. Nesse momento, o dachshund já deve obedecer bem aos comandos.
  • Aos 7 a 9 meses, aparecem diferenças de caráter entre meninos e meninas. Os meninos começam a mirar em líderes e mostrar agressividade, e as meninas estão no cio pela primeira vez. Durante esse período, as mulheres devem ser protegidas de invasões e negatividade excessiva, e os homens devem ser resolutamente fundamentados, não permitindo que assumam a liderança na família.
  • No período de 9 a 12 meses, os dachshunds amadurecem, tornam-se equilibrados, e neste momento você pode proceder a um treinamento sério. Nesse período, começam a estudar comandos complexos, repetindo periodicamente o material abordado.

Você deve treinar um cachorro sozinho em casa a partir dos dois meses. De três semanas até esse momento, o filhote só aprende o mundo ao seu redor. A partir de dois meses, ele está pronto para interagir e se adaptar a este mundo, em particular, ao seu mestre.

Ele já pode receber comandos proibitivos e reforçá-los com guloseimas.

É aconselhável não sobrecarregar um animal desta raça desde cedo com o treinamento, 15 minutos por dia serão suficientes para começar.

Vale a pena dar uma olhada mais de perto nos comandos básicos para dachshunds.

  • "Para mim". Você pode aprender o comando "para mim" da seguinte maneira: chame o cachorro com este comando, após o qual ele deverá vir até você. Se isso não funcionar, você pode fingir que saiu e repetir o comando. Essa opção quase sempre funciona. Se o cachorro fizer isso, elogie-o.
  • "Ficar de pé". O comando “permanecer” é ensinado usando incentivo e coerção. Isso significa que se o cão tem dificuldades, você deve empurrá-lo pelo estômago (um elemento de coerção) e, se tiver sucesso, tratá-lo e acariciá-lo. É melhor ensinar este comando sem examinar ou cuidar do cão. Ande até ela e dê o sinal para "levantar", depois levante a parte de trás da barriga, segurando a coleira com a outra mão - o cão não deve dar um passo, executando este comando. Se a posição inicial ao executar o comando for mentira, você pode facilmente puxar o colar ou arnês no processo. Recompense seu animal de estimação pelo sucesso. Aumente gradualmente o intervalo entre o comando e a recompensa e também inicie um gesto - uma mão direita abaixada, a palma da qual está voltada para cima.
  • "Próximo". Ao executar o comando “próximo”, a posição inicial do cão é oposta a você, com o focinho voltado para você. Como resultado, o cão deve sentar-se à esquerda, próximo à sua perna. É necessário ficar de frente para o cão, segurando a guia na mão esquerda. Em seguida, dê o comando, dê um passo para trás com o pé esquerdo, puxe ligeiramente em sua direção e para a esquerda. A perna direita não muda de posição. O cão gira no sentido horário, sua cabeça está onde estava sua perna esquerda. Em seguida, colocamos a perna de volta no lugar e recompensamos o cão. O ideal é que o cão aprenda aos poucos a executar este comando sem coleira e, ao ouvi-lo, o acompanhará.
  • "Fu" e "não". O comando "não" (ou "fu") é aprendido quando o filhote comete uma ação indesejada. Em tal situação, você deve pronunciar o comando e dar um leve tapa no cachorro, em caso de desobediência categórica.
  • Mostre seus dentes. Para ensinar a um animal o comando "mostra os dentes", deve-se pronunciá-lo, cerrar os maxilares e separar os lábios.Inicialmente, esse procedimento não é muito agradável para o cão, mas com o tempo ele vai se acostumando e depois aprende completamente o comando. Este comando pode ser especialmente útil ao visitar o seu veterinário.
  • "Sentar". O comando "sentar" treina com uma guloseima agarrada ao rosto do filhote. Alcançando um petisco, o cão será forçado a sentar-se. Se não tiver sucesso, você pode colocar a mão nas costas do corpo do cão. Para boa sorte, recompense o cão com um presente. Às vezes, você pode acompanhar a equipe puxando a gola para cima (mas apenas moderadamente). Com o tempo, faça o intervalo de tempo entre o comando e o serviço da guloseima, e também insira o gesto - a palma da mão direita, voltada para a frente na altura da orelha (posição inicial), desce.
  • "Mentira". O comando “deitar” deve ser ensinado de forma semelhante ao comando “sentar”. Um local tranquilo é selecionado para o treinamento. O cão se senta, a guloseima é colocada sob seu focinho. O cachorro terá que se deitar para comê-lo. Se o cão for persistente, você pode colocar pressão na cernelha. O segundo método é colocar uma das mãos na cernelha e a outra atrás das patas dianteiras. Ao dar o comando, pressione levemente a cernelha, empurrando as patas dianteiras e permitindo que o cão se deite. É importante que o cão se deite suavemente, com as patas dianteiras estendidas para a frente e as posteriores dobradas para dentro. A terceira opção é pressionar a cernelha e puxar a gola ligeiramente para baixo e para a frente.
  • "Dê sua pata." Para ensinar este sinal, segure a guloseima em sua mão, deixe o animal cheirar a mão e espere o cão estender a pata. Quando o cachorro fizer isso, diga o comando, dê uma guloseima e acaricie-o. Você pode tentar fazer isso sem comida - basta pegar a pata do cachorro e dizer o comando. Sem uma guloseima, levará mais tempo, mas a habilidade não será baseada no desejo mercantil do animal de estimação de receber uma guloseima. É importante ensinar seu cão a lançar a outra pata. Isso pode ser conseguido simplesmente dando um comando e não retornando a “primeira” pata do animal; com o tempo, ele aprenderá a dar as duas patas alternadamente após o comando “dar uma pata”.

Dicas úteis

A questão do apelido é muito importante para um pequeno bassê. O apelido de um filhote nunca deve ser pronunciado em tom abusivo, isso pode gerar nele uma associação negativa com o apelido, o que estragará toda a sua vida futura. Para acostumar o cachorro com o apelido, pronuncie-o, oferecendo ao bassê uma guloseima, que se parece com isto:

  1. primeiro você precisa levar uma guloseima, afastar-se do filhote e chamá-lo gentilmente;
  2. quando o cachorro se aproxima, você deve tratá-lo com;
  3. você deve pegar uma nova porção da guloseima, ir para a próxima sala e chamar o cachorro novamente.

O cachorro é chamado em um tom uniforme e medido. Se ele não responde, eles chamam com mais persistência, exigindo a execução imediata do comando. O cachorro não deve ser repreendido por má execução dos comandos, basta pronunciar estritamente o comando "fu" (ou "não").

É muito importante fornecer ao seu filho pequeno bassê brinquedos para roer, para que o bassê possa mastigá-los e não seus pertences, roupas e móveis. Se o seu cão implorar durante a sua refeição, você precisa sitiá-lo de maneira suave, mas firme, com o comando "colocar".

Ele realiza três coisas - iniciar o processo de aprendizagem para as equipes, estabelecer papéis nos relacionamentos e construir resistência.

E também o comando "colocar" será útil em uma situação em que o filhote trepar para dormir com os donos - nessa situação, você deve movê-lo para o local designado para dormir e dar o comando.

A partir dos dois meses é necessário acostumar o bassê a uma coleira e uma guia. No início, o cachorro não agüenta a coleira, fica nervoso tentando tirá-la. Aos poucos o animal vai se acostumando. Deve-se observar que a coleira e a guia devem atender a requisitos como:

  • a gola deve ser feita de tecido macio, mas durável; em nenhum caso deve causar desconforto ao animal;
  • a guia deve ser bastante leve e durável, feita de material de qualidade; o mosquetão também não deve ser muito pesado, mas deve fornecer um ajuste seguro.

Você aprenderá os detalhes do treinamento do bassê no vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa