Dachshund

Quantos anos vivem os bassês e do que isso depende?

Quantos anos vivem os bassês e do que isso depende?
Contente
  1. Características genéticas da raça
  2. esperança média de vida
  3. Determinação da idade
  4. Causas de morte prematura
  5. Maneiras de prolongar a vida de um animal de estimação

Dachshund é uma raça de cão divertida e ativa que não deixa ninguém indiferente. Como você sabe, você se acostuma rapidamente com os animais, e a morte repentina de um animal de estimação pode provocar depressão grave na pessoa. Se o dono do dachshund valoriza a vida de seu animal de estimação e não quer se separar dele antes do tempo, você deve tomar cuidado para prolongar sua vida o máximo possível.

Agressividade
Moderado
(Classificação 3 de 5)
Muda
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Saúde
A média
(Classificação 3 de 5)
Inteligência
Esperto
(Classificação 4 de 5)
Atividade
Média
(Classificação 3 de 5)
Necessidade de cuidado
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Custo de manutenção
Média
(Classificação 3 de 5)
Barulho
Média
(Classificação 3 de 5)
Treinamento
Duro
(Classificação 2 de 5)
Simpatia
Média
(Classificação 3 de 5)
Atitude em relação à solidão
Tempo moderado
(Classificação 3 de 5)
Qualidades de segurança
Guarda ruim
(Classificação 2 de 5)
* Características da raça "Dachshund" com base na avaliação dos especialistas do site e no feedback dos donos dos cães.

Características genéticas da raça

Em primeiro lugar, você deve estar ciente dos problemas de saúde que podem surgir em um dachshund, porque na maioria das vezes são as doenças que causam a morte prematura do animal. Portanto, em cães desta raça, existe uma tendência genética para o ganho de peso. Animais obesos experimentam menos atividade física, desenvolvem patologias gastrointestinais graves, diabetes. Tudo isso leva a uma redução da expectativa de vida.

Além disso, os bassês não podem se orgulhar de uma coluna vertebral forte.Essa parte do esqueleto é sensível a pulos, portanto, até mesmo descer escadas pode causar sérios danos à saúde do cão. Outra doença comum nesses animais é a inflamação do ouvido.... Quanto mais velho o cão fica, maior o risco de desenvolver glaucoma e catarata.

Esta raça também tem uma tendência genética para doenças do sistema geniturinário, e problemas com gengivas e dentes quase nunca são evitados, especialmente em cães mais velhos.

esperança média de vida

Geralmente, as raças de cães pequenos tendem a viver mais do que os grandes. Em média, a expectativa de vida de um dachshund padrão é de 12 a 14 anos, mas, é claro, também existem cães de longa vida. Lembre-se pelo menos do famoso Rocky da Califórnia, que viveu por 25 anos. O tempo de vida dos bassês é determinado por sua hereditariedade, condições de detenção e até mesmo estado psicológico.

Por exemplo, um animal mantido por um dono irresponsável que é mesquinho de afeto está constantemente sob estresse, o que encurta significativamente sua vida útil.

Pelo mesmo motivo, é geralmente aceito que as mulheres vivem mais do que os homens. O fato é que as meninas são mais equilibradas, calmas, raramente expostas a neuroses, ao contrário de caras emocionalmente vulneráveis ​​da mesma raça.

Além disso, devido aos frequentes surtos hormonais, os rapazes costumam entrar em brigas com outros homens, a partir daí aparecem lesões e outros problemas de saúde, o que mais uma vez afeta a expectativa de vida.

Se o apartamento contiver dois bassês do sexo oposto, é recomendável castrar o cão, pois é impossível tricotar constantemente representantes desta raça. Se for impossível satisfazer suas necessidades sexuais, o homem, estando na mesma casa com uma mulher correndo, experimenta forte estresse, ele pode recusar comida e entretenimento. Um menino castrado ficará mais calmo, seu estado psicológico se estabilizará.

Se você cuidar bem de seu animal de estimação, poderá estender sua vida útil para até 18 anos.

Determinação da idade

Sem um passaporte veterinário e métrica, é difícil determinar a idade de um cão, mas se você olhar atentamente para algumas das características externas, você pode entender de forma aproximada quantos anos um determinado animal tem.

  • Se o cachorro tem cabelos grisalhos, então ela provavelmente tem 7 anos. Nessa idade, os dachshunds começam a ter cabelos grisalhos na área dos lábios e queixo. A testa e o focinho totalmente grisalhos indicam que o animal já completou 9 anos.

  • Os indivíduos jovens são caracterizados por uma pelagem lisa e brilhante, em cães mais velhos, a pelagem torna-se opaca e desgrenhada.

  • Preste atenção nos olhos. Em cães mais velhos, eles afundam ligeiramente e parecem inseridos profundamente.

  • Dentes lisos, brancos e brilhantes indicam que o cão tem menos de dois anos. No entanto, tendo notado os dedos dos pés ligeiramente desgastados, pode-se presumir que o bassê tem de 18 a 24 meses. Os incisivos inferiores desgastados indicam que o cão está com 2 anos e meio, além disso, nessa idade os dentes começam a perder o brilho e a brancura. Aos 5 anos, os caninos do bassê estão apagados e sem brilho, e aos 6 esses dentes ficam amarelos, aparece o tártaro. Os dedos dos pés em forma de oval irregular indicam um cão de 7 anos, e se os incisivos inferiores estiverem na mesma condição, então o dachshund já tem 8-9 anos.

  • Quando os dentes de um bassê caem completamente, então ela tem pouco menos de 10 anos e, provavelmente, já fez 12 anos. Na mesma idade, ocorre um enfraquecimento da visão e da audição.

Causas de morte prematura

O seguinte pode levar à morte inesperada de um cão: causas.

  • Doenças Dachshund... Esta raça é caracterizada por doenças como deformação torácica, síndrome do disco deslizante, epilepsia, atrofia retiniana e patologias do desenvolvimento dos órgãos visuais. Por si só, essas doenças não podem ser chamadas de causas de morte, mas os problemas de saúde levam ao fato de o animal começar a se mover menos, com perda de visão, passar por estresse, convulsões fazem o cão sofrer. Tudo isso leva a uma redução da expectativa de vida ou obriga o dono a sacrificar o animal.

  • Doenças crônicas. Dachshunds são criaturas ativas e alegres e, de acordo com seu comportamento, o desenvolvimento de algum tipo de doença pode ser completamente imperceptível. Muitas vezes, as doenças crônicas são latentes e o cão morre repentinamente aos 8 a 10 anos de idade.

  • Lesões ou acidentes. Normalmente, em tais situações, o próprio proprietário é o culpado. Se o animal estiver andando fora da área especial, ele deve ter uma guia nele. Até um cão de estimação está rodeado de muitos perigos. Na maioria das vezes, são carros. Além disso, um animal de estimação pode se machucar ao fugir para passear de um dono desatento, por exemplo, seguindo um cachorro de sua preferência. Deixado sozinho fora de casa, um cão de estimação não sabe como se comportar, como se defender de um rebanho de parentes grandes, como evitar a batida de um carro, como se esconder dos malfeitores.

  • Envenenamento... Mesmo que o animal ande sempre na coleira, o dono deve certificar-se de que o animal não pega nada do chão. Primeiro, os serviços públicos podem envenenar ratos no porão mais próximo. E então o veneno pode estar perto desta área. Em segundo lugar, os amantes de cães experientes sabem da ameaça que os caçadores de cães representam para nossos irmãos menores. Essas pessoas borrifam deliberadamente veneno para cães em áreas onde os donos estão acostumados a passear com seus animais de estimação. Portanto, você deve ter o máximo de cuidado possível ao caminhar. O dachshund não está protegido contra esse problema, mesmo em casa. Se o apartamento estiver sendo reformado, vale a pena isolar o cão de recipientes com fluidos de construção.

Maneiras de prolongar a vida de um animal de estimação

Nutrição

A nutrição adequada é a chave para o bem-estar e a boa saúde de seu animal de estimação. Se o cão come comida natural, a proporção de produtos de carne por dia deve ser de pelo menos 30%. Se o dachshund estiver funcionando, esse número aumenta para 50%. Além disso, a dieta deve ser baseada em arroz, trigo sarraceno, aveia em flocos, vegetais.

Às vezes, você pode oferecer aos animais pedaços de frutas ou queijo com baixo teor de gordura como um deleite.

Se um bassê come ração pronta, então ela deve ser necessariamente premium, superpremium ou produtos holísticos. Consulte seu veterinário para obter o cálculo de RDA correto.

Superalimentar seu animal de estimação garante problemas de saúde para seu animal de estimação.

Cuidado

Devido à dor nas costas do dachshund, não ofereça colchões macios como cama, deve ser uma cama dura. Penteie o animal regularmente, mais frequentemente este procedimento é realizado durante o período de muda. Pentear é especialmente importante para variedades de pêlo comprido. Caso o animal participe da exposição, o catador deve contar com a confiança de um profissional. Dê banho ao seu animal de estimação conforme necessário.

Não se esqueça dos tratamentos contra parasitas e da vacinação anual.

Trate regularmente os olhos do seu cão com um algodão embebido em água morna ou um produto especial. Se necessário, os bassês precisam limpar os ouvidos com um cotonete e, para perceber o problema a tempo, é importante examinar regularmente os órgãos auditivos. Não economize em brinquedos de mastigar. Embora os bassês geralmente limpem os dentes por conta própria, será difícil para eles cuidar desse problema sem ferramentas especiais.

Se as garras do cão cresceram fortemente, então elas são reduzidas com um cortador de garras.

Um animal idoso precisa de atenção especial... Cuidado com as correntes de ar na presença de um dachshund antigo; aqueça seu animal para uma caminhada no tempo frio. Tente não dar banho em seu cão mais velho para que ele não fique resfriado.

Atividade física

A atividade física vigorosa leva à longevidade não só no mundo humano, mas também no mundo canino. Os jogos ao ar livre deveriam fazer parte da vida de um bassê todos os dias. Jogging é obrigatório todos os dias. Mantenha as caminhadas curtas, mas frequentes, pois durante uma corrida longa o cão pode sobrecarregar, e isso pode causar uma redução na vida.

Se a cidade não tem uma área especial para passear com os cães, e o dachshund tem que andar exclusivamente com coleira, faça passeios na natureza, onde o animal pode desfrutar do ar puro e da corrida livre.

Para mais fatos interessantes sobre o bassê, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa