Dachshund

Tudo que você precisa saber sobre dachshunds anões

Tudo que você precisa saber sobre dachshunds anões
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Traços de caráter
  4. Quantos anos eles vivem?
  5. Visualizações
  6. Comparação com um dachshund normal
  7. Como escolher um cachorrinho?
  8. Como cuidar?
  9. O que alimentar?

Se você decidir ter um cachorro de colo em miniatura, deve prestar atenção aos dachshunds anões ou seus semelhantes ainda menores - o coelho. Esta é a versão ideal de um animal de estimação quadrúpede de apartamento, que, devido às suas pequenas dimensões, vai caber perfeitamente até mesmo em um pequeno Khrushchev e se tornará seu amigo leal e alegre.

Só não despreze suas qualidades de caça, que terão de encontrar uso pacífico. Portanto, antes de começar um minidachshund, você precisa estudar bem seu caráter, aprender a cuidar dele e como alimentá-lo, além de como escolher o filhote certo.

Agressividade
Moderado
(Classificação 3 de 5)
Muda
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Saúde
A média
(Classificação 3 de 5)
Inteligência
Esperto
(Classificação 4 de 5)
Atividade
Média
(Classificação 3 de 5)
Necessidade de cuidado
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Custo de manutenção
Média
(Classificação 3 de 5)
Barulho
Média
(Classificação 3 de 5)
Treinamento
Duro
(Classificação 2 de 5)
Simpatia
Média
(Classificação 3 de 5)
Atitude em relação à solidão
Tempo moderado
(Classificação 3 de 5)
Qualidades de segurança
Guarda ruim
(Classificação 2 de 5)
* Características da raça "Dachshund" com base na avaliação dos especialistas do site e no feedback dos donos dos cães.

História de origem

No final do século 19, a Alemanha começou a criar uma espécie de bassê que pudesse facilmente rastejar para dentro das tocas dos menores roedores (furões, coelhos, raposas, texugos). Para fazer isso, era necessário reduzir a taxa padrão em tamanho, mantendo suas qualidades de caça. E os criadores fizeram isso. Assim apareceu o dachshund anão, que pesava apenas 5 kg, quase 2 vezes menos que seu antecessor., e depois dela, uma versão ainda menor foi criada - um dachshund coelho, com peso máximo de 3,5 kg. A natureza das novas subespécies da raça permaneceu a mesma de suas contrapartes mais velhas, eles diferiam apenas em suas dimensões mais modestas em comparação com eles.

Com o tempo, o dachshund anão perdeu seu propósito original de caça e se tornou um dos tipos mais populares de cães em miniatura para criação decorativa.

Descrição

Todos os dachshunds, incluindo os anões, aparência muito brilhante e característica.

  • As principais características da raça são a sua baixa estatura e o corpo longo e atarracado, o que ajuda os cães a rastejar para os buracos mais profundos.
  • Outra característica distintiva são as pernas muito curtas, mas grossas e poderosas. Além disso, os membros anteriores são muito mais fortes e mais fortes do que os posteriores, uma vez que desempenham uma função mais importante - com eles os dachshunds escavam o solo para chegar às suas presas. Os pés podem estar ligeiramente dobrados, mas isso não é um defeito da raça. Dachshunds correm muito rapidamente e, graças à sua boa resistência, são capazes de cobrir distâncias muito longas.
  • Apesar do pequeno tamanho, os músculos desta raça são altamente desenvolvidos. Eles têm um corpo denso com um peito largo e protuberante e uma longa cauda.
  • O focinho do bassê também não pode ser confundido com nenhuma outra raça. A cabeça do cão é alongada, afinando em direção ao focinho, orelhas grandes caídas nas laterais e mandíbulas fortes.
  • O peso de um dachshund anão adulto pode atingir um máximo de 6 kg, e de um coelho ainda menos - 3,5 kg. O crescimento do primeiro varia de 16 a 25 cm, e o segundo cresce em altura de 10 a 15 cm, os machos geralmente são mais altos que as fêmeas.
  • Mas o principal parâmetro pelo qual o tipo de dachshund é determinado é a circunferência do esterno. Em anões, esse número é 30-35 cm, e em coelhos - menos de 30 cm. É com base no volume do peito (ou OGK) que um tipo específico de dachshund é determinado. No entanto, isso só pode ser feito após ela completar um ano de idade.

Os tamanhos dos cachorros de todos os tipos são quase iguais, por isso é melhor comprar bebês não de criadores particulares, mas em creches com boa reputação.

Além disso, ao escolher um cachorro, você precisa ver a aparência de pelo menos um de seus pais para ter certeza de que não vendeu um dachshund padrão em vez de um mini.

Por cor, o bassê pode ser dividido em três tipos.

  • Monocromático (ou puro) - estes cães têm cores uniformes, podendo ser vermelho, chocolate ou amarelo claro.
  • Bicolor, enquanto uma das cores sempre predomina, e a segunda é alguns tons mais clara e está localizada, por assim dizer, na forma de manchas separadas no corpo. A cor principal, em regra, é o preto ou castanho, que se complementa com zonas claras nas pontas das patas, nas faces laterais do focinho e na zona do peito.
  • Tricolor ou manchado (na maioria das vezes são de mármore ou tigrado) - essas são as variedades mais raras e incomuns de dachshunds anões.

Traços de caráter

Os dachshunds anões têm um caráter alegre, amante da vida e afetuoso. São excelentes cães de companhia que adoram comunicar-se com o seu dono e estão prontos para o seguir em qualquer lugar, acompanhando-o em longas caminhadas. No entanto, para obter um amigo de quatro patas tão devotado e obediente, você precisa se envolver ativamente em criá-lo.

Os bassês precisam de contato constante com o dono, isso é especialmente importante na infância, quando o caráter e os hábitos do cão são formados. Ela não pode ficar muito tempo sozinha - de tédio, o cachorro vai começar a destruir tudo ao seu redor: arranhando o papel de parede, rasgando coisas, estragando sapatos e o que “não mente bem”. Portanto, se você não está pronto para dar atenção e tempo ao seu animal de estimação, então é melhor dar preferência a outra raça.Se o dachshund for deixado por sua própria conta, você terá um cão agressivo, rebelde e desobediente que fará o que bem entender, sem reconhecer a autoridade do dono.

Dachshunds são pessoas muito ativas que precisam gastar sua energia em algum lugar. Portanto, eles precisam de longas caminhadas (3 vezes ao dia por pelo menos meia hora cada). Ao caminhar, você não precisa apenas caminhar uma distância bastante longa, mas também brincar com seu animal de estimação e executar comandos. Eles também precisam perceber de alguma forma seu instinto de caça. Portanto, eles adoram cavar buracos e caçar tudo que se move: pássaros, peixes, ratos.

Como o sangue dos caçadores corre em suas veias, eles são caracterizados por qualidades como perseverança, paciência, teimosia e incrível coragem. No entanto, com educação inadequada ou mesmo nenhuma, esses traços de caráter podem atingir um grau extremo e se transformar em teimosia, obstinação e total desconsideração da vontade do dono. É aconselhável malhar com o seu animal de estimação no adestrador. Você pode começar a fazer isso aos 4 meses de idade.

A vantagem da raça é que os dachshunds são muito perspicazes, inteligentes e facilmente treinados, portanto dominam facilmente comandos e normas de comportamento correto.

Durante o treinamento, é preferível usar reforço positivo, ou seja, dar ao cão um petisco ou elogiá-lo pela ação correta. Em nenhum caso você deve ser rude com o bassê, gritar com ele, muito menos vencê-lo. Esses cães são muito sensíveis, vingativos e irão se vingar brutalmente de você por humilhar sua dignidade canina. O dachshund deve ter apenas uma pessoa, a quem ele considerará o dono. No entanto, ela percebe todos os membros da família como seu rebanho e os trata com bondade e amor.

Uma vez que o bassê é um cão muito egocêntrico com um grande senso de autoestima, é desejável que ele seja o único animal de estimação de quatro patas da casa, caso contrário, o ciúme de outros animais de estimação é inevitável, o que pode resultar em séria agressão contra eles. Conhecendo as características do dachshund anão, você pode decidir se ele é adequado para você ou não.

Quantos anos eles vivem?

Está cientificamente comprovado que a expectativa de vida de cães pequenos é maior do que a de irmãos grandes - seu corpo se desgasta mais lentamente. Dachshunds anões vivem em média até 12 anos. Mas, com nutrição adequada e bons cuidados, podem ultrapassar a marca de 15 anos. E se o seu animal de estimação tiver sorte não só com o dono, mas também com a genética, então ele terá a chance de conhecer até mesmo seu 20º aniversário.

Para prolongar a vida do seu amigo de quatro patas, você precisa seguir estas recomendações simples.

  • Para prevenir doenças virais, é necessário vacinar seu animal de estimação todos os anos, bem como protegê-lo de carrapatos durante o período de sua atividade.
  • Visitas regulares ao veterinário e realização de testes 2 vezes por ano revelarão uma possível doença ou mau funcionamento de um órgão em um estágio inicial. Afinal, sabe-se que é melhor prevenir uma doença do que curá-la posteriormente.
  • A esterilização de cadelas e a castração de machos evitam tumores nos órgãos genitais e, nas fêmeas, também nas glândulas mamárias.
  • Um dos pontos mais fracos de um bassê é a coluna vertebral. Portanto, é necessário evitar o estresse excessivo sobre ele e vários ferimentos que o animal pode receber ao pular até de uma pequena colina - uma cadeira ou sofá.

Visualizações

Os mini dachshunds podem variar não apenas na cor da pelagem, mas também no comprimento e na textura. De acordo com este parâmetro, eles geralmente são divididos em três tipos:

  • Pêlo Curto (ou Pêlo Liso);
  • cabelos compridos;
  • de pêlo duro (a espécie mais rara).

No caso dos bassês de pêlo curto, menos ainda, visto que o comprimento do cabelo não ultrapassa os 3 cm. É suficiente limpar estes cães após um passeio com um pano molhado, e a escova não pode ser usada mais do que 1 a 2 vezes uma semana.Os bassês de pêlo comprido e arame têm cabelo e subpêlo significativamente mais ricos, o que significa que precisarão de cuidados adicionais - cortes de cabelo periódicos e penteados diários.

Na primavera e no outono, quando a rua está suja e lamacenta, você terá que lavar seus bassês "peludos" com muito mais frequência do que seus homólogos elegantes.

Essas duas espécies diferem bastante uma da outra. Eles têm textura de cabelo diferente.

  • Os cabelos longos são macios, macios e delicados ao toque, levemente cacheados. O cabelo mais comprido fica nas orelhas - por causa dessa característica, em toda a face, elas se parecem um pouco com spaniels. "Fios" ondulados pendem dos lados, o peito logo abaixo do pescoço também é coberto por pêlos grossos e encaracolados, e uma cauda fofa coroa o corpo.
  • Os bassês de pêlo duro distinguem-se pela abundante vegetação principalmente no focinho - têm bigode e barba, o que os torna um pouco parecidos com os terriers. Eles também têm pêlos alongados, ásperos e ásperos no peito e no corpo, embora seu comprimento seja mais curto do que o tipo anterior.

O tipo mais comum de bassê é, obviamente, o de pêlo curto. Os cabelos duros para a Rússia são bastante exóticos, não são muito populares em outros países europeus, embora sejam freqüentemente encontrados em sua Alemanha natal.

Comparação com um dachshund normal

A principal diferença entre o dachshund anão e o normal é apenas suas dimensões - altura na cernelha, circunferência do esterno e peso. Eles são menores do que a variedade padrão. Também pode ser notado que os mini-dachshunds têm um caráter mais teimoso, rebelde e obstinado do que seus ancestrais.

Para o resto dos indicadores (cor e comprimento da lã e outros parâmetros externos), todos os representantes desta raça são quase idênticos. As qualidades de caça são desenvolvidas igualmente em dachshunds comuns e pequenos.

Como escolher um cachorrinho?

Deve-se comprar um filhote em um canil, que possua todos os documentos necessários para a realização de atividades de reprodução de cães. Deve-se dar preferência a criadores experientes que já atuam com sucesso no mercado há muito tempo. Ao escolher uma creche, você pode se orientar pelas recomendações de amigos ou pelo menos ler as críticas sobre um determinado “vendedor” de impostos na internet. Você também pode buscar conselhos da comunidade cinológica.

Um criador zeloso deve fornecer ao futuro proprietário todos os documentos necessários: passaportes veterinários e de cachorros, bem como o pedigree do cão. Deve ser celebrado um contrato de compra e venda entre ele e o futuro dono do cachorro, confirmando o fato da transação concluída.

Você pode ter um filhote a partir de 1,5 mês de idade, quando ele deixou de precisar do leite materno e aprendeu a comer sozinho. Nesse ponto, ele deve ser proglistogênico e vacinado.

É imprescindível obter informações sobre os pais do cachorro, é aconselhável ver a mãe e pedir uma fotografia do pai, para descobrir o seu personagem. Pela aparência, parâmetros e características comportamentais dos pais, pode-se julgar como será seu bebê quando chegar à idade adulta. Esses dados são especialmente importantes se você planeja usar seus descendentes para reprodução ou participação em exposições.

E, por fim, a etapa mais importante é a seleção direta do filhote. As dicas a seguir o ajudarão a determinar qual bebê será um membro de quatro patas de sua família.

  • Avalie a aparência do filhote. Ele deve ser de estatura média: não superalimentado e muito gordo, mas não magro e ossudo. Escolha um filhote com espartilho musculoso bem definido e com cauda e costas retas e sem flacidez.
  • Um dos principais parâmetros é a qualidade da lã. Deve ser sedoso e brilhante, e sua cor deve ser rica e vibrante. Uma capa opaca pode indicar problemas de saúde ou falta de vitaminas e minerais no corpo. Além disso, a pelagem deve ser uniformemente espessa, sem manchas calvas e caspa.
  • Nariz molhado, orelhas limpas e ausência de secreção purulenta dos olhos são ingredientes essenciais para um cachorro saudável.
  • Certifique-se de abrir e inspecionar a boca do bebê. Normalmente, as gengivas e a língua dos pequenos "táxis" são de um rosa brilhante e deve haver tantos dentes na boca quantos deveriam ser na sua idade.

Observe todos os mais pequenos e escolha um cachorrinho enérgico, brincalhão, engraçado e corajoso, mas não agressivo com os irmãos. Um filhote com qualidades de liderança pronunciadas pode lhe dar muitos problemas com seu caráter teimoso e rebelde - você terá que gastar mais tempo, energia e nervos para criá-lo.

Para um animal de estimação pequeno, você precisa de olho e olho. Sua curiosidade e aumento de atividade podem levar a danos ao seu patrimônio, principalmente na fase em que o bebê está tendo a dentição. Portanto, esconda seus sapatos, fios e todos os seus pertences dos dentes do filhote e, em vez disso, convide o pequeno valentão a mastigar os brinquedos e ossos da loja de animais.

Como cuidar?

Os cuidados com o bassê devem ser abrangentes. Definitivamente, deve incluir a escovação regular dos dentes. Este é um procedimento desagradável para os cães, por isso você precisa começar a fazê-lo o mais cedo possível para que seu animal se acostume. Os dentes são escovados para eliminar a placa bacteriana e prevenir cáries e tártaro. Isso é feito com medicamentos veterinários especiais, pelo menos uma vez por semana.

Além disso, desde cedo, o cão precisa aparar as unhas. A "manicure" pode ser feita na clínica veterinária ou em casa adquirindo pinças especiais. Mas, ao realizar esse procedimento sozinho, deve-se ter cuidado para não tocar aquela parte da garra, onde os vasos sanguíneos já começam.

Cuidar do pelo do seu bassê também é muito importante, principalmente se ele for longo. A linha do cabelo deve ser penteada regularmente com um pente especial. Primeiro, eles seguem a direção do crescimento dos pelos, e eles coçam não só as costas, o peito e o abdômen, mas também as patas e a cauda, ​​e depois os escovam nos mesmos lugares, mas contra o pelo. Esta massagem não só ajudará a prevenir emaranhados e a livrar-se do pó e dos cabelos soltos, mas também a melhorar a circulação sanguínea e a remover o excesso de sebo.

Se a pelagem do cão deixou de brilhar e ainda mais começou a cair fortemente, então este é um motivo para consultar um médico e passar nos exames necessários. O motivo pode ser uma dieta pouco saudável, falta de nutrientes, bem como várias doenças.

Uma vez a cada 3 meses, o animal precisa ser tratado de parasitas internos e externos. Com o primeiro combate as drogas anti-helmínticas, e o segundo são destruídos com a ajuda de gotas na cernelha. Como os bassês, especialmente os de pêlo curto, são muito termofílicos, no tempo frio eles precisam ser caminhados com roupas quentes, e em tempo chuvoso - com macacões impermeáveis. Depois de uma caminhada, eles enxugam as patas com um pano úmido e seco. Uma ou duas vezes por mês, os cães são lavados com um shampoo especial em água morna. Não é recomendado dar banho em pequenos bassês com menos de seis meses de idade. Não seja preguiçoso e examine regularmente as orelhas do seu animal, limpe-as com um cotonete de cera. Se você suspeitar de um ácaro da orelha, entre em contato com seu veterinário imediatamente. Como os dachshunds anões e coelhos são mini-cachorros, eles podem ser treinados para andar na bandeja em casa.

No entanto, isso não dispensa os donos da necessidade de uma caminhada, necessária não só para fazer frente às necessidades fisiológicas naturais, mas também para que o cão possa jogar fora a energia acumulada.

O que alimentar?

Essa é uma das principais questões que uma pessoa que tem um animal de estimação enfrenta. Se se tornou um dachshund anão, então é preciso levar em consideração o fato de que esta raça tem uma grande tendência à obesidade. Portanto, em nenhum caso você deve superalimentá-lo, pois o excesso de peso leva à falta de ar e a outros problemas graves de saúde.

Em primeiro lugar, você precisa decidir sobre o tipo de alimento: se será "secagem" ou alimento natural. Mas lembre-se - você precisa escolher uma coisa, você não pode combinar ração industrial com comida natural, uma vez que esses dois tipos de alimentos são digeridos no estômago de maneiras diferentes.Sua combinação levará à interrupção da função de habitação e serviços comunitários.

Se você parou de escolher alimentos secos, dê preferência a marcas premium - alimentos baratos contêm principalmente cores aromatizantes e alimentos caros contêm mais proteínas e outros ingredientes necessários para cães.

As vantagens da comida seca em relação à natural é que ela é balanceada - contém todas as vitaminas e minerais necessários para os cães nas proporções certas. Mas, claro, a dose diária não pode ser ultrapassada - a quantidade da necessidade diária, dependendo do peso do animal, é indicada pelo fabricante na embalagem.

Se o corpo de um bassê reage mal à comida seca (isso pode ser expresso na forma de diarréia, vômito, deterioração da qualidade da lã), tente mudar de fabricante.

Se você decidir alimentar um animal de estimação de quatro patas "natural", isso não significa que você precisa dar-lhe comida de sua mesa. Alimentos salgados, apimentados, picantes e gordurosos são contra-indicados para cães, portanto, você terá que cozinhar separadamente para seu animal de estimação de quatro patas. Dachshund requer uma grande quantidade de proteínas - pode ser obtido a partir de carne (frango ou bovino) e peixes magros, você também pode dar queijo cottage, ovos e laticínios.

É melhor ferver a carne, pois a carne crua contém mais proteína, mas ao mesmo tempo há mais helmintos, por isso o animal terá que ser conduzido por vermes com mais frequência. Carne de porco para cães, especialmente para dachshunds anões, é um alimento proibido, pois é muito gorduroso. Os ossos longos também não devem ser administrados a cães - eles podem danificar o esôfago sensível de cães pequenos. Além da proteína, a dieta do cão deve incluir fontes de energia - carboidratos. Eles são encontrados em cereais, é melhor escolher trigo sarraceno, aveia ou arroz, você pode até misturá-los. Os cereais são fervidos em água ou em caldo de carne. A última opção para cães é a mais preferível - esse mingau cheirará a carne.

Certifique-se de dar frutas e vegetais ao bassê - seja na forma natural ou na forma de suplementos vitamínicos e minerais, que são vendidos em lojas de animais. Doce para um cão anão é contra-indicado. Você não pode alimentá-la com biscoitos, doces, chocolate.

Alimentos não devem ser dados aos dachshunds imediatamente após o preparo. - precisa ser resfriado um pouco para que o animal não queime a boca e a garganta. A comida deve ser fresca. Depois que seu amigo de quatro patas tiver comido, o copo de comida deve ser removido. Mas a água deve estar disponível o tempo todo. Basta alimentar um bassê adulto 2 vezes ao dia - de manhã e à noite, mas ao mesmo tempo. E é aconselhável não fazer isso antes, mas depois da caminhada - será muito mais difícil para o seu animal andar com o estômago cheio.

Filhotes de até seis meses requerem 5 refeições por dia, perto dos 6 meses, você pode reduzir para 4 vezes ao dia. Após os seis meses, na adolescência, a alimentação deve ser dada aos bassês 3 vezes ao dia e, a partir de um ano de idade, a alimentação deve ser reduzida para 2 vezes.

Qualquer cão precisa de comunicação com o dono, e com o dachshund anão, principalmente por causa de seu caráter. Se você der ao seu pequeno animal de estimação atenção, cuidado e carinho, ele vai retribuir com amor e devoção incríveis.

No próximo vídeo, você pode dar uma olhada no dachshund anão em movimento.

sem comentários

Moda

a beleza

casa