Dachshund

Marble dachshund: características de cor, caráter e conteúdo

Marble dachshund: características de cor, caráter e conteúdo
Contente
  1. Referência histórica
  2. Variedade de espécies
  3. Características da raça
  4. Condições de manutenção e cuidados
  5. Vantagens e desvantagens

Este incrível cão bassê de mármore é um animal de estimação muito ativo, amigável e afetuoso que rapidamente se torna um amigo leal e dedicado de cada membro da família. É óptimo para ficar num apartamento, para famílias numerosas com crianças, distingue-se pela sua curiosidade e carácter calmo.

Agressividade
Moderado
(Classificação 3 de 5)
Muda
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Saúde
A média
(Classificação 3 de 5)
Inteligência
Esperto
(Classificação 4 de 5)
Atividade
Média
(Classificação 3 de 5)
Necessidade de cuidado
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Custo de manutenção
Média
(Classificação 3 de 5)
Barulho
Média
(Classificação 3 de 5)
Treinamento
Duro
(Classificação 2 de 5)
Simpatia
Média
(Classificação 3 de 5)
Atitude em relação à solidão
Tempo moderado
(Classificação 3 de 5)
Qualidades de segurança
Guarda ruim
(Classificação 2 de 5)
* Características da raça "Dachshund" com base na avaliação dos especialistas do site e no feedback dos donos dos cães.

Referência histórica

Até o momento, há apenas uma hipótese sobre a origem desta raça. A suposição é baseada nas antigas imagens egípcias encontradas de cães curtos com um corpo longo e pernas curtas. Esses papiros têm cerca de 2.000 anos. O progenitor de longa data da raça é considerado um cão de caça menor que o normal, assim como terriers, então dachshunds têm excelentes habilidades de caça, um forte cheiro canino e inteligência.

Os bassês foram mencionados no início do século XVIII. Os primeiros representantes desta raça eram maiores que os modernos e pesavam cerca de 18 kg. O tamanho dos indivíduos recém-nascidos diminuiu gradualmente, o que permitiu aos cães caçar pequenos animais. O representante mais antigo da raça é o bassê de pêlo curto.Foi criado no século 17 como resultado do cruzamento de cães curtos e pinschers.

As raças de pêlo comprido surgiram no século XVII. Seus ancestrais são dachshunds e spaniels de cabelos lisos. Em 1879, o padrão da raça foi designado.

Variedade de espécies

Vários tipos de bassês são conhecidos na natureza:

  • cabelos curtos;
  • cabelos compridos;
  • cabelos de arame.

Por tamanho, os cães são divididos em 3 tipos:

  • padrão (altura na cernelha até 25 cm);
  • miniatura (anão);
  • coelho (pequeno, altura até 15 cm).

Além disso, o padrão da raça permite vários tipos de cores:

  • plano;
  • bicolor;
  • tigrado;
  • mármore.

Dos monocromáticos, os mais comuns são os bassês com cabelos ruivos, cujas tonalidades variam do bege ao quase vermelho. Entre os cães bicolores, o preto e o castanho são considerados clássicos. Ou seja, o cão é totalmente preto com manchas creme ou chocolate no focinho, acima dos olhos, no peito e nas pernas.

A coloração marrom e castanha também é comum. Esses bassês têm um nariz marrom em vez do preto usual. Às vezes, os animais têm manchas brancas. Se eles são pequenos e são poucos, então isso não é considerado um casamento na raça. Dachshunds da cor do tigre não são comuns, mas sua aparência é digna de atenção. Sua peculiaridade reside na presença de listras escuras sobre fundo vermelho.

Entre as raças de pêlo duro, também existem cães da cor do javali (castanhos com castanho claro), absolutamente pretos, azul-acinzentados, castanhos-bege e outros. Essas cores não são consideradas um padrão da raça, mas são perfeitamente aceitáveis. O mais incomum de todas as variedades é o dachshund marmorizado, que tem uma cor de pelagem incomum. Esta raça é uma espécie decorativa rara.

Características da raça

Os indivíduos da raça mármore são caracterizados por uma cabeça alongada estreitada até o nariz com uma testa inclinada. As orelhas caem até o centro das maçãs do rosto. O corpo dos cães é longo, com um esqueleto forte e massa muscular desenvolvida. O pescoço fica reto para trás, o estômago é esgalgado. Os pés são curtos, mas fortes e bem definidos.

Cauda de sabre engrossada. O peso médio de um bassê de mármore, dependendo da variedade, é de 3,5 (coelho) a 9 kg (padrão). Como todos os tipos de raças, os marmorizados diferem nos tipos de lã:

  • bassê de pêlo duro tem uma pelagem curta e dura, que forma uma barba pronunciada, bigode e sobrancelhas no rosto do animal;
  • cabeludo a variedade possui pêlos curtos e macios no rosto e na cabeça, e no corpo, pernas, cauda e orelhas é mais comprida, ligeiramente crespa;
  • em mármore de pêlo liso dachshund a pilha é muito curta, macia e adere ao corpo.

A principal característica da raça é a cor da pelagem: sobre fundo escuro, manchas caóticas de cor mais clara, distribuídas uniformemente por todo o corpo. A localização das manchas no corpo de um cão é estritamente individual e não se repete em outros indivíduos da mesma espécie.

As mais decorativas são as cores de lã preta-mármore e café-mármore. Tons avermelhados também são permitidos.

Muito frequentemente, na ninhada de cães marmorizados, os cachorros nascem com olhos azuis. Isso se deve a uma mutação genética. E também há bassês de olhos estranhos, em que um olho é azul e o outro marrom. O bassê de mármore de olhos azuis é altamente decorativo. A pelagem de tal cão quase sempre tem uma cor preto-avermelhada com uma tonalidade cinza, uma sombra de mármore escuro ou café-mármore é altamente valorizada. Manchas castanhas claras ou cinzentas distribuídas pelo corpo têm contornos diferentes.

Ao escolher um bassê de mármore, você definitivamente deve prestar atenção aos tons de lã brilhantes e contrastantes. Conforme os filhotes envelhecem, a cor das manchas pode mudar. Os mais claros ficarão menores, mais escuros e mais brilhantes. Se a cor de base for escura, o número de manchas pode ser reduzido. É por isso é melhor escolher um cachorro com um grande número deles.

Na primeira vez na nova casa, o cachorrinho de mármore precisará de muita atenção.É imperativo explicar a todos os membros da família, especialmente as crianças, que o filhote é pequeno, fraco e precisa de paz e sossego. Para não machucar o bebê, ele deve ser segurado com cuidado, não levantado pelas patas. Recomenda-se a princípio que as crianças pequenas proíbam completamente o transporte do filhote nos braços para evitar quedas.

Por natureza, os bassês de mármore são amigáveis, afetuosos e perspicazes. Eles são móveis e resistentes. Os cães são fortemente apegados ao dono, eles captam seu humor pela entonação de sua voz. Animais de estimação requerem muita atenção e cuidado.

Das qualidades negativas de caráter, pode-se notar rancor.

Se maltratado, o dachshund pode guardar ressentimento e, no momento certo, se vingar com manifestações de agressão. Para minimizar o comportamento travesso do animal, é necessário dedicar tempo suficiente à criação do cão desde tenra idade.

Para a criação de filhotes de cor de mármore um pré-requisito é que um dos indivíduos cruzados tenha uma cor padrão. O gene para dachshunds marmorizados domina os genes de outras espécies, que fornecem descendentes marmorizados. Infelizmente, a criação da raça de mármore tem seus próprios riscos. Está associada a uma mutação no gene marmoreio, que pode afetar negativamente os órgãos da visão e da audição do animal.

Por esta razão, não é recomendado cruzar indivíduos de mármore entre si.... Na melhor das hipóteses, os filhotes adquirem uma dose dupla de marmoreio (double merle), mas esses experimentos são prejudicados pela saúde debilitada da prole e pela aparência de filhotes albinos.

Condições de manutenção e cuidados

Para uma existência favorável do dachshund de mármore em casa, é necessário dar-lhe a devida atenção e cuidado. Cuidar de um animal de estimação não é particularmente pesado, mas deve incluir as seguintes atividades obrigatórias:

  • exame preventivo e vacinação para detecção e prevenção de doenças;
  • caminhadas diárias ao ar livre;
  • procedimentos regulares de higiene (limpeza das orelhas, olhos, nariz, dentes, aparar as unhas); tomar banho pelo menos uma vez a cada 1-2 meses;
  • pentear a lã diariamente com um pente ou escova especial;
  • nutrição balanceada 2 vezes ao dia (misturas especializadas secas, carnes, cereais, peixes);
  • é necessário monitorar o peso do cão, para prevenir a obesidade, pois afeta negativamente a sua saúde.

Nas condições mais confortáveis, o bassê de mármore pode viver em média 15 anos. Os representantes da raça gozam de boa saúde e raramente adoecem.

Na maioria das vezes, os cães têm problemas de coluna, visão e sistema cardiovascular, portanto, se algum sinal de desconforto for encontrado no animal, ele deve ser levado a uma clínica veterinária.

Vantagens e desvantagens

Para os amantes de cães únicos, o dachshund marmorizado é uma opção ideal, embora se diferencie dos demais representantes da raça apenas por seus peculiares tons de lã. Um grande número de criadores de cães fala bem de bassês de mármore. Os traços positivos dos cães incluem:

  • simpatia;
  • independência;
  • bravura;
  • ludicidade;
  • devoção;
  • desenvoltura;
  • bem como condições simples de detenção.

Com um número significativo de aspectos positivos, existem alguns fatores negativos:

  • doenças genéticas hereditárias;
  • dificuldade de treinamento;
  • disposição teimosa, obstinada e sensível;
  • vale a pena notar o custo considerável dos cachorros puro-sangue.

Considerando a aparência atraente e o caráter peculiar do bassê de mármore, esses animais são definitivamente dignos de atenção. Um animal de estimação alegre e enérgico em qualquer família criará uma atmosfera alegre, se tornará um amigo de quatro patas leal e confiável.

Você pode dar uma olhada mais de perto no dachshund de mármore no próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa